um componente fundamental da compreensão e do ensino.
Ensinar e aprender depende do educador e do educando, é
um processo compartilhado. O educador coordena, sensibiliza,
organiza o processo, que vai sendo construído em conjunto com
as habilidades e tecnologias possíveis para cada grupo, de forma
participativa. É um processo baseado na confiança, na comuni-
cação autêntica, na interação, na troca, no estímulo, com nor-
mas e limites, mas sempre enfatizando o incentivo.
É importante sermos professores-educadores com um amadu-
recimento intelectual, emocional e comunicacional que facilite todo
o processo de organização da aprendizagem. Pessoas abertas, sen-
síveis, humanas, que valorizem mais a busca que o resultado pron-
to, o estímulo que a repreensão, o apoio que a crítica, capazes de
estabelecer formas democráticas de pesquisa e de comunicação.
Necessitamos de muitas pessoas autônomas na Educação e
comprometidas com a modificação das estruturas arcaicas, auto-
ritárias do ensino. Pessoas livres, autônomas - ou em processo
de libertação - podem levar a uma educação para a liberdade,
podem educar para a autonomia, podem transformar a socieda-
de. Só pessoas livres merecem o diploma de educador.
Faremos com as tecnologias mais avançadas o mesmo que
fazemos conosco, com os outros, com a vida. Se somos pessoas
abertas, as utilizaremos para comunicar-nos mais, para interagir
melhor. Se somos pessoas fechadas, desconfiadas, utilizaremos
as tecnologias de forma defensiva, superficial. Se somos pessoas
autoritárias, utilizaremos as tecnologias para controlar, para au-
mentar o nosso poder. O poder de interação não está fundamen-
talmente nas tecnologias, mas nas nossas mentes.
Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudar-
mos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que
mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, consegui-
remos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial.
A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente,
mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas
das formas atuais de ensinar e de aprender.