serão o lócus para identificação de necessidades, de construção de estratégias
e de políticas no campo da formação e do desenvolvimento dos profissionais
de saúde, sempre na perspectiva de ampliação da qualidade da gestão, da
atenção integral e do controle social no Sistema. Serão dispositivos do Sistema
Único de Saúde para a mudança nas práticas de saúde e mudança nas
práticas de formação em saúde.
São atores fundamentais dessa articulação os gestores municipais, as
universidades (em suas áreas clínicas básicas e da saúde coletiva), as escolas
técnicas, os centros formadores, as escolas de saúde pública, os núcleos de
saúde coletiva, os hospitais universitários, os gestores estaduais do SUS e os
Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, bem como movimentos sociais
orientados pelas políticas de saúde.
A atenção básica cumpre papel estratégico na dinâmica de
funcionamento do SUS e no estabelecimento de relações contínuas com a
população. Em todas as suas modalidades de operação, deve buscar a
atenção integral e de qualidade, a resolutividade e o fortalecimento da
autonomia no cuidado à saúde, estabelecendo articulação orgânica com o
conjunto da rede de serviços. A educação permanente é a proposta apropriada
para trabalhar a construção desse modo de operar o sistema, pois permite
articular gestão e formação no enfrentamento dos problemas concretos de
cada equipe de saúde em seu território de atuação.
Os Pólos, então, trabalharão com a perspectiva de construir nos
espaços locais a capacidade de desenvolver a educação permanente das
equipes de saúde. Prioritariamente, serão atendidas as equipes que atuam na
atenção básica, buscando estabelecer a articulação e o diálogo entre atores e
saberes da clínica, saberes da saúde, da saúde coletiva e da gestão. Deverão
trabalhar os elementos que conferem à “integralidade do atendimento de
saúde” (diretriz constitucional) forte capacidade de impacto sobre a atenção à
saúde, e que são essenciais para a superação de limites da formação e das
práticas tradicionais de saúde: vínculo, responsabilização, integralidade da
atenção, clínica ampliada, conhecimento sobre a realidade, trabalho em equipe
multiprofissional e trabalho intersetorial.