9
A escola é um ambiente privilegiado
de aprendizagem. Nela, o currículo,
a formação dos professores,
a administração do tempo,
do espaço, o material didático, estão
planejados para ajudar a constituir
um ambiente de aprendizagem.
A ousadia de planejar o mundo
O
que é um ambiente? O que seria criar um ambiente inovador em Educação? Pensar na criação
de ambientes é pensar em criar um mundo inteiro de possibilidades.
Desenvolver ambientes sempre novos é próprio da natureza humana. Está em nosso modo de
ser. Os ambientes são concepções de espaço e convivência. Facilitam ou dificultam certos tipos de
relações das pessoas com os lugares e, principalmente, das pessoas entre si e consigo mesmas.
Pense, por exemplo, na arquitetura de uma igreja, nas cores quando a luz entra pelos vitrais
multicoloridos, na altura da abóbada e no efeito sonoro da voz em seu interior. Lembre-se dos sons e
das imagens... Esse é o ambiente de uma igreja. Freqüentemente, proporci-
ona experiências pessoais e coletivas de proximidade com o divino, com o
mistério, com o sacro.
Agora, pense em uma sala de cinema: a escuridão, as dimensões da tela
refletindo imagens enormes e brilhantes, os efeitos sonoros que fazem vi-
brar as cadeiras... Nesse ambiente, mergulhamos em histórias de outras vi-
das, de outros povos, de outros tempos, de outros lugares. No cinema, per-
manecemos por duas ou mais horas num envolvimento total que nos faz rir,
chorar, zangar, sentir medo... Renova ou recria nossa visão do mundo.
A Educação de cada povo também faz isso. Cria ambientes para que seus
valores e suas competências passem de geração em geração.
Mas os “povos” não são homogêneos. Há grupos, subgrupos, classes, cas-
tas, e cada um cria seus ambientes de aprendizagem ou os tem impostos pelos
grupos que dominam a sociedade. No Brasil, a imprensa só chegou em 1808,
com a vinda da família real. E os livros, por muito tempo, só podiam ser
impressos nas gráficas oficiais: os brasileiros não podiam escolher o que iri-
am, ou não, imprimir e ler.
Os livros são um “microambiente” de aprendizagem, no qual soltamos nossa imaginação, cria-
mos cenários, ouvimos sons, desenhamos os rostos dos personagens, sentimos pavor ou desânimo com
as derrotas do heróis, alegramo-nos com suas vitórias.
Nesse sentido, os livros são ambientes criados por autores, editores, projetistas gráficos, desenhistas
e até pelas pessoas que nos recomendam sua leitura. Mas o grande ambiente, claro, é criado pelo leitor.
E A ESCOLA COM ISSO?
A escola é um ambiente privilegiado de aprendizagem. Nela, o currículo, a formação dos professo-
res, a administração do tempo, do espaço, o material didático, estão planejados para ajudar a consti-
tuir um ambiente de aprendizagem. Ela é muito eficaz para o fim a que se propõe. Bilhões de seres
humanos passaram por suas salas, por sua estrutura e pelas práticas de seus mestres. Formaram-se
cidadãos. Melhores uns, piores outros, mas a verdade é que sua prática mudou o rumo da sociedade.
Humanizou os jovens que por ela passaram.