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UNESCO Brasilia Office
Representação da UNESCO no Brasil
Interação: conhecimento e desenvolvimento
Jorge Werthein
Representante da UNESCO no Brasil
Brasília
2004
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Artigo publicado, em 09 de dezembro de 2004, no Observatório da Sociedade da
Informação, de responsabilidade do Setor de Comunicação e Informação da
UNESCO no Brasil.
© UNESCO, 2004
BR/2004/PI/H/20
O autor é responsável pela escolha e pela apresentação dos fatos contidos nesta publicação
e pelas opiniões aqui expressas, que não são necessariamente as da UNESCO e não
comprometem a Organização. As designações empregadas e a apresentação do material não
implicam a expressão de qualquer opinião que seja, por parte da UNESCO, no que diz respeito ao
status legal de qualquer país, território, cidade ou área, ou de suas autoridades, ou no que diz
respeito à delimitação de suas fronteiras ou de seus limites.
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Interação: Conhecimento e Desenvolvimento
Jorge Werthein
Representante da UNESCO no Brasil
A UNESCO colaborou na organização e
participou com grande satisfação no Seminário Internacional
“Saber Global 2004”, realizado de 6 a 11 de dezembro e
dedicado ao debate da questão do conhecimento e do
desenvolvimento, com foco sobre a gestão do
conhecimento, as mídias digitais e as moedas digitais.
É difícil encontrar nas áreas de educação, ciência, tecnologia e
cultura quem duvide do papel que as aplicações das tecnologias de base digital
podem desempenhar na construção e difusão do conhecimento. Os
desenvolvimentos em computação e telecomunicações, ocorridos nas últimas
décadas, criam as condições ideais para a mudança no processo de construção
e disseminação do conhecimento sonhada pelos grandes educadores.
De fato, aplicações das existentes novas mídias digitais,
particularmente as baseadas na Internet, e os futuros usos da TV interativa e de
alta definição poderão contribuir para, finalmente, incorporar na prática do
ensino/aprendizagem soluções para questões que sempre preocuparam os
educadores com é o caso do tratamento da complexidade, o estabelecimento de
relações significantes, afastamento de simplificações e reducionismo na
disseminação do conhecimento e da cultura.
As novas mídias digitais trazem também a possibilidade de
estreitar a colaboração internacional na produção de conhecimento. A
globalização traz tanto desafios quanto oportunidades, dependendo de onde se
vive, nesse mundo de grandes hiatos e divisões. A redução do hiato entre o
mundo em desenvolvimento e o mundo desenvolvido é uma missão crítica da
UNESCO e isso é particularmente estratégico quando se debate a construção
de sociedades do conhecimento.
O intercâmbio de experiências e a colaboração no processo de
conhecimento podem fortalecer todos os colaboradores, se conseguirmos uma
efetiva cooperação, isto é, trabalho conjunto sem imposições de qualquer lado e
direção. É esse intercâmbio, favorecido pelas novas mídias digitais, que pode
contribuir para elevar a capacidade de pesquisa, a capacitação para a pesquisa
e o acesso ao conhecimento. Essa é uma das constatações sobre os benefícios
da cooperação entre academia e comunidade – a “toga” e a “cidade” - , por um
lado, e entre academias de vários países, por outro, apoiada em vasta evidência
empírica divulgada no Seminário Global sobre “Sociedade do Conhecimento
versus Economia do Conhecimento: Conhecimento, Poder e Política” que a
UNESCO realizou em Paris, em dezembro do ano passado e que lançará em
língua portuguesa proximamente.
Nesse ponto, creio que todos concordarão com que não se pode
prosseguir na discussão sobre o papel das mídias digitais na construção e
disseminação do conhecimento sem tentarmos responder a questões básicas
como, por exemplo, Que tipo de conhecimento é necessário hoje? Onde esse
conhecimento é produzido? Por quem e para quem?
Evidentemente que as perguntas acima admitem respostas de
diferentes naturezas e níveis de profundidade. Acredito que, na abertura desse
evento, cabe-me apenas indicar, em resposta, que o tipo de conhecimento
necessário é aquele que conduz à descoberta de que o processo de
aprendizagem continua durante toda a vida; que o conhecimento é produzido na
interação com o mundo; que todos nós somos produtores de conhecimento e
que a finalidade do conhecimento é transformar o mundo e cada um de nós.
A simplicidade das respostas indicadas esconde o ideal – para
alguns, utópico - do conhecimento democraticamente construído e disseminado
para o bem de todos. Acreditando firmemente no sonho – condição para realizá-
lo – posso dizer que a fronteira convencional entre a "cidade" e a "toga" ou entre
estudantes e profissionais começará a desaparecer à medida que as várias
comunidades de aprendizagem estenderem o alcance de seu espaço e de seu
tempo. Novas tecnologias de base digital são cada vez mais importantes para
que isto aconteça e a gestão do conhecimento gerado nessa interação passará
a constituir o verdadeiro desafio.
Esse evento utiliza amplamente as novas tecnologias digitais disponíveis
e redes de vários parceiros para abrir espaço à participação remota de todos os
interessados. Participantes podem (até o dia 11 de dezembro, quando o evento
se encerra em Pipa, Rio Grande do Norte) utilizar conexão de voz, por meio de
ligação telefônica (preferentemente do tipo “voz sobre IP”) feita pelos
organizadores para os números telefônicos indicados pelos interessados aos
organizadores em mensagem para [email protected]
. Outra forma de participação
é a utilização de “blog” nos sítios da Cidade do Conhecimento
(www.cidade.usp.br
) e no portal do CGECon-EDU-MEC (http://www.cgecon-
educ.mec.gov.br/paginas/saberglobal), dessa vez com o registro de opiniões por
escrito, dados ou imagens. Finalmente, um meio disponível é o correio eletrônico
para o qual podem ser enviados anexos de tamanho razoável e que farão parte
de uma Biblioteca do Conhecimento.
Estou confiante em que das discussões nesses dias poderão
resultar em sugestões concretas para trazer o objetivo utópico mais perto de nós
e fazer avançar o processo de construção de uma sociedade do conhecimento
inclusiva e participativa em nosso País.
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