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Coleção Qualificação social e profissional • Construindo diálogos sociais • Vol. 1
sindical e a educação profissional, independentemen-
te dos seus mentores (Estado, empresários, sindicatos,
etc.).
d) como possibilidade a ser organizada em torno:
• da combinação da educação com a produção material,
adotando o trabalho como princípio educativo, que
permitiria não só a transmissão de uma nova ética,
mas, sobretudo, enfatizando o objetivo implícito da eli
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minação da separação histórica entre trabalho manual
e intelectual;
• de uma organização escolar pública, gratuita, compul
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sória e unitária, que reunisse, de fato, os saberes geral,
técnico e cultural, abolindo os monopólios culturais e
do conhecimento existentes na sociedade;
• do desenvolvimento integral da personalidade, imagi
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nado como a possibilidade do indivíduo, tornado su
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jeito, ter condições de participar em todas esferas da
vida social (por exemplo, a cultural, a de consumo, a
participação da vida social, a interação com outros se
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res humanos, a autocriação, etc.);
• de uma transformação da separação entre escola e co
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munidade e da competição verificada internamente na
escola, em relações mutuamente enriquecedoras e coo
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perativas, inclusive entre educador e educando.
e) que tais possibilidades, descritas acima, podem ser obser
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vadas na prática educativa desenvolvida por setores opri
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midos da população na América Latina, na perspectiva de
sua emancipação cultural e política, constituindo o que
chamamos de educação popular. Esta compreenderia,
principalmente, as práticas educativas não-formais, de ca
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ráter autônomo, realizadas sob o controle ou influência de
organizações populares, que definem os objetivos, públi
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co, conteúdos e métodos a serem adotados (Cf. Brandão,
1980; Guerrieri, 1994). Desse modo, podemos considerar