27 - FRENTE - 11:59:10 05/04/2007 -
CADERNOS TEMÁTICOS Nº 14 FEV. 2007
53
Artigos
O trabalho tem por objetivo compreender as inter-relações da
educação ambiental (EA) nas práticas pedagógicas integradoras.
Quanto à abordagem, escolheu-se a pesquisa qualitativa, por inter-
pretar fenômenos subjetivamente e ter no processo e seu significa-
do os mais importantes pontos de abordagem. Optou-se por uma
pesquisa participante, a qual tem a finalidade de intervir em uma
situação insatisfatória, mudar condições percebidas como transfor-
máveis, onde pesquisador e pesquisados assumem, voluntariamen-
te, uma posição reativa.
A abordagem qualitativa parte do fundamento de que há uma relação di-
nâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre
o sujeito e o objeto, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e
a subjetividade do sujeito. O conhecimento não se reduz a um rol de da-
dos isolados, conectados por uma teoria explicativa; o sujeito-observador é
parte integrante do processo de conhecimento e interpreta os fenômenos,
atribuindo-lhes um significado. O objeto não é um dado inerte e neutro;
está possuído de significados e relações que sujeitos concretos criam em
suas ações (CHIZZOTTI, 1995: 79).
Com relação às concepções filosóficas, escolheu-se uma aborda-
gem fenomenológica, por se propor a investigar as atividades prá-
ticas e triviais dos atores sociais e compreender o sentido que os
atores atribuem aos fatos e acontecimentos da vida diária.
A fenomenologia considera que a imersão no cotidiano e a familiaridade com
as coisas tangíveis velam os fenômenos. É necessário ir além das manifestações
imediatas para captá-las e desvelar o sentido oculto das impressões imediatas.
O sujeito precisa ultrapassar as aparências para alcançar a essência dos fenôme-
nos (CHIZZOTTI, 1995: 80).
Quanto aos procedimentos metodológicos, partiu-se de um
diagnóstico ambiental do bairro da Várzea, Recife/PE, realizado
junto com os alunos
1
do Curso Superior de Tecnologia em Sis-
tema de Gestão Ambiental do Cefet/PE, no decorrer da discipli-
na Estratégias de Educação Ambiental, no 2º semestre letivo de
2005. Salienta-se que esta disciplina está localizada no Módulo II,
sob o título “Educação Ambiental”, o qual tem como competên-
cia profissional: elaborar, implantar e implementar Programas de
Educação Ambiental.
O projeto desenvolvido pela disciplina Estratégias de Educa-
ção Ambiental teve como objetivo geral: diagnosticar os proble-
mas socioambientais do bairro da Várzea, na cidade do Recife,
e identificar as potencialidades de ação da comunidade. Des-
taca-se que o bairro da Várzea é um Sítio Histórico que abriga
monumentos do patrimônio cultural e ambiental de Pernambu-
co, localizando-se às margens do rio Capibaribe, e faz parte da
unidade de vizinhança do Cefet/PE.
Especificamente, pretendeu-se: levantar os dados históricos e o
patrimônio cultural do bairro da Várzea; levantar se existem áreas
de preservação ambiental; identificar as escolas públicas e privadas,
as organizações comunitárias, religiosas e governamentais que atu-
am na área e verificar se elas desenvolvem programas de EA com a
comunidade; identificar se a comunidade já participa de programas
de EA; verificar o interesse da comunidade em participar de progra-
mas de EA; analisar a percepção ambiental da comunidade.
Edilene Guimarães é mestre em
Educação pela Universidade de
Pernambuco (UFPE). Professora do
Curso Superior de Tecnologia em
Sistema de Gestão Ambiental do
Cefet/PE nas disciplinas de Núcleos
de Pesquisa: Ecologia e Gestão
Socioambiental de Ecossistemas
NE; Movimentos Sociais e Educação
Ambiental; e de Educação
Profissional do Cefet/CE.
Marcos Valença é mestre em
Educação pela Universidade de
Pernambuco (UFPE). Professor do
Curso Superior de Tecnologia em
Sistema de Gestão Ambiental do
Cefet/PE nas disciplinas de Núcleos
de Pesquisa: Ecologia e Gestão
Socioambiental de Ecossistemas
Nordestinos e Movimentos Sociais e
Educação Ambiental.
1. Alunos do Módulo II – Educação
Ambiental: Annara Marinho, Bruno
Augusto Aguiar, Davi Emmanuel
Lippel, Dayanne Rouseide, Elielton
Albuquerque, Fabiano Oliveira,
Fabrícia Moura, Gabriel M. da
Silva, Gabriela Figueiredo, Gabriela
Valones, Geisiane Mª Gomes, Gleidson
Moura, Gustavo Amorim, Hannah
Stella Amaral, Jaqueline Maria
Augusta, Klaus Maciel, Leandro
Barros, Leonardo de Albuquerque,
Lídia de Freitas, Lívia Lima, Marcela
Clementino, Maria Izabella da Silva,
Mayana Bandeira, Mércia Micheline,
Nathalia Amanda Santos, Poliana
Barbosa, Rafaella Cavalcanti, Rebeka
Ximenes, Sérgio Ricardo J. Soares,
Simone Mendonça, Thayse Natália
Batista, Viviam Patrícia da Fé,
Zhandor Lehandro.