FASCÍCULO 3
grande importância de organizar programas educacionais que levem em conta
não apenas as limitações da criança, mas suas possibilidades e considerem
os interesses e perspectivas próprias de sua faixa etária.
Para os bebês considerados de alto risco ou que apresentem deficiênci-
as já identificadas, os programas devem considerar as suas necessidades
individuais, uma vez que diferem entre si quanto às limitações e capacidades
potenciais.
As etiologias, quando identificadas, servem, também, como referência
para a definição dos programas de estimulação, embora não devam ser en-
caradas como rigorosamente prognósticas. É muito difícil afirmar que pos-
sibilidades ou dificuldades futuras um bebê terá, considerando que a sua
pouca idade pode confundir as mais sofisticadas previsões.
Você, professor, já deve ter visto quantas vezes profissionais das
áreas de educação e saúde afirmaram que uma criança não iria andar, falar
ou ler quando crescesse, e a criança, desafiando todas as perspectivas, de-
senvolveu essas habilidades, muitas vezes guiada pelo esforço persistente e
pelo encorajamento de seus familiares.
Um aspecto que precisa ser considerado é que a criança com deficiên-
cia, como as demais, precisa de jogos e brinquedos, de explorar o ambiente
com toda a sua riqueza de estímulos, de ter desafiada a sua curiosidade, seu
interesse e vontade de compartilhar, com as demais crianças e com os adul-
tos.
Deve-se cuidar para que as terapias e diversos programas de atendi-
mento não lhe subtraiam as oportunidades de brincar e ser criança.
Crianças gostam de festas, presentes e passeios, precisam de movimen-
to, ação e de incentivo para o seu crescimento e desenvolvimento har-
monioso. Palavras, músicas, recreação, aplausos, sorrisos, brinquedos,
etc. são mediadores importantes para a sua evolução humana. Assim acon-
tece para todas as crianças, independentemente de serem portadoras ou não
de deficiência.
Crianças com deficiência precisam ser vistas como seres e de ne-
cessidades, como todos os demais e, à medida que forem alcançando
progressos no seu desenvolvimento e aprendizagem, mais passos da-