Durante a existência do projeto, várias atividades foram desenvolvidas,
entre elas:
a) Curso de Treinamento para Supervisores através do Rádio -
realizado no período de 25 de setembro a 3 de novembro de 1972, com o objetivo de
qualificar pessoal técnico para atuar na área de supervisão do projeto. O curso foi
inteiramente produzido e avaliado pela equipe do projeto Sumaúma, sob a supervisão do
técnico britânico Brian Welsh, tendo como material de apoio as teleaulas e apostilas e,
como recepção, os tipos isolada/controlada
1
. Do curso participaram 22 professores, dos
quais apenas 16 foram aproveitados.
b) Treinamento de produtores para rádio educativo - realizado em
1972, com duração de quatro meses, sob a supervisão de Brian Welsh. Tinha como
objetivo capacitar pessoal em produção e elaboração de programas educativos.
Participaram 7 professores, dos quais 3 foram aproveitados.
c) Curso Primário Dinâmico (1
a
Fase) - realizado no período de
janeiro a novembro de 1973, através das ondas curtas da rádio Rio Mar e tinha como
objetivo capacitar professores leigos e grupo comunitário a nível das quatro primeiras
séries do 1
o
Grau (corresponde hoje as primeiras séries do Ensino Fundamental). Nele
foram atendidos 28 municípios. As aulas radiofônicas utilizadas foram de autoria do
Projeto Minerva
2
e complementadas pela equipe de Produção do Projeto Sumaúma. O
1
"a recepção é uma atividade de natureza sócio-pedagógica complementar e integrada, planejada e
avaliada (...) É na recepção que se concretiza a mediação pedagógica, a entrega da mensagem ao
destinatário e se desenvolve a aprendizagem, que se conclui e recomeça com a resposta ou reação do
destinatário ao estímulo contido nos materiais e outros recursos ou meios tecnológicos(...) .Na recepção
isolada o aluno inscreve-se no Programa do curso, recebe a mensagem (radiofônica, televisiva, imprensa,
televisiva, computadorizada). Estuda sozinho. Submete-se à avaliação fora do processo (...). A recepção
controlada permite acompanhamento, controle e a avaliação da clientela que, necessariamente não
precisa estar reunida em um mesmo local. Periodicamente uma equipe ou monitor reune-se com os
alunos, individualmente ou em grupo, para tirar dúvidas, resolver problemas, prestar orientação ou, então
esta relação ocorre através da tutoria à distância, feita de modo geral pelas pessoas que elaboraram o
material de apoio utilizando para isto o correio, o telefone, o fax ....A avaliação é contínua e realizada no
processo". (SARAIVA: 1995:32).
2
programa via rádio supletivo 2° Grau, objetivando a escolarização neste nível de ensino à população
adulta da cidade de Manaus - resolução N° 073/79 - CEE.