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Declaração Mundial sobre Educação para Todos
Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizage m
PREÃMBULO
Há mais de quarenta anos, as nações do mundo afirmaram na Declaração Universal dos
Direitos Humanos que "toda pessoa tem direito à educação". No entanto, apesar dos esforços
realizados por países do mundo inteiro para assegurar o direito à educação para todos, persistem
as seguintes realidades:
mais de 100 milhões de crianças, das quais pelo menos 60 milhões são meninas, não
têm acesso ao ensino primário:
mais de 960 milhões de adultos - dois terços dos quais mulheres - são analfabetos, e o
analfabetismo funcional e um problema significativo em todos os países industrializados ou
em desenvolvimento:
mais de um terço dos adultos do mundo não têm acesso ao conhecimento impresso, às
novas habilidades e tecnologias, que poderiam melhorar a qualidade de vida e ajudá-los
aperceber e a adpatar-se às mudanças socias e culturais: e
mais de 100 milhões de crianças e incontáveis adultos não conseguem concluir o ciclo
básico, e outros milhões, apesar de concluí-lo, não conseguem adquirir conhecimentos
e habilidades essenciais.
Ao mesmo tempo, o mundo tem que enfrentar um quadro sombrio de problemas, entre os
quais: o aumento da dívida de muitos países, a ameaça de estagnação e decadência econômicas, o
rápido aumento da população, as diferenças econômicas crescentes entre as nações e dentro
delas, a guerra, a ocupação, as lutas civis. a violência: a morte de milhões de crianças que poderia
ser evitada e a degradação generalizada do meio-ambiente. Esses problemas atropelam os
esforços envidados no sentido de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, enquanto a
falta de educação básica para significativas parcelas da população impede que a sociedade
enfrente esses problemas com vigor e determinação.
Durante a década de 80, esses problemas dificultaram os avanços da educação básica em
muitos países menos desenvolvidos. Em outros, o crescimento econômico permitiu financiar a
expansão da educação mas, mesmo assim. milhões de seres humanos continuam na pobreza,
privados de escolaridade ou analfabetos. E em alguns países industrializados, cortes nos gastos
púhlic s ao longo dos anos 80 contribuíram para a deterioração da educação.
Não obstante, o' mundo está às yesperas de um novo século carregado de esperanças e de
possibilidades. Hoje, testemunhamos um autêntico progresso rumo à distensão pacífica e de uma
maior cooperação entre as nações. Hoje, os direitos essenciais e as potencialidades das mulheres
são levados em conta. Hoje, vemos emergir, a todo momento, muitas e valiosas realizações
científicas e culturais. Hoje, o volume das informações disponível no mundo - grande parte
importante para a sobrevivência e bem-estar das pessoas - é extremamente mais amplo do que há
alguns anos, e continua crescendo num ritmo acelerado. Estes conhecimentos incluem informações
sobre como melhorar a qualidade de vida ou como aprender a aprender. Um efeito multiplicador
ocorre quando informações importantes estão vinculadas com outro grande avanço: nossa nova
capacidade em comunicar.
Essas novas forças, combinadas com a experiência acumulada de reformas, inovações,
pesquisas, e com o notável progresso em educação registrado em muitos países, fazem com que a
meta de educação básica para todos - pela primeira vez na história - seja uma meta viável.
Em conseqüência, nós, os participantes da Conferência Mundial sobre Educação para Todos,
reunidos em Jomtien, Tailândia, de 5 a 9 de março de 1990:
Relembrando que a educação é um direito fundamental de todos, mulheres e homens, de
todas as idades, no mundo inteiro;
Entendendo que a educação pode contribuir para conquistar um mundo mais seguro, mais
sadio, mais próspero e ambientalmente mais puro, que, ao mesmo tempo, favoreça o
progresso social, económico e cultural, a tolerância e a cooperação internacional;
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Sabendo que a educação, embora não seja condição suficiente, é de importância
fundamental para o progresso pessoal e social;
Reconhecendo que o conhecimento tradicional e o património cultural têm utilidade e valor
próprios, assim como a capacidade de definir e promover o desenvolvimento;
Admitindo que, em termos gerais, a educação que hoje é ministrada apresenta graves
deficiências, que se faz necessário torná-la mais relevante e melhorar sua qualidade, e que
ela deve estar universalmente disponível;
Reconhecendo que uma educação básica adequada é fundamental para fortalecer os níveis
superiores de educação e de ensino, a formação científica e tecnológica e, por conseguinte,
para alcançar um desenvolvimento autônomo; e
Reconhecendo a necessidade de proporcionar às gerações presentes e futuras uma visão.
abrangente de educação básica e um renovado comprornissoa favor dela, para enfrentar a
amplitude e a complexidade do desafio,
proclamamos a seguinte
Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Basicas de
Aprendizagem
EDUCAÇAO PARA TODOS: OBJETIVOS
ARTIGO 1 . SATISFAZER AS NECESSIDADES BÁSICAS DE APRENDIZAGEM
1. Cada pessoa - criança, jovem ou adulto - deve estar em condições de aproveitar as oportunidades
educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. Essas
necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a aprendizagem (como a
leitura e a escrita, a expressão oral, o cálculo, a solução de problemas), quanto os conteúdos
básicos da aprendizagem (como conhecimentos, habilidades, valores e atitudes), necessários para
que os seres humanos possam sobreviver, desenvolver plenamente suas potencialidades, viver e
trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de
vida, tomar decisões fundamentadas e continuar aprendendo. A amplitude das necessidades
básicas de aprendizagem e a maneira de satisfazè-Ias variam segundo cada país e cada cultura,
e, inevitavelmente, mudam com o decorrer do tempo.
2. A satisfação dessas necessidades confere aos membros de uma sociedade a possibilidade e, ao
mesmo tempo, a responsabilidade de respeitar e desenvolver a sua herança cultural, lingüística e
espiritual, de promover a educação de outros, de defender a causa da justiça social, de proteger o
meio-ambiente e de ser tolerante com os sistemas sociais, políticos e religiosos que difiram dos
seus, assegurando respeito aos valores humanistas e aos direitos humanos comumente aceitos,
bem como de trabalhar pela paz e pela solidariedade internacionais em um mundo
interdependente.
3. Outro objetivo, não menos fundamental, do desenvolvimento da educação. é o enriquecimento
dos valores culturais e morais comuns. É nesses valores que os indivíduos e a sociedade
encontram sua identidade e sua dignidade.
4. A educação básica é mais do que uma finalidade em si mesma. Ela é a base para a
aprendizagem e o desenvolvimento humano permanentes, sobre a qual os países podem
construir, sistematicamente, níveis e tipos mais adiantados de educação e capacitação.
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EDUCAÇÃO PARA TODOS: UMA VISÃO ABRANGENTE E UM COMPROMISSO RENOVADO
ARTIGO2 . EXPANDIR O ENFOQUE
1. Lutar pela satisfação das necessidades básicas de aprendizagem para todos exige mais
do que a ratificação do compromisso pela educação básica. É ncessário um enfoque
abrangente, capaz de ir além dos níveis atuais de recursos, das estruturas
institucionais; dos currículos e dos sistemas convencionais de ensino, para construir
sobre a base do que há de melhor nas práticas correntes. Existem hoje novas
possibilidades que resultam da convergência do crescimento da informação e de uma
capacidade de comunicação sem precedentes. Devemos trabalhar estas possibilidades
com criatividade e com a determinação de aumentar a sua eficácia.
2. Este enfoque abrangente, tal como exposto nos Artigos 3 a 7 desta Declaração,
compreende o seguinte:
universalizar o acesso à educação e promover a eqüidade:
concentrar a atenção na aprendizagem;
ampliar os meios e o raio de ação da educação básica;
propiciar um ambiente adequado à aprendizagem;
fortalecer alianças.
3. A concretização do enorme potencial para o progresso humano depende do acesso das
pessoas à educação e da articulação entre o crescente conjunto de conhecimentos
relevantes com os novos meios de difusão desses conhecimentos
ARTIGO 3 UNIVERSALIZAR O ACESSO À EDUCAÇÃO E PROMOVER A EQUIDADE
1. A educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens e adultos. Para
tanto, é necessário universalizá-la e melhorar sua qualidade, bem como tomar medidas efetivas
para reduzir as desigualdades.
2. Para que a educação básica se torne eqüitativa, é mister oferecer a todas as crianças, jovens e
adultos, a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem.
A prioridade mais urgente é melhorar a qualidade e garantir o acesso à educação para meninas e
mulheres, e superar todos os obstáculos que impedem sua participação ativa no processo
educativo. Os preconceitos e estereótipos de qualquer natureza devem ser eliminados da educação.
4. Um compromisso efetivo para superar as disparidades educacionais deve ser assumido. Os
grupos excluídos - os pobres: os meninos e meninas de rua ou trabalhadores; as populações das
periferias urbanas e zonas rurais os nómades e os trabalhadores migrantes; os povos indígenas; as
minorias étnicas, raciais e lingüísticas: os refugiados; os deslocados pela guerra; e os povos
submetidos a um regime de ocupação - não devem sofrer qualquer tipo de discriminação no acesso
às oportunidades educacionais.
5. As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de deficiências requerem
atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos
portadores de todo e qualquer tipo de deficiência, como parte integrante do sistema educativo.
A RTIGO 4 CONCENTRAR A ATENÇÃO NA APRENDIZAGEM
1. A tradução das oportunidades ampliadas de educação em desenvolvimento efetivo - para o
indivíduo ou para a sociedade - dependerá, em última instância, de, em razão dessas mesmas
oportunidades, as pessoas aprenderem de fato, ou seja, apreenderem conhecimentos úteis,
habilidades de raciocínio, aptidões e valores. Em conseqüência, a educação básica deve estar
centrada na aquisição e nos resultados efetivos da aprendizagem, e não mais exclusivamente na
matrícula. freqüência aos programas estabelecidos e preenchimento dos requisitos para a
obtenção do diploma. Abordagens ativas e participativas são particularmente valiosas no que diz
respeito a garantir a aprendizagem e possibilitar aos educandos esgotar plenamente suas
potencialidades. Daí a necessidade de definir, nos programas educacionais, os níveis desejáveis
de aquisição de conhecimentos e implementar sistemas de avaliação de desempenho.
ARTIGO 5 AMPLIAR OS MEIOS DE E O RAIO DE AÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A diversidade, a complexidade e o caráter mutável das necessidades básicas de
aprendizagem das crianças, jovens e adultos, exigem que se amplie e se redefina
continuamente o alcance da educação básica, para que nela se incluam os seguintes
elementos:
A aprendizagem começa com o nascimento. Isto implica cuidados básicos e educão
inicial na infância, proporcionados seja através de estratégias que envolvam as famílias
e comunidades ou programas institucionais, como for mais apropriado.
O principal sistema de promoção da educação básica fora da esfera familiaré a escola
fundamental. A educação fundamental deve ser universal, garantir a satisfação das
necessidades básicas de aprendizagem de todas as crianças, e levar em consideração a
cultura, as necessidades e as possibilidades da comunidade. Programas
complementares alternativos podem ajudar a satisfazer as necessidades de
aprendizagem das crianças cujo acesso à escolaridade formal é limitado ou inexistente,
desde que observem os mesmos padrões de aprendizagem adotados na escola e
disponham de apoio adequado.
As necessidades básicas de aprendizagem de jovens e adultos são diversas, e devem
ser atendidas mediante uma variedade de sistemas. Os programas de alfabetização são
indispensáveis, dado que saber ler e escrever constitui-se uma capacidade necessária
em si mesma, sendo ainda o fundamento de outras habilidades vitais. A alfabetização na
língua materna fortalece a identidade e a herança cultural. Outras necessidades podem
ser satisfeitas mediante a capacitação técnica, a aprendizagem de ofícios e os
programas de educação formal e não formal em matérias como'saúde, nutrição,
população, técnicas agrícolas, meio-ambiente, ciência, tecnologia, vida familiar -
incluindo-se aí a questão da natalidade - e outros problemas sociais.
Todos os instrumentos disponíveis e os canais de informação, comunicação e ação
social podem contribuir na transmissão de conhecimentos essenciais, bem como na
informação e educação dos indivíduos quanto a questões sociais. Além dos
intrumentos tradicionais, as bibliotecas, a televisão, o rádio e outros meios de
comunicação de massa podem ser mobilizados em todo o seu potencial, a fim de
satisfazer as necessidades de educação básica para todos.
Estes componentes devem constituir um sistema integrado - complementar, interativo e de
padrões comparáveis - e deve contribuir para criar e desenvolver possibilidades de aprendizagem
por toda a vida.
ARTIGO 6 PROPICIAR UM AMBIENTE ADEQUADO À APRENDIZAGEM
A aprendizagem não ocorre em situação de isolamento. Portanto, as sociedades devem
garantir a todos os educandos assistência em nutrição, cuidados médicos e o apoio físico e
emocional essencial para que participem ativamente de sua própria educação e dela se beneficiem.
Os conhecimentos e as habilidades necessários à ampliação das condições de aprendizagem
das crianças devem estar integrados aos programas de educação comunitária para adultos. A
educação das crianças e a de seus pais ou responsáveis respaldam-se mutuamente, e esta
interação deve ser usada para criar, em benefício de todos, um ambiente de aprendizagem onde
haja calor humano e vibração.
ARTIGO 7 FORTALECER AS ALIANÇAS
As autoridades responsáveis pela educação aos níveis nacional, estadual e municipal têm a
obrigação prioritária. de proporcionar educação básica para todos. Não se pode, todavia,
esperar que elas supram a totalidade dos requisitos humanos, financeiros e organizacionais
necessários a esta tarefa. Novas e crescentes articulações e alianças serão necessárias em
todos os níveis: entre todos os subsetores e formas de educação, reconhecendo o papel especial
dos professores, dos administradores e do pessoal que trabalha em educação; entre os órgãos
educacionais e demais órgãos de governo, incluindo os de planejamento, finanças, trabalho,
comunicações, e outros setores sociais; entre as organizações governamentais e não-
governamentais, com o setor privado, com as comunidades locais, com os grupos religiosos, com
as famílias. É particularmente importante reconhecer o papel vital dos educadores e das famílias.
Neste contexto, as condições de trabalho e a situação social do pessoal docente, elementos
decisivos no sentido de se implementar a educação para todos, devem ser urgentemente
melhoradas em todos os países signatários da Recomendação Relativa à Situação do Pessoal
Docente OIT/UNESCO (1966). Alianças efetivas contribuem significativamente para o
planejamento, implementação, administração e avaliação dos programas de educação básica.
Quando nos referimos a "um enfoque abrangente e a um compromisso renovado", incluímos as
alianças como parte fundamental.
EDUCAÇÃO PARA TODOS: OS REQUISITOS
ARTIGO 8 DESENVOLVER UMA POLÍTICA CONTEXTUALIZADA DE APOIO
1. Políticas de apoio nos setores social, cultural e econômico são necessárias à concretização da
plena provisão e utilização da educação básica para a promoção individual e social. A educação
básica para todos depende de um compromisso político e de uma vontade política, respaldados
por medidas fiscais adequadas e ratificados por reformas na política educacional e pelo
fortalecimento institucional. Uma política adequada em matéria de economia, comércio,
trabalho, emprego e saúde incentiva o educando e contribui para o desenvolvimento da
sociedade.
2. A sociedade deve garantir também um sólido ambiente intelectual e científico à educação
básica, o que implica a melhoria do ensino superior e o desenvolvimento da pesquisa científica.
Deve ser possível estabelecer, em cada nível da educação, um contato estreito com o
conhecimento tecnológico e científico contemporâneo.
ARTIGO 9 MOBILIZAR OS RECURSOS
1. Para que as necessidades básicas de aprendizagem para todos sejam satisfeitas mediante
ações de alcance muito mais amplo, será essencial mobilizar atuais e novos recursos financeiros
e humanos, públicos, privados ou voluntários. Todos os membros da sociedade têm uma
contribuição a dar, lembrando sempre que o tempo, a energia e os recursos dirigidos à
educação básica constituem, certamente, o investimento mais importante que se pode fazer no
povo e no futuro de um país.
2. Um apoio mais amplo por parte do setor público significa atrair recursos de todos os órgãos
governamentais responsáveis pelo desenvolvimento humano, mediante o aumento em valores
absolutos e relativos, das dotações orçamentárias aos serviços de educação básica. Significa,
também, reconhecer a existência de demandas concorrentes que pesam sobre os recursos
nacionais, e que, embora a educação seja um setor importante, não é o único. Cuidar para que haja
uma melhor utilização dos recursos e programas disponíveis para a educação resultará em um
maior rendimento, e poderá ainda atrair novos recursos. A urgente tarefa de satisfazer as
necessidades básicas de aprendizagem poderá vir a exigir unia realocação dos recursos entre
setores. como por exemplo, uma transferência de fundos dos gastos militares para a educação.
Acima de tudo, é necessário uma proteção especial para a educação básica nos países em
processo de ajustes estruturais e que carregam o pesado fardo da dívida externa. Agora, mais do
que nunca, a educação deve ser considerada uma dimensão fundamental de todo projeto social,
cultural e econômico.
ARTIGO 10 FORTALECER A SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL
1. Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem constitui-se uma responsabilidade
comum e universal a todos os povos, e implica solidariedade internacional e relações
económicas honestas e eqüitativas, a fim de corrigir as atuais disparidades económicas. Todas
as nações têm valiosos conhecimentos e experiências a compartilhar, com vistas à elaboração
de políticas e programas educacionais eficazes.
2. Será necessário um aumento substancial, a longo prazo, dos recursos destinados à educação
básica. A comunidade mundial, incluindo os organismos e instituições intergovernamentais, têm
a responsabilidade urgente de atenuar as limitações que impedem algumas nações de alcançar
a meta da educação para todos. Este esforço implicará, necessariamente, a adoção de medidas
que aumentem os orçamentos nacionais dos países mais pobres, ou ajudem a aliviar o fardo das
pesadas dívidas que os afligem. Credores e devedores devem procurar fórmulas inovadoras e
eqüitativas para reduzir este fardo, uma vez que a capacidade de muitos países em
desenvolvimento de responder efetivamente à educação e a outras necessidades básicas será
extremamente ampliada ao se resolver o problema da dívida.
3. As necessidades básicas de aprendizagem dos adultos e das crianças devem ser atendidas
onde quer que existam. Os países menos desenvolvidos e com baixa renda apresentam
necessidades especiais que exigirão atenção prioritária no quadro da cooperação internacional
à educação básica, nos anos 90.
4. Todas as nações devem agir conjuntamente para resolver conflitos e disputas, pôr fim às
ocupações militares e assentar populações deslocadas ou facilitar seu retorno a seus pses de
origem, bem como garantir o atendimento de suas necessidades básicas de aprendizagem. Só
um ambiente estável e pacífico pode criar condições para que todos os seres humanos, crianças
e adultos, venham a beneficiar-se das propostas desta declaração.
Nós, os participantes da Conferência Mundial sobre Educação para Todos, reafirmamos o
direito de todos à educação. Este é o fundamento de nossa determinão individual e coletiva -
assegurar educação para todos.
Compromete mo-nos em cooperar, no âmbito da nossa esfera de responsabilidades, tomando
todas as medidas necessárias à consecução dos objetivos de educação para todos. Juntos
apelamos aos governos, às organizações interessadas e aos indivíduos, para que se somem a
este urgente empreendimento.
As necessidades básicas de aprendizagem para todos podem e devem ser satisfeitas. Não há
modo mais significativo do que este para iniciar o Ano Internacional da Alfabetização e avançar
rumo às metas da Década das Nações Unidas para os Portadores de Deficiências (1983-1992),
Década Internacional para o Desenvolvimento Cultural (1988-1997), Quarta Década das Nações
Unidas para o Desenvolvimento (1991-2000), Convenção sobre a Eliminação de Todas as
Formas de Discriminação contra a Mulher e Estratégias para o Desenvolvimento da Mulher, e
da Convenção sobre os Direitos da Criança. Nunca antes uma época foi tão propícia à realização
do nosso compromisso em proporcionar oportunidades básicas de aprendizagem a todos os
povos do mundo.
Adotamos, portanto, esta Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das
Necessidades Básicas de Aprendizagem, e aprovamos o Plano. de Ação para Satisfazer as
Necessidades Básicas de Aprendizagem. com a finalidade de atingir os objetivos estabelecidos
nesta Declaração.
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