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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UF
SC
ASSUNTO
Renovação do credenciamento do curso de Pós-Graduação em Letras ,
área de concentração em Inglês e Literatura correspondente, em nível de
Mestrado.
RELATOR: SR.CONS. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
PARECER Nº 241/92
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
I - RELATÓRIO
APROVADO EM 02/04/92
PROCESSO Nº23038.004471/90-02
A Universidade Federal de Santa Catarina encaminha a este
Conselho pedido de renovação do credenciamento do curso de Pós-Graduação em
Letras, área de concentração em Inglês e Literatura correspondente.
O programa iniciou suas atividades em 1971, com duas áreas
de concentração: Linguística e Literatura Brasileira; em 1972, passou a ofe-
recer mais uma área de concentração: Inglês e Literatura correspondente.
0 curso, com as três áreas de concentração aqui referidas ,
foi credenciado pelo Parecer CFE 553/76 e a renovação do credenciamento se
deu através do Parecer CFE 141/83.
Será objeto do presente parecer apenas a área de concentra-
ção em Inglês e Literatura correspondente.
0 programa foi visitado nos dias 11. 12 e 13 de junho de
1991 por Comissão Verificadora integrada pelos professores Sigrid Renaux ,
da UFPr e Wilson José Leffa, da UFRS.
Estando o processo instruído com a documentação requerida,
passamos a análise do pleito.
1. ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA
A Comissão Verificadora examinou separadamente os aspectos
acadêmico e administrativo. Quanto ao lado acadêmico foi considerado que o
programa do curso esta bem estruturado, com a obrigatoriedade de três disci-
plinas do tronco comum, duas disciplinas da área de concentração, duas dis-
ciplinas de domínio conexo e uma disciplina de área livre, num total de oito
disciplinas, perfazendo vi
nte e quatro créditos.
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Assinalou, ainda a Comissão que a opção de oferecer três disciplinas
obrigatórias no tronco comum propicia um determinado nivelamento em termos de conheci-
mento de língua e literatura (visão panorâmica) e facilita uma eventual troca de op -
ção ainda no início do curso.
As ementas estão coerentes com os títulos das disciplinas e as biblio-
grafias, na maioria dos casos, também.
Sugeriu, porem, a normatização da bibliografia que acompanha as emen-
tas com a inclusão de leituras críticas.
A organização administrativa foi considerada apta ao desempenho de
suas funções.
2. CORPO DOCENTE
O curso conta atualmente com quatorze professores no corpo permanente,
dos quais dozeo doutores e dois estão concluindo o curso de doutoramento. 0 corpo
permanente e normalmente acrescido de um ou dois professores visitantes, o que caracte-
riza uma eficiente política de intercâmbio com outros centros,t anto da Inglaterra ,
através do Conselho Britânico, como dos Estados Unidos, através da Comissão Fulbright.
O curso tem se enriquecido das visitas desses docentes sem demonstrar, entretanto ,
qualquer grau de dependência.
A Comissão concluiu, em relação ao corpo docente, que os professores
estão muito bem preparados para atender as necessidades, considerando que vários pro-
fessores lecionam também na graduação. Essa sobrecarga de atividades parece explicar o
envolvimento menor do que seria desejado em projetos de pesquisa (4 professores em
1990).
Todos os professores possuem dedicação exclusiva
3. CORPO DISCENTE
A Comissão Verificadora destacou que a procura pelo curso tem sido
constante ao longo dos anos, o que demonstra o bom conceito de que goza o programa jun
to às outras instituições, havendo alunos procedentes de várias regiões do país e do
exterior. Ha também consistência entre a proposta curricular e os objetivos do curso -
aprimoramento técnico e cientifico dos titulados para exercício do magistério e da
pesquisa.
0 tempo médio de titulação tem-se mantido em torno de quatro anos e
meio, com tendência a diminuir, a medida em que os alunos que já iniciaram o curso no
novo sistema (todos os créditos em um ano) começam a concluir suas dissertações.
Num levantamento feito sobre os alunos egressos, notou-se que a maio-
ria está exercendo atividades na profissão, principalmente como docentes em institui-
ções de ensino superior.
4. PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA
A Comissão observou que o curso esta sofrendo uma reformulação das li-
nhas de pesquisa, parecendo que o maior problema reside na delimitação, em relação ao
número de linhas e a abrangência de cada uma. Essas reformulações parecem ser frequen-
tes e podem demonstrar a dificuldade que o curso tem em estabelecê-las.
Sugeriu um maior entrosamento entre as linhas de pesquisa, com uma
normatização em termos de abrangência/especificidade, a fim de evitar desativação de
algumas por falta de projetos.
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Em termos de publicações de docentes, considerando a produção total,
houve um decréscimo entre 1987 e 1989, notando-se, porém, uma reação em 1990, com a
apresentação de 25 publicações.
Muitas dessas publicaçõeso ainda feitas dentro da universidade ,
mas há também as que já estão sendo feitas no centro do pais, incluindo livros na
área de analise do discurso e traduções literárias. Alguns professoresm também pu-
blicações no exterior.
Quanto a produção discente, a Comissão considerou de bom nível as
dissertações, estando os tópicos escolhidos dentro das linhas de pesquisa.
Em relação à pesquisa e produção científica, a CAPES recomendou uma
definição mais precisa das áreas de concentração e linhas de pesquisa, vinculando a
estas os projetos.
6. INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E FINANCEIRA
0 curso esta localizado no segundo andar do prédio do Centro de Comu-
nicação e Expressão, no Campus Universitário da UFSC, onde funciona o Departamento
de Lingua e Literatura Estrangeiras, contando com um laboratório de linguas, sala de
vídeo, sala de meios (incluindo computadores e impressoras) e a secretaria, no mesmo
local.
A biblioteca da UFSC é central, com salas de leitura para docentes e
discentes. A biblioteca do curso possui uma lista de 58 periódicos atualizados e a
bibliografia necessária ao desenvolvimento da pesquisa, esta ultima periodicamente
suplementada com aquisições e doações (Conselho Britânico e CNPq). Os alunos também
m acesso à biblioteca individual dos professores, produzindo assim dissertações com
bibliografias atualizadas.
Em termos financeiros, além dos recursos da Universidade, existem os
projetos de pesquisa financiados pelos órgãos tradicionais de fomento à pesquisa. Os
cursos extracurriculares, oferecidos pelo Centro, também contribuem para a aquisição
de equipamentos necessários às atividades administrativas e acadêmicas do curso.
7. INTERCÂMBIO
A Comissão constatou que o intercâmbio com a Universidade de Birmingham
ocorrido entre 1987-1989, seria reativado em 1992, incluindo "bolsas sanduiches".
Professores da Comissão Fulbright, Conselho Britânico e de outras Uni-
versidades brasileiras ministram cursos e fazem palestras.
8. AVALIAÇÃO DA CAPES
A CAPES atribuiu o conceito B em seu último relatório, considerando
o ter havido aumento da qualidade em relação ao biênio anterior, em termos de publi-
cações, numero de projetos e participação dos docentes nesses projetos.
9. PARECER DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão foi de Parecer que o credenciamento deve ser renovado.
II - VOTO DA RELATORA
Considerando o Parecer da Comissão, a Relatora vota favoravelmente à
renovação do credenciamento do curso de Pós-graduação em Letras, em nível de Mestrado,
área de concentração em Inglês e Literatura correspondente, ministrado no Centro de Co-
municação e Expressão, da Universidade de Santa Catarina, pelo prazo de 5 anos, retroa-
gíndo oa efeitos do presente parecer ao termino do credenciamento anterior.
Sala das Sessões, em 01 de abril de 1992.
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