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Cristina Abranches Mota Batista
Edilene Aparecida Ropoli
Maria Teresa Eglér Mantoan
Rita Vieira de Figueiredo
Orientações Gerais e
Educação a Distância
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Presidente
Luiz Inácio Lula da Silva
Ministério da Educação
Fernando Haddad
Secretário de Educação a Distância
Ronaldo Mota
Secretária de Educação Especial
Cláudia Pereira Dutra
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SEESP / SEED / MEC
Brasília/DF 2007
Formação Continuada a Distância
de Professores para o
Atendimento Educacional Especializado
Orientações Gerais e Educação a Distância
F
icha Técnica
S
ecretário de Educação a Distância
Ronaldo Mota
D
iretor do Departamento de Políticas de Educação a Distância
Helio Chaves Filho
C
oordenadora Geral de Avaliação e Normas em Educação a
Distância
Maria Suely de Carvalho Bento
C
oordenador Geral de Articulação Institucional em
Educação a Distância
Webster Spiguel Cassiano
S
ecretária de Educação Especial
Cláudia Pereira Dutra
D
epartamento de Políticas de Educação Especial
Cláudia Maf ni Griboski
C
oordenação Geral de Articulação da Política de Inclusão
Denise de Oliveira Alves
C
oordenação do Projeto de Aperfeiçoamento de
Professores dos Municípios-Polo do Programa
“Educação Inclusiva; direito à diversidade” em
Atendimento Educacional Especializado
Cristina Abranches Mota Batista
Edilene Aparecida Ropoli
Maria Teresa Eglér Mantoan
Rita Vieira de Figueiredo
A
utores deste livro: Atendimento Educacional
Especializado - Orientações Gerais e Educação a
Distancia
Cristina Abranches Mota Batista
Edilene Aparecida Ropoli
Maria Teresa Eglér Mantoan
Rita Vieira FIgueiredo
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rojeto Grá co
Cícero Monteferrante - [email protected]
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evisão
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mpressão e Acabamento
Grá ca e Editora Cromos - Curitiba - PR - 41 3021-5322
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lustrações
Alunos da APAE de Contagem - Minas Gerais
Alef Aguiar Mendes (12 anos)
Felipe Dutra dos Santos (14 anos)
Marcela Cardoso Ferreira (13 anos)
Rafael Felipe de Almeida (13 anos)
Rafael Francisco de Carvalho (12 anos)
O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a
transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes
e ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecidos aos alunos com
deficiência visando a complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.
Com este objetivo a Secretaria de Educação Especial e a Secretaria de Educação a Distância
promovem o curso de Aperfeiçoamento de Professores para o Atendimento Educacional Especializado,
realizado em uma ação conjunta com a Universidade Federal do Ceará, que efetiva um amplo projeto de
formação continuada de professores por meio do programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.
Incidindo na organização dos sistemas de ensino o projeto orienta o Atendimento Educacional
Especializado nas salas de recursos multifuncionais em turno oposto ao freqüentado nas turmas comuns
e possibilita ao professor rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.
O curso desenvolvido na modalidade a distância, com ênfase nas áreas da deficiência física,
sensorial e mental, está estruturado para:
- trazer o contexto escolar dos professores para o foco da discussão dos novos referenciais para
a inclusão dos alunos;
- introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas
práticas de Atendimento Educacional Especializado;
- desenvolver aprendizagem participativa e colaborativa necessária para que possam ocorrer
mudanças no Atendimento Educacional Especializado.
Nesse sentido, o curso oferece fundamentos básicos para os professores do Atendimento
Educacional Especializado que atuam nas escolas públicas e garante o apoio aos 144 municípios-pólo
para a implementação da educação inclusiva.
CLAUDIA PEREIRA DUTRA
Secretária de Educação Especial
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esenvolve a política
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ucação inclusiva que pressupõe a
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a Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes
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PREF˘CIO
PREF˘CIO
APRESENTAÇ‹O
APRESENTAÇ‹O
E
ste livro contém o que você precisa saber sobre este curso de aperfeiçoamento: dos objetivos desta formação
continuada a distância à sua organização pedagógica.
A
intenção de incluí-lo no conjunto de livros sobre
Atendimento Educacional Especializado é a de
situar o professor-aluno em todas as partes
constituintes do seu processo de aprimoramento profissional.
É
importante caminhar tendo um mapa que nos
guia e elucida por esses intricandos caminhos
educacionais.
E
sse livro marca a presença da coordenação geral do
projeto junto aos professores-alunos e é assim que
queremos estar com todos vocês, perto e disponíveis
para apóia-los no que estiver ao nosso alcance.
D
esejamos a todos um excelente curso e que os
conhecimentos que compartilhamos com todos
vocês se ampliem e se aprofundem em beneficio
de nossos alunos e que sejamos mais felizes por tudo isso.
A Coordenação Geral do curso.
SUM˘RIO
SUM˘RIO
OBJETIVOS DESTE LIVRO........................................................................................................................................ 11
CAP¸TULO I
Orientações Gerais .................................................................................................................................................................13
1. Apresentação .....................................................................................................................................................................................................15
2. Objetivos do curso ..........................................................................................................................................................................................16
3. Concepção .........................................................................................................................................................................................................16
4. Público-Alvo .....................................................................................................................................................................................................17
5. Sobre a Educação a Distância (EAD) ..........................................................................................................................................................17
5.1. O que é a Modalidade de EAD .........................................................................................................................................................17
5.2. EAD na Formação de professores .....................................................................................................................................................17
6. Estrutura e o Funcionamento do Curso ....................................................................................................................................................18
6.1. Número de Vagas ..................................................................................................................................................................................18
6.2. Processo de Inscrição dos Professores-Alunos .................................................................................................................................18
6.3. Estrutura do Curso ...............................................................................................................................................................................18
6.4. Componentes Curriculares .................................................................................................................................................................19
6.5. Metodologia ...........................................................................................................................................................................................22
7. Sistemas Integrantes do Curso .....................................................................................................................................................................24
7.1. Sistema de Gestão e Operacionalização ...........................................................................................................................................24
Tutores .....................................................................................................................................................................................................26
Supervisores de Conteúdo...................................................................................................................................................................27
Supervisores de EAD ............................................................................................................................................................................27
Coordenação do Município-Pólo ......................................................................................................................................................28
Coordenação Geral ...............................................................................................................................................................................28
7.2. Sistema de Tutoria .................................................................................................................................................................................28
7.3. Sistema de Avaliação e Acompanhamento ......................................................................................................................................29
7.4. Sistema de Comunicação e Informação ..........................................................................................................................................30
CAP¸TULO II
Educação a Distância .............................................................................................................................................................31
1. Metodologia e Conteúdo Programático .....................................................................................................................................................33
2. Atividades de Ensino e Aprendizagem .......................................................................................................................................................34
2.1. Atividades Presenciais ...........................................................................................................................................................................34
2.2. Atividades a Distância ..........................................................................................................................................................................34
3. Educação a Distância ......................................................................................................................................................................................35
3.1. Ambiente de EAD .................................................................................................................................................................................35
3.2. Comunicação .........................................................................................................................................................................................36
3.3. Orientações para o acesso à plataforma e-Proinfo .........................................................................................................................36
4. Ferramentas dos Ambientes de EAD ..........................................................................................................................................................40
4.1. Fórum ......................................................................................................................................................................................................40
4.2. Correio ....................................................................................................................................................................................................42
4.3. Material de Apoio .................................................................................................................................................................................43
5. Regras de convivência nos ambientes de EAD .........................................................................................................................................44
5.1. Netiqueta .................................................................................................................................................................................................45
5.2. Smiles .......................................................................................................................................................................................................46
6. Perfil do Aluno em EAD ...............................................................................................................................................................................47
Este livro foi elaborado com os seguintes objetivos:
Orientar as ações dos municípios-pólos para implementação deste projeto de formação.
Dar unicidade às ações do Curso de Formação Continuada de Professores dos municípios-pólos
do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade nas diferentes regiões do país,
respeitando as características locais e, ao mesmo tempo, mantendo um eixo comum definido pelos
objetivos do projeto.
Determinar os aspectos pedagógicos e acadêmicos que fundamentam a formação, evidenciando os
pontos em que os municípios-pólos atuam.
Definir as atribuições dos atores envolvidos nos
municípios-pólos.
Orientar os professores-alunos sobre o
funcionamento do curso em todos os seus
aspectos.
Para atingir esses objetivos, este livro está dividido
em duas partes. A primeira parte contém dados gerais sobre
o projeto e destina-se aos municípios-pólos que irão
implementar, em determinada região do país, o curso de
aperfeiçoamento. A segunda parte contém informações sobre
educação a distância e destina-se aos professores-alunos que
irão realizar a formação.
É recomendável a leitura deste material na íntegra,
pois ele contém informações importantes a respeito do
funcionamento deste projeto de formação em todas as suas
instâncias.
v
ro foi elaborado com os se
g
uintes objetivos:
OBJETIVOS DESTE LIVRO
OBJETIVOS DESTE LIVRO
CAP¸TULO I
15
15
Capítulo I - Orientações Gerais
1. Apresentação
1. Apresentação
A
s inovações propostas pela inclusão escolar
e a interpretação da educação especial,
entendida como Atendimento Educacional
Especializado (AEE), produziram muitos equívocos
ao serem colocadas em prática
nas nossas escolas. A situação
aponta para a necessidade de
oferecer aos professores-alunos
em serviço uma experiência de
formação que venha ao
encontro de suas reais
necessidades quando se
depararem com os desafios do
ensino regular e especial.
Enfrentar esses desafios
exige uma formação diferente das
que ocorrem habitualmente, cuja
tendência é apoiar os estudos em
referenciais externos à escola,
fazendo com que os professores-
alunos atuem passivamente,
desconsiderando suas práticas e a capacidade de produzirem
novos saberes e fazeres educacionais.
Este curso se propõe a provocar o professor-
aluno para que reveja suas práticas à luz de novos
marcos teórico-metodológicos e apresente soluções
para velhos problemas educacionais, entre eles, a
exclusão dos alunos com
deficiência do ensino regular.
Nossas práticas caminham no
sentido de:
Trazer o contexto escolar dos
professores-alunos para o foco
das discussões - os seus
problemas e tudo o que nele
produz a exclusão e também a
inclusão dos alunos.
Introduzir conhecimentos
que possam fundamentar os
professores-alunos ao traçarem
novos rumos às suas práticas de
AEE.
Orientações Gerais
Orientações Gerais
Cristina Abranches Mota Batista
Edilene Aparecida Ropoli
Maria Teresa Eglér Mantoan
Rita Vieira FIgueiredo
16
16
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
Discutir as práticas coletivamente, buscando
compatibilizá-las com os novos referenciais
propostos e aprimorá-las em conjunto.
Desenvolver uma aprendizagem participativa
e colaborativa, condição necessária para
que possam mudar as práticas de AEE.
Para sua realização, professores-pesquisadores
da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e
Diversidade da UNICAMP, propuseram um curso de
aperfeiçoamento, como formação continuada, para os
professores da rede pública do ensino fundamental e
médio dos municípios-pólos do Programa de Educação
Inclusiva: Direito à Diversidade desenvolvido pela
Secretaria de Educação Especial do MEC com as
Secretarias Municipais de Educação.
Para o oferecimento deste curso foi escolhida
a modalidade a distância, com apoio de um material
didático-pedagógico elaborado por especialistas em
educação especial e em educação a distância de
universidades públicas e particulares brasileiras,
convidados pela coordenação deste projeto.
O material referido será disponibilizado
gratuitamente para os professores-alunos. Servirá de
base para estudos e atividades a serem desenvolvidas
durante o curso e constitui um dos produtos deste
projeto de formação.
2. Objetivos do Curso
2. Objetivos do Curso
Este curso foi elaborado com os seguintes
objetivos:
Oferecer fundamentos básicos para
professores-alunos em AEE dos municípios-
pólos do Programa de Educação Inclusiva:
Direito à Diversidade da SEESP/MEC.
• Transformar o atendimento da educação
especial oferecido em escolas comuns e
especiais aos alunos com deficiência,
visando a complementação da formação
desses alunos e não mais a substituição do
ensino regular.
Garantir a continuidade das ações do
Programa de Educação Inclusiva: Direito
à Diversidade da SEESP/MEC, dentro
dos objetivos a que se propõe.
3. Concepção
3. Concepção
Este curso está pautado nos seguintes
princípios:
O conhecimento é construído a partir da
atividade do sujeito diante das solicitações
e desequilíbrios provocados pelo meio.
17
17
Capítulo I - Orientações Gerais
O sujeito de conhecimento é um sujeito
emancipado e autônomo.
O conhecimento se constitui
transversalmente, formando redes
tramadas pelas relações que o sujeito
estabelece entre o conhecido e o novo.
A cooperação constitui a atividade
fundamental para a ampliação e
sistematização dos saberes.
A atividade docente estabelece uma relação
direta entre o sujeito, a formação e o
conhecimento.
4. Público-Alvo
4. Público-Alvo
Professores (especializados ou não) efetivos
das redes de ensino básico dos 144 municípios-pólos
do Programa de Educação Inclusiva: Direito à
Diversidade.
Cada município-pólo selecionará 10 (dez)
professores-alunos da sua rede de ensino para
participarem do curso.
Os municípios-pólos deverão firmar um
termo de compromisso com os professores-alunos
selecionados, para que os mesmos continuem
atuando na rede pública de ensino, no Atendimento
Educacional Especializado aos alunos com
deficiência por um período determinado, após o
término do curso.
5. Sobre a Educação a Distância
5. Sobre a Educação a Distância
(EAD)
(EAD)
5.1
5.1
.
.
O que é a Modalidade de EAD
O que é a Modalidade de EAD
A Educação a Distância pode ser definida
como um processo de ensino-aprendizagem mediado
por tecnologias de informação e comunicação (TIC´s).
Neste processo, professores e alunos, embora separados
pelo espaço e tempo, estão juntos virtualmente por
meio das tecnologias, em especial a internet.
Outros meios de comunicação, tais como o
correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o
telefone, o fax e tecnologias semelhantes também
podem ser utilizados. A definição das tecnologias para
um projeto de EAD deve considerar o público alvo que
será atendido e a facilidade de acesso às tecnologias
existentes. Neste curso serão usados materiais impressos,
vídeos em DVD e um ambiente de educação a distância
que será acessado via internet.
5.2. EAD na Formação de Professores
5.2. EAD na Formação de Professores
A EAD na formação de professores tem sido
bastante divulgada, pois traz várias vantagens que
destacamos a seguir:
18
18
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
Abre oportunidade de formação para um
maior número de pessoas, independentemente
do espaço físico.
• Possibilita que o professor-aluno planeje
seu tempo de dedicação aos estudos,
podendo conciliar, da melhor forma
possível, as atividades de estudo com as
atividades particulares e profissionais.
• Torna um curso mais significativo e
interessante à medida que as atividades
estão relacionadas ao contexto da vida
real dos cursistas, desencadeando ações
em suas práticas diárias.
Permite abranger uma grande extensão
territorial.
6. Estrutura e Funcionamento do
6. Estrutura e Funcionamento do
Curso
Curso
6.1. mero de Vagas
6.1. Número de Vagas
Serão oferecidas 1.440 (um mil quatrocentos
e quarenta) vagas, sendo 10 vagas por municípios-pólos,
situadas nas diferentes regiões do território nacional.
6.2. Processo de inscrição dos
6.2. Processo de inscrição dos
Professores-Alunos
Professores-Alunos
A seleção e inscrição dos professores-alunos
serão efetuadas nas Secretarias Municipais de Educação
e/ou Departamentos de Educação dos 144 municípios
que participam do Programa de Educação Inclusiva:
Direito à Diversidade da SEESP/MEC. Para esse
procedimento cada município receberá as instruções
pertinentes no período oportuno.
6.3. Estrutura do Curso
6.3. Estrutura do Curso
O Curso de Formação Continuada de
Professores dos municípios-pólos do Programa de
Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, em nível de
aperfeiçoamento, tem duração total de 180h (cento e
oitenta horas), distribuídas em seis módulos.
A duração do módulo inicial é de quinze horas.
Os quatro módulos subsequentes têm duração de
37h30min (trinta e sete horas e trinta minutos). Neles
serão desenvolvidos os componentes curriculares
específicos: Deficiência Auditiva (DA), Deficiência Mental
(DM), Deficiência Físcia (DF) e Deficiência Visual (DV).
Para o último módulo estão previstas quinze horas que
serão dedicadas à elaboração e finalização do trabalho
final do curso.
Para cada um dos módulos serão propostas
atividades de Atendimento Educacional Especializado
para diferentes tipos de deficiência. Essas atividades serão
desenvolvidas em forma de leituras, discussões, estudo de
casos, ora apresentados no material, ora desenvolvidos
pelos professores-alunos.
19
19
Capítulo I - Orientações Gerais
Componentes Curriculares
Carga Horária a
Distância
Carga Horária
Presencial
(nos Pólos)
Carga Horária
Total
Atendimento Educacional Especializado 11,5 3,5 15
Atendimento Especializado em
Deficiência Mental
34 3,5 37,5
Atendimento Especializado em
Deficiência Física
34 3,5 37,5
Atendimento Especializado em
Deficiência Auditiva
34 3,5 37,5
Atendimento Especializado em
Deficiência Visual
34 3,5 37,5
Trabalho Final do Curso (TCC) 11,5 3,5 15
Total de Horas 156 24 180
repensar e propor medidas de intervenção que
possam atender às necessidades do professor e de
seus alunos no exercício de uma formação continuada
contextualizada na realidade.
Para isso é proposto um planejamento
detalhado que orientará as ações, conforme consta
no quadro a seguir:
6.4. Componentes Curriculares
6.4. Componentes Curriculares
Os componentes curriculares deste curso
serão explorados teórica e praticamente dentro da
perspectiva de formação citada na introdução deste
projeto: reflexão sobre a prática cotidiana em AEE e,
a partir de novas tendências teórico-metodológicas,
Durante o curso o professor-aluno desenvolverá um trabalho que será apresentado no final do
curso, durante o encontro presencial final, para o grupo de colegas do seu município-pólo e para seu tutor.
As orientações para elaboração deste trabalho estarão disponíves no ambiente de EAD, juntamente com as
demais atividades que serão propostas.
20
20
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
Planejamento detalhado:
Planejamento detalhado:
Componente Curricular Carga Horária Atividades em EAD
O Atendimento Educacional
Especializado - AEE
15 hs
Estudos Teóricos e Práticos e videoaulas
Discussões sobre Conceituação, Orientações Legais e
Orientações Pedagógicas
AEE em Deficiência Mental 37,5 hs
Estudos Teóricos, Atividades práticas nas Escolas e
videoaulas
Discussões em Grupo das Intervenções em AEE em
Deficiência Mental realizadas nas Escolas.
Avaliação Parcial
Elaboração do Trabalho Final
AEE em Deficiência Física 37,5 hs
Estudos Teóricos, Atividades Práticas nas Escolas e
videoaulas
Discussões das Intervenções em AEE em Deficiência
Física realizadas nas Escolas
Avaliação Parcial
Elaboração do Trabalho Final
21
21
Capítulo I - Orientações Gerais
AEE em Deficiência
Auditiva
37,5 hs
Estudos Teóricos, Atividades Práticas nas Escolas e
videoaulas
Discussões em Grupo das Intervenções em AEE em
Deficiência Auditiva realizadas nas Escolas.
Avaliação Parcial
Elaboração do Trabalho Final
AEE em Deficiência Visual 37,5, hs
Estudos Teóricos, Atividades Práticas nas Escolas e
videoaulas
Discussões em Grupo das Intervenções em AEE em
Deficiência Visual realizadas nas Escolas
Avaliação Parcial
Elaboração do Trabalho Final
Apresentação dos Trabalhos
de Conclusão de Curso
15hs/aula
Reunião dos Professores-Alunos do Município-Pólo
para apresentação do TCC.
Escolha dos TCCs que comporão uma Publicação
Avaliação Final
180hs/aula
22
22
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
O primeiro componente curricular
abordará o direito à educação e o AEE como garantia
da inclusão escolar dos alunos com deficiência. Os
demais componentes curriculares são relativos a
cada uma das deficiências e serão desenvolvidos a
partir de atividades que buscam uma reflexão sobre
os seguintes tópicos:
Escola comum e o Atendimento
Educacional Especializado (AEE).
Organização e operacionalização do
AEE.
Conhecimento e compreensão das
deficiências.
Intervenção pedagógica em AEE.
O período de início e fim do curso onde
estarão distribuídas as 180 horas será informado no
período de inscrição, assim como a ordem em que
os componentes curriculares serão trabalhados em
cada uma das 144 turmas atendidas.
6.5. Metodologia
6.5. Metodologia
O curso será realizado na modalidade a
distância e contará com encontros presenciais entre
professores-alunos e tutor ao final de cada módulo
e ao final do curso para apresentação dos trabalhos
realizados.
A plataforma de EAD a ser utilizada será o
ambiente e-Proinfo.
„O e-Proinfo é um ambiente
colaborativo de aprendizagem que utiliza a
tecnologia internet e permite a concepção,
administração e desenvolvimento de
diversos tipos de ações, como cursos
a distância, complemento a cursos
presenciais, projetos de pesquisa, projetos
colaborativos e diversas outras formas de
apoio a distância e ao processo ensino-
aprendizagem.
1
1 http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&tas
k=view&id=154&Itemid=291 (Acesso em 30/08/2006).
23
23
Capítulo I - Orientações Gerais
Para as aulas a distância estão
previstos fóruns para esclarecimento de dúvidas
de conteúdo e dúvidas técnicas, videoaulas,
correio eletrônico, bibliotecas com materiais de
apoio e atividades e outras funcionalidades que
poderão ser necessárias durante o desenvolvimento
do curso.
Os professores-alunos participarão
de atividades individuais e de atividades
coletivas, ambas com o objetivo de retomar
práticas usuais de educação especial no ensino
para que sejam relidas e analisadas, segundo o
que propõe o AEE para os diferentes tipos de
deficiência.
A intenção é oferecer
oportunidades para que o professor-
aluno se defronte com situações para
as quais deverá buscar formas
criativas de intervir pedagogicamente
em AEE.
Os materiais pedagógicos
produzidos especialmente para esse
curso consistem de seis livros e um
DVD contendo videoaulas. Quatro
livros tratam do Atendimento
Educacional Especializado (AEE)
relativos à Deficiência Auditiva,
Deficiência Física, Deficiência Mental e
Deficiência Visual. Um livro esclarece o que é
esse Atendimento e o outro contém as orientações
gerais sobre o curso e explicações sobre seu
funcionamento na modalidade a distância.
Eles serão utilizados para realizar as
atividades propostas no ambiente de educação a
distância, apoiando o professor-aluno,
acompanhando e enriquecendo as propostas de
trabalho de seu tutor.
Figura 01: Tela inicial do ambiente e-Proinfo.
24
24
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
7. Sistemas Integrantes do Curso
7. Sistemas Integrantes do Curso
Para a implementação do curso estão
previstos os seguintes sistemas:
Sistema de Gestão e
Operacionalização
• Sistema de Tutoria
Sistema de Avaliação,
Acompanhamento e Certificação
Sistema de Comunicação e
Informação
7.1
7.1
.
.
Sistema de Gestão e
Sistema de Gestão e
Operacionalização
Operacionalização
O curso será realizado em parceria
com os municípios-pólos de cada região do
Brasil. Eles gerenciarão diretamente o
desenvolvimento do curso através da coordenação
do Programa de Educação Inclusiva: Direito à
Diversidade no município-pólo e sob a
orientação da coordenação geral do curso.
A contrapartida exigida das
Prefeituras Municipais e Secretaria/
Departamentos de Educação é a garantia da
infra-estrutura física e de pessoal (Coordenador
do Programa de Educação Inclusiva) para a
realização do curso, que envolve espaço físico
(salas multifuncionais), manutenção e acesso à
internet.
Cada município-pólo deixará
disponível para os tutores e professores-alunos
as salas multifuncionais que o MEC oferece
para o desenvolvimento do Programa de
Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.
Estas salas também deverão ficar à
disposição durante 8h (oito horas) semanais
para o plantão do tutor. Essa carga horária será
distribuída em um período matinal e/ou um
período vespertino. A disponibilidade dessa sala
será definida pelo coordenador do município-
pólo e pelo tutor, conforme as demandas e as
necessidades de seus professores-alunos.
O organograma a seguir ilustra a
estrutura organizacional do curso.
25
25
Capítulo I - Orientações Gerais
26
26
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
A gestão do curso será distribuída em
diferentes níveis de responsabilidade, a saber:
Tutores
Tutores
Processo seletivo dos tutores
Processo seletivo dos tutores
Os 144 tutores serão selecionados pelas
Secretarias Municipais de Educação e/ou
Departamentos de Educação dos municípios-pólos
que participam do Programa de Educação Inclusiva:
Direito à Diversidade da SEESP/MEC, conforme
perfil definido pela coordenação geral deste curso.
A Secretaria/Departamento de Educação do
município-pólo liberará uma quantidade de horas
semanais para esse profissional realizar as atividades
exigidas pelo curso.
Perfil dos tutores
Perfil dos tutores
Habilidade para trabalhar em grupo, de
forma colaborativa.
• Disponibilidade para fazer um curso de
formação, presencialmente, durante uma
semana, sobre os componentes curriculares
e sobre o uso da ferramenta a ser utilizada
na Educação a Distância.
Habilidade para manusear as ferramentas
disponíveis na internet (fórum, correio
eletrônico, bate-papo).
Ser professor efetivo da rede pública de
ensino.
Ter domínio mínimo de informática.
Função dos tutores
Função dos tutores
Os tutores oferecem apoio aos professores-
alunos durante a elaboração das atividades propostas
no ambiente de EAD. Haverá um tutor para cada um
dos 144 pólos. Esse tutor será responsável pelos 10
(dez) professores-alunos selecionados em seu pólo.
Os tutores respondem pelo plantão de
dúvidas, acompanham e avaliam processualmente os
trabalhos realizados, participam das discussões em
fóruns temáticos, respondem pelos e-mails, dão
suporte técnico aos professores-alunos para publicação
dos trabalhos realizados, encaminham dúvidas aos
supervisores de conteúdo do curso.
Está prevista uma dedicação de quinze horas
semanais para acompanhar os trabalhos realizados
pelos dez professores-alunos de seu pólo, tanto na
modalidade a distância quanto na presencial.
Dada a natureza do curso, o tutor
acompanhará, a distância, os trabalhos dos professores-
alunos, assim como a elaboração do trabalho final do
curso. Ele também deverá viabilizar e estar presente
nos encontros presenciais no final de cada módulo
com os professores-alunos do pólo, numa sessão
coletiva, para análise e discussão dos trabalhos
desenvolvidos.
27
27
Capítulo I - Orientações Gerais
Supervisores de Conteúdo
Supervisores de Conteúdo
Processo Seletivo dos Supervisores de
Processo Seletivo dos Supervisores de
Conteúdo
Conteúdo
A seleção dos 12 (doze) supervisores de
conteúdo será feita pela coordenação geral do curso. É
necessário que esses supervisores tenham conhecimento
e domínio de conteúdo de pelo menos um dos
componentes curriculares.
Perfil dos Supervisores de Conteúdo
Perfil dos Supervisores de Conteúdo
Formação mínima em nível superior e
desejável experiência de um ano no
magistério.
Habilidade para trabalhar em grupo, de
forma colaborativa.
Disponibilidade de fazer um curso de
formação sobre os componentes
curriculares e sobre o uso da ferramenta a
ser utilizada na educação a distância.
Habilidade para manusear as ferramentas
disponíveis na Internet (fórum, correio
eletrônico, bate-papo).
Experiência em prática pedagógica referente
à educação de alunos com deficiência.
Função dos Supervisores de Conteúdo
Função dos Supervisores de Conteúdo
Cada supervisor de conteúdo ficará
responsável por 12 (doze) tutores, o que corresponde
a 12 (doze) pólos e 120 (cento e vinte) professores-
alunos.
Ele fará o acompanhamento pedagógico e
sistemático dos professores-alunos e tutores a distância,
trabalhando em cooperação com os demais supervisores
de conteúdo para suprir todas as dúvidas que surgirem
durante os estudos dos componentes curriculares e
também manterá a coordenação geral atualizada sobre
o desenvolvimento do curso de formação.
Supervisores de EAD
Supervisores de EAD
Processo Seletivo dos Supervisores de EAD
Processo Seletivo dos Supervisores de EAD
A seleção dos 4 (quatro) supervisores de
EAD será feita pela coordenação geral do curso. Cada
supervisor de EAD ficará responsável por 36 (trinta e
seis) tutores, ou seja, 36 (trinta e seis) pólos e 360
(trezentos e sessenta) professores-alunos.
É necessário que ele tenha conhecimento de
Educação a Distância e domínio da plataforma que
será utilizada. Os supervisores de EAD ficarão sob
coordenação geral de EAD.
28
28
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
Perfil dos Supervisores de EAD
Perfil dos Supervisores de EAD
Formação mínima em nível superior.
Habilidade para trabalhar em grupo, de
forma colaborativa.
Habilidade para manusear as ferramentas
disponíveis na internet (fórum, correio
eletrônico, bate-papo).
Experiência em prática pedagógica com
cursos na modalidade a distância.
Função dos Supervisores de EAD
Função dos Supervisores de EAD
Manter a plataforma de EAD atualizada
com os materiais do curso, responder às dúvidas
técnicas e fazer o acompanhamento sistemático dos
professores-alunos e tutores a distância,
mantendo a
coordenação geral atualizada sobre o desenvolvimento
do curso de formação.
Coordenação do Município-Pólo
Coordenação do Município-Pólo
O coordenador do município-pólo
responderá pelas questões administrativas e logísticas
durante todo o desenvolvimento do curso.
Coordenação Geral
Coordenação Geral
Esta equipe é composta de professores
pesquisadores com experiências nas áreas de
conhecimento que integram o curso, especialista em
educação a distância e uma secretaria para apoio
administrativo à equipe.
A coordenação geral responde pela concepção
do curso e por todas as ações implicadas no seu
desenvolvimento, acompanhamento e avaliação geral
do mesmo.
7.2. Sistema de Tutoria
7.2. Sistema de Tutoria
Os tutores participarão do processo de
formação que antecede o início do curso. Essa
formação tem por objetivo oferecer a visão geral do
projeto e habilitá-los no uso das tecnologias de
educação a distância.
Durante o curso oferecido aos professores-
alunos, compete aos tutores a realização de ações que
contribuam para o processo de formação. São elas:
Planejar e coordenar o trabalho de
formação dos professores-alunos a partir
da proposta do curso.
29
29
Capítulo I - Orientações Gerais
Acompanhar e monitorar o percurso
individual de aprendizagem dos
professores-alunos.
• Desenvolver trabalhos de orientação junto
aos professores-alunos, auxiliá-los para
superar as dificuldades, orientar os estudos
e explicar as estratégias metodológicas
propostas.
Desenvolver atividades de caráter
acadêmico: orientar e programar os
estudos junto aos professores-alunos,
orientar na elaboração dos trabalhos
parciais e do trabalho final do curso.
Favorecer o trabalho colaborativo,
orientar e fazer a mediação no
desenvolvimento das atividades coletivas.
Identificar as necessidades do grupo e
propor encaminhamentos junto à
coordenação geral.
Criar contextos favoráveis à
aprendizagem.
Motivar os professores-alunos quanto à
participação no curso.
7.3. Sistema de Avalião e
7.3. Sistema de Avaliação e
Acompanhamento
Acompanhamento
A avaliação levará em consideração os
seguintes critérios:
O desempenho do professor-aluno na
realização das atividades propostas
durante o curso.
O alcance dos objetivos do curso.
Quanto ao desempenho do professor-aluno
Quanto ao desempenho do professor-aluno
na realização das atividades propostas
na realização das atividades propostas
durante o curso:
durante o curso:
Serão computadas a freqüência e a participação
em todas as atividades individuais e coletivas propostas
pelo curso. A freqüência será mensurada pela
participação nas discussões no ambiente virtual e na
entrega das atividades nos prazos estabelecidos.
Durante todo o curso o professor-aluno será
avaliado pelo seu tutor, além de se auto-avaliar quanto
aos seus avanços e dificuldades em relação aos
componentes curriculares e à proposta do curso.
A apresentação de um trabalho individual
30
30
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
final também será considerada na avaliação de
desempenho. As diretrizes para elaboração deste
trabalho serão apresentadas no início do curso. Ele será
desenvolvido durante os módulos, finalizando com a
apresentação final para o grupo de professores-alunos
do município-pólo e para o tutor durante o encontro
final presencial.
Quanto ao alcance dos objetivos do curso:
Quanto ao alcance dos objetivos do curso:
Os tutores e os supervisores fornecerão à
coordenação geral os dados referentes ao desenvolvimento
da proposta e ao desempenho dos professores-alunos,
tendo por base a auto-avaliação do professor-aluno e o
seu desempenho na realização das atividades propostas
durante o curso.
7.4. Sistema de Comunicação e
7.4. Sistema de Comunicação e
Informação
Informação
Todo sistema de comunicação e informação
será feito nas salas virtuais, por meio do tutor. Os casos
que estão além de sua autonomia para resolver serão
devidamente encaminhados às instâncias superiores.
CAP¸TULO II
33
33
Capítulo II - Educação a Distância
Educação a Distância
Educação a Distância
Edilene Aparecida Ropoli
1. Metodologia e Conteúdo
1. Metodologia e Conteúdo
Programático
Programático
A
proposta deste curso é trabalhar as questões
que envolvem os diferentes tipos de
deficiências. Esses trabalhos serão
desenvolvidos por meio de atividades práticas que
serão disponibilizadas no ambiente de educação a
distância e-Proinfo.
Cada atividade contém seus objetivos,
prérequisitos, descrição detalhada do trabalho a ser
desenvolvido, quais as leituras deverão ser realizadas,
onde o trabalho deverá ser entregue (biblioteca,
correio, fórum etc.), qual a data limite para entrega, e
outras informações que forem relevantes para
contribuir na sua elaboração.
Recomendamos ao professor-aluno que
organize seu tempo para que as atividades não se
acumulem, pois o atraso implica em acúmulo de
trabalho, dificultando o seu aproveitamento do curso
e o seu envolvimento nas atividades coletivas.
Sugerimos que o professor-aluno desenvolva
todas as atividades para que possa acompanhar, sem
dificuldades, as reflexões propostas na seqüência dos
conteúdos e também para que os tutores e supervisores
de conteúdo possam acompanhar suas reflexões,
ajudando-o na resolução dos problemas bem como
estabelecendo um espaço de trocas de experiências e
de construções coletivas entre todos os participantes
do curso.
O professor-aluno poderá contar, por meio
dos fóruns, com o acompanhamento dos tutores
para tirar dúvidas que eventualmente surjam no
desenvolvimento das atividades. Haverá, também, a
presença dos supervisores de conteúdo para auxiliar
nas questões mais específicas relacionadas ao
componente curricular, e a presença dos supervisores
de educação a distância para auxiliar nas questões de
ordem técnica relacionadas ao ambiente de educação
a distância e-Proinfo.
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34
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
2. Atividades de Ensino e
2. Atividades de Ensino e
Aprendizagem
Aprendizagem
Este curso terá a duração de 180h (cento e
oitenta horas) e será desenvolvido no período a ser
informado pela coordenação. Ele engloba um
conjunto de atividades relacionadas à temática
proposta, atividades essas que se dividem em
presenciais e a distância.
2.1. Atividades Presenciais
2.1. Atividades Presenciais
Nessas atividades o professor-aluno terá a
oportunidade de interação com seus colegas e com o
tutor, o qual o acompanhará durante todo seu
processo.
Durante um período (manhã ou tarde) a ser
definido em conjunto, os professores-alunos e o tutor
estarão juntos para tirar dúvidas, apresentar os
trabalhos e discutir questões pertinentes ao conteúdo
em estudo.
Na fase presencial da primeira quinzena o
professor-aluno saberá quem será o seu tutor e
conhecerá os demais colegas. Ele receberá, também,
as orientações sobre como trabalhar com os materiais
colocados à sua disposição e terá uma introdução ao
uso da internet, em especial ao uso do ambiente de
educação a distância e-Proinfo, para garantir o
melhor aproveitamento dos recursos colocados à sua
disposição.
2.2. Atividades a Disncia
2.2. Atividades a Distância
As atividades do curso serão feitas a
distância, tais como o estudo dos conteúdos
específicos dos componentes curriculares, a
elaboração dos trabalhos e as discussões sobre os
temas propostos. Para cada componente curricular
haverá uma previsão de horas de dedicação. A
experiência mostra que não é fácil cumprir essas
atividades com menos horas de estudos.
Eventualmente isso pode acontecer, mas é
recomendável que o professor-aluno organize seu
tempo da melhor forma possível. Também não é
recomendável acumular trabalhos, pois isso implicará
no dobro de horas de estudos no período seguinte, o
que tornará a semana sobrecarregada demais e,
conseqüentemente, a desmotivação pelo curso.
Além disso, sem elaborar e cumprir um
programa de estudo, o professor-aluno poderá ficar
alheio às atividades coletivas. Por isso sugerimos,
como primeira atividade, a elaboração de um plano
de estudos, tendo por base o planejamento detalhado
do curso apresentado no item “Componentes
Curriculares”.
35
35
Capítulo II - Educação a Distância
3. Edu
3. Edu
cação a distância
cação a distância
3.1. Ambiente de EAD
3.1. Ambiente de EAD
O desenvolvimento de novas tecnologias de
informação e comunicação permite expandir as
oportunidades de aprendizagem a partir da
combinação de recursos tecnológicos e recursos
humanos. A educação a distância, nesse contexto,
surge como uma nova proposta de estudo, onde o
aluno não tem uma delimitação geográfica e nem
uma sala de aula física para investir ou ampliar sua
qualificação.
Nessa perspectiva, o ambiente de educação a
distância se torna o meio de comunicação que viabiliza
a aproximação virtual entre alunos e professores
dispersos geograficamente, uma vez que
possuem
algumas ferramentas que possibilitam os alunos a
comunicarem entre si, organizarem suas idéias,
compartilharem seus conhecimentos, tornado-se sujeitos
autônomos de sua aprendizagem.
O grande desafio para a educação a distância
consiste em romper a estrutura presencial, delimitada
pelas paredes das salas de aula, onde a interação se dá
entre professor, aluno e conteúdo, e incorporar a essa
estrutura as tecnologias, a comunicação e os softwares
(programas) que permitem a modalidade de educação
a distância mediada por computadores.
Existem vários ambientes de educação a
distância, alguns gratuitos, tais como e-Proinfo, TelEduc,
Moodle, e outros proprietários, que são adquiridos
mediante pagamento da licença de uso, tais como Learning
Space e WebCT. Para exemplificar esse material, usaremos
a plataforma e-Proinfo (http://www.eproinfo.mec.gov.br).
36
36
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
3.2. Comunicão
3.2. Comunicação
Os ambientes de Educação a Distância
apresentam uma diversidade de ferramentas que
podem promover tanto a comunicação assíncrona
como síncrona.
Comunicação assíncrona
Comunicação assíncrona
É a comunicação realizada em horários
diferentes, não exigindo a participação simultânea
(em tempo real) dos envolvidos. Os participantes
não necessitam estar reunidos no mesmo local e/ou
no mesmo horário, o que flexibiliza a interação e o
acompanhamento de todos os participantes: alunos
e professores. Exemplos: correio e fóruns.
Comunicação síncrona
Comunicação síncrona
É realizada em tempo real, exigindo
participação simultânea, em horários e/ou locais
pré-determinados, de todos os envolvidos.
Exemplos: chat e videoconferência.
3.3. Orientações para o Acesso à
3.3. Orientações para o Acesso à
Plataforma e-Proinfo
Plataforma e-Proinfo
O acesso às plataformas de educação a
distância geralmente se dá por meio de um
navegador (Internet Explorer, Netscape, Mozilla)
e um endereço de acesso. Uma vez informado o
endereço, o acesso ao curso propriamente dito se
dá por meio da digitação do usuário (login) e
senha.
No caso do ambiente de aprendizagem
do e-Proinfo, ao acessar o ambiente são
disponibilizados dois menus identificados pela
cor: um azul, que é o menu principal; e um
amarelo, que ficará visível ao acessar uma respectiva
turma na qual o aluno está inscrito.
37
37
Capítulo II - Educação a Distância
Em Acesso ao
Sistema, digite os
campos Usuário e
Senha e clique no
botão Entrar:
Como proceder ao entrar no ambiente
Como proceder ao entrar no ambiente
do curso pela primeira vez?
do curso pela primeira vez?
Acesse um navegador (Internet Explorer,
Mozila, Netscape ou outro).
Na barra de endereços, digite o endereço
http://www.eproinfo.mec.gov.br
Nesta tela também aparecem as opções para
recuperação de senha (Esqueceu a senha?) e
para alteração dos dados cadastrais.
38
38
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
O menu horizontal superior, dentro
da faixa em azul, contém informações gerais
relacionadas ao curso: Apoio, Interação, Biblioteca,
Trocar Perfil e Principal. Em Apoio estão as
informações gerais do curso; em Interação estão os
espaços que permitem a comunicação entre todas
as pessoas envolvidas no curso; em Biblioteca estão
os acervos de todos os materiais disponibilizados
para o curso, tanto os materiais de apoio quanto
as propostas de atividades a serem desenvolvidas;
Trocar Perfil é uma opção que permite alterar o
acesso do participante do curso; Principal retorna à
página principal no ambiente e-Proinfo.
Abaixo do menu horizontal superior é
apresentada uma mensagem de boas-vindas e um
link para acesso à lista de todos os participantes do
curso: administradores do curso (coordenação geral
e supervisores), administradores da turma (tutores),
colaboradores e alunos.
Será aberta uma nova
janela com uma lista
de cursos. Selecione
o curso que deseja
acessar. Feito isso,
aparecerá uma tela
com os dados gerais
do curso.
39
39
Capítulo II - Educação a Distância
À direita da tela há três espaços distintos:
e-Mensagens, Notícias e Novidades. E-Mensagens
permite entrar em contato direto com as pessoas que
estão conectadas no curso ao mesmo tempo; Notícias
contém destaques sobre o curso que solicitam maior
atenção; e em Novidades aparecem as modificações
mais recentes que aconteceram no curso desde o
último acesso.
Esta tela também contém a lista dos
módulos em que o aluno está cadastrado e a sua
respectiva turma. Para obter informações sobre
os alunos inscritos na turma, clique na imagem
que aparece na frente ao nome da turma.
Para ter
acesso às informações
exclusivas da turma,
clique no nome da turma
à qual pertence. Nesse
momento aparecerá o
menu amarelo com as
informações exclusivas
da turma escolhida.
40
40
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
4. Ferramentas dos Ambientes de
4. Ferramentas dos Ambientes de
EAD
EAD
Um ambiente de educação a distância possui,
geralmente, cinco grupos de ferramentas: Autoria,
Publicação, Comunicação, Avaliação e Estatísticas.
As Ferramentas de Autoria permitem ao
professor disponibilizar o programa, o conteúdo e as
atividades propostos para o curso. As Ferramentas de
Publicação são espaços reservados para os alunos
entregarem os trabalhos desenvolvidos a partir das
atividades propostas. As Ferramentas de Comunicação
permitem estabelecer um processo de interação entre
todos envolvidos no curso: professor e aluno, aluno e
aluno, aluno e professor. As Ferramentas de Avaliação
fornecem dados específicos sobre as avaliações dos
alunos. Por último, as Ferramentas Estatísticas fornecem
dados quantitativos sobre o acesso dos alunos ao curso,
tais como quantidade de acessos, data do último acesso,
quantidade de participação nos fóruns, quantidade de
mensagens enviadas, entre outros. Esses dados
quantitativos, associados aos dados qualitativos, auxiliam
o professor para fazer a avaliação do processo do aluno
no curso.
4.1. rum
4.1. Fórum
O fórum é uma ferramenta de comunicação
assíncrona que permite o envio de mensagens pela
internet. Semelhante ao correio eletrônico (e-mail), as
mensagens são postadas e ficam disponíveis para
acesso de todos que estão cadastrados no curso.
A estrutura de um fórum pode ser organizada
de diferentes formas: por data, por autor, por título.
Os fóruns geralmente são usados para centralizar as
discussões em torno de um assunto a partir de uma
atividade proposta ou de uma questão desencadeadora
para discussão.
Para participar de um fórum deve-se acessar
a mensagem de interesse para ler seu conteúdo. Uma
vez lida, pode-se responder inserindo uma nova
mensagem que, por sua vez, poderá desencadear novas
respostas e, assim por diante, em um ciclo ilimitado.
A expectativa é que assuntos relacionados,
seja na forma de respostas ou de novas discussões,
criem uma seqüência de mensagens de modo que os
interessados em determinado assunto possam
acompanhar o desenvolvimento das discussões em
torno do mesmo, promovendo suas intervenções
quando julgarem oportuno.
Em cursos oferecidos na modalidade a
distância, o fórum pode ser definido como um espaço
de discussões em torno de temas propostos. Nesse
aspecto, o fórum é o instrumento mais adequado para
o aprofundamento das reflexões de todos envolvidos
no curso. Para participar dos fóruns é recomendável
uma preparação anterior que pode ser feita por meio
de leituras indicadas e pesquisas.
O fórum permite a organização do
pensamento, enriquecendo-o com referências
pertinentes ao tema que está em pauta. As discussões
e reflexões geram colaborações, agregam idéias. É uma
41
41
Capítulo II - Educação a Distância
oportunidade de valorizar o conhecimento individual,
expressar as opiniões pessoais e discuti-las.
Outra característica importante do fórum é
que ele não se restringe em uma única abordagem
sobre determinado assunto. Ele permite que diversas
visões possam ser discutidas paralelamente e seu
período de vigência está relacionado aos interesses
dos participantes. Uma discussão nova pode ser
iniciada sem necessariamente ter ocorrido o
fechamento das discussões anteriores.
Como participar do rum no
Como participar do Fórum no
ambiente e-Proinfo?
ambiente e-Proinfo?
1
Coloque o mouse sobre a opção Interação.
2
Serão abertas algumas opções de interação: clique
em Fórum:
3
Clique no título da discussão da qual você quer
participar. Será aberta uma tela com todas as
discussões realizadas dentro daquele fórum.
4
Para ler a mensagem
completa e/ou
responder a uma
pergunta e/ou
comentar alguma
mensagem postada,
clique no “título”
da mensagem.
5
Preencha os campos
da tela RESPOSTA e
clique no botão
Enviar.
42
42
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
4.2. Correio
4.2. Correio
O correio eletrônico possibilita troca de
mensagens entre os participantes de um mesmo curso
e/ou turma. Apresenta as usuais facilidades de correio,
tais como: ler, responder e encaminhar mensagens e
anexos. As mensagens são encaminhadas para o
correio eletrônico informado pelo aluno em seu
cadastro.
Como enviar um e-mail no ambiente e-
Como enviar um e-mail no ambiente e-
Proinfo?
Proinfo?
1
Coloque o mouse sobre a opção Interação;
2
serão abertas três opções de interação: Bate-Papo,
Webmail e Fórum. Clique em Webmail;
3
marque o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) para a(s)
qual(is) você deseja endereçar sua mensagem;
4
clique em Escrever mensagem, opção que se
encontra no final da lista dos nomes dos
participantes do curso;
5
preencha os campos da tela (assunto e
mensagem);
6.
clique em Enviar.
43
43
Capítulo II - Educação a Distância
O conteúdo e a manutenção da caixa de
correio eletrônico (local onde são recebidas as
mensagens) é de responsabilidade do aluno. Algumas
recomendações de uso do correio:
Consulte sua caixa de correio eletrônico
periodicamente para que esta não ocupe
demasiado espaço no servidor de e-mails.
Evite enviar e/ou receber mensagens
excessivamente grandes (maior que 1 ou 2
MB, por exemplo).
As mensagens, logo que transferidas para o
seu computador, podem ser apagadas do
servidor.
Nunca assuma que o seu correio eletrônico
só será lido por você. Outros poderão ter
acesso à sua caixa eletrônica por meios
ilícitos, embora os sistemas de segurança
normalmente impedem que isso aconteça.
Não contribua para distribuição de spam.
Spam é o termo pelo qual é conhecido o
envio de mensagens eletrônicas, geralmente
com cunho publicitário, para uma grande
quantidade de pessoas em uma única vez. O
spam também é conhecido pela sigla inglesa
Unsolicited Commercial Email (UCE), ou
Mensagem Comercial Não-Solicitada.
No caso de ter espaço em disco reservado no
servidor de e-mails:
Mantenha o tamanho das pastas no mínimo
possível. Caso não sejam necessárias no
servidor, as pastas devem ser transferidas
para o seu computador pessoal.
Por precaução, verifique, com a ajuda de um
antivírus, as mensagens que recebe. Isso evita
eventuais ataques de vírus informáticos.
4.3. Material de Apoio
4.3. Material de Apoio
Como acessar os materiais de apoio no
Como acessar os materiais de apoio no
ambiente e-Proinfo?
ambiente e-Proinfo?
1
Clique em Biblioteca, tanto na Biblioteca do
curso como na Biblioteca da turma.
2
Clique em uma das opções disponíveis.
3
Faça a consulta a partir de um dos argumentos
ou clique na Lista Acervo, que trará uma lista
de todos os materiais disponíveis. Clique no
material que você deseja visualizar e aguarde
que ele apareça na tela.
4
Proceda à leitura na tela e/ou à impressão.
Observação: no caso deste curso, as atividades serão
disponibilizadas junto com o Material de Apoio para
facilitar o acesso dos professores-alunos.
44
44
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
5. Regras de Convivência nos
5. Regras de Convivência nos
ambientes de EAD
ambientes de EAD
A maioria das regras de convivência
na grande rede internet são transferidas para
os ambientes de educação a distância. Uma
delas refere-se à Netiqueta, conjunto de regras
de etiqueta (comportamento) na internet. Essas
regras refletem normas gerais de bom senso para
a convivência dos milhões de usuários na rede.
Algumas recomendações para comunicação
em espaços tais como e-mail e fóruns:
Escreva parágrafos e mensagens curtas e
objetivas.
Tente focar um só assunto em cada
mensagem e dê um título (assunto, subject)
esclarecedor, para que os destinatários
possam rapidamente saber do que se trata.
Não utilize redes acadêmicas para a
divulgação de informação de caráter
comercial.
45
45
Capítulo II - Educação a Distância
Anexe a assinatura no final de cada
mensagem de correio eletrônico ou
fóruns de discussão. A assinatura deverá
ter o nome e, eventualmente, o cargo que
ocupa assim como o endereço eletrônico.
A assinatura não deverá exceder as quatro
linhas de texto (80 caracteres por linha).
Limite o comprimento de cada linha a
80 caracteres e evite introduzir caracteres
de controle.
Seja claro e cuidadoso no que escreve
sobre terceiros. O correio eletrônico pode
ser facilmente reenviado para outros.
Quando fizer referências a outros textos,
não se esqueça de incluir as fontes
dos mesmos e de respeitar os acordos
de copyright e licenciamento (caso
existam).
Não é recomendável enviar uma cópia de
alguma carta pessoal que tenha recebido
para fóruns de discussão ou por e-mails,
sem o consentimento do autor.
• Seja cuidadoso com o uso de expressões
sarcásticas ou humorísticas. Quando
a comunicação não é realizada
presencialmente, a piada pode ser
entendida como uma crítica ou pode
ferir suscetibilidades.
Abreviaturas poderão ser usadas sempre
que possível. No entanto, não esqueça
de que certas mensagens cheias de
abreviaturas e siglas podem ser confusas.
Siga as regras da Netiqueta.
5.1. Netiqueta
5.1. Netiqueta
Netiqueta é a etiqueta que se recomenda
seguir para comunicação na internet. Contém um
conjunto de recomendações para tornar os textos mais
compreensíveis e evitar mal-entendidos, especialmente
em emails, chats e listas de discussões. Ela também
estabelece regras de conduta para determinadas
situações. Alguns itens dessa “modalidade virtual de
etiqueta” são:
Evite escrever em letras maiúsculas, pois
isso passa a impressão de que VOCÊ ESTÁ
GRITANDO.
Assine os textos.
• Cite a fonte de onde copiou ou de onde
buscou informações para o que está
divulgando na internet.
• Dependendo do destinatário que receberá
o texto, evite abreviações de palavras.
Por exemplo: pq, vc, tb, qdo, aki -
respectivamente: porquê, você, também,
quando, aqui etc.
Se houver alguma restrição quanto ao
conteúdo do site, informe aos visitantes.
Isso é válido principalmente em site com
conteúdo para adultos ou que possam
ofender princípios religiosos ou leis de
acesso à internet de determinados países.
Em chats evite escrever uma palavra por
46
46
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
linha, isso é muito irritante... Informe tudo
que deseja em uma linha só para depois
encaminhar a mensagem.
Nunca repasse e-mails de corrente no estilo
"envie para 7 pessoas senão você morre".
Em fóruns e listas de discussão, procure
expressar-se de maneira clara e concisa,
explicando o problema em totalidade
e dando todos os detalhes possíveis.
Lembre-se: quando estiver perguntando
é porque precisa de ajuda, portanto, aja
como tal, não tornando-se arrogante ou
inconveniente. Tente manter-se no contexto
da discussão (e do fórum em si). Alguns
fóruns são separados por salas ou tópicos
de discussão, neste caso, procure postar
na sala ou tópico que mais convier a sua
pergunta. Evite mensagens do estilo "Me
ajudem, por favor!", "Ajuda aqui!", "Vou
jogar essa coisa fora" e frases similares.
5.2. Smiles
5.2. Smiles
Os emoticons (ou smiles) são ícones
formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros
símbolos do teclado. Eles representam carinhas
desenhadas na horizontal e denotam emoções.
Alguns exemplos:
:-) feliz
:-)) muito feliz
:*) com resfriado
:-# beijo
:-( triste
:-(( muito triste
(-: canhoto
*-) viajando
:Ê-( chorando
:-* beijo
;-) piscando
:-/ indeciso
:-@ gritando
:-D rindo muito alto
:-e desapontado
:-II furioso
47
47
Capítulo II - Educação a Distância
Perfil do aluno on-line
6. Perfil do Aluno em EAD
6. Perfil do Aluno em EAD
A educação a distância, não pode ser
confundida com cursos facilitadores, de baixa qualidade
de ensino. Ao contrário, a educação a distância exige
do aluno a mesma dedicação de um curso presencial,
com o diferencial de que, na EAD, ele é o condutor de
sua própria aprendizagem e o professor atua como
mediador deste processo. É desejável, acima de tudo,
que o aluno se sinta motivado para estudar em um
curso oferecido na modalidade a distância. Além de
motivação, é recomendável que o aluno saiba gerenciar
o seu tempo, tenha auto-direcionamento, possua um
bom nível de leitura, seja capaz de “ouvir” o outro no
meio virtual, tenha capacidade para resolver problemas,
tenha disciplina e autonomia e, também a convicção
do que quer e sente prazer em aprender.
Isso significa mudança de comportamento e,
como toda mudança, no início pode parecer estranha
mas, com dedicação, ela poderá trazer novos caminhos,
novas oportunidades”
48
48
Atendimento Educacional Especializado - Orientações Gerais e
Educação a Distância
Para saber mais...
Para saber mais...
Sites Sobre Educação a
Sites Sobre Educação a
Distância:
Distância:
Secretaria de Educação a Distância (SEED):
http://www.mec.gov.br/seed
[acessado em 30/10/2006].
Associação Brasileira de Educação a Distância
(ABED):
http://www.abed.org.br/
[acessado em 30/10/2006].
Educação a Distância (CCUEC/UNICAMP):
http://www.ead.unicamp.br
[acessado em 30/10/2006].
Livros Grátis
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