prova aplicada no Exame Nacional do Cur-
so de Letras, constituída por 40 questões de múltipla
escolha e 4 questões abertas ou discursivas, foi elabo-
rada segundo os critérios e diretrizes estabelecidos
pela Comissão Nacional do Curso de Letras, ampla-
mente divulgados por meio de material informativo pu-
blicado pelo Ministério da Educação e do Desporto.
Assim sendo, o instrumento procurou verificar a
aquisição, pelos graduandos, das seguintes habilida-
des:
• compreender, avaliar e produzir textos de ti-
pos variados em sua estrutura, organização e
significado;
• produzir e 1er competentemente enunciados
em diferentes linguagens e de traduzir umas
em outras;
• descrever e justificar as peculiaridades
fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas
e semânticas do português brasileiro, com
especial destaque para as variações regionais
e socioletais, e para as especificidades da
norma padrão;
• apreender criticamente as obras literárias, não
somente por meio de uma interpretação deri-
vada do contato direto com elas, mas tam-
bém pela mediação de obras de crítica e de
teoria literárias;
• estabelecer e discutir as relações dos textos
literários com outros tipos de discurso e com
os contextos em que se inserem;
• relacionar o texto literário com os problemas
e concepções dominantes na cultura do peri-
odo em que foi escrito e com os problemas e
concepções do presente;
• interpretar adequadamente textos de diferen-
tes gêneros e registros lingüísticos e explicitar
os processos ou argumentos utilizados para
justificar sua interpretação;
• pesquisar e articular informações lingüísticas,
literárias e culturais.
A prova abrangeu os seguintes conteúdos
curriculares:
Língua Portuguesa - Fonologia, Morfologia,
Sintaxe, Léxico, Semântica e Estilística, For-
mação histórica, Gramaticalidade em uso;
Literatura Brasileira - Condições de produção,
circulação e recepção das obras relevantes
da literatura brasileira, em seus diferentes
momentos históricos; fortuna crítica das obras
relevantes da literatura brasileira; articulação
das categorias relevantes de diferentes teori-
as da literatura às obras da literatura brasilei-
ra;
Literatura Portuguesa - Condições de produ-
ção, circulação e recepção das obras rele-
vantes da literatura portuguesa, em seus dife-
rentes momentos históricos; fortuna crítica
das obras relevantes da literatura portugue-
sa; articulação das categorias relevantes de
diferentes teorias da literatura às obras da li-
teratura portuguesa;
• Lingüística -Aspectos fonéticos e fonológicos,
morfológicos, sintáticos, semânticos, pragmá-
ticos, discursivos, sociais, psico-cognitivos e
culturais da linguagem; teorias da aquisição
da linguagem oral e da linguagem escrita;
• Teoria da Literatura - Conceitos, funções, gê-
neros e periodização da literatura; diferentes
vertentes dos estudos literários; elementos
constitutivos da prosa, da poesia e do teatro.
Para o Exame Nacional do Curso de Letras de
1998, as questões de literatura brasileira e portuguesa
foram destacadas, sem exclusividade, as seguintes
obras da Literatura Brasileira: Iracema, de José de
Alencar; Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado;
Macunaíma, de Mário de Andrade; O Mulato, de Aluí-
sio Azevedo; A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; A
Moreninha, de J. M. de Macedo; Dom Casmurro, de
Machado de Assis; Vidas Secas, de Graciliano Ra-
mos; Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues; Grande
Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa; Incidente em
Antares, de Érico Veríssimo; e as obras em poesia
dos seguintes autores: Álvares de Azevedo, Carlos
Drummond de Andrade, Castro Alves, Gregorio de Ma-
tos e Tomás Antônio Gonzaga. E serão enfatizadas,
também sem exclusividade, as seguintes obras da Li-
teratura Portuguesa: Frei Luis de Souza, de Almeida
Garret; Os Lusíadas, de Luis de Camões; Amor de
Perdição, de Camilo Castelo Branco; Eurico, o
Presbitero, de Alexandre Herculano; O Crime do Padre
Amaro, de Eça de Queirós; Auto da Barca do Inferno,
de Gil Vicente; Sermões, do Pe. Antônio Vieira; e as
obras poéticas dos seguintes autores: Bocage, Cesário
Verde, Florbela Espanca e Fernando Pessoa.
Questões de Múltipla Escolha
Os conteúdos e habilidades investigados no ano
de 1998, por meio do Exame Nacional dos Cursos de
Letras, na prova objetiva, estão dispostos na Tabela 1.
Tabela 1
Conteúdos e Habilidades Predominantes na
Prova de Múltipla Escolha
(continua)
Questão
1
2
Conteúdo
Morfologia
Léxico
Morfologia
Léxico
Habilidade
Compreender, avaliar e produzir
textos de tipos variados em sua es-
trutura, organização e significado.
Descrever e justificar as peculiari-
dades fonológicas, morfológicas,
lexicais, sintáticas e semânticas
do português brasileiro, com es-
pecial destaque para as variações
regionais e socioletais, e para as
especificidades da norma padrão.
Descrever e justificaras peculiari-
dades fonológicas, morfológicas,
lexicais, sintáticas e semânticas
do português brasileiro, com es-
pecial destaque para as variações
regionais e socioletais, e para as
especificidades da norma padrão.
EXAME NACIONAL DE CURSOS 1998 LETRAS PROVAS E QUESTIONÁRIO