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dá, nem nunca se deu no Brasil, a educação que uma elite pode e
deve receber. A maior parte dele, entre nós, é recrutada em todas as
carreiras, sem qualquer preparação profissional, como os professo-
res do ensino secundário e os do ensino superior (engenharia, medi-
cina, direito, etc.), entre os profissionais dessas carreiras, que recebe-
ram, uns e outros, do secundário, sua educação geral. O magistério
primário, preparado em escolas especiais (escolas normais), de cará-
ter mais propedêutico, e, às vezes misto, com seus cursos gerais e de
especialização profissional, não recebe, em geral, nesses estabeleci-
mentos, de nível secundário, nem uma sólida preparação pedagógi-
ca, nem a educação geral em que ela deve basear-se. A preparação
dos professores, como se vê, é tratada entre nós, de maneira dife-
rente, quando não é inteiramente descuidada, como se a função edu-
cacional, de todas as funções públicas a mais importante, fosse a
única para cujo exercício não houvesse necessidade de qualquer pre-
paração profissional. Todos os professores, de todos os graus, cuja
preparação geral se adquirirá nos estabelecimentos de ensino secun-
dário, devem, no entanto, formar seu espírito pedagógico, conjunta-
mente, nos cursos universitários, em faculdades ou escolas normais,
elevadas ao nível superior e incorporadas às universidades. A tradi-
ção das hierarquias docentes, baseadas na diferenciação dos graus
de ensino, e que a linguagem fixou em denominações diferentes
(mestre, professor e catedrático), é inteiramente contrária ao princí-
pio da unidade da função educacional, que, aplicad às funções do-
centes, importa na incorporação dos estudos do magistério às uni-
versidades, e, portanto, na libertação espiritual e econômica do pro-
fessor, mediante uma formação e remuneração equivalentes que lhe
permitam manter, com a eficiência no trabalho, a dignidade e o
prestígio indispensáveis aos educadores.
A formação universitária doe professores não é somente uma
necessidade da função educativa, mas o único meio de, elevando-
lhes em verticalidade a cultura, e abrindo-lhes a vida sobre todos
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