prova aplicada no Exame Nacional do Curso
de Engenharia Civil foi elaborada segundo os critérios
e diretrizes estabelecidos pela Comissão Nacional do
Curso de Engenharia Civil, amplamente divulgados atra-
vés do material informativo publicado pelo Ministério
da Educação. Assim sendo, o instrumento procurou
verificara aquisição, pelos graduandos, das habilida-
des/capacidades de:
• raciocínio espacial;
• operacionalização de problemas numéricos;
• crítica em relação a conceitos de ordem de
grandeza;
• expressão e interpretação gráfica;
• consolidação de conhecimentos teóricos;
• síntese, aliada à capacidade de compreen-
são e expressão em língua portuguesa;
• obtenção e sistematização de informações;
• construção de modelos matemáticos e físi-
cos a partir de informações sistematizadas;
• análise crítica dos modelos empregados no
estudo das questões de Engenharia;
• formulação e avaliação de problemas de En-
genharia e de concepção de soluções;
• interpretação, elaboração e execução de pro-
jetos;
• gerenciamento e operação de Sistemas de
Engenharia.
Do conteúdo definido para a prova faziam parte:
Matemática, Física, Química, Mecânica, Computação,
Desenho, Eletricidade, Resistência dos Materiais, Fe-
nômenos de Transporte, Ciências Humanas e Sociais,
Economia, Administração, Ciências do Ambiente, To-
pografia, Mecânica dos Solos, Hidráulica e Hidrologia,
Estruturas Usuais de Concreto, Materiais de Constru-
ção Civil, Estradas, Saneamento Básico e Construção
Civil.
A prova foi constituída por 10 questões abertas
ou discursivas que, ainda segundo a Comissão, deve-
riam: a) ter como fonte conteúdos que envolvam situa-
ções usuais encontradas no campo da Engenharia Ci-
vil; b) trazer um conjunto de dados a ser sistematizado
pelo graduando e informações técnicas que, compre-
endidas e interpretadas, fornecerão a ele subsídio para,
ao se lhe apresentar um caso, sistematizar os dados,
construir e avaliar modelos, formular problemas e pro-
por soluções; c) fazer, preferencialmente, uma abor-
dagem multidisciplinar e sistêmica, privilegiando a ve-
rificação da capacidade de visão integrada de conteú-
dos; d) ser de tal forma elaboradas que exijam a utili-
zação de conceitos e, principalmente, das habilidades
definidas, e não de memorização.
Os conteúdos predominantes nas várias ques-
tões são apresentados na Tabela 1.
Como se pode observar, a prova foi bastante
abrangente, incluindo conteúdos das diferentes matérias
que compõem o currículo do curso e dando, assim, opor-
tunidade de o formando demonstrar seu conhecimento
das várias áreas que fazem parte da Engenharia Civil.
Tabela 1
Conteúdos Predominantes nas Questões
Questões
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Conteúdo Predominante
Matemática, Física, Fenômenos de
Transporte, Hidráulica e Hidrologia,
Construção Civil
Química, Fenômenos de Transporte,
Estruturas Usuais de Concreto,
Materiais de Construção, Construção
Civil
Matemática, Materiais de Construção,
Construção Civil
Matemática, Química, Ciências do
Ambiente, Saneamento Básico
Matemática, Fenômenos de
Transporte, Topografia, Hidráulica e
Hidrologia, Estradas
Matemática, Física, Mecânica,
Eletricidade, Ciências do Ambiente,
Construção Civil
Matemática, Física, Mecânica,
Mecânica dos Solos
Matemática, Física, Desenho,
Mecânica dos Solos
Matemática, Física, Topografia,
Mecânica dos Solos, Estradas,
Construção Civil
Física, Mecânica, Desenho,
Resistência dos Materiais, Estruturas
Usuais do Concreto
Fonte: DAES/INEP/MEC-ENC-98
Validade do Conteúdo
Considerando que uma prova é um instrumento
de medida de uma amostra de conhecimentos e habi-
lidades, será tão mais adequada quanto maior for a
representatividade da amostra selecionada. A primeira
qualidade a se exigir do instrumento é, portanto, a sua
validade de conteúdo, que, no caso, foi assegurada
pela própria Banca Examinadora que a elaborou, com-
posta por professores titulados e experientes, proveni-
entes das diferentes regiões do país. Cada um desses
profissionais não só se responsabilizou pela elabora-
ção de um certo número de questões mas participou
da análise, julgamento, seleção e aperfeiçoamento das
que compuseram a prova em sua versão definitiva.
Dessa forma, contribuíram também para a validação
da prova como um todo, no sentido de que ela refletis-
se o universo de conhecimentos e habilidades que se
esperava que os formandos tivessem adquirido após
sua experiência educacional.
A questão da fidedignidade (consistência e es-
tabilidade) das questões discursivas foi tratada com os
cuidados necessários para minimizar a subjetividade, o
efeito de halo e a diversidade de padrões de julgamento.