Download PDF
ads:
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
Tarso Genro
Ministro de Estado da Educação
Marcos Dantas
Secretário de Educação a Distância
ads:
Sumário
A- Introdução..............................................................................................5
B - Como orientar o Professor Cursista a elaborar o Memorial .......................6
C - Como avaliar o Memorial ..................................................................... 10
D - Como conversar com o Professor Cursista sobre o Memorial ................ ???
Anexo....................................................................................................... 17
A - Introdução
Olá Tutor!
Estamos apresentando a você mais um Texto de Apoio, desta
vez com o objetivo de trazer a você orientações sobre a definição,
o acompanhamento e a avaliação do Memorial.
Essas informações irão ajudá-lo a acompanhar o trabalho do
Professor Cursista e trarão dicas de como interpretar e analisar o
Memorial, de forma que seus comentários ajudem o Professor
Cursista a aperfeiçoar a elaboração de seu Memorial.
O que é o Memorial
É o registro da história do Professor Cursista, especialmente
sobre o que vai aprendendo durante o curso.
É a forma de expressão da construção da sua identidade
profissional durante o processo de ensino-aprendizagem.
É o local em que ele vai anotando suas emoções, descobertas,
sucessos e insucessos que marcam sua trajetória pedagógica.
É o relato das adaptações e modificações que o Cursista vai
fazendo na maneira de trabalhar na sala de aula.
É o espaço em que o Cursista vai registrar suas reflexões sobre os
vários momentos do curso e acerca de sua própria ação.
O Memorial é, portanto, um documento rico e dinâmico,
elaborado de forma gradual pelo Professor Cursista, no qual
devem estar presentes os acertos, as vitórias, os avanços, mas
também as falhas, os momentos de desânimo, as paradas, as
dúvidas.
É uma espécie de "diário", no qual o Cursista vai escrevendo
sobre o que está sentindo, refletindo, vivenciando. E é nesse
"diário"que ele vai construindo sua identidade profissional.
B - Como orientar o Professor Cursista
a elaborar o Memorial?
Algumas pessoas não conseguem colocar em palavras aquilo
que observa ram, sentiram, aprenderam etc. Essa barreira decorre
da grande dificuldade de se lidar com a palavra escrita.
No Proformação, o Cursista será incentivado a escrever de
várias formas e o Tutor poderá ajudar muito nisso!
Como?
Orientando-o a ler nos Guias de Estudo, na parte C -
"Atividades Integradas", sugestões sobre a elaboração do
Memorial.
Motivando discussões e trabalhos de grupo sobre o tema do
Memorial, para que os Cursistas desenvolvam suas idéias.
Acompanhando de perto o trabalho do Professor Cursista e
oferecendo retornos incentivadores.
Mostrando que o Professor Cursista deve persistir e confiar na
elaboração da sua produção e melhorar, gradativamente, o seu
Memorial.
Valorizando os relatos dos Professores Cursistas e promovendo
o intercâmbio de experiências entre eles.
Mas, mesmo depois dessas atividades, podem surgir
dificuldades na elaboração do Memorial, porque sua estrutura é
flexível e aberta, o que o torna um documento que registra
aspectos subjetivos da vida do Professor Cursista, os quais vão
deixá-lo constantemente diante do novo e do inesperado.
Por tudo isso, é provável que alguns Cursistas possam se sentir
inseguros e desestimulados a escrever, enquanto outros talvez
se sintam instigados e desafiados para a elaboração do Memorial.
Você deve identificar e ser compreensivo quando isso ocorrer.
E fazer com que eles entendam que o Memorial não é algo pronto
e acabado, com um roteiro rígido e previamente definido, mas
um registro de construção que espelha e acompanha o próprio
caminho do Professor Cursista.
E importante que você oriente o pProfessor Cursista a
escrever no Memorial:
As experiências e modificações na sua sala de aula, como
Professor, a partir do que aprendeu no Proformação.
As reações dos alunos às suas mudanças.
As lembranças de momentos importantes de sua vida que foram
despertadas durante o curso.
Algumas explicações sobre o que aconteceu em sua própria
trajetória profissional.
As trocas e comentários sobre as experiências de outros
Professores que estão no curso.
As expressões da criatividade, sentimentos, intuições e
percepções sobre seu processo de ensino-aprendizagem.
Por exemplo:
1) No Volume I do Guia de Estudos do Módulo I
(pag. 108), você encontrará a seguinte sugestão:
"... faça um relato das lembranças mais marcantes
de sua história de vida como aluno da escola brasileira.
Que fatos pitorescos, situações e recordações você
gostaria de registrar? Quais as suas melhores
recordações? E as piores?..."
2) Você pode orientar o Professor Cursista, nos Encontros
Quinzenais de Sábado, levando-o a refletir sobre:
Como era sua escola na época em que ele estudou?
Quais os fatos marcantes para ele naquela época?
Todos tinham acesso à escola?
De que forma a escola daquela época contribuía para o exercício da
cidadania? Era igual ao que ocorre hoje?
O ensino hoje melhorou ou piorou? Por quê?
3) Veja um exemplo de Memorial, no qual alguns aspectos da
sugestão do Guia aparecem:
"... Este ano, quando olhava fotografias da minha
Professora dessa época, fiquei surpresa ao ver uma
foto da minha turma. Lembrei-me de que naquele dia
comemorávamos o Dia das Mães. Eu tinha 11 anos e a
poesia que falei pra minha mãe nunca esqueci. Entre
os colegas maiores e os de mesma idade eu me
destaquei por ser a mais sorridente. Eu estava radiante.
Nunca havia gostado tanto de mim em uma fotografia!
Eu me adorei.
E é essa alegria que eu quero passar para os meus
alunos. Quero ajudá-los a perceber a alegria de ser
criança, apesar de alguns momentos ruins em suas
famílias."
1
4)Você deve possibilitarão Professor Cursista a reflexão sobre como
o Proformação tem mudado sua vida e sua prática de ensino na
sala de aula. Oriente-o para que registre essas reflexões no Memorial.
Veja como o Professor Cursista pode seguir as
orientações do Guia de Estudo, por meio dos fragmentos
de um Memorial:
2
1) A articulação entre sua experiência no curso e seu crescimento
profissional:
"... O momento mais interessante de toda aula é
aquele que permite ao aluno opinar, participar em sala
de aula. Já no primeiro instante, a professora criou essa
comunicação na brincadeira..."
2) As mudanças que o Proformação têm realizado na sua vida:
"... Aprendi o significado e a importância da
comunicação; a arte da leitura e da escrita. E a escrita
se manifesta aqui, nessas linhas, na relação entre pensar
e anotar..."
3) Como o Proformação tem modificado o seu trabalho na sala
de aula:
"... Aprendi a classificar os alimentos de várias formas
e aprendi também como aplicar essa prática com os
meus alunos..."
."... Ter estudado a unidade 2 foi de grande valor para
mim. Minha prática em sala de aula foi enriquecida com
o que aprendi em cada área temática. Pude adaptar os
conteúdos às séries com que trabalho..."
O Memorial também tem a função de propiciar, alem de
reflexão, avaliações do Professor Cursista sobre seu
próprio desenvolvimento profissional.
Nesse caso, você deve orientá-lo a colocar no seu Memorial:
Como ele está avaliando seu desempenho?
Quais os fatos que demonstram as mudanças em sua prática?
Como ele está aproveitando as atividades de estudo e de
verificação?
O que ele está fazendo para superar suas dificuldades?
Como essas transformações ocorreram nas suas relações com os
alunos?
Veja rnais esses exemplos:
"Tive um problema que foi uma fórmula da
multiplicação, mais estou levando para a tutora me
ajudar, os outros conteúdos eu gostei muito. Estou
adorando as fórmulas novas de como resolver algumas
conta na forma mais fácil e estou resolvendo os
problemas dos exercícios dados."
"Eu não entendia sobre os diferentes saberes,
gostaria que tivesse mais explicação sobre esse
assunto... O que não estou dando conta de entender e
de completar no exercício eu vou levar para a tutora e
outros colegas me ajudar."
"Bom, como sempre, é ótimo trabalhar com os alunos.
Dá um pouco de dor de cabeça, mas é gratificante
ensinar. Sempre tenho dúvida em algum conteúdo que
fica sem entender, mas volto atrás para tirar as dúvidas,
por que sou responsável por eles... Andei dando aula
em minha casa para ver se ajudava a eles se desenvolver
rnais..."
3
"Apresento, então, a minha primeira dificuldade:
passar por escrito os meus pensamentos. E há algo que
é ainda mais difícil: ter de fazer isso todos os dias. No
entanto reconheço que essa é, sem dúvida, uma grande
oportunidade de crescimento."
4
C - Como avaliar o Memorial
Preparação
Para iniciar a análise e a avaliação dos Memoriais, você deve:
Ler as sugestões da parte C do Guia de Estudo
referente àquela quinzena.
É importante que você saiba quais são as sugestões para os
Memoriais daquela unidade.
Ler e compreender, no Manual do Tutor, capítulo
4, as competências que serão avaliadas.
Você precisa saber as competências e os resultados esperados
que estarão sendo avaliados no Memorial em cada módulo.
Entender o sistema de pontuação da Ficha de
Acompanhamento Mensal do Cursista.
Há um sistema para pontuar cada Memorial que precisa ser
conhecido por você.
A análise e a avaliação do Memorial requerem atenção à
narrativa que o Cursista faz de suas experiências, reflexões e
sentimentos. E já vimos que não se pode contar com um conjunto
de procedimentos rígidos para a interpretação desse documento.
No entanto, seguindo as orientações apresentadas neste texto,
você tentará fazer o melhor julgamento possível, sempre buscando
incentivar e orientar o Professor Cursista a melhorar cada vez
mais o seu Memorial.
Após uma primeira análise, reveja suas observações,
mantendo-se alerta para que não sejam tendenciosas ou até
mesmo preconceituosas.
Você deverá estar bem seguro e preparado para uma avaliação
que tenha como objetivo facilitar as habilidades de escrita, o
desempenho e a prática do Professor Cursista.
LEMBRE-SE
Na análise e interpretação do Memorial é preciso
ter não só objetividade, mas também
sensibilidade e flexibilidade.
Análise e avaliação do Memorial
O Memorial é um processo que só termina no final do curso,
porque em cada módulo é avaliado um pouco do que se espera das
competências que o Professor Cursista desenvolva nesse período.
As diferenças no desenvolvimento do Cursista devem ser
respeitadas, pois pode acontecer que um Cursista só consiga
atingir uma determinada competência no final do quarto módulo.
Você deve registrar, nas fichas, os resultados que ele conseguiu
atingir, progressivamente, em cada módulo.
Quando e como avaliar o Memorial
No Manual do Tutor, no capítulo 4.1.2, explica-se que o
Memorial deverá ser avaliado de acordo com as "Competências"
e "Exemplos de Resultados Esperados", descritos no capítulo 4.3,
e com orientação da AGF.
Após compreender essas orientações, você deve:
Primeiro:
Ler alguns Memoriais sem ter a preocupação de avaliá-los ainda,
apenas para conhecê-los, para ter uma noção de conjunto e para
entender os níveis diferentes de elaboração presentes nos
diversos Memoriais.
Depois:
Ler cada Memorial, com atenção, e ir anotando os pontos
positivos e os pontos que devem ser melhorados, tanto em
relação à forma quanto em relação ao conteúdo.
Também no Manual do Tutor, no capítulo 4.2, no item D, estão
as orientações de como pontuar o Memorial.
O Memorial deve ser avaliado a cada Unidade.
A pontuação máxima a ser atribuída a um Memorial é de 5
pontos, assim distribuídos:
Conteúdo: até 3,5 pontos (70%)
Forma: até 1,5 ponto (30%)
Para avaliar o conteúdo, o Tutor deve verificar se o Cursista:
Utiliza as sugestões da parte C do Guia de Estudo.
Demonstra as competências descritas no Manual do Tutor para
aquele módulo.
Fala de suas experiências no curso e na sua sala de aula, bem
como expressa suas opiniões, reflexões e sentimentos em
relação ao curso, à sua prática e à vida escolar.
Para avaliar a forma, o Tutor deve verificar no texto:
Clareza.
Coerência.
Sintaxe (concordância nominal e verbal, boa organização das
frases).
No módulo I, a pontuação deverá considerar mais o conteúdo
do que a forma, porque o Memorial é um exercício que o Professor
Cursista vai aprimorando com o tempo e a prática.
O importante é que o Tutor o incentive a escreve r, orientando-
o para sempre melhorar sua escrita.
Veja, no anexo 1, as escalas para pontuação do Memorial.
LEMBRE-SE:
Após a análise, avalie cada Memorial de acordo
com o sistema de pontuação apresentado no
Manual do Tutor, no capítulo 4.2.
Preencha a Ficha de Avaliação do Memorial, com a
nota e as observações dos pontos positivos e dos
pontos a serem melhorados.
Ainda no Manual do Tutor, nos capítulos 4.1 e 4.2, encontram-
se outras orientações referentes ao momento em que devem ser
informados os resultados da avaliação, onde registrá-los e como
proceder à recuperação.
Caso você tenha dúvidas sobre algumas dessas etapas,
consulte a AGF antes de fazer as avaliações.
A seguir, encontram-se alguns exemplos de como você poderá
analisar e interpretar o Memorial.
COMPETÊNCIAS
RESULTADOS
ESPERADOS
O QUE ELE
ESCREVE
OBSERVAR
CONTEÚDO
OBSERVAR
FORMA
Exemplo 1
a) Utilizar conhecimentos sobre a realidade
brasileira para entender o contexto da
Educação.
b) Analisar e refletir o efeito de suas ações
como Professor sobre os alunos e colegas,
de forma a aprimorá-las, avaliar seus
resultados e escrever suas conclusões a
esse respeito.
Consegue relacionar situações de sala de
aula com as teorias estudadas.
Valoriza o trabalho coletivo.
Utiliza o que for estudado no Proformação
para a análise de sua prática.
"Hoje resolvi fazer um trabalho em grupos.
Dividi a turma em seis grupos e preparei
folhas com exercício diferente para cada
grupo. No começo pensei que não ia dar
conta do barulho e da conversa dos
meninos. No final, cada grupo apresentou
um trabalho. Eles ficaram bem satisfeitos.
Eu fiquei muito cansada e com dor de
cabeça porque o barulho foi muito, mas
acho que valeu a pena. Meus alunos estão
achando que meu curso está sendo legal
para eles também."
Pontos positivos:
O Memorial apresenta articulação do
conteúdo estudado em Fundamentos da
Educação a Prática Pedagógica do
Professor.
Pontos a serem melhorados:
O Memorial pode, ainda, avançar um pouco
mais, relatando e valorizando o que os
alunos trazem para o trabalho coletivo, e
relatar a importância da Prática Pedagógica
nas transformações das relações sociais.
Pontos positivos:
O Memorial demonstra clareza de idéias,
organização do texto e seqüência na
apresentação dos relatos.
Pontos a serem melhorados:
Aprofundar a análise do conteúdo
relacionando-o com a prática na sala de
aula.
COMPETÊNCIAS
RESULTADOS
ESPERADOS
O QUE ELE
ESCREVE
OBSERVAR
CONTEÚDO
OBSERVAR
FORMA
Exemplo 2
a) Utilizar conhecimentos sobre a realidade
brasileira para entender o contexto da
Educação.
b) Analisar e refletir o efeito de suas ações
como Professor sobre os alunos, pais e
colegas, de forma a aprimorá-las, avaliar
seus resultados e escrever suas
conclusões a respeito.
Reconhece as características do
conhecimento escolar.
Compreende que a Prática Pedagógica
pode ser transfamadora ou reprodutora das
relações sociais.
Relaciona situações da vida escolar com
as teorias estudadas nas diferentes áreas
temáticas do Proformação.
Valoriza o trabalho coletivo e compartilhado
com seus pares.
"Nesta unidade 2 houve um complemento -
ou seqüência - no significado de linguagem
- linguagem verbal e não-verbal. Pude
aproveitar essas formas de comunicação
com as crianças da 4
a
série. Ficaram
surpresos e acharam os exercícios
diferentes por serem baseados apenas
numa imagem. Isso significou muito para
elas porque compreendiam que só as
palavras transmitiam algo."
Pontos positivos:
O Memorial apresenta articulação do conteúdo
estudado em Fundamentos da Educação
com a Prática Pedagógica do Professor.
Pontos a serem melhorados:
Melhorar o texto escrevendo sobre o efeito
da aprendizagem dos alunos na família e
na comunidade. Os alunos comentaram o
que aprenderam em casa ou com os
amigos? Relatar o que os alunos
comentaram depois que trabalharam as
diferentes formas de comunicação.
Pontos positivos:
O Memorial demonstra uma boa
organização do texto, clareza, boa
ortografia e frases bem construídas.
Pontos a serem melhorados:
Citar exemplos das reações dos alunos
para ilustrar os relatos do Memorial.
COMPETÊNCIAS
RESULTADOS
ESPERADOS
O QUE ELE
ESCREVE
OBSERVAR
CONTEÚDO
OBSERVAR
FORMA
Exemplo 3
a) Utilizar conhecimentos sobre a realidade
brasileira para entender o contexto da
Educação.
b) Analisar e refletir sobre o efeito de suas
ações como professor sobre os alunos, pais
e colegas, de forma a aprimorá-las, avaliar
seus resultados e escrever suas conclusões
a respeito.
Conhece o meio cultural no qual a escola está
inserida.
Valoriza as experiências familiares e
conhecimentos que os alunos já possuem.
Compreende as implicações do direito social
àeducação.
Identifica elementos que explicam sua própria
trajetória educacional.
Percebe que suas ações, como Professor,
vão além da sala de aula, abrangendo a escola
como um todo e a comunidade.
"Os módulos vêm procurando nos ensinar
mais como devemos trabalhar com os
alunos, e, o rientando para que trabalhe em
grupo, são muito mais aproveitados, obtendo
várias outras idéias dos colegas. E o
professor tem que ter muitas outras
criatividades para trabalhar com as crianças
para que as aulas não fiquem cansativas."
Pontos positivos:
O texto deste Memorial demonstra
compreensão geral do programa e boa
organização das idéias.
Pontos a serem melhorados:
Você deve ir adiante em sua descoberta,
tentando aplicar o que está escrito no seu
Memorial em sua prática da sala de aula. Faça
isso e escreva sobre essa experiência em
seu próximo Memorial. Que tal escrever
também sobre sua experiência passada
como aluno?
Pontos positivos:
A redação está melhorando, e quanto mais
se escreve melhor vai ficando. O texto
consegue transmitir sua experiência e sua
vivência no Proformação.
Pontos a serem melhorados:
Precisa escrever mais, prestando mais
atenção na elaboração das frases. Tente
escrever frases menores. Quanto mais atento
estiver na concordância verbal, melhor você
conseguirá se expressarem seu Memorial...
LEMBRE-SE
No módulo I, a forma como o Professor Cursista
escreve, seus erros de ortografia e de
concordâncias verbais ou nominais devem ser
corrigidos, mas não é necessário que sejam
considerados na pontuação. Você deverá mostrar
os problemas ao Cursista e ajudá-lo a melhorar.
A partir do módulo II, a forma deverá estar mais
organizada e o conteúdo deverá expressar seu
crescimento profissional e sua articulação entre os
conhecimentos adquiridos durante o curso e
utilizados na Prática Pedagógica.
D - COMO CONVERSAR COM O
PROFESSOR CURSISTA SOBRE O
MEMORIAL
Após a análise e a pontuação do Memorial, você deverá
conversar com o Professor Cursista sobre sua avaliação.
Procure sempre:
Valorizar a produção de texto do Professor.
Explicar e sugerir os aspectos que ele poderia melhorar com
relação ao desenvolvimento da escrita e ao alcance das
competências.
Nos Encontros Quinzenais de Sábado você deverá reservar
tempo para essa conversa com o Professor Cursista sobre a
análise e a interpretação dos Memoriais.
É importante que você faça isso no encontro mais próximo,
para que a avaliação seja oportuna e eficaz.
Se o Cursista ainda não conseguiu grandes avanços na
elaboração do Memorial, enfatize a importância da sua persistência
na aquisição da escrita. Mostre a ele que o crescimento é gradativo
e a cada dia colhemos novos frutos da nossa aprendizagem.
Leia com atenção as orientações que se encontram no Texto
de Apoio 1 - " Como planejar e realizar os Encontros Quinzenais
de Sábado. Elas vão ajudá-lo a fazer a entrega de sua avaliação.
Boa sorte e bom trabalho!
CITAÇÕES
1 .Fragmentos retirados do Memorial da Professora Cursista Marilene Moreira.
2.Idem.
3. Fragmentos retirados do Memorial de Luiza Maria Pinto, de fevereiro a
junho de 1999.
4. Fragmentos retirados do Memorial de Marilene Moreira.
5. Fonte: professora da 2a série
6. Fragmentos do Memorial de Marilene Souza Santos, maio de 1999.
7. Fragmento do Memorial de Telma P Padilha Leite.
Anexo I
Escala para a Pontuação dos Memoriais
OBSERVAÇÃO:
1 .Na ficha de Acompanhamento Mensal, a pontuação a ser colocada é
a soma de conteúdo + forma para cada Memorial.
2.A pontuação máxima do Memorial (conteúdo + forma) é 5 pontos.
3. No campo 4.1 da Ficha de Acompanhamento Mensal, coloque a
pontuação do Memorial (forma + conteúdo) da 1
a
quinzena do mês vigente.
4. No campo 4.2 da Ficha de Acompanhamento Mensal, coloque a
pontuação do Memorial (forma + conteúdo) da 2
a
quinzena do mês vigente.
Coordenação Nacional do Proformação
Esplanada dos Ministérios - Bloco L - Sala 100
Edifício Sede - CEP 70047-900 - Brasília - DF
Fone: (61) 2104-9721 Fax: (61) 2104-9102
www.mec.gov.br/seed/proform[email protected]
Revisão:
Áurea Araujo Bartoli / SEED
Liliane Carneiro dos Santos / SEED
Layout e diagramação:
Idvan Menezes
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo