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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA - SESB
UF
BA
ASSUNTO;
Autorização (Projeto) do curso de Turismo, a ser sinistrado pela Faculdade
de Turismo de Salvador/BA.
RELATOR. SR. CONS. YUGO OKIDA
PARECER N°
CÂMARA ou COMISSÃO
CESu (1º Grupo)
APROVADO EM:
PROCESSO NP: 23.033.000717/90-08
A Sociedade de Ensino Superior da Bahia - SESB, pelo
Parecer CFE Nº 730/93, teve aprovado seu pedido de autorização (Carta-
Consulta) do curso de Turismo, para funcionar na Faculdade de Turismo de
Salvador, estabeleciaento de ensino superior isolado particular, a ser
instalado em Salvador/BA.
Pelo Parecer de aprovação da Carta-Consulta foram
fixadas 30 (oitenta) vagas totais anuais. 0 turno de funcionamento será
noturno.
No prazo regulamentar, a interessada apresentou para a
apreciação deste Conselho, o Projeto do referido curso, elaborado nos
termos da Resolução CFE 01/93.
0 presente Parecer foi elaborado com base nos dados
constantes do processo.
BASES FILOSÓFICAS E SÓCIO-CULTURAIS
No projeto a entidade justifica que o curso de Turismo
fundamenta-se em uma filosofia de ensino que visa desenvolver no aluno, a
noção do papel que lhe toca
:a no processo histórico de mudança, assegurando
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aos futuros profissionais, os princípios básicos norteadores de uma prática
justa e sintonizada co» o universo social em que o mesmo irá atuar.
Destaca que o Turismo é uma atividade antiga, constituindo-
se no deslocamento temporârio do homem do seu lugar de moradia ou trabalho,
transforamndo-se em uma fonte de divisas e fator de desenvolvimento para
países e estados-
Ressalta a importância da atividade turística para a
economia, já ela se direciona a todas as camadas da população, incidindo
sobre a construção civil nas obras públicas de infra-estrutura para a
urbanização, na indústria e comércio de alimentos, no comércio e serviço de
hotelaria, confecções, artesanato, artigos de arte, material fotográfico,
imprensa, bancos, serviços de saúde, correios, telefonia, etc.
Do ponto de vista sócio-cultural, considera o Turismo de
grande importância na preservação, divulgação e expansão do patrimônio
histórico-cultural.
Ressalta a Entidade que o Estado da Bahia é hoje detentor
do maior parque industrial do Nordeste, responsável por mais de 505 das
transações em comércio exterior e possuidora do maior e mais diversificado
setor terciário da região e que todo este desenvolvimento propiciou também o
crescimento da atividade turística.
Assim, considera que, cabe às instituições de ensino
comprometidas com o desenvolvimento social, político e econômico, formar
profissionais capazes de potencializar os recursos disponíveis e inserir as
mudanças necessárias que leves á maxímização da movimentação turística.
BASES INSTITUCIONAIS
A SESB - Sociedade de Ensino Superior da Bahia tem por
finalidade a organização e o desenvolvimento da educação e instrução em todos
os níveis, especialmente no ensino superior, contribuindo para o
Aprimoramento da cultura baiana e brasileira, estimulando a investigação e a
pesquisa, difundindo a cultura científica, humanística, técnica e artística.
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A Faculdade de Turismo de Salvador objetiva formar
profissionais especialistas de nível superior e promover a realização de
pesquisas estimulando as atividades criadoras, estendendo à comunidade
mediante cursos e serviços especiais, seus trabalhos de pesquisa e extensão.
PERFIL PROFISSIOGRAFICO
Segundo consta do processo, o projeto pedagógico do curso
de Turís»o objetiva a formação do bacharel ajustado aos novos conceitos da
economia mundial, capas de absorver e interferir no curso da aceleração das
mudanças desta economia, potencializando as oportunidades para a captação do
Turismo,
Considera que o profissional egresso do curso estará apto a
atuar nas diferentes organizações usando sua capacidade de negociação,
desenvolvendo políticas estratégicas, gerindo recursos materiais, humanos e
financeiros, fazendo o levantamento de recursos, tais como acesso,
hospedagem, transporte, atrações turísticas, naturais, culturais, de
negócios, etc,
No plano pessoal, as atividades do Bacharel em Turismo
requer capacidade para realizar operações de análise, seleção e síntese,
devendo assim, o profissional apresentar as seguintes aptidões:
- Comunicar-se na forma requerida pelo mercado;
- Ser capaz de a partir de estímulos simbólicos (raciocínio
abstrato), estabelecer relações e compreender os símbolos, sem jamais perder
uma visão de conjunto;
- Planejar as atividades turísticas;
- Liderar e relacionar-se com pessoas;
- Ser sensível às oportunidades turísticas e à autabilidade
do ambiente sócio-econômíco;
- Ter um espírito empreendedor;
- Tomar decisões rápidas e eficazes.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A grade curricular proposta para o curso de Turismo,
contempla um módulo básico estrutural que permite ao aluno desenvolver
condições para absorver conhecimentos, enquanto forma uma visão crítica do
universo em que se situa a profissão, relacionando os fenômenos turísticos
com a realidade social, articulando a problemática turística entre a teoria e
prática» Q módulo profissionaiisante permitirá o domínio do instrumental
necessário para intervir no processo turístico, aprofundando estes
conhecimentos nas áreas de turismo internacional, nacional, de laser, de
negócios e ecológico.
A estrutura curricular proposta apresenta uma carga horária
de 2.624ha, acrescida de 64ha de Educação Física e 320ha de Estágio
Supervisionado, totalizando 3.008ha, integralízada, no mínimo, em 4 (quatro)
anos letivos, A grade curricular constituí o Anexo I do presente parecer.
Quanto a metodologia, consta do projeto que o curso de
Turismo visa associar a função tradicional de transmitir o conteúdo previsto
no currículo pleno do curso, com o desenvolvimento do raciocínio do alunado,
o raciocínio concreto. Por outro lado, todo desenvolvimento das práticas
pedagógicas deve ser pautado no princípio democrático do pluralismo
metodológico e ideológico, incentivando a produção de um saber que
possibilite fornecer respostas adequadas às demandas atuais.
Mo processo avaliativo informa o projeto, que será
favorecida a flexibilidade de métodos e critérios, com vistas a atender às
diferenças individuais dos alunos, para que recebam um acompanhamento
contínuo até os exames finais.
Informa ainda, que a avaliação será feita por disciplina e
levará em conta tanto a frequencia - obrigatória de 752 das aulas dadas -
quanto o domínio do conteúdo trabalhado, através de:
- Provas subjetivas, desenvolvendo capacidade de raciocínio
lógico, consciência crítica e comunicação escrita;
- Trabalhos em equipe, desenvolvendo a capacidade de
relacionamento interpessoal e liderança de grupos;
4
Da mesma forma, será estabelecida uma política de promoção,
podendo as mesmas serem verticais e horizontais. A proposta contempla que as
promoções verticais se darão automaticamente ao professor que obtiver nova
titulação acadêmica e as horizontais se darão por tempo de serviço e por
avaliação do desempenho.
ORGANIZAÇÃO DIDATICO-PEDAGOGICA E SETORES COMPLEMENTARES
A Instituição informa que o estabelecimento de ensino
adotará os princípios que rege a Lei n° 5540/68, estabelecendo em seu
Regimento a estrutura organizacional, com os seguintes colegiados:
Congregação, Conselho Departamental, Departamentos e Diretoria.
ESPAÇO FÍSICO E RECURSOS MATERIAIS
Para fazer funcionar o curso superior de Turismo, a
Mantenedora utilizará em regime de Comodato, pelo prazo de 50 (cinqüenta)
anos, com vigência a partir de 22/03/90, prédio localizado à Av. Cardeal da
Silva nº 132, no Município de Salvador, Estado da Bahia.
0 prédio construído especialmente para abrigar
estabelecimento de ensino, apresenta uma área construída de 3.5?2,02a2 em
terreno de 2.850,00m2, e de acordo com as plantas físicas em anexo, está
distribuída em biblioteca, CPD administrativo, secretaria, diretoria,
laboratórios de processamento de dados, sala de coordenação, salas de aulas,
sala de professores, sanitário, contabilidade, tesouraria, etc.
Os recursos materiais de que se servirá a Mantenedora, para
o funcionamento do curso de Turismo, se constituem de carteiras
universitárias, mesas, cadeiras, quadro-negros, arquivos, máquinas, estantes,
copiadoras, equipamentos computacionais e outros necessários para o bom
desenvolvimento de suas atividades-fim.
A Instituição contará também com dois (2) Laboratórios de
Informática, sendo um para uso dos alunos e outro para uso dos professores,
equipados com 10 microcomputadores AT 286, 8 computadores UNISYS, 14
terminais, 1 computador A9, 3 impressoras, estabilizadores, aparelhos de ar
6
condicionado e demais mobiliários próprios para o ambiente, cuja relação de
Hardware e Software disponíveis encontra-se anexada ao processo.
Contará ainda a Instituição, com os seguintes recursos
audiovisuais: 7 retroprojetores, projetores de slides, 2 videocassetes, 2
televisores e coleções de slides e transparências.
BIBLIOTECA
A Biblioteca está instalada em área de 400m2, que abriga o
acervo e a sala de leitura e o horário de funcionamento ê de segunda a sexta-
feira, das 08:00 às 17:30hs e das 19:00 às 22:00hs.
A Biblioteca dispõe de profissional legalmente habilitado e
seis auxiliares,
0 sistema de classificação utilizado adotado é o CDU e o
acervo bibliográfico atual é formado por 7.393 títulos, 12.828 volumes e 229
periódicos distribuído nas diversas áreas do conhecimento, estando o mesmo em
fase de informatização.
Para o curso em apreço a Instituição inicialmente,
procederá a assinatura corrente dos seguintes títulos específicos de
periódicos: Caminhos do Turismo^ Estudos Turísticos Horizonte Geográfico;
Revista Brasileira de Turismo; Revista do Instituto de Estudos Brasileiros.
A Biblioteca estará interligada à Rede Nacional de Pesquisa
- RMP através da Universidade Federal da Bahia, responsável por este serviço
em Salvador, dando acesso a bibliotecas, tanto no Brasil quanto no Exterior,
ampliando assim, a capacidade de pesquisa.
A Instituição informa que obedecendo ao planejamento
financeiro apresentado, a Biblioteca disporá anualmente, de verba para
enriquecimento e atualização do acervo.
0 enriquecimento e atualização será efetuado inicialmente,
atendendo às necessidades do corpo docente; segundo, pelo resultado auferido
pela estatística de consulta da biblioteca, que estabelecerão as obras que
carecem de maior número de exemplares e por fim, pelos lançamentos das
editoras.
Quanto a expansão do acervo bibliográfico específico para o
curso este se fará segundo o desenvolvimento do currículo pleno. Será
adquirido um exemplar de cada título e os indicados como bibliografia básica
terão pelo menos 3 (três) exemplares.
ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO
0 projeto define que numa política integrada de educação,
cultura, ciência e tecnologia, o papel da Faculdade será o de se comprometer
efetivamente com o processo de criação, atualização e reformulação do
conhecimento para que possa influir no desenvolvimento do País, servir de
base de operação a programas regionais de pesquisa e realimentar o próprio
ensino com os resultados do seu esforço de investigação. Esta realimentação
do ensino advirá certamente com a criação de mecanismos capazes de canalizar
em benefício do conjunto do sistema do ensino superior, toda potencialidade
inovadora que a Instituição imprimirá como centro integrado de ensino,
pesquisa e extensão.
Para alcançar os objetivos na área de extensão, a IES
proprõe desenvolver a extensão como mecanismo de integração com a comunidade
regional; desenvolver a extensão como atividade institucional continuada,
desenvolvida a partir das políticas definidas pela IES; firmar convênios com
empresas e entidades publicas e privadas que venham a contribuir para o
desenvolvimento regional e da instituição; integrar a IES com outras
instituições nacionais e internacionais; realizar cursos, seminários,
jornadas e similares, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a
sociedade em geral.
PLANEJAHENTO ECONMICO-FINANCEIRO
Integra o processo, o planejamento econômico-financeiro
destacando-se as fontes de receitas, as categorias de despesas e a previsão
de investimentos para o período de implantação do curso.
8
O presente processo foi encaminhado à SESu/MEC, de acordo
cora a legislação vigente à época, tendo retornado à este Conselho.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, atendidas as exigências da Resolução CFE
01/93, vota o Relator favoravelmente â aprovação do Projeto para o
funcionamento do Curso de Turismo, a ser Ministrado pela Faculdade de Turismo
de Salvador, mantida, pela Sociedade de Ensino Superior da Bahia-SESB, no
Município de Salvador, Estado da Bahia, cora 80 {oitenta) vagas totais armais,
no turno noturno.
Aprovado o presente Parecer, o referido processo deverá ser
encaminhado à SESu/MEC para os procedimentos relativos à designação da
Comissão Verificadora, nos terraos dos artigos 19 e 20 da Resolução CFE nº
01/93.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior (1º Grupo), acompanha o voto do
Relator.
ANEXO I - CURRÍCULO PLENO
CURRÍCULO PLENO
CURSO DE TURISMO
DISCIPLINAS/PERÍODOS CARGA HORÁRIA
li SÉRIE
Comunicação 128 ha
Sociologia Aplicada 64 ha
Psicologia Social 128 ha
História da Cultura 64 ha
História do Brasil (Turismo) 128 ha
Geografia do Brasil (Turismo) 128 ha
640 ha
Realidade Baiana 64 ha
Educação Física 64 ha
768 ha
2É SÉRIE
Noções de Direito 128 ha
Introdução à Administração (TGA e OSN) 128 ha
História da Bahia (Turismo) 128 ha
Inglês Instrumental 128 ha
Analise Econômica do Turismo 128 ha
640 ha
3ª SÉRIE
Técnica Publicitária 64 ha
Marketing em Turismo 64 ha
Administração da Empresas de Turismo 128 ha
Sistema de Comunicação no Brasil 128 ha
Organização do Tempo e Lazer 128 ha
Teoria e Técnica de Turismo 128 ha
640 ha
4â SÉRIE
Turismo (Ecológico, de Lazer e de Negócios) 128 ha
Administração Hoteleira 128 ha
Planejamento e Organização do Turismo 128 ha
Administração de Sistema de Informação de Turismo ..... 128 ha
Filosofia e Ética 128 ha
640 ha
Carga Horária 2.560 ha
Realidade Baiana 64 ha
Educação Física 64 ha
Estágio Supervisionado 520 ha
TOTAL 3.008 ha
ANEXO II -CORPO DOCENTE
CURSO DE TURISMO
01. ADROALDO LEÃO
Noções de Direito
Mestre em Direito, área de concentração em Direito Econômico (UFBA).
Curso de Especialização es Processo Civil pela UFBA. Bacharel em Direito.
Jornalista profissional sendo responsável pela Coluna Jurídica do Jornal
da Bahia. Professor de Instituições de Direito Publico e Direito Privado
da Escola de Administração de Empresas da Bahia. Advogado com banca
própria atuando em Salvador. Aprovado pelo Parecer CFE n2. 7726/78 para a
disciplina Noções Gerais de Direito. Aprovado pelo Parecer CFE n9 2084/76
para Instituições de Direito Publico e Direito Privado. Aprovado pelo
Parecer CFE. 806/88 para a disciplina Legislação e Ética de Relações
Públicas. Ex-Presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (1986/1938) e
Ex-Diretor da OAB-Ba (1985/1987). Superintendente de Cursos da Fundação
da Faculdade de Direito da Bahia. Obras e trabalhos jurídicos publicados
pela Editora Forense.
02. ANGELO SÉRGIO SANTOS DA SILVA
Geografia do Brasil
Mestrando em Arquitetura e Urbanismo (cursando créditos), área de
concentração em Análise Urbano-Regional, pela UFBA. Licenciatura Plena em
Geografia, pela UFBA (1990). Curso de Especialização em Geografia Humana
(360 ha-PUC/MG). Possui experiência docente no magistério do ensino
superior, lecionando Geografia na Universidade Estadual de Feira de
Santana (desde 1991). Aprovado em concurso público para o cargo de
Professor do Departamento de Geografia da UFBA. Possui experiência
profissional como Geógrafo.
03. CÉSAR GILABERTE
Educação Física
Licenciado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1985). Curso
de Yoga pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou vários
cursos de extensão universitária ligados à prática desportiva. Possui
experiência docente no magistério do ensino superior.
04. ELIANA DE MORAES BRENNER
História da Cultura
Mestrado em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (1993).
Licenciatura Plena em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (1970). Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento e
extensão universitária na área da Sociologia. Possui diversos trabalhos
publicados. Possui experiência profissional como Diretora da Divisão de
Intercâmbio Tecnológico do Departamento de Integração
Universidade/Empresa da Pró-Reitoria de Extensão da UFRS (1979/1982 e
1984/1989).
05. ISAAC ALBAGLI NETO
Introdução à Administração
Mestrado em Administração (UFRJ-1988). Curso de Especialização em Análise
de Sistemas (1989). Bacharel em Administração pela FACS-Faculdades
Salvador (1986). Experiência docente lecionando a disciplina Organização
na FACS-Faculdades Salvador desde 1989. Experiência profissional na área
administrativa.
06. LINDA JEREISSATE MUJAES
Inglês Instrumental
Bacharel e Licenciada em Letras Anglo-Germãfticas pela Universidade
Federal da Bahia (1958/1959). Pós-graduação em Ensino de Língua Inglesa,
Universidade do Texas (EUA/1964). Mestrado em Educação, com concentração
em Currículo e Metodologia do Ensino do Inglês como Língua Estrangeira,
Universidade de Iowa, (EUA/1979). Possui experiência docente no
magistério do ensino superior lecionando Inglês Técnico, desde 1980 nas
Faculdades Salvador. Realiza consultoria na área de Comunicação e
Expressão em Língua Inglesa. Proferiu palestras sobre Técnicas de Leitura
em Inglês, Metodologia da Leitura em Inglês, Didática do Ensino do
Inglês. Co-autora no livro didático para o ensino de leitura em Inglês
"Compreensão Inteligente de Textos - Grasping The Meaning", Ed. Ao Livro
Técnico/RJ(1988.
07. LÚCIA MARIA AQUIND DE QUEIROZ
Realidade Baiana
História da Bahia
Mestrado em Administração Publica (UFBA-1993). Bacharel em Ciências
Econômicas (UFBA-1982). Curso de Especialização em Desenvolvimento
Econômico (650ha-1985). Experiência profissional atuando como Economista
na Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo da Bahia (1983/1991).
Atualmente exerce função na Fundação CRE, desenvolvendo análise da
economia turística e estudo da infra-estrutura turística de Ilhéus.
Possui experiência docente no magistério do ensino superior.
08. MARIA VICTORIA ESPINEIRA GONZALEZ
Sociologia Aplicada
Mestrado em Ciências Sociais (UFBA-1991). Assistente Social pela
Universidade Católica de Salvador (1972). Curso de Direção e
Assessoramento (693ha)-Ministério da Previdência e Assistência Social.
Curso de Rebeliões e Movimentos Populares no Brasil (óOha). Curso de
Economia do Setor Público (420ha). Curso sobre Aspectos Metodológicos do
Trabalho em Comunidades. Experiência docente lecionando nas Faculdades
Salvador desde 1991 as disciplinas Sociologia Aplicada à Administração e
Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.
09. MARINYSE DAS GRAÇAS PRATES DE OLIVEIRA
Comunicação
Licenciatura Plena em Letras, habilitação Português/Francês, pela
Universidade Federal da Bahia (1976). Bacharel em Letras, pela
Universidade Federal da Bahia (1977). Participou de vários eventos na
área de Letras. Possui experiência docente.
10. MARIO DA FONSECA FERNANDES DE BARROS
História do Brasil
Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1972). Doutor em
Direito (UFBA). Professor Catedrático de Direito Comercial na UFBA.
Professor adjunto da UFBA, no Departamento de História. Advogado
Militante e Chefe de Escritório de Advocacia. Consultor Jurídico de
várias empresas sediadas em Salvador, tais como The First National City
Bani; Firma Cimento Aratu; Federação das Indústrias da Bahia; Termoligas
Metalúrgicas; Pelikam Nordeste.
11. OSMAR GONÇALVES SEPOLVEDA
Análise Econômica do Turismo
Mestrado em Administração (UFBA-1983). Bacharel en Ciências (UFBA-1962).
Curso de Especialização em Estatísticas Econômicas e Sociais e
Econometria e Desenvolvimento Econômico. Curso de Mercado de Capitais
para Professores Universitários (80ha). Possui larga experiência
profissional no cargo de Economista, Coordenador de Planejamento e
Assessoria em empresas de médio e grande porte do Estado Bahia.
Experiência docente, lecionando na Universidade Federal da Bahia desde
1967, as disciplinas Finanças Públicas e Fundamentos de Economia.
Ministrou aulas em cursos de especialização "lato sensu" e desenvolveu
programas de treinamentos (cursos e seminários) na Universidade Federal
da Bahia.
12. SÔNIA LÚCIA BAHIA FERREIRA
Psicologia Social
Bacharel em Psicologia (1972) e Curso de Formação de Psicólogo (1973),
pela Universidade Federal da Bahia. Curso de Especialização em relações
Públicas (360 ha). Participou de vários eventos na área de Psicologia.
Possui experiência docente no magistério do ensino superior, lecionando
Psicologia Social (1983) na UFBA; Psicologia Organizacional, Psicologia
Social e Estágio Supervisionado (1991/1992) na UFBA; relações Humanas na
Escola de Administração de Empresas da Bahia (desde 1981); Avaliação de
Desempenho no CETEAD (1990/1992). Aprovada em concurso público para o
cargo de Professora das cadeiras de Psicologia Industrial (1981) e
Psicologia Social (1983), da UFBA. Professora da cadeira de Avaliação de
Desempenho, do CENID para Pós-Graduação em Recursos Humanos (1988).
Experiência profissional como psicóloga do BAMEB, desde 1976.
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