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Maria José Lopes da Silva
Sugestões de conteúdos e atividades
Jogos plásticos, levando os alunos a combinar de várias maneiras os objetos
que lhes estão mais próximos: cadernos, livros, lápis, caixas, latas, jornais,
revistas, etc., favorecendo, assim, as condições para que os mesmos vivenciem
experiências, sem necessitar de materiais sofisticados; desenhos livres, dando
oportunidade aos alunos de se expressarem oralmente sobre eles; criação
livre com vários materiais como madeiras, folhas secas, capim, pedras, areia,
água, barro, etc.; representação dos elementos da natureza segundo a visão
do aluno, sem esquemas pré-estabelecidos; desenho do seu auto-retrato;
desenho do retrato dos colegas, familiares, etc.; massa de modelar; sucata;
informar sobre a origem africana de máscaras, esculturas, objetos, miçangas,
colares e outros adornos, etc.; a origem africana da arquitetura egípcia (as
pirâmides); a habitação africana; o papel da pintura corporal e da tatuagem
na África; informações sobre a arte sacra realizada por artistas afro-brasileiros
como: Francisco Chagas (Igreja do Carmo, séc. XVIII), “Aleijadinho” (várias
cidades de Minas Gerais), Sebastião Januário (Dores de Guanhães, Minas),
etc; narrativa da história pessoal do aluno; dramatizações; criação a partir
da reta, deixando o lápis bailar à vontade no papel; trabalhar com vários
instrumentos de percussão, levando os alunos a fazer várias construções
plásticas com seus corpos; levar os alunos a conhecer a arte africana:
origem, modelos tradicionais; oficinas de modelagem, colagem, pintura de
tecidos, pintura corporal, etc.; oficinas de gravura, escultura, histórias em
quadrinhos; música e dramatizações rituais e lúdicas; trazer fotos, objetos,
vídeos, slides, etc., representando antepassados africanos para que os alunos
os recriem, construindo ornamentos, objetos utilitários; pesquisar como os
negros aparecem retratados na publicidade, no cinema, nas publicações, na
televisão, etc.; organização de mostras e exposições no espaço escolar; visitas
orientadas a museus, ateliês, galerias, exposições, mostras de vídeos; idas
ao cinema; produção de vídeos; aproveitamento da informática: desenho
industrial, desenho animado; fala, escrita e outros registros sobre as questões
trabalhadas na apreciação das imagens; etc.