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Figura 34
– Etapas para a operacionalização da logística reversa
Fonte:
elaborado pela autora
A seguir, cada uma das etapas para a operacionalização da logística reversa
apresentadas no fluxograma da Figura 34, são detalhadas com as orientações e os parâmetros
de referência. Dado que as etapas 1 e 2 não fizeram parte da presente pesquisa, para elas
ETAPA 1: Identificar as necessidades dos clientes e ações dos concorrentes
RECOMENDAÇÃO: identificar as necessidades e expectativas dos clientes quanto ao
nível de serviço logístico reverso oferecido e analisar as ações de empresas que tenham um bom
desempenho na atividade e quais práticas podem contribuir para a melhoria da logística reversa.
ETAPA 2: Analisar a logística reversa atual e as informações coletadas
RECOMENDAÇÃO: verificar como os fluxos reversos estão sendo
administrados e quais os principais procedimentos devem ser melhorados
ETAPA 3: Desenvolver ou rever a estratégia da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: elaborar as orientações estratégicas para os ajustes
na operação e gestão da da logística reversa, considerando os parâmetros
obtidos a partir da análise dos resultados dos casos realizados
ETAPA 4: Implementar ou modificar as práticas e processos da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: executar os planos de ação para alcançar as melhorias necessárias
de acordo com os parâmetros obtidos da análise dos resultados.
ETAPA 5: Gerenciar os pontos críticos da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: identificar e gerenciar todos os fatores críticos envolvidos com a
atividade para otimizar a operação logística reversa de acordo com os parâmetros obtidos
ETAPA 6: Desenvolver ou rever as medidas de desempenho
para avaliação da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: determinar as medidas para o acompanhamento e controle do
desempenho da logística reversa de acordo com os parâmetros obtidos pela pesquisa e reinserir
as informações de desempenho no processo de análise e tomada de decisões
ETAPA 1: Identificar as necessidades dos clientes e ações dos concorrentes
RECOMENDAÇÃO: identificar as necessidades e expectativas dos clientes quanto ao
nível de serviço logístico reverso oferecido e analisar as ações de empresas que tenham um bom
desempenho na atividade e quais práticas podem contribuir para a melhoria da logística reversa.
ETAPA 1: Identificar as necessidades dos clientes e ações dos concorrentes
RECOMENDAÇÃO: identificar as necessidades e expectativas dos clientes quanto ao
nível de serviço logístico reverso oferecido e analisar as ações de empresas que tenham um bom
desempenho na atividade e quais práticas podem contribuir para a melhoria da logística reversa.
ETAPA 2: Analisar a logística reversa atual e as informações coletadas
RECOMENDAÇÃO: verificar como os fluxos reversos estão sendo
administrados e quais os principais procedimentos devem ser melhorados
ETAPA 2: Analisar a logística reversa atual e as informações coletadas
RECOMENDAÇÃO: verificar como os fluxos reversos estão sendo
administrados e quais os principais procedimentos devem ser melhorados
ETAPA 3: Desenvolver ou rever a estratégia da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: elaborar as orientações estratégicas para os ajustes
na operação e gestão da da logística reversa, considerando os parâmetros
obtidos a partir da análise dos resultados dos casos realizados
ETAPA 3: Desenvolver ou rever a estratégia da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: elaborar as orientações estratégicas para os ajustes
na operação e gestão da da logística reversa, considerando os parâmetros
obtidos a partir da análise dos resultados dos casos realizados
ETAPA 4: Implementar ou modificar as práticas e processos da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: executar os planos de ação para alcançar as melhorias necessárias
de acordo com os parâmetros obtidos da análise dos resultados.
ETAPA 4: Implementar ou modificar as práticas e processos da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: executar os planos de ação para alcançar as melhorias necessárias
de acordo com os parâmetros obtidos da análise dos resultados.
ETAPA 5: Gerenciar os pontos críticos da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: identificar e gerenciar todos os fatores críticos envolvidos com a
atividade para otimizar a operação logística reversa de acordo com os parâmetros obtidos
ETAPA 5: Gerenciar os pontos críticos da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: identificar e gerenciar todos os fatores críticos envolvidos com a
atividade para otimizar a operação logística reversa de acordo com os parâmetros obtidos
ETAPA 6: Desenvolver ou rever as medidas de desempenho
para avaliação da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: determinar as medidas para o acompanhamento e controle do
desempenho da logística reversa de acordo com os parâmetros obtidos pela pesquisa e reinserir
as informações de desempenho no processo de análise e tomada de decisões
ETAPA 6: Desenvolver ou rever as medidas de desempenho
para avaliação da logística reversa
RECOMENDAÇÃO: determinar as medidas para o acompanhamento e controle do
desempenho da logística reversa de acordo com os parâmetros obtidos pela pesquisa e reinserir
as informações de desempenho no processo de análise e tomada de decisões