das linhas de pesquisa. As propostas encaminham-se para a incorpora-
ção das críticas apontadas pelos consultores, tais como a necessida-
de de redução do número de linhas e diminuição de sua abrangência.
Quanto ao roteiro de teses, a Comissão Verificadora criti-
cou a formalização de teses dentro de um roteiro que estaria mais a-
daptado às dissertações na área de ciências naturais, mais voltado,
portanto, para o domínio da agronomia.
A Instituição reconhece a necessidade de mudança no rotei-
ro e afirma que o colegiado está produzindo uma proposta, visando a
formulação de um roteiro que não impeça a sistematização da produção
científica da DAE, dentro de moldes próprios da Administração Rural,
enquanto ciência social aplicada.
Importante ainda ressaltar que a reestruturação de linhas
de pesquisa levou à concentração das atividades dos professores pes-
quisadores em temas passíveis de problematização e vinculadas à deman-
da da sociedade.
A Comissão Verificadora considera aceitáveis o número e a
qualidade das dissertações apresentadas.
3.3. Corpo Docente
Os peritos verificadores comentam que dos 17 (dezessete)
professores que compõem o Corpo Docente do Departamento de Economia
Rural, responsável pelo Mestrado em Administração Rural, em termos
de qualificação 7 (sete) são doutores e 10 (dez) são mestres. Em ter_
mos de formação básica, há 12 (doze) engenheiros agrônomos, 02 (dois)
cientistas sociais, 1 (um) médico veterinário, 01 (um) pedagogo, 1
economista e nenhum administrador. Dos doutores, 1 obteve esta titu-
lação na área de administração de empresas e dos mestres, 3 são da
área de administração.
As principais críticas da Comissão Verificadora dirigem-se
I à deficiência de administradores.
A Instituição aponta perspectivas de contratação de novos
professores a nível de mestrado e doutorado em administração. Há ain-
da possibilidades de suprir esta deficiência através de intercâmbios,
já articulados, com insituições internacionais.
Da análise das modificações apresentadas, constatou-se que
são no sentido daquelas propostas pelos consultores da CAPES em seu
relatório de visita. Este dado é importante, uma vez que o curso de
Administração Rural, oferecido pela Escola Superior de Agricultura
de Lavras-MG, tem uma estrutura curricular atípica entre os cursos
de Administração, não é um curso tradicional na área de Administração,