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Fernando Henrique Cardoso
Presidente da República
Paulo Renato Souza
Ministro de Estado da Educação
Pedro Paulo Poppovic
Secretário de Educação a Distância
Iara Glória Areias Prado
Secretária de Educação Fundamental
Mônica Messemberg
Secretária Executiva do FNDE
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier
Diretor Geral do FUNDESCOLA/MEC
Carmen Moreira de Castro Neves
Diretora do Departamento de Políticas de Educação a Distância I SEED
Wilsa Maria Ramos
Coordenadora de Programas Especiais / FUNDESCOLA
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Proformação Programa de
Formação de Professores em Exercício
TEXTO DE APOIO
4
Como orientar
e avaliar
o Projeto de Trabalho
Equipe de Elaboração da 1ª. edição
Alvana Maria Bof / CNP/ SEED
Amaliair Cristine Atallah / CNP / SEED
Áurea Araújo / CNP / SEED
Janine Schultz Enge / CNP / SEED
Suzi Mesquita Vargas / CNP / SEED
Sumário
A- Introdão ..............................................................................3
1. O que é o Projeto de Trabalho..............................................3
B - Como orientar o professor Cursista a elaborar e desenvolver
O Projeto de Trabalho..............................................................4
1. Dentição do eixo temático....................................................4
2. Sensibilização.....................................................................4
3. Definição do Tema do Projeto de Trabalho ...........................4
4. Elaboração da Proposta do Projeto de Trabalho...................6
5. Execução do Projeto de Trabalho........................................11
6. Elaboração do Relatório Parcial.........................................11
7. Elaboração do Relatório Final............................................11
C - Como avaliar Projeto de Trabalho............................................14
1. Como é feita a pontuação dos Projetos de Trabalho.............14
2. Como é a recuperação do Projeto de Trabalho ....................21
3. Critérios de aprovação.......................................................21
Anexos.......................................................................................22
A - Introdução
Estamos apresentando o Texto de Apoio 4, que tem como
objetivo oferecer orientações sobre a definição, o
acompanhamento e a avaliação do Projeto de Trabalho. Estas
informações irão ajudá-lo a orientar e acompanhar o Projeto de
Trabalho dos professores cursistas, de modo a contribuir para o
seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.
1. O que é o Projeto de Trabalho?
O Projeto de Trabalho é uma atividade desenvolvida pelos
professores cursistas, sob a forma de pesquisa e/ou ação
pedagógica, a respeito de algum aspecto (social, histórico,
cultural, ecológico, científico, etc.) de sua realidade local. Além
de ser uma excelente ocasião para os cursistas desenvolverem
sua habilidade de pesquisar, esta é mais uma oportunidade para
que eles exercitem a utilização da linguagem escrita.
No Proformação, cada professor Cursista desenvolve
apenas um Projeto de Trabalho.
B - Como orientar o professor Cursista
a elaborar e desenvolver o Projeto de
Trabalho?
Para orientar os professores cursistas nesta tarefa, é
importante que você tenha clareza sobre todas as etapas
envolvidas no desenvolvimento dos Projetos de Trabalho. E é
pensando em ajudar você que explicaremos a seguir cada uma
dessas etapas.
1. Definição do eixo temático
A Equipe Estadual de Gerenciamento (EEG), em conjunto
com as Agências Formadoras (AGF), define um eixo temático
que servirá de referência para a escolha do tema dos projetos
que serão desenvolvidos pelos cursistas. É importante que o
Tutor fale com o (a) coordenador (a) da AGF para conferir se
esse eixo temático já foi definido, pois é a partir dele que o tema
dos Projetos de Trabalho deverá ser escolhido.
2. Sensibilização
A etapa de sensibilização é realizada pela AGF. Ela ocorre
na fase presencial, sob responsabilidade dos Professores
Formadores (PF) e deve ser um momento de esclarecimentos e
motivação dos professores cursistas para a realização do
Projeto de Trabalho.
Os tutores devem participar dessa sensibilização, uma vez
que eles também acompanham o desenvolvimento dos Projetos
de Trabalho.
3. Definição do Tema do Projeto de Trabalho
O tema dos Projetos de Trabalho é definido em conjunto
pela turma de professores cursistas e seu Tutor. Cada turma
estabelece um único tema que deverá estar relacionado ao eixo
temático estabelecido pela EEG e AGF.
Para que o Projeto de Trabalho seja significativo para os
professores cursistas, o Tutor deve promover, no encontro
quinzenal, uma discussão sobre o tema a ser pesquisado por
eles. Assim eles se sentirão parte integrante do processo e
ficarão mais motivados a trabalhar, convencendo-se da
importância e valor do tema definido.
A partir desse tema, que é de interesse do grupo, cada
professor Cursista deve escolher um assunto para pesquisar.
Para isso, eles podem consultar livros, jornais, revistas, sites da
internet, etc., além de observar a sua realidade.
Qualquer assunto relacionado ao tema pode ser escolhido.
Por exemplo: imaginemos que a EEG e AGF definiram
como eixo temático "o folclore". Sabendo disso, o tutor e seus
professores cursistas discutiram esse eixo e decidiram que o
tema a ser pesquisado pela turma seria "danças típicas
regionais". Existem muitas opções de pesquisa sobre esse
tema, como ocorrerá com qualquer tema que venha a ser
escolhido.
Nesse caso, os cursistas poderiam escolher os seguintes
assuntos:
Cursista 1: "A história do Bumba-Meu-Boi". Trabalho
relacionado à área temática Identidade, Sociedade e Cultura.
Cursista 2: "Os instrumentos usados no Bumba-Meu-Boi".
Trabalho relacionado às áreas temáticas Identidade, Sociedade
e Cultura, e Linguagens e Códigos.
Cursista 3: "A poesia envolvida nas danças regionais".
Trabalho relacionado à área temática Linguagens e Códigos.
Cursista 4: "A transmissão das danças típicas regionais de
uma geração para outra". Trabalho relacionado às áreas
temáticas Identidade, Sociedade e Cultura, e Linguagens e
Códigos.
Cursista 5: "As danças religiosas". Trabalho relacionado a
área temática Identidade, Sociedade e Cultura.
Cursista 6: "A comunidade e as danças regionais".
Trabalho relacionado à área temática Identidade, Sociedade e
Cultura.
Cursista 7: "A comunidade e as danças regionais".
Trabalho relacionado à área temática Identidade, Sociedade e
Cultura.
Observando os exemplos acima, você deve ter notado que
os cursistas 6 e 7 têm um único título para seus Projetos de
Trabalho. E talvez você esteja se perguntando: Dois cursistas
podem ter o mesmo tema?
A resposta é: sim, podem. Dois Projetos de Trabalho
podem tratar de um mesmo assunto, desde que cada Cursista
desenvolva a sua pesquisa de uma forma diferente. Por
exemplo: o Cursista 6 pode entrevistar as pessoas mais velhas
da comunidade e perguntar como eram as danças típicas
quando elas eram mais jovens, tentando descobrir se há
diferenças em relação às danças atuais. Já o Cursista 7 pode
fazer um trabalho com seus alunos, investigando o que eles
sabem sobre essas mesmas danças e propondo que eles
investiguem como a sua comunidade participa da cerimônia do
Bumba-Meu-Boi. Assim, os dois cursistas pesquisariam um
mesmo assunto, mas cada um deles faria um Projeto de
Trabalho diferente.
4. Elaboração da Proposta do Projeto de Trabalho
Nesta etapa, o professor Cursista deve escrever a Proposta
do Projeto de Trabalho. A Proposta deve conter os itens e as
informações descritos abaixo, indicando as fases previstas para
o desenvolvimento da investigação escolhida pelo Cursista.
Itens da Proposta do Projeto de
Trabalho
1
o
) Identificação: a proposta deve conter uma capa de
apresentação, incluindo:
? Proformação - Programa de Formação de Professores em
Exercício;
? O título do Projeto;
? O eixo temático definido pela AGF em conjunto com a EEG;
? O tema acordado pela turma;
? A(s) área(s) temática(s) do curso a que está vinculado o Projeto
(por exemplo, Vida e Natureza, ou Identidade, Sociedade e
Cultura, etc);
? O nome do professor Cursista responsável pelo Projeto de
Trabalho;
? O nome do Tutor;
? O nome da AGF;
? A cidade e o estado em que o trabalho foi realizado;
? A data de início das atividades do Projeto de Trabalho.
Exemplo:
PROFORMAÇÃO Programa de
Formação de Professores em Exercício
PROJETO DE TRABALHO
TÍTULO: A História do Bumba-
Meu-Boi
EIXO TEMÁTICO: Folclore
TEMA: As danças típicas regionais
ÁREA TEMÁTICA: Identidade, Sociedade e Cultura
Professor Cursista: Catarina Lopes da Silva
Tutor: Alice Sousa de Campos AGF: Cururupu
Município: Cururupu
Estado: Maranhão
Data de início do Projeto de Trabalho: 03/02/2003
Veja no anexo I um modelo de capa para os
Projetos de Trabalho.
2
o
) Justificativa: cada professor Cursista deve
contextualizar o assunto a ser pesquisado. Qual o motivo que o
levou a investigar o assunto tratado em seu Projeto de Trabalho?
O que lhe chamou a atenção? Qual a importância dessa
investigação para ele, para sua escola e/ou para sua
comunidade?
Exemplo:
Vamos pensar no caso do professor Cursista que quer
pesquisar a história do Bumba-Meu-Boi. Na justificativa, ele
deve explicar por que escolheu estudar esse assunto. Você
pode sugerirão Cursista para refletir sobre:
> O que lhe chamou a atenção?
> Que situações em sua vivência ou comunidade o levaram a
pensar nisso?
> Que curiosidades ele possui sobre o assunto?
> Como o Projeto de Trabalho vai poder contribuir com os seus
conhecimentos e/ou dos seus alunos e/ou da sua
comunidade?
3
o
) Problematização: os professores cursistas devem
definir o objetivo do Projeto de Trabalho, estabelecendo a(s)
questão(ões) que eles pretendem investigar. O que eles irão
pesquisar? Quais as perguntas que orientarão o
desenvolvimento de seus Projetos de Trabalho?
Exemplo:
O Bumba-Meu-Boi é uma das festas mais populares na
comunidade de Cururupu. Todos participam, jovens, velhos,
crianças, cada um de uma forma diferente. Alguns encenam a
cerimônia, outros assistem ou acompanham o cortejo. Mas
como surgiu o Bumba-Meu-Boi? Qual é o seu objetivo? O que
tornou esta festa tão popular? Ocorreram mudanças na festa
com o passar do tempo? O objetivo deste estudo será investigar
a história e a evolução da festa do Bumba-Meu-Boi na
comunidade de Cururupu.
4
o
) Cronograma de Atividades: a partir da definição do
objetivo e das questões a serem investigadas, os professores
cursistas devem definir o que eles pretendem fazer durante as
pesquisas, isto é, quais as atividades que serão desenvolvidas
nos seus Projetos de Trabalho, bem como as datas previstas
para sua realização. É muito importante que os cursistas façam
um cronograma de execução de todas as atividades que
pretendem desenvolver, incluindo também as datas de entrega
dos Relatórios Parcial e Final, que são obrigatórios. Lembre-os
de que eles deverão entregar o Relatório Final até, no máximo,
um mês antes da conclusão do Módulo IV.
Para evitar que algum Cursista chegue ao final do curso
sem o Projeto de Trabalho concluído, os Professores
Formadores e os Tutores devem orientar os professores
cursistas a organizar suas atividades dentro dos seguintes
prazos:
? De 2 a 4 meses para a elaboração da proposta do Projeto de
Trabalho (40 horas). Esta fase deve ser realizada de
preferência no decorrer do Módulo II;
? De 6 a 8 meses para a execução do Projeto de Trabalho,
incluindo a elaboração do Relatório Parcial (176 horas). Esta
fase deve ser realizada de preferência entre os Módulos II e
III;
? De 2 a 3 meses para a elaboração do Relatório Final,
incluindo a realização da auto-avaliação (40 horas). Esta fase
deve ser realizada de preferência no Módulo IV.
Para facilitar a visualização dos prazos das atividades
previstas no Projeto de Trabalho, o professor Cursista deverá
organizar seu cronograma de atividades, como é exemplificado,
na tabela abaixo. Assim, fica muito claro o que ele está se
propondo a fazer e quando.
É aconselhável que os cursistas deixem em seus
cronogramas algumas semanas livres para o caso de acontecer
algum imprevisto. Com isso, o prazo de entrega do Relatório
Final do Projeto de Trabalho fica garantido.
Veja no Anexo II o modelo de cronograma de atividades
para os Projetos de Trabalho.
DICA:
Verifique com atenção as datas das atividades e da entrega dos
Relatórios Parcial e Final para garantir a viabilidade do Projeto de
Trabalho e a sua conclusão até um mês antes do
Término do Módulo IV.
5
o
) Fontes de Consulta: os professores cursistas devem
indicar os livros, artigos, periódicos (jornais, revistas, etc), sites
da internet, etc. a serem consultados para o desenvolvimento do
Projeto de Trabalho. Caso haja entrevistas, o Cursista pode
colocar neste item o nome das pessoas a serem entrevistadas.
5. Execução do Projeto de Trabalho
Após definida a Proposta, os professores cursistas irão
realizar as atividades previstas nos seus cronogramas. O Tutor
deve aproveitar os momentos dos encontros quinzenais para
conversar com os cursistas sobre o andamento das atividades
dos seus Projetos de Trabalho, acompanhando o avanço de
cada Cursista.
6. Elaboração do Relatório Parcial
Durante o desenvolvimento do Projeto de Trabalho, os
professores cursistas devem escrever e apresentar um
Relatório Parcial. O Relatório Parcial é elaborado geralmente
na metade do Projeto, e o Cursista deve descrever as atividades
desenvolvidas até aquele momento, comentar as que foram
reprogramadas, os ajustes ou reformulações realizados, as
alterações no cronograma apresentado na Proposta do Projeto
de Trabalho, as dificuldades e avanços ocorridos, além de
análises feitas até aquele momento.
O objetivo desse relatório é fazer o professor Cursista
refletir sobre as atividades que já foram desenvolvidas, bem
como a respeito daquelas que ainda serão realizadas, para
avaliar a necessidade de fazer algum tipo de ajuste ou
aprofundamento e garantir a finalização do Projeto de Trabalho.
DICA:
Para facilitar a elaboração desse relatório, sugira aos
cursistas que eles façam anotações sobre as atividades
realizadas durante a execução das mesmas. Assim, ficará
mais fácil escrever o Relatório Parcial.
O Relatório Parcial contém algumas partes já presentes na
Proposta do Projeto de Trabalho e outras adicionais, conforme
segue:
? Capa de identificação;
? Problematização;
? Descrição e análise das atividades realizadas;
? Próximos passos, incluindo as atividades que ainda serão
desenvolvidas e as mudanças no cronograma apresentado
inicialmente;
? Fontes de consulta.
7. Elaboração do Relatório Final
O Relatório Final deve apresentar todas as etapas
desenvolvidas pelos cursistas durante a realização do Projeto
de Trabalho e uma conclusão contendo os resultados obtidos,
as conclusões e os comentários finais. Além disso, o relatório
deve conter uma auto-avaliação na qual o Cursista deverá
refletir sobre as atividades realizadas no decorrer do Projeto de
Trabalho, analisando seu próprio desempenho e a contribuição
do Projeto de Trabalho para o aprofundamento de seu
conhecimento, sua escola e/ou comunidade.
A estrutura do Relatório Final deve apresentar:
? Capa de identificação;
? Introdução;
? Justificativa;
? Problematização;
? Descrição e análise das atividades realizadas;
? Conclusão do trabalho (nessa parte, o professor Cursista deve
colocar os resultados obtidos em relação às perguntas da
problematização, as conclusões e os comentários finais: O
que ele descobriu? O que ele pode concluir em relação às
questões investigadas?)
? Auto-avaliação;
? Fontes de consulta.
C - Como avaliar o Projeto de
Trabalho
A avaliação dos Projetos de Trabalho é realizada pela
equipe da AGF, com o auxílio do Tutor. O papel da AGF nessa
tarefa é muito importante, uma vez que o Projeto de Trabalho
pode envolver várias áreas temáticas.
A avaliação deve ser contínua e realizada durante o
processo de elaboração do Projeto de Trabalho. A pontuação
ocorre em três momentos distintos:
1
o
) Na entrega da Proposta do Projeto de Trabalho, no
início das atividades;
2
o
) Na entrega do Relatório Parcial, na metade da
execução da pesquisa;
3
o
) Na entrega do Relatório Final, no término do
desenvolvimento do Projeto de Trabalho.
É importante lembrar que o Relatório Final deve ser
acompanhado de uma auto-avaliação, que é uma análise das
atividades desenvolvidas pelo próprio professor Cursista sobre a
sua atuação e desempenho durante o Projeto. Ela é obrigatória e
deve acompanhar o Relatório Final.
1. Como é feita a pontuação dos Projetos de
Trabalho?
A pontuação do Projeto de Trabalho é realizada pelos
Professores Formadores da AGF. Cada uma das etapas
(Proposta, Relatório Parcial e Relatório Final) realizadas vale
200 pontos. Como a pontuação final do Projeto de Trabalho é
calculada pela média aritmética das três etapas, a pontuação
máxima obtida ao final do curso é de 200 pontos. Para ser
aprovado, o professor Cursista deve obter, no mínimo, 50%
desse total.
Abaixo são apresentados os critérios de avaliação de cada
etapa, juntamente com exemplos de fichas de avaliação.
1
o
) Proposta do Projeto de Trabalho
(Pontuação Máxima: 200 pontos)
Inicialmente é preciso verificar se todos os itens
estabelecidos na Proposta do Projeto de Trabalho são
apresentados. São eles: Capa, Justificativa, Problematização,
Cronograma de Atividades e Fontes de Consulta.
Posteriormente, cada item deverá ser analisado quanto
ao conteúdo, à clareza e à objetividade, segundo as orientações
abaixo:
? A Capa da Proposta do Projeto de Trabalho deve conter os
dados de identificação: nome do Programa, Título, Eixo
Temático, Tema, Área(s) Temática(s), Nome do professor
Cursista, Nome do Tutor, Nome da AGF, Cidade e Estado do
professor Cursista e período de realização do trabalho.
? A Justificativa da Proposta do Projeto de Trabalho deve
contextualizar o assunto a ser pesquisado, ressaltando de
onde surgiram as questões, por que o assunto foi escolhido,
qual a importância do assunto a ser pesquisado e a
contribuição do Projeto de Trabalho no sentido de aumentar
seus conhecimentos e/ou dos seus alunos e/ou comunidade.
? A Problematização deve apresentar o objetivo do Projeto de
Trabalho e a(s) questão(ões) a ser(em) estudada(s).
? O Cronograma de Atividades do Projeto de Trabalho deve
apresentar o que o professor Cursista pretende fazer para
conseguir as informações sobre o tema que escolheu e
descrever as atividades a serem realizadas com as
respectivas datas de execução.
? O item Fontes de Consulta deve apresentar a bibliografia
(livros, artigos de jornais e revistas, sites da internet, etc) e os
nomes das pessoas a serem entrevistadas, quando for o caso.
Observe se as partes da Proposta do Projeto de Trabalho
estão integradas entre si de forma coerente e consistente, se há
uma seqüência lógica entre as partes. A seguir, avalie se a
proposta é apresentada de forma clara e objetiva e se é viável,
ou seja, se pode ser realizada nos prazos estabelecidos.
A seguir você verá um exemplo de ficha para avaliação das
Propostas de Projeto de Trabalho.
AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO 1
a
ETAPA- PROPOSTA DO PROJETO DE TRABALHO
2
o
) Relatório Parcial do Projeto de Trabalho
(Pontuação Máxima: 200 pontos)
Inicialmente é preciso verificar se todos os itens
estabelecidos no Relatório Parcial do Projeto de Trabalho são
apresentados. São eles: Capa, Problematização, Descrição e
Análise das Atividades Realizadas, Próximos Passos e Fontes
de Consulta.
Posteriormente, cada item deverá ser analisado quanto ao
conteúdo, à clareza e à objetividade, segundo as orientações
abaixo.
? A Capa da Proposta do Projeto de Trabalho deve conter os
dados de identificação: nome do Programa, Título, Eixo
Temático, Tema, Área(s) Temática(s), Nome do professor
Cursista, Nome do Tutor, Nome da AGF, Cidade e Estado do
professor Cursista e período de realização do trabalho.
? A Problematização deve apresentar o objetivo do Projeto de
Trabalho e a(s) questão(ões) a ser(em) estudada(s).
? A Descrição e Análise das Atividades Realizadas deve
relatar as experiências e atividades desenvolvidas na
execução do cronograma proposto e apresentar as análises
já realizadas.
? Os Próximos Passos devem apresentar as próximas etapas
do Projeto de Trabalho, apontando as atividades que ainda
serão realizadas e as que serão modificadas e as possíveis
alterações no Cronograma de Atividades.
? O item Fontes de Consulta deve apresentar a bibliografia
(livros, artigos de jornais e revistas, sites da internet, etc) e os
nomes das pessoas entrevistadas, quando for o caso.
Observe se as partes do Relatório Parcial do Projeto de
Trabalho estão integradas entre si de forma coerente e
consistente, se há uma seqüência lógica entre as partes. Em
seguida avalie a redação: se o texto é apresentado de forma
clara e objetiva; se apresenta correção gramatical e ortográfica.
A seguir, apresentamos um exemplo de ficha para
avaliação do Relatório Parcial do Projeto de Trabalho:
AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO 2
a
ETAPA - RELATÓRIO PARCIAL
3
o
) Relatório Final do Projeto de Trabalho
(Pontuação Máxima: 200 pontos)
Inicialmente, é preciso verificar se todos os itens
estabelecidos no Relatório Final do Projeto de Trabalho são
apresentados. São eles: Capa, Introdução, Justificativa,
Problematização, Descrição e Análise das Atividades
Realizadas, Conclusão, Fontes de Consulta e Auto-avaliação.
Posteriormente, cada item deverá ser analisado quanto
ao conteúdo, à clareza e à objetividade, seguindo as orientações
abaixo.
? A Capa da Proposta do Projeto de Trabalho deve conter os
dados de identificação: nome do Programa, Título, Eixo
Temático, Tema, Área(s) Temática(s), Nome do professor
Cursista, Nome do Tutor, Nome da AGF, Cidade e Estado do
professor Cursista e período de realização do trabalho.
? A Introdução deve relatar o que é o Projeto de Trabalho do
Cursista e descrever os itens que serão tratados pelo relatório
final (as partes que integram o Relatório Final).
? A Justificativa da Proposta do Projeto de Trabalho deve
contextualizar o assunto a ser pesquisado, ressaltando de
onde surgiram as questões, por que o assunto foi escolhido,
qual a importância do assunto a ser pesquisado e a
contribuição do Projeto de Trabalho no sentido de aumentar
seus conhecimentos e/ou dos seus alunos e/ou comunidade.
? A Problematização deve apresentar o objetivo do Projeto de
Trabalho e a(s) questão(ões) a ser(em) estudada(s).
? A Descrição e Análise das Atividades Realizadas deve
descrever tudo o que foi feito durante a elaboração e
execução do Projeto de Trabalho e relatar como e quando as
atividades foram feitas.
? A Conclusão deve apresentar a descrição e análise dos
resultados obtidos, as conclusões e os comentários finais.
? O item Fontes de Consulta deve apresentar toda a
bibliografia utilizada (livros, artigos de jornais e revistas, sites
da internet, etc.) e os nomes das pessoas entrevistadas,
quando for o caso.
? Na Auto-avaliação, o professor Cursista deverá analisar o
próprio desempenho e a contribuição do Projeto de Trabalho
para o aprofundamento de seu conhecimento, sua escola
e/ou comunidade.
Observe se as partes do Relatório Final do Projeto de
Trabalho estão integradas entre si de forma coerente e
consistente, se há uma seqüência lógica entre as partes. A
seguir avalie a redação: se o texto é apresentado de forma clara
e objetiva e se apresenta correção gramatical e ortográfica.
A seguir apresentamos um exemplo de ficha para
avaliação do Relatório Final do Projeto de Trabalho:
AVALIAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO
3
a
ETAPA - RELATÓRIO FINAL
2. Como é a recuperação do
Projeto de Trabalho?
A recuperação do Projeto de Trabalho deve ser feita
durante o processo de sua elaboração e execução. Assim, é
importante que os Professores Formadores e, principalmente, o
Tutor estejam atentos e acompanhem de perto o trabalho dos
professores cursistas para poder identificar dificuldades e
orientá-los no sentido de superá-las.
Na primeira etapa, caso necessário, o professor Cursista
poderá refazer a proposta inicial do Projeto de Trabalho,
orientado pelo Tutor, até que esta seja aprovada (obedecendo-
se o prazo máximo de 1 mês entre a entrega da primeira versão e
a entrega da versão definitiva).
Caso o Relatório Final não seja aprovado, o Cursista
poderá refazê-lo. Mas lembre-se de que o prazo limite para
entrega desse Relatório é até um mês antes do final do
Módulo IV.
3. Critérios de aprovação
Para ser aprovado no Projeto de Trabalho, o professor
Cursista deverá obter uma pontuação mínima correspondente a
50% de aproveitamento, ou seja, 100 pontos, considerando a
média das três etapas do Projeto de Trabalho (Proposta do
Projeto de Trabalho, Relatório Parcial e Relatório Final).
ANEXO I: Modelo de capa
do Projeto de Trabalho
PROFORMAÇÃO
Programa de Formação de Professores em Exercício
PROJETO DE TRABALHO
TÍTULO:
EIXO TEMÁTICO:
TEMA: ÁREA
TEMÁTICA:
Professor Cursista:
Tutor:
AGF:
Cidade: Estado:
Data de início do Projeto de Trabalho:
ANEXO II: Modelo de Tabela
de Cronograma de Atividades
Cronograma de Atividades do
Projeto de Trabalho
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