A diretora da escola responde defensivamente: "O maior desafio do professor
seria tentar orientar; ter uma visão, para que possa encaminhar os alunos para
o caminho certo. Para a escola, o maior desafio é a questão da violência. Nós
estamos tentando reerguer esta escola que há alguns meses sofria problemas de
depredação muito sérios."
Quanto às dificuldades em manter relações com a comunidade, ela afirma que:
"O governo está tentando, tanto é que aos finais de semana a escola está aberta
com o projeto Parceiros do Futuro. A gente também tenta; nós tivemos
campeonato e íamos fazer aberto para a comunidade, mas não deu certo.
Quando são só os nossos alunos, a gente tem mais controle, já quando abre
para pessoas que não conhecemos fica mais complicado. O pessoal acaba
abusando e causando problemas para a escola, tal como uso de drogas e
depredação."
Ela afirma ainda que: "A escola ideal é aquela que vai formar o aluno e instruir
também. Não adianta a gente só formar e não dar conteúdos, né? Aí quando for
trabalhar lá fora ele vai estar defasado. A gente pode formar um cidadão crítico,
mas sem conteúdo? Se bem que sendo crítico ele vai correr atrás das coisas.
Para se formar um cidadão crítico, a escola tem um papel central, mas eu acho
que está muito difícil para a escola trabalhar isto, porque nós não estamos tendo
apoio, dentre outras coisas, da família. Para mim, o maior problema está na
família. Infelizmente, do jeito que está a sociedade, a gente entende que os pais
têm que trabalhar e os filhos ficam em casa praticamente sozinhos. O único
lugar que eles têm é a escola. Quando é dia de aula normal, o que é feito é
entrar na sala, sentar na cadeira e assistir aula. Eles não gostam disso. Quando
não tem aula e a escola fica aberta para a comunidade, todo mundo entra. Eles
estão sentindo falta de espaço; falta de lugar para eles. Talvez seja uma maneira
de extravasar outras coisas e não ficar dentro da sala. Então eu acho que
infelizmente a escola está tendo que assumir todos os segmentos. O que a
família deveria estar fazendo e não faz, acaba caindo sob a responsabilidade da
escola. Até o lazer é a gente que faz! A parte cultural a gente tem que correr
atrás também. Eu acho que a escola está com uma carga muito pesada."
A má qualidade do ensino e a indisciplina são tratadas como sendo "falta de
interesse do aluno". Esta escola, assim como a maioria da região, não trabalha