registrados como pontos-chave na etapa anterior devem orientá-los
nessa busca de informações. Como vocês podem perceber, essa é a etapa
de busca e análise das informações, em que sempre se registram as
fontes de busca (tanto as bibliográficas quanto as não bibliográficas).
Como numa revisão de literatura, os aspectos importantes devem ser
discutidos e analisados à luz das idéias de especialistas, teóricos do
assunto etc. Informações contidas nos livros, nos periódicos, bem como
nos próprios fatos que estão ocorrendo e sendo vividos pelas pessoas
(fontes primárias e/ou iniciais) devem ser buscadas. Nesta etapa ainda,
poderemos utilizar questionários, entrevistas, observações, bem como
realizar visitas a órgãos e instituições relacionadas com o problema ou
com aspectos do mesmo, para busca das informações necessárias. Ouvir
especialistas, ouvir usuários, enfim buscar todo tipo de informação que
dê respaldo à análise e discussão do problema em questão. No caso de
escolha de entrevistas, inquirições ou observações, nesta etapa, vocês
precisarão elaborar adequadamente instrumentos para a coleta de dados
e informações, tais como: o roteiro para entrevista, o questionário para
a inquirição, e/ou a ficha de observação. Procurem submeter estes
instrumentos à apreciação do professor coordenador ou de outros
professores e/ou profissionais visando à perfeita adequação e validação
dos mesmos antes da aplicação definitiva. Estes instrumentos deverão
ser validados em termos de clareza (linguagem clara, correta e
acessível), de adequação aos objetivos (para isso os objetivos terão que
estar sendo apresentados lado a lado com os instrumentos) e da
compatibilidade com o tema e ainda, adequados quanto de que vocês
disporão para a aplicação dos mesmos. Todos os dados e informações
aqui obtidos, registrados e tratados devem ser analisados e discutidos,
buscando-se um sentido para eles, tendo em vista o problema. E agora
atenção!!! Além de poder estar em contato com o professor coordenador,
vocês podem conversar entre vocês mesmos, através da lista de
discussão, através de e-mail, bem como falar com qualquer pessoa que
vocês conheçam e que possa lhes dar contribuições significativas,
localizar sites específicos sobre o assunto na própria Internet, localizar
especialistas no assunto etc. Enfim, a partir daqui, vocês podem
extrapolar. Buscar informações em fontes diferentes, com o objetivo de
ampliar a leitura da realidade sob diferentes ângulos. Dentro do tempo
de que vocês dispõem procurem eleger os locais e fontes mais
importantes, relacionados com o seu problema os quais poderão ajudar
no encaminhamento de soluções. NÂO SE ESQUEÇAM: sempre
registrem e informem as fontes de todos os dados. Os dados da etapa
Teorização podem ser organizados em tópicos ou capítulos sob essa
denominação, seguindo-se, por exemplo, os aspectos identificados na
etapa Pontos-Chave. Encerrada a etapa da Teorização, passaremos
então para a etapa seguinte que é a de identificação das possíveis
soluções para o problema"
(http://www.gepe.uel.br/ecad/etapa3/etapa3.html).