Download PDF
ads:
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
MEC/SESG/SETC
Programas-Referência
Estudos Sociais
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE
Rio de Janeiro
1987
ads:
©1987
Direitos autorais exclusivos do
Ministério da Educação
Impresso no Brasil
Depósito legal na Biblioteca Nacional, conforme Decreto n. 1.825, de 20 de dezembro de 1907.
Esta edição foi publicada pela
FAE - Fundação de Assistência do Estudante, sendo
Presidente da República Federativa do Brasil
José Sarney
Ministro de Estado da Educação
Jorge Bornhausen
Secretário-Geral
Aloísio de Guimarães Sotero
Secretário de Ensino de 2.º Grau
Zeli Isabel Roesler
Presidente da FAE
Carlos Pereira de Carvalho e Silva
E82 Estudos sociais: programas-referência/MEC, SESC. - Rio de
Janeiro: FAE, 1987.
32 p. :il. ;28cm. - (Série Ensino agrotécnico; 3)
Bibliografia.
ISBN 85-222-0207-9 Geral
ISBN 85-222-0220-6 Estudos Sociais
1. Estudos sociais. I. Brasil. Secretaria de Ensinode2.°
Grau. II. Fundação de Assistência ao Estudante, Rio
de Janeiro, ed. III. Série.
87-011 MEC/FAE/RJ
CDD-372.83
COORDENAÇÃO-GERAL
Elizabeth Borges de Oliveira - SESG/SETC
ELABORAÇÃO
Ana Maria de Paiva - EAF de Barbacena - MG
Aríete Damasceno Vilas Boas - EAF de Catu - BA
Carmelita Jácomo Valadares - EAF de Castanhal - PA
Dita Paula Snel de Oliveira - SESG/SETC
Eunice Gomides Fenelon - EAF de Uberaba - MG
Heliane Morais Nascimento - SESG/SETC
Kedma Madalena Gonçalves Garcez - EAF deo Luís - MA
Luzia Costa de Souza - SESG/SETC
Marcelo Pereira - EAF de Machado - MG
Maria Celia Nunes Borges de Lima - EAF deo Luís - MA
Maria da Glória P. Salustiano - SESG/SETC
Rosa Maria Milani - EAF de Bento Gonçalves - RS
Suzel Marillac Fábri - EAF deo João Evangelista - MG
Valdir José de Oliveira - EAF de Uberlândia - MG
Zélia Pereira Macedo Lima - EAF de Rio Verde - GO
COLABORAÇÃO
Adelva Folador Bergamaschi - EAF de Colatina - ES
Anacleto João Zaffare - EAF de Sertão - RS
Ana Maria de Souza Dardengo - EAF de Alegre - ES
Antônio Ferreira Amâncio - EAF de Barreiros - PE
Aríete Damasceno Vilas Boas - EAF de Catu - BA
Astrogilda Caldas Guedes - EAF de Barreiros - PE
Dulce Queiroz - EAF de Belo Jardim - PE
Edson Lacerda - EAF de Bambuí - MG
Edson Luiz Cavalcante de Gouveia - EAF de Iguatu - CE
Eloisa Golter Hercolani - EAF deo Vicente do Sul - RS
Eunice Maria Mezzono - EAF de Concórdia - SC
Evandro de H. Cavalcanti - EAF de Vitória de Santo Antão - PE
Francisca Souza Damasceno - EAF de Catu - BA
Helena Mourão de C. e Costa - EAF de Manaus - AM
Ivone Rocha Monteiro - EAF de Alegrete - RS
João Gomes de B. Maranhão - EAF de Crato - CE
José Luiz Leão - EAF de Urutaí - GO
Luiz de Oliveira Santos - EAF de Satuba - AL
Maria Aparecida B. da Silva - EAF de Machado - MG
Maria A. Diniz Leite - EAF deo Cristóvão - SE
Marilda Rodrigues de Araújo - EAF de Salinas - MG
Mário Rogeri Montipó - EAF de Muzambinho - MG
Mateus de Sousa Ferreira - EAF de Cuiabá - MT
Ozório Lopes Soares - EAF de Santa Teresa - ES
Ronaldo F. de Carvalho - EAF do Rio Pomba - MG
Rosa Maria Duarte Galvão - EAF de Alegrete - RS
Sônia Hebe Souza - EAF de Inconfidentes - MG
Vera Lygia M. Baldo - EAF de Cáceres - MT
Zélia Maria Lima de Sá - EAF de Januário - MG
REVISÃO
Mirna Saad Vieira - SESG/SETC
Therezinha de Oliveira - SESG/SETC
CAPA
Olga Diniz de C. Botelho - SESG/SETC
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO 5
INTRODUÇÃO 7
PRESSUPOSTOS QUE DEVEM NORTEAR O ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE ESTUDOS SOCIAIS .. 8
HISTÓRIA 9
Programa-referência 10
Sugestões de atividades 11
Bibliografia 12
GEOGRAFIA 15
Programa-referência 16
Sugestões de atividades 17
Bibliografia 18
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA 19
Programa-referência 20
Sugestões de atividades 21
Bibliografia 22
ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DO BRASIL 23
Programa-referência 24
Sugestões de atividades 25
Bibliografia 26
ESTUDOS REGIONAIS 27
Programa-referência 28
Sugestões de atividades 29
Bibliografia 30
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, elaborado pelo conjunto dos professores da área de
Estudos Sociais das Escolas Agrotécnicas Federais, objetiva dar um caráter uni-
tário aos conteúdos Programáticos, desenvolvidos pelas disciplinas História,
Geografia, Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e
Estudos Regionais dos currículos das habilitações de Técnico em Agropecuária,
Economia Doméstica e Enologia.
Num primeiro momento, foram reunidos 11 (onze) professores dessas dis-
ciplinas, representando as diversas Escolas Agrotécnicas Federais, quando se
procedeu a uma análise dos programas de todas as escolas, e, a partir de uma
fundamentação teórica, foi elaborado um documento preliminar, contendo as
linhas básicas, os conteúdos e as sugestões de atividades para cada disciplina.
Este documento foi encaminhado a todas as escolas para que fosse ado-
tado em caráter experimental.
Posteriormente, realizou-se um encontro de todos os professores da área,
ocasião em que as discussões em torno dos novos conteúdos Programáticos
foram retomadas, tendo sido, então, elaborado o documento final.
Os critérios que nortearam a definição dos novos conteúdos foram os se-
guintes:
conhecimento de quem é o aluno, quanto ao nível socioeconômico,
cultural, de escolaridade, bem como sua origem de classe;
a realidade concreta e especificidade das escolas agrotécnicas federais;
os objetivos a serem atingidos pela escola e que devem estar voltados
para uma visão crítica e transformadora do mundo;
os parâmetros legais.
Os conteúdos dessas disciplinas foram dispostos em ordem crescente, se-
qüencial e integrada, de forma que o processo ensino-aprendizagem se dê do
mais simples ao mais complexo.
PRESSUPOSTOS QUE DEVEM
NORTEAR O ENSINO DAS
DISCIPLINAS DA ÁREA
DE ESTUDOS SOCIAIS
Coerentes com o compromisso que uma educação crítica e transforma-
dora deve ter com a promoção do homem todo e de todos os homens, é que
propomos um novo conteúdo programático para as disciplinas da área de Estu-
dos Sociais.
Este novo enfoque tem como finalidade oportunizar o educando à reela-
boração de seus valores sociais, a partir de uma tomada de consciência crítica e
política da realidade, o que o habilitará a desempenhar o papel de um dos agen-
tes de transformação da sociedade.
Entretanto, um comportamento mais participativo só se tornará possível se
houver o comprometimento de todo o processo educativo com os movimentos
de mudança social, política e econômica.
Assim, o ensino da História deve enfatizar o conhecimento da temporali-
dade das relações sociais e políticas, as formas da produção econômica, cul-
tural, das idéias e dos valores, que possibilitem ao educando a compreensão de
que a realidade social é resultante da ação organizada de homens concretos.
O ensino da Geografia deve levar o educando a compreender o espaço
como produção humana, pois seu objetivo é "explicitar como os homens orga-
nizam o seu modo de vida pela apropriação do espaço natural, que é transfor-
mado pela ação ordenada ou desordenada, produtiva ou predativa em,função
dos interesses e necessidades postos pelas relações sociais, políticas e
econômicas"
(1)
.
As disciplinas Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do
Brasil devem contribuir para a educação política do cidadão, para a formação
da consciência histórica do educando, para uma visão crítica da realidade polí-
tico-social brasileira, bem como para a consolidação dos valores ético-
-profissionais.
Os Estudos Regionais devem possibilitar o conhecimento mais aprofun-
dado da problemática social, política, econômica local, a partir de uma pers-
pectiva regional e nacional.
(1) RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: 0 transitório e o permanente na educação.o
Paulo, Cortez Editora, 1985.
HISTÓRIA
HISTÓRIA
HISTÓRIA
HISTÓRIA
PROGRAMA-REFERÊNCIA
(continua)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
OBJETIVOS
UNIDADE 1 - Introdução ao Estudo da História
O Brasil no contexto da expansão portuguesa
- A transição do feudalismo ao capitalismo
- A expansão comercial portuguesa
UNIDADE 2 - O Período Pré-Colonizador
O reconhecimento da terra
A civilização indígena
O ciclo do pau-brasil
UNIDADE 3 - Mercantilismo e Colonização
Modelo de colonização portuguesa
Implantação da agroindústria açucareira
A mão-de-obra escrava
Administração portuguesa
O domínio espanhol e a expansão territorial
As invasões estrangeiras
A economia e a sociedade mineradora
UNIDADE 4 - A Emancipação Política Brasileira
Movimentos precursores
O processo de independência
UNIDADE 5 - O Brasil Império
O Primeiro Reinado
O Período Regencial
O Segundo Reinado
- Localizar no tempo e no espaço a expansão portuguesa.
- Discriminar os interesses conflitantes da burguesia e da no-
breza que estiveram na base da expansão portuguesa.
- Analisar as razões que explicam o papei secundário que o
Brasil ocupou no conjunto das prioridades portuguesas.
- Analisar o papel que o elemento nativo desempenhou na ex-
tração do pau-brasil.
Analisar o sistema colonial como conseqüência do capi-
talismo.
Analisar a criação de capitanias como geradora do latifún-
dio, da monocultura e do escravismo.
Analisar as conseqüências do domínio espanhol no Brasil.
Identificar as razões das capitanias-gerais terem se transfor-
mado no centro polarizador da economia colonial e os refle-
xos dessa situação no restante da colônia.
Analisar o processo de independência do Brasil na sua vin-
culação com o processo mais amplo de expansão do libera-
lismo.
Identificar os componentes nacionalistas no processo de in-
dependência do Brasil.
- Analisar as condições que possibilitaram a continuação do
binômio latifúndio-escravidão como base da organização
socioeconômica do Império.
- Identificar os acontecimentos que caracterizaram o período
regencial como um dos períodos mais instáveis da vida polí-
tica brasileira.
- Inferir que a abolição da escravidão teve resultados muito
restritos devido ao fato de ter sido realizada mais por exi-
gência da expansão econômica capitalista do que para
promover mudanças estruturais na sociedade brasileira.
PROGRAMA-REFERÊNCIA
(conclusão)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
UNIDADE 6-A República
A República Velha
- A organização econômica
- O processo político
- A contestação do regime
Cangaceiros
Tenentistas
A Segunda República
- A Revolução de 1930
- As articulações das forças políticas
- O Estado Novo - aspectos políticos, econômicos e sociais
A República Nova
- 1.ª fase: 1946 a 1964
A experiência democrática: a nova conjugação das forças
políticas
A política socioeconômica
- 2." fase
O movimento de 1964
A tecnocracia militar
A nova ordem político-jurídica
O papel das instituições sociais e de classes
O processo de abertura
A Nova República
OBJETIVOS
- Identificar o coronelismo como forma básica de organização
do poder na primeira república.
- Analisar a atuação dos grupos liderados pelos cangaceiros e
concluir que representava reações das massas oprimidas,
que ficavam à margem do processo político.
- Identificar as diferentes tendências políticas que se manifes-
taram após a Revolução de 1930.
- Relacionar os principais acontecimentos políticos no pro-
cesso de democratização da sociedade.
- Inferir que o movimento de 1964 resultou, sobretudo, de ar-
ticulações dos grupos dirigentes associados aos interesses
multinacionais.
- Identificar a nova ordem político-jurídica como um meca-
nismo legal de contenção dos movimentos de massas.
- Analisar o significado político do processo de abertura.
- Analisar os movimentos, as articulações e as perspectivas da
Nova República.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Elaboração de mapas, localizando as rotas do comércio oriental e a expansão ibérica.
Trabalhos de grupo sobre a atual condição do indígena brasileiro.
Trabalho integrado das disciplinas História e Português.
Análise de textos de jornais, revistas e documentos históricos sobre o assunto em estudo.
Organização de debates sobre o caráter da economia brasileira e o incentivo às exportações.
Programação de entrevistas com elementos locais que vivenciaram determinados momentos históricos.
Elaboração de um roteiro cronológico dos governos republicanos situando:
Presidente;
Período;
Principais características;
Acontecimentos importantes.
Debate sobre "Vargas e o Trabalhismo".
Debate com base na análise do noticiário de jornais e revistas sobre o tema: "Os rumos políticos do Brasil".
Seminário sobre a democracia no Brasil e na escola.
Montagem de uma representação teatral, tendo como tema: "O futuro do Brasil".
BIBLIOGRAFIA
01 ALENCAR, F. et al. História da sociedade brasileira. Rio de janeiro, Ao Livro Técnico, 1981.
02. ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 1).
03. ANTUNES, R. Crise e poder.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 8).
04. BENEDITO, J. de Azevedo Marques. Democracia, violência e direitos humanos.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Cole-
ção Polêmicas do nosso tempo; 2).
05. . Direito e democracia.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 10).
06. CÁRCERES, F. História da América.o Paulo, Moderna, 1980.
07. CARNOY, M. Educação, economia e Estado.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 9).
08. CARONE, E. A república velha.o Paulo, Dif. Européia do Livro, 1971.
09. COTRIM, G. História do Brasil para uma geração consciente.o Paulo, Saraiva, 1983.
10. EDUCAÇÃO e transição democrática.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 12).
11. ESTER, J. Domingues. Brasil, uma perspectiva histórica.o Paulo, FTD, 1983, 2 v.
12. FERREIRA, O.L. História do Brasil. 8. ed.o Paulo, Ática, 1984.
13. FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 13).
14. FREIRE, P. A importância do ato de ler.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 4).
15. GATOTTI, M. Dialética do amor paterno.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 11).
16. GOMES, P. Miranda. História geral da civilização brasileira, 2." grau e vestibulares. 5. ed. Belo Horizonte,, 1977.
17. KOSHIBA, L. & PEREIRA, D. Manzi Frayse. História do Brasil. 2. ed.o Paulo, Atual, 1979.
18. LEAL, V.N. Coronelismo, enxada e voto; o município e o regime representativo no Brasil. 2. ed.o Paulo, Alfa-
-Omega, 1976.
19. LOPES, L. R. História do Brasil Colonial, Imperial e Contemporâneo. 2. ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1983/84.
20. MIRANDA, P. História do Brasil, 5." e 6." séries. Belo Horizonte,, 1971.
21. MUNIZ, A. de Rezende. O saber e o poder na universidade.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso
tempo; 3).
22. NADAI, E. & NEVES, J. História do Brasil, da Colônia à República. 5. ed.o Paulo, Saraiva, 1984.
23. PEZZALO, C. de Carvalho. Ensino noturno realidade e ilusão.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do
nosso tempo; 14).
24. PILETTI, N. História do Brasil; 2." grau e vestibulares. 5. ed.o Paulo, Ática, 1986.
25. RESENDE, M. F. Lage de & MORAES, A. M. de. História fundamental do Brasil, 5.' e 6." séries, Belo Horizonte, Ber-
nardo Álvares, 1976.
26. RODRIGUES, N. Lições do Príncipe e outras lições.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso tempo;
7).
27. SAVIANE, D. Escola e democracia.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 5).
28. et al. Desenvolvimento e educação na América Latina.o Paulo, Cortez, 1984/86. (Coleção Polêmicas
do nosso tempo; 6).
29. SILVA, F. de Assis & BASTOS, P. I. de Assis. História do Brasil, 2.º grau. 2. ed.o Paulo, Moderna, 1985.
30. TEIXEIRA, F. & DANTAS, J. História do Brasil, da Colônia à República. 2. ed.o Paulo, Moderna, 1979.
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA
PROGRAMA-REFERÊNCIA
(continua)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
UNIDADE 1 - Introdução ao Estudo da Geografia
Evolução da ciência geográfica
Conceitos
Importância
UNIDADE 2 - Geografia Física
A Terra no espaço
Coordenadas geográficas
Fusos horários
Orientação
Cartografia
Geologia histórica
UNIDADE 3 - Características Gerais do Brasil
Localização geográfica
- Pontos extremos, limites, fusos horários
- Divisão política
- Divisão regional
UNIDADE 4 - O Meio Natural do Brasil
Estrutura geológica, relevo e solo
Clima
- Elementos e fatores climáticos
- Classificação climática
Vegetação
Hidrografia
UNIDADE 5 - Geografia Humana - População Brasileira
Crescimento populacional do Brasil
Distribuição da população
Estruturação da população brasileira
- Etária
- Étnica
- Pelas atividades econômicas
Movimentos migratórios
- Internos
- Externos
Espaço urbano e rural
UNIDADE 6 - Geografia Econômica
Agricultura
- Características gerais
- Sistemas e modalidades agrícolas
OBJETIVOS
- Reconhecer a importância da Geografia como ciência
que estabelece causas, efeitos e interações na superfície
terrestre.
- Configurar mentalmente os aspectos físicos que embasam
a geografia no domínio da agropecuária.
- Determinar a posição geográfica, considerando suas im-
plicações físicas, humanas, econômicas e políticas.
- Correlacionar a estrutura geológica com as unidades do
relevo e conseqüentes tipos de solo e a interferência dos
agentes físicos nos mesmos.
- Identificar os elementos e fatores que determinam as va-
riações climáticas e decorrentes formações vegetais.
- Caracterizar o aproveitamento da hidrografia brasileira
como fonte de energia, comunicação e irrigação.
- Analisar o processo de formação da população brasileira,
evidenciando os problemas socioeconômicos existentes.
- Sintetizar a atual conjuntura econômica do País, ressal-
tando as injunções externas e internas que culminaram
com a nossa realidade.
PROGRAMA-REFERÊNCIA
(conclusão)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Estrutura fundiária
- Produtos agrícolas
Pecuária
- Características gerais
- Sistemas de criação
- Principais rebanhos
Extrativismo
- Vegetal
- Animal
- Mineral
Fontes de energia
Indústria
- Industrialização no Brasil
- Classificação das indústrias
- Concentração industrial
UNIDADE 7 - Comércio, Transporte e Comunicação
Evolução
Tipos de mercado e mercadorias
Meios de transporte
OBJETIVOS
- Destacar a importância do comércio, transporte e comu-
nicação na viabilização da economia.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Montagem de um planisfério de ocorrências, para registro diário de acontecimentos nacionais e internacionais referentes
a temas geográficos e agropecuários.
Organização de um mural de registro semanal da cotação dos produtos agrícolas na bolsa de cereais.
Análise de textos de jornais, revistas e folhetos referentes a problemas e pesquisas científicas, realizadas na região e no
País, no setor da agropecuária.
Superposição de mapas da estrutura geológica sobre o de relevo e solos, para estabelecer conclusões.
Superposição de mapas dos tipos climáticos, de solos e de vegetação, para estabelecer correlações.
Visitas técnicas.
Confecção de gráficos pluviométricos, do município, para estabelecer relações com a produção agrícola anual.
Caracterização do perfil do solo escola-fazenda.
Interpretação de gráficos, diagramas e tabelas.
Interpretação de mapas, utilizando o atlas, em especial os hipsométricos ou de relevo.
BIBLIOGRAFIA
01. ADAS, Melhem. Panorama geográfico do Brasil.o Paulo, Moderna, 1985.
02. ANDRADE, M. Correia de. Geografia econômica. 7. ed.o Paulo, Atlas, 1984.
03. ANUÁRIO estatístico do Brasil- 1980. Rio de Janeiro, IBGE/Secretaria de Planejamento da Presidência da República,
1981.
04. AZEVEDO, Aroldo de. Geografia física.o Paulo, Ed. Nacional, 1953.
05. BASTIDE, Roger. Brasil terra de contrastes. 7. ed.o Paulo, Dif. Européia do Livro, 1969.
06. CAMARGO, J.F. de. A população brasileira. In: . Brasil a terra e o homem.o Paulo, Ed. Nacional; USP,
1970. v. 2.
07. COELHO, M. de Amorim & SOUCIN, M. Bueno. Geografia do Brasil.o Paulo, Moderna, 1985.
08. DERRUAU, Max. Tratado de geografia humana. Barcelona, Vicens-Vives, 1964.
09. FURTADO, Celso. A formação econômica do Brasil. 11. ed.o Paulo, Ed. Nacional, 1971.
10. GALETI, P.Anestar. Guia do técnico agropecuário -solos. Campinas, Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1983.
11. GEORGE, Pierre. Geografia econômica. 3. ed.o Paulo, Fundo de Cultura, 1965.
12. Geografia agrícola do mundo. 2. ed.o Paulo, Difel, 1975. (Coleção Saber atual; 156)
13. GUERRA, A. Teixeira. Dicionário geológico geomorfológico. 3. ed. Rio de Janeiro, IBGE, 1969.
14. Recursos naturais do Brasil. Rio de Janeiro, IBGE, 1969.
15. IORSDYKE, A. G. Previsão do tempo e clima.o Paulo, Melhoramentos, s.d.
16. LOBO, Haddock, Geografia econômica, 8. ed.o Paulo, Atlas, 1972.
17. MOREIRA, Igor A.G. Espaço geográfico, geografia geral e do Brasil; 2." grau. 23. ed.o Paulo, Ática, 1986.
18. PRADO JÚNIOR, Caio et al. Agricultura subdesenvolvida. Petrópolis, Vozes, 1969.
18
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
PROGRAMA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
UNIDADE 1 - O Homem e a Sociedade
A sociabilidade e a linguagem humana
Os grupos sociais
- Conceito
- Classificação
A família, a comunidade e a sociedade
UNIDADE 2 - Valores Humanos e Consciência Moral
A Consciência moral e o caráter
As virtudes e os vícios
Divisão social
Estratificação social
Status social
Controle social
Mobilidade social
Valores urbanos e rurais
UNIDADE 3 - Cultura, Linguagem e Comunicação
O conceito de cultura
Cultura e linguagem
Os elementos da comunicação
A evolução das comunicações
Os meios de comunicação
Comunicação de massa
UNIDADE 4 - A Cultura Brasileira
O desenvolvimento da cultura brasileira
Os elementos étnicos
Contribuições culturais
UNIDADE 5 - Estrutura Política
Povo- População- Nação-Território-País- Pátria- Na-
cionalidade - Cidadania - Soberania - Estado - Patriotismo
UNIDADE 6 - Símbolos Nacionais
A Bandeira Nacional
As Armas Nacionais
O Selo Nacional
O Hino Nacional Brasileiro
REFERÊNCIA
(continua)
OBJETIVOS
- Conhecer a origem e a evolução da sociedade para melhor
se situar no seu contexto como cidadão.
- Identificar os valores humanos e despertar uma consciência
moral, crítica, em prol da comunidade.
- Utilizar os meios de comunicação, visando a um melhor re-
lacionamento do futuro técnico com a comunidade.
- Valorizar os elementos culturais como parte integrante da
sua origem e necessários ao convívio social.
- Distinguir os elementos que compõem a estrutura política.
- Conhecer o significado dos símbolos nacionais e sua correta
utilização.
PROGRAMA-REFERÊNCIA
(conclusão)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
UNIDADE 7 - As Organizações Internacionais
Funções e princípios básicos
Direitos Humanos
UNIDADE 8 - A Violência no Mundo Atual
O que é violência
Os vários tipos de violência
Causas e conseqüências da violência no mundo atual
As diferentes reações à violência
UNIDADE 9 - A Situação do Trabalho no Brasil
O valor do trabalho
O mercado de trabalho
A escolha da profissão
UNIDADE 10-Cooperativismo
Histórico
Importância
Funcionamento
OBJETIVOS
- Identificar a importância dos organismos internacionais e
sua atuação na defesa dos direitos humanos.
- Analisar as causas e conseqüências da violência no mundo
atual.
- Analisar a situação do trabalho e identificar sua importância
como elemento de valorização humana.
- Vivenciar os princípios cooperativistas através da prática da
própria escola.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Pesquisa com a comunidade: delinqüência, habitação, trabalhador rural, tóxico, mulher do campo.
Confecção de murais e jornais sobre assuntos da atualidade.
Atuação em campanhas na escola e comunidade: palestras ou cursos na comunidade sobre conservação ambiental, higiene,
campanha do agasalho, vacinação e reflorestamento.
Participação junto ao Centro Cívico Escolar: horas cívicas, desfiles cívicos, comemorações sociais, culturais e esportivas.
BIBLIOGRAFIA
01. ANDRADE, B. DE. Educação moral e cívica.o Paulo, Atlas, 1973.
02. ANDRÉ FILHO, J.H. de. Organização social e política brasileira. Rio de Janeiro, Record, 1977.
03. ÁVILA, F. Bastos de. Pequena enciclopédia de moral e civismo. 3. ed. Rio de Janeiro, FENAME, 1982.
04. BERTOLIN, Siqueira. Atividades de educação moral e cívica. 2. ed.o Paulo, IBEP, 1981.
05. BORTOLI, L. de. Educação moral e cívica. 2. ed.o Paulo, Nacional, 1979.
06. COTRIM, G. Vieira. Educação moral e cívica. Belo Horizonte,, 1982.
07. DUARTE, G.D. Conjuntura atual. Belo Horizonte,, 1982.
08 Educação moral e cívica. Belo Horizonte,, 1982.
09. PIMENTEL, M.T.G. Galache. Construindo o Brasil, educação moral e cívica e política.o Paulo, Ed. Loyola, 1971.
10. TELES, A. Xavier. Moral e cívica.o Paulo, Ed. do Brasil, 1970.
11. FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Organização social e política do Brasil, educação moral e cívica. Rio de Janeiro, Rio
Gráfica, 1985.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL
E POLÍTICA DO BRASIL
ORGANIZAÇÃO SOCIAL
E POLÍTICA DO BRASIL
PROGRAMA-REFERÊNCIA
(continua)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
UNIDADE 1 - A Organização Política do Estado
Conceito de Estado
A origem do Estado
Os elementos constitutivos do Estado
A finalidade do Estado
Formas de Estado
- Unitário
- Composto
UNIDADE 2 - O Governo Brasileiro - Características
Básicas
O Governo
- Classificação
Formas de governo
- Monarquia
- República
Os regimes políticos
- Democracia
- Totalitarismo
Os partidos políticos
Os sistemas de governo
- Presidencialismo
- Parlamentarismo
UNIDADE 3 - A Divisão Político-Administrativa do Brasil
e os Três Poderes
A União e o Distrito Federal
Os estados-membros
Os territórios brasileiros
Os municípios brasileiros
Estrutura dos três poderes
UNIDADE 4 - Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
das Nações
Os países e o desenvolvimento
Indicadores básicos do desenvolvimento
As fases do processo desenvolvimentista
O Brasil e o desenvolvimento
UNIDADE 5 - A Educação no Brasil - Diagnóstico Geral
A educação e o desenvolvimento nacional
Problemas atuais da educação no Brasil
OBJETIVOS
- Analisar a organização política do Estado, seus elementos
constitutivos, questionando a finalidade do mesmo.
- Caracterizar tipos, formas, sistemas de governo e regimes
políticos.
- Analisar o sistema de governo brasileiro.
- Analisar a política administrativa do Brasil, verificando a
atuação dos três poderes no contexto atual.
- Identificar as causas e conseqüências do desenvolvi-
mento e subdesenvolvimento das nações.
- Analisar a educação no Brasil, relacionando-a com o sis-
tema socioeconômico e político vigente e o mercado de
trabalho.
PROGRAMA-REFERÊNCIA
(conclusão)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
UNIDADE 6 - A Ordem Jurídica do Brasil
Constituições
- Conceito
- Histórico
Leis
Decretos
Decretos-leis
Altos adicionais
Emendas constitucionais
Atos institucionais
OBJETIVOS
- Analisar a ordem jurídica do Brasil no contexto atual.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Assistir a reuniões na Câmara Municipal.
jornal falado de assuntos atuais.
Elaboração de murais com recortes de jornais e revistas sobre assuntos atuais.
Debates.
Montagem de júri simulado.
Seminários.
BIBLIOGRAFIA
01. ANDRÉ FILHO, ). H. de. Organização social e política brasileira. Rio de Janeiro, Record, 1977.
02. BETTO, frei. OSPB - Introdução à política brasileira. 2. ed.o Paulo, Ática, 1986.
03. COTRIM, C. Vieira. OSPBo Paulo, Saraiva, 1982.
04. DANTAS, J. OSPB.o Paulo, Ática, 1983.
05. DUARTE, G. D. Conjuntura atual. Belo Horizonte,, 1982.
06. LUCCI, E. Alabi. OSPB.o Paulo, Saraiva, 1982.
07. MUSSUMECI, V. OSPB.o Paulo, Ed. do Brasil, 1974.
08. SAMPAIO, M. OSPB.o Paulo, FTD, s.d.
09. TEIXEIRA, F. M. & DANTAS, J. OSPB 2.ºgrau. 13. ed.o Paulo, Ática, 1985.
ESTUDOS REGIONAIS
ESTUDOS REGIONAIS
ESTUDOS REGIONAIS
ESTUDOS REGIONAIS
ESTUDOS REGIONAIS
PROGRAMA-REFERÊNCIA
(continua)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
UNIDADE 1 - O Desequilíbrio Regional
Visão comparativa das regiões
Desenvolvimento e subdesenvolvimento regionais
Distribuição da renda nacional
Aspectos socioeconômicos da agropecuária do Brasil e da
região (Estado e Município)
Setores secundário e terciário e suas influências no setor pri-
mário da região (Estado e Município)
UNIDADE 2 - Programa de Integração Nacional
Os órgãos governamentais que atuam no desenvolvimento
da região
A política de incentivos fiscais
Os sistemas viários regionais
Potencialidades da região
UNIDADE 3 - A Estrutura Fundiária Brasileira
Latifúndio, minifúndio e empresa rural
Posse e uso da terra e os órgãos que atuam no setor fundiário
a nível nacional e regional
A Reforma Agrária
- Vantagens
- Dificuldades para a sua implantação
UNIDADE 4 - As Relações de Trabalho no Brasil e na Área de
Influência da Escola
O trabalhador rural em face da lei
Relação empregado/empregador
As instituições sociais e de classes
Êxodo rural
O mercado de trabalho
- Emprego
- Subemprego
- Desemprego
A marginalização rural e urbana
UNIDADE 5 - Integração do Brasil no Contexto Socio-
econômico Mundial
Política econômica brasileira
Concentração da renda
Política de exportação
Recessão econômica
Política salarial
OBJETIVOS
Relacionar os aspectos físicos, humanos, sociais e econômi-
cos das cinco grandes regiões do Brasil, observando sua in-
fluência sobre a economia e a sociedade e identificando suas
causas, conseqüências em âmbito nacional, regional e
local.
- Analisar as diretrizes norteadoras do desempenho dos ór-
gãos governamentais no processo de desenvolvimento da
região, esquematizando as atividades de cada um deles,
principalmente aquelas voltadas para a agropecuária.
- Detectar os problemas decorrentes da distribuição de terras
no Brasil e suas implicações no plano social, político e eco-
nômico.
- Identificar os diversos aspectos que afetam as relações de tra-
balho no campo e na cidade e determinar as causas e conse-
qüências dos movimentos migratórios internos.
- Detectar os problemas que envolvem a economia do País
como um todo, analisando criticamente o modelo econô-
mico adotado.
PROGRAMA-REFERÊNCIA
(conclusão)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Crise internacional de energia
Política energética
Fontes alternativas de energia
UNIDADE 6 - Atuação do Técnico no Processo de Desenvol-
vimento Comunitário
Extensão rural
Produção rural
OBJETIVOS
- Reconhecer a importância da atuação do técnico como
agente de transformação do meio, levando-o a participar
mais efetivamente do processo de desenvolvimento glo-
bal da comunidade.
- Instrumentalizar o educando para a ação na comunidade.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Elaboração e exposição de jornais e murais periódicos (semanais).
Seminários sobre os fundamentos socioeconômicos que envolvem a agropecuária.
Palestras realizadas pelos próprios alunos na escola e na comunidade.
Participação dos alunos na comunidade em atividades, tais como:
- Hortas comunitárias educativas;
- Orientação ao pequeno produtor;
- Organização de pequenas bibliotecas que dêem enfoque aos problemas sociais;
- Intercâmbio com as empresas agropecuárias e propriedades rurais;
- Intercâmbio com os órgãos comunitários e comunidades de bases;
- Reuniões sociais;
- Organização de cooperativas;
- Organizações estudantis diversas;
- Feiras e exposições agropecuárias;
- Programas educativos em rádios locais, através de convênio com as escolas;
- Campanhas de vacinação;
- Campanhas de conscientização comunitária de preservação do patrimônio público;
- Associação de bairros;
- Incentivo à organização e reativação dos órgãos de classe, tais como: sindicatos rurais, patronais e dos trabalhadores;
- Difusão de tecnologias nas comunidades rurais e adjacências dos centros urbanos;
- Campanhas de preservação do meio ambiente.
BIBLIOGRAFIA
01. ADAS, M. Panorama geográfico do Brasil.o Paulo, Moderna, 1980.
02. ALVES, R. O que é religião.o Paulo, Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros passos; 9)
03. BORAM, J. juventude, o grande desafio.o Paulo, Ed. Paulinas, 1983.
04.. O senso crítico e o metódico, ver, julgar e agir. Petrópolis, Vozes, 1977.
05. CATANI, A. Mendes. O que é capitalismo. 19. ed.o Paulo, Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros passos; 3)
06. CHAUI, M. O que é ideologia. 19. ed.o Paulo, Brasiliense. (Coleção Primeiros passos; 4)
07. COELHO, M. de Amorim & SOUCIN, N. Bueno. Geografia do Brasil.o Paulo, Moderna, 1982.
08. COTRIM, G. Vieira. OSPB.o Paulo, Saraiva, 1985.
09. ESTATUTO da terra. Brasília, INCRA, 1983.
10. GUIMARÃES. A. Passos. A crise agrária. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
11. KUCINSKI, B. O que é multinacionais. 2. ed.o Paulo, Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros passos; 8)
12. LIBÂNIO, J.B. A formação da consciência crítica. Petrópolis, Vozes, 1980. 3 v.
13. MARTINS, B. Carlos. O que é sociologia. 11. ed.o Paulo, Brasiliense, 1986. (Coleção Primeiros passos; 6)
14. NOVAES, CE. O capitalismo para principiantes.o Paulo, Ática, 1983.
15. PRADO JÚNIOR, C. A questão agrária no Brasil. 2. ed.o Paulo, Brasiliense, 1979.
16 et al. Agricultura subdesenvolvida. Petrópolis, Vozes, 1979.
17. SILVA, J.F. Graziano da. Estrutura agrária e produção de subsistência na agricultura brasileira.o Paulo, Hucitea, 1978.
18 O que é questão agrária. 10. ed.o Paulo, Brasiliense, 1985. (Coleção Primeiros passos; 5)
19. SINGER, P. Capital e trabalho no campo.o Paulo, Huticea, 1979.
20. SOUZA, J. Martins. Os camponeses e a política no Brasil (As lutas sociais no campo e seu lugar no processo político). Petrópolis,
Vozes, 1981.
21 O cativeiro da terra. 2. ed.o Paulo, Ciências Humanas, 1981.
22 A imigração e a crise do Brasil agrário.o Paulo, Pioneira, 1973.
23. SPINDEL, A. O que é comunismo. 6. ed.o Paulo, Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros passos; 1)
24 O que é socialismo. 12. ed.o Paulo, Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros passos; 1)
25. VEIGA, J.E. O que é reforma agrária. 10. ed.o Paulo, Brasiliense, 1986. (Coleção Primeiros passos; 7)
DIRETORIA DE APOIO
DIDÁTICO-PEDAGÓG ICO
Egberto da Costa Gaia
Chefe do Departamento de Produção
Edison Wagner
Gerente de Editoração
Didático-pedagógica
Maria Regina Fernandes de Souza
Gerente de Produção
Editorial-Gráfica
Marilene Andrade Alves
Preparo de originais
Cecília Maria Silva Rêgo
Marly Ferreira Braga
Catalogação na fonte
Maria Luísa de Souza Fragoso
Revisão de originais
Terezinha de Jesus Moreira
Revisão de provas
Sérgio Bellinello Soares
Programação visual
José Roberto Lisboa
Esta obra foi impressa pela
ESCOPO EDITORA Com. e lnd. S.A.
SIG Sul Quadra 4 n.º 217 Brasília, DF
para a
FAE Fundação de Assistência ao Estudante
Rua Miguel Ângelo, 96 Maria da Graça Rio de Janeiro RJ
República Federativa do Brasil
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo