o Curso, seus objetivos, método e material distribuído; o monitor (no caso
do IRDEB) também o faz e, assim, se replanejam os cursos, com vistas a
um contínuo aperfeiçoamento.
Nos cursos oferecidos por instituições oficiais, o item é, na maior
parte das vezes, cuidado, bem orientado, tecnicamente bem organizado,
permitindo uma visão da aprendizagem realizada pelo aluno. É bem
verdade que algumas instituições ainda confundem nota com conceito,
considerando, como tal, apenas a codificação por letra, geralmente
acompanhada de um adjetivo, sem as implicações no processo global de
ensino-aprendizagem pressupostos na formulação do conceito do aluno
pelo professor (ex. sistema de avaliação da EMBRATEL). Outras, como o
IBAM, em seu Curso de Contabilidade Oficial, se atem a um só tipo de
questão, como o de múltipla escolha, na verificação de cada uma das
lições do Curso. Mas, não deixa de ser louvável, por exemplo, a
preocupação com a recuperação da aprendizagem, inserida pela EM-
BRATEL em seus cursos, incorporando um dos princípios mais saudáveis
da Lei nº 5.692/71, com vistas à individualização do ensino. Também o
SENAC se preocupa com este problema e oferece vários de seus cursos
através da técnica de Instrução Programada. Assim, em seu curso
Recepcionista de Crediário, e a título de contribuição, ressaltaríamos que,
tendo em vista a técnica supracitada, conviria, além da operacionalização
dos objetivos, da determinação dos comportamentos de entrada da
clientela-alvo, fixar o padrão mínimo de desempenho por parte do aluno e
manter a avaliação durante o processo de aprendizagem.
Nos cursos oferecidos por entidades particulares há também testes
tecnicamente bem elaborados, enfocando os aspectos essenciais do
conteúdo, apresentando, inclusive, a preocupação com a auto-avaliação,
como no Curso Técnico de Alfabetização — SEI da Abril S/A, Cultural e
Industrial. Na maior parte das vezes, contudo, as verificações se limitam a
um único tipo de questão nem sempre bem formulada — certo ou errado,
por exemplo, ou só múltipla escolha com 3 alternativas — e abrangendo,
apenas, o domínio cognitivo em seu nível menos complexo: o de
conhecimento. Sendo assim, às vezes, os testes cobrem o assunto com
bastante superficialidade, ou então, se detêm em questões de menor
relevância, em face de outras essenciais ao conteúdo estudado.