Tecnológica, incremento na ação nº. 2994 – Assistência ao Educando da
Educação Profissional – prevista no Programa nº. 1062 – Desenvolvimento da
Educação Profissional e Tecnológica – no Plano Plurianual (PPA 2008-2011).
Não estão computados nesses recursos os valores referentes a investimentos
em infra-estrutura (obras e equipamentos), objeto de financiamento a ser
contemplado em instrumento específico no projeto de expansão e
modernização das redes públicas de educação profissional e tecnológica. Esse
orçamento também não prevê os valores necessários à manutenção do quadro
de pessoal e contratação de professores. Do volume total de recursos
destinados ao PROEJA, R$360 milhões devem ser destinados à capacitação
de docentes, gestores e técnicos administrativos e R$164 milhões à concessão
de benefícios a alunos PROEJA das instituições da Rede Federal.
Ressalta-se que a ação nº. 2994 tem como finalidade, conforme sua descrição
no PPA, suprir as necessidades básicas do educando, por meio do
“fornecimento de alimentação, atendimento médico-odontológico, alojamento e
transporte, dentre outras iniciativas típicas de assistência social ao educando,
cuja concessão seja pertinente sob o aspecto legal e contribua para o bom
desempenho do aluno na escola”. Esse investimento em assistência estudantil
é exclusivo para as instituições federais por estarem vinculadas ao MEC e,
portanto, mantidas com recursos da União. Para as demais instituições
públicas que estão ofertando ou venham a ofertar cursos PROEJA, a
vinculação de recursos a serem gastos com manutenção, o que inclui a
assistência ao educando, deverá ser contabilizada a partir dos percentuais
estabelecidos pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.
No entanto, é importante observar que, no tocante à educação profissional no
FUNDEB, podem ser beneficiários dos recursos desse Fundo os alunos
regularmente matriculados no ensino médio integrado à educação profissional
e na educação de jovens e adultos integrada à educação profissional técnica
de nível médio, com avaliação no processo. Para a distribuição dos recursos, a
cada modalidade ou etapa é atribuído um fator de ponderação que visa refletir
as diferenças de custo de manutenção do estudante, considerando padrões