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atualmente convivem com valores socioeducativos bastante diferentes daqueles mais
conservadores que também que consomem os produtos midiáticos.
Recriando um conceito a partir do mestre Karl Marx, porém em um tom mais
contemporâneo, J. B. Thompson (2008, p. 161) afirma que a “tradição se desritualizou”.
Explica-nos ainda o autor que “as tradições foram transformadas à medida que seu
conteúdo simbólico foi sendo assumido pelos novos meios de comunicação”. É desta
desritualização que empresas e produtos parecem querer fazer uso ao comercializarem
seus produtos, transformando os meios de comunicação em uma espécie de guia daquilo
que seria prática social corrente e, claro, criando assim novas demandas.
Em novembro de 2009, o CONAR votou a favor de uma alteração no horário de
veiculação do comercial em questão, que passou a ser restrito à programação adulta.
Antes do julgamento, porém, a fabricante cedeu aos apelos das reclamações e retirou
seu filme do ar, espontaneamente. Entretanto, a criatividade e o senso de oportunidade
da agência e do anunciante produziram o “comercial do comercial”. A partir do filme
original, gerou-se um novo filme chamado “Avó democrática”, exclusivo para a
internet, que comenta a polêmica. A mesma atriz que encarnou a avó aparece com um
notebook no colo, explicando a decisão do anunciante
58
. O filme agora se refere
principalmente à parte da audiência que aprovou a campanha, uma vez que nele, a avó
explica que ouve algumas pessoas que gostaram e outras que reclamaram e, anuncia que
para os que reclamaram, o filme foi tirado do ar, entretanto, para aqueles que gostaram e
que desejavam vê-lo novamente, o texto informava que o comercial original havia sido
colocado à disposição no site de Havaianas.
De um modo criativo, a Alpargatas optou por não incomodar eventuais
telespectadores que o acharam inadequado, malicioso, e contrário aos valores
socioeducativos, porém sem desfavorecer aqueles que parecem ter aceitado as
transformações e as desritualizações mencionadas por Thompson e, que haviam
portanto entendido a mensagem apenas como uma criação de bom humor, conforme, em
princípio, imaginado pela agência de propaganda Almap/BBDO
59
.
58
Texto do comercial: "Algumas pessoas reclamaram da propaganda das novas Havaianas Fit. Em
respeito a elas, Havaianas decidiu tirar o comercial da TV. Por outro lado, algumas pessoas adoraram a
propaganda. Em respeito a elas, Havaianas decidiu manter o comercial na internet. Democrático, né?! Se
você quiser assistir o comercial, entre no site. Viu como eu sou moderninha?!".
http://www.youtube.com/watch?v=wLFg37l8uyk&feature=related acesso em 18/01/2011.
59
O filme original ainda pode ser visto no site oficial de Havaianas http://br.havaianas.com/pt-BR/about-
havaianas/campaigns/ - acesso em janeiro de 2011.