APRESENTAÇÃO
ra acessível, que ampliem seus horizon-
tes e aprofundem seus conhecimentos.
Inserir o conteúdo em contexto mais
amplo, provocando a curiosidade do alu-
no, ajuda a criar a base para um aprendi-
zado sólido que só será alcançado atra-
vés da real compreensão dos processos
envolvidos na construção do conhecimen-
to. Não se trata, é claro, de repetir um
caminho que a humanidade levou sécu-
los para percorrer. No entanto, é preciso
incentivar o aluno a formular novos pro-
blemas, a tentar resolver questões "do
seu jeito". O espaço para tentativa e erro
é importante para desenvolver familiari-
dade com o raciocínio matemático e o
uso adequado da linguagem. Da mesma
forma que é possível ler um texto pala-
vra após palavra, sem compreender seu
conteúdo, é também possível aprender al-
gumas "regrinhas" e utilizar a Matemáti-
ca de forma automática.
Com o objetivo de ajudar o professor
nos vários campos apontados, reunimos
uma coletânea de artigos extraídos da
Revista do Professor de Matemática
(RPM) - uma publicação da Sociedade
Brasileira de Matemática (SBM), com
apoio da Universidade de São Paulo.
O material aqui apresentado suge-
re abordagem contextualizadas e o uso
de material concreto e apresenta uma
variedade de situações cotidianas em
que a matemática se faz presente. Ao
mesmo tempo, explora, em cada caso,
o conteúdo de forma rigorosa e siste-
mática, levanta problemas e indica so-
luções e, nesse processo, expõe os me-
andros do raciocínio matemático.
Os textos escolhidos estão distribu-
ídos em dois volumes e abordam con-
teúdos curriculares da 5
a
à 8ª série do
ensino fundamental.
No primeiro volume incluímos arti-
gos que tratam de História, Geografia,
Astronomia, situações do cotidiano, cul-
tura geral, crônicas e problemas. Enfim,
muito do que possa fornecer situações
com modelagem matemática, ligando a
Matemática ao desenvolvimento do co-
nhecimento humano de diversas áreas,
foi aqui reunido. Os artigos possibilitam
que o professor amplie sua visão e insira
os conteúdos matemáticos num contex-
to amplo e interdisciplinar, de modo que
possam ser utilizados para desenvolver
atividades interessantes junto aos estu-
dantes, explorando novas perspectivas
e permitindo um outro enfoque.
No segundo volume são sugeridas
atividades em sala de aula, utilizando
materiais de fácil acesso (canudos, car-
tolina, jornal, barbante, etc.) ou explo-
rando situações do cotidiano em que a
matemática está presente. A atividade
lúdica está sempre ligada a conteú-
dos matemáticos, que são explorados
e aprofundados.
O professor e educador George
Polya (1887-1985), autor do livro A arte
de resolver problemas , afirmava, mui-
to adequadamente, que para ensinar é
preciso saber muito mais do que se ensi-
na, é preciso conhecer sua matéria, ter
interesse e entusiasmo por ela. Com es-
tes dois volumes esperamos comparti-
lhar com nossos colegas professores ex-
periências bem sucedidas em sala de
aula e, sobretudo, um pouco da beleza e
da riqueza da Matemática.
É com grande entusiasmo que a Se-
cretaria de Educação Básica e a Secre-
tária de Educação Profissional e
Tecnológica realizam este projeto, agra-
decendo a participação da comunidade
matemática, por meio da Sociedade Bra-
sileira de Matemática (SBM).