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PRESIDENTE DA REPÚBLICA
João Figueiredo
MINISTRA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
Esther de Figueiredo Ferraz
SECRETÁRIO GERAL
Sérgio Mário Pasquali
SECRETARIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
Péricles de Souza Cavalcanti
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO física E DESPORTOS
EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA
ORIENTAÇÃO GERAL
Subsecretário de Educação Física
Herbert de Almeida Dutra
Coordenadoria de Educação Física no
Ensino de 1º e 2º Graus
Marieta da Silva Carvalho
ELABORAÇÃO
Prof. Mauro Antônio Guiselini
Fotografia
Prof. Antônio Carlos Martins Guerra
Ilustrações
Magda Oliveira de Myron Cardoso
Crianças
Rodrigo, Silvia, Gabriel, Renato, Alexandre,
Júlia, Adriana, Fernando, André e Marcelo
"Se você quiser pescar uma criança,
coloque seu coração na ponta do anzol"
Aos meus filhos, Rodrigo, Silvia e Rafael que representam as crianças brasileiras,
as quais motivaram este trabalho e a minha esposa Pi, pelo incentivo.
APRESENTAÇÃO
Este trabalho é resultado de onze anos de experiência profissional na observação
orientação e prática com crianças em idade pré-escolar em pleno desenvolvimento
psicomotor e físico, assim como aquelas que apresentam dificuldades neste desenvolvi
mento e em sua aprendizagem.
Pretende entregar aos Professores de Educação Física, Jardineiras demais
pessoas envolvidas na Educação Pré-Escolar elementos de estímulo de certas funções
básicas da motricidade global e fina, boa postura e relaxamento tônico que constituem
a base de um adequado desenvolvimento psicomotor da criança.
Os exercícios recomendadoso de caracter simples e prático,oo necessitando
para a sua aplicação equipamentos e instalações sofisticadas. Estão voltados para a
prevenção de possíveis problemas de desenvolvimento psicomotor, físico e organico.
da criança. Entre estes podemos citar inúmeros casos de deformações físicas derivadas
da má postura e da falta de estímulo motor, como os casos de escoliose,cifose ou
dorso redondo, lordose,s planos, bem como os casos de diminuição da resistencia.
cardiovascular e insuficiência respiratória. Podemos caracterizar ainda as alterações
no ritmo normal de aprendizagem da leitura e escrita que podem ter origem na má
estruturação das noções espaço temporais, em um esquema corporal alterado na falta
de força muscular, na torpeza motora fina, etc. Ainda os exercícios especificos de
relaxamento permitem prevenir os inúmeros problemas físicos e de conduta derivados
de estado de tensão excessivos.
Os exercícios realizados nos primeiros anos de vida da criança estimulam o
desenvolvimento integral, favorecendo um enriquecimento nos campos cognitivo e
afetivo além de prevenir possíveis alterações no seu desenvolvimento.
Na idade pré-escolar, as capacidades queo estimuladas por este programa estão
em pleno desenvolvimento, dai a importância de sua exercitação. Porem ´´e de maior
importância que a criança tenha a maior quantidade de experiências de movimento
de forma diversificada, que lhe sejam oferecidas as mais variadas formas de jogo o que
levará a criança à um desempenho mais eficiente.
O programa de Educação Física proposto se baseia, em grande parte de experien-
*cias realizadas em 10 (dez) Escolas de Educação Pré-Escolar, 4 (quatro) Escolas de
Educação Infantil da Prefeitura Municipal deo Paulo, 2 (dois) Clubes Esportivos
2 (duas) Creches, 1 (um) Orfanato, 1 (um) Hospital e através da observação de aproxi-
madamente 800 (oitocentas) crianças que participaram das aulas de Educação Fisica
Infantil durante os anos 1974-1981 na Escola de Educação Física da Universidade de
Sao Paulo.
Constam neste programa conteúdos teóricos gerais a respeito do desenvolvimento
.
da criança e técnicas de prevenção e estímulo em Educação Física: caracteristicas
físicas da criança e de seu desenvolvimento psicomotor, conceitos de esquema corpo
ral, coordenação dinâmica geral e manual, estruturação espaço-temporal. Os conteudos
práticos caracterizam os métodos para estimular a coordenação dinâmica geral e ma-
nual, além de exercícios e jogos para estimular o desenvolvimento da força muscular e
da resistência geral bem como para o desenvolvimento das noções espaço-temporal e
ritmo.
Assim sendo acreditamos que o Professor que trabalha com crianças alem de
conhecer as atividades queo oferecidas durante as aulas, deve saber como motivar as
crianças a usarem as suas habilidades e o potencial de movimento que possuem pois
através dos exercícios, jogos e dança, ela aprende a respeito de si própria o que é
capaz de fazer, a controlar o seu corpo, a comunicar os seus sentimentos e ideias
adaptar-se e conhecer o mundo ao seu redor além de aprender novas habilidades
PROF. MAURO ANTÔNIO GUlSELINI
1? PARTE
O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
DA CRIANÇA
INTRODUÇÃO
FUNÇÕES PSICOMOTORAS
CAPACIDADES FÍSICAS
Introdução ao
desenvolvimento
psicomotor
considerações
gerais
A função motora está presente desde a concepção e durante toda a vida do ser
humano. O movimento é manifestação fundamental de desenvolvimento do homem e
possibilita seu relacionamento com o mundo e com os demais, características inerentes
da condição humana.
Nosso corpo, com seus movimentos, é o instrumento através do qual se realiza
tudo o que fazemos: conhecer o mundo, os objetos, realizar ações, conhecer e
relacionar-se com outros seres. Todas as forças de relacionamento e de conhecimento
estão ligadas à ação corporal. É assim que a criança vai organizando sua capacidade
motora de acordo com a maturação nervosa e dos estímulos do ambiente.
r Para melhor compreensão da evolução psicomotora da criança convém esclarecer
alguns termos como:
1. Coordenação dinâmica geral: implica a harmonia de movimentos voluntários dos
grandes segmentos do corpo ou capacidade de controle dos atos motores que põem
em ação todo o corpo.
2. Coordenação motora fina: implica a harmonia e precisão dos movimentos finos dos
músculos das mãos,s e rosto ou coordenação dos músculos pequenos para ativi-
_. dades finas.
Na primeira etapa, desde o nascimento até os 2 anos, a criança passa por várias
fases ou seja: consegue passar de decúbito ventral para decúbito dorsal, sentar com
ajuda, agarra os objetos pendurados, senta sozinho, mantém-se de pé com ajuda, aos 9
meses mantém-se de pé apoiada aos objetos, aos 10 meses engatinha, aos 11 meses
anda com ajuda. Em seguida, com o desenvolvimento do equilíbrio e do aumento da
força muscular aperfeiçoa a postura correta, o caminhar e a manipulação dos objetos.
Em uma segunda etapa, entre dois e três anos, alcança maior coordenação dos
movimentos, o que lhe possibilita realizar ações bem mais complexas. Estas, junto
com a capacidade de simbolização e linguagem, adquiridas paralelamente, ampliam e
fazem mais completo seu conhecimento do mundo.
Equilibrar em um doss e arremessar. Ajuda
o desenvolvimento psicomotor da criança.
Entre os três e cinco anos, a criança aperfeiçoa sua coordenação, equilíbrio,
postura, ritmo e manejo de segmentos: adquire habilidades tais como subir e descer
escadas, correr em diferentes velocidades; caminha de forma automática e rítmica,
salta com oss unidos e logo salta em um dos pés.
Experiência de movimentos
diversificados, ajudam a criança
a dominar o seu corpo.
Simultaneamente, alcança uma orientação espacial que lhe possibilita dirigir
seus movimentos em determinadas direções e a organização temporal que lhe permite
imprimir certo ritmo aos seus movimentos e a sua respiração.
Sua coordenação fina está mais desenvolvida e permite realizar certas ações que
demandam precisão e domínio dos pequenos grupos musculares, das mãos,s e rosto:
as crianças podem girar as páginas de um livro, fazer gestos, encaixar, usar o lápis,
fazer construções, manipular bolas grandes e leves etc.
Ao redor dos cinco anos a criança passa de uma etapa sincrética para uma etapa
de diferenciação e análise. Nesta fase seus movimentoso mais específicos e encami-
nhados ao alcance de determinados fins; sua percepção do mundo é mais precisa. É
neste momento que adquire a capacidade de simbolização. Isto se evidencia na capaci-
dade que a criança demonstra espontaneamente ao representar objetos, ações,
experiências presentes e passadas, através de desenho, pintura, modelagem.
O bom domínio da coordenação fina, permite
movimentos precisos.
Esta é a etapa de aperfeiçoamento decisivo nas coordenações finas. A criança
alcança um bom domínio nos movimentos das mãos e dedos e a consciência destes
movimentos mais diferenciados e específicos. Somente com este nível de desenvolvi-
mento da coordenação motora é que será possível adquirir todas as habilidades que o
processo de aprendizagem da leitura e escrita exigirá. Sua maturação neuropsicomo-
tora, então, lhe permitirá ter uma percepção estruturada do espaço e do corpo em
relação ao espaço; será capaz de diferenciar direita e esquerda em si mesmo e adquirirá
um manejo estável na direcionalidade dos movimentos.
O uso preferente de um olho, de umao e de um pé se encontra estabelecido
neurologicamente, o que também vai interferir em suas futuras aprendizagens, como
por exemplo, o uso de talheres para comer, o uso de papel e lápis.
A independência segmentaria que se alcança nesta etapa permitirá o uso das
mãos em forma totalmente independente dos pés. Igualmente se alcança o uso dao
direita de forma independente dao esquerda, o mesmo acontecendo em relação à
um pé com outro. Sua coordenação que envolve o domínio dos grandes grupos muscu-
lares se aperfeiçoa com todos os demais componentes principalmente com o desenvol-
vimento do equilíbrio.
O bom equilíbrio é base para todas as tarefas
motoras. Deve ser estimulado de forma diversificada.
O aumento da força muscular, da capacidade respiratória e melhor ritmo permite
alcançar o domínio da função respiratória para cumprir com as necessidades de oxigê-
nio para as tarefas habituais, e em especial a escolar (maior concentração, maior
esforço, maior resistência a fadiga), além das brincadeiras.
A resistência deve ser estimulada
desde cedo, para ajudar na
melhoria da saúde.
ALGUNS COMPONENTES DO
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
"São as Funções Psicomotoras que, agindo de forma integrada permitem a
atuação harmônica da criança no mundo".
ESQUEMA CORPORAL
Por esquema corporal entende-se a consciência do próprio corpo, de suas partes,
das suas posturas e atitudes, seja em estado de repouso ou movimento.
A criança deve ser estimulada
a tomar consciência do próprio
corpo em diferentes posições.
"O domínio corporal é o primeiro elemento de domínio do comportamento" (Le
Bouch)
O controle do corpo e a percepção
de espaço se consegue, através do
movimento dinâmico.
A partir dos 6 anos, a criança alcançará habilidades motoras de alta precisão,
tanto naquelas que envolvem a coordenação dinâmica geral, "grossa", como na coorde-
nação motora fina. Nesta etapa, se alcança o progresso harmônico de todas as funções
psicomotoras do esquema corporal, da organização espaço-temporal. Da dominância
lateral, do equilíbrio e controle do corpo e seus diversos segmentos, assim como
controle da postura e respiração.
A criança adquire o domínio de seus
músculos e articulações na medida
em que a força muscular também
vai se desenvolvendo. Estas
característicaso permitir a
criança em idade escolar realizar
ações complexas como por exemplo
escrever de forma automática,
manejar e controlar com as mãos
es bolas de diversos tamanhos,
controlar e dominar seu corpo em
diferentes situações de movimento.
O domínio dos pequenos grupos musculares ajudam na escrita e no desenho.
O esquema corporal é resultante de uma multiplicidade de sensações provindas
dos sentidos externos e internos. Essas informações podem ser divididas em três
categorias de acordo com sua procedência.
Visceroceptividade:o as sensações provenientes das vísceras.
Proprioceptividade:o as sensações internas provenientes dos músculos e tendões.
Exterioceptividade:o as impressões de frio, calor, dor e prazer recebidas pela
pele.o também aí incluídas as impressões recebidas pelos órgãos ex-
ternos.
Estas percepções permitem à criança uma noção, um modelo, um esquema de
seu corpo e das posições que adquire. O esquema corporal é mais do que uma represen-
tação mental ou seja de um único conjunto de percepções do nosso corpo, é a integra-
ção dos vários, todos em contínua modificação.
Além das noções do próprio corpo e das reações com o exterior nas suas expres-
sões de espaço e tempo, o contato com outras pessoas, a evolução do gesto e da
linguagemo aspectos importantes na formação do esquema corporal.
Os movimentos expressos ajudam
o desenvolvimento do esquema
corporal.
NÍVEIS DO ESQUEMA CORPORAL
A SEREM ALCANÇADOS DURANTE O PERÍODO PRÉ-ESCOLAR
Apontar partes do corpo
Nomear partes do corpo
Movimentar partes do corpo de todas as maneiras
Reproduzir movimentos e posições
Reproduzir movimentos e posições obedecendo ordens verbais
Localizar sensações identificando-as
Representar graficamente o corpo
Expressar-se corporalmente
EQUILÍBRIO
"Capacidade para assumir e
sustentar qualquer posição do
corpo contra a lei da gravidade"
(MUSSTON)
Um equilíbrio correto é a base primordial de toda coordenação dinâmica geral,
assim como de toda ação diferenciada dos membros superiores. Quanto mais defei-
tuoso é o equilíbrio mais energia consome, energia necessária para outros trabalhos,
além do que esta luta inconsciente, contra o desequilíbrio, fadiga o espírito e distrai
involuntariamente a atenção. Isto explica em parte a torpeza e a imprecisão, as contra-
ções, as sincenesias, etc.
Os fisiólogos, apesar de reconhecerem sua complexidade, reduzem a quatro
classes principais as impressões que intervém na conservação e modificação do equilí-
brio do corpo: impressões tácteis, cinestésicas, visuais e labirínticas. As impressões
labirínticas, queo as mais importantes provêm das informações dos otólitos e dos
canais semi-circulares do ouvido interno. As impressões cinestésicas constituem o
sentido pelo qual se toma consciência da atividade dos músculos e da posição dos
membros, o que se poderia chamar o sentido das atitudes. É um complexo de impres-
sões sensitivas que tem como ponto de partida os músculos, os tendõese as articulações
eo percebidas pelos proprioceptores. Pode referir-se a um sentido interno particular
que nos adverte sem descontinuidade nem remissão da presença e da existência atual
do nosso corpo.
As impressões tácteis, notadamente as que provém do contato plantar com o solo,
sentidas pelas células sensíveis à pressão, que se instalam na sola dos pés, constituem
outro fator de equilíbrio.
Esta ampla e complexa informação é coordenada pelo cerebelo, que domina o
sentido do equilíbrio registrando os impulsos dos órgãos sensitivos e comanda a regu-
lação tônica necessária para toda execução dos diferentes tipos de ajuste postural.
EDUCAÇÃO DO EQUILÍBRIO
O desenvolvimento dosentidodo equilíbrio é básico em todas as tarefas motoras.
Nem sequer a locomoção e a postura eretao possíveis no indivíduo queo tem
equilíbrio, e por conseguinteo tem controle da postura. Quando se adquire um bom
equilíbrio, se está em condições de empreender a exploração ativa do ambiente. Os
mecanismos do equilíbrio funcionam constantemente em atitudes estáticas, como estar
de pé e em todas atitudes dinâmicas, como a corrida e o salto.
Caminhar sobre superfícies
estreitas ajudam a educação
do equilíbrio.
MOSSTON entende que o equilíbrio é:
"A capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a lei
da gravidade", e estabelece três tipos:
. Equilíbrio durante o movimento.
. Equilíbrio em uma determinada postura (posição).
. Equilíbrio recuperado para uma determinada posição, depois uma ação.
As crianças descobrem novas
situações onde podem
desenvolver a capacidade
de equilibrar.
A melhor maneira de desenvolver uma habilidade, consiste em empregá-la com
a maior freqüência possível, nas condições que mais se aproximam daquelas em que se
deva utilizar e, os reflexos de equilibração se educam praticando-os.
Os exercícios dinâmicoso os mais empregados, estando os deslocamentos em
equilíbrio mais perto da realidade, sendo bem mais vividos que os tradicionais.
Material aqui é utilizado ao máximo. Os tacos, hemicilindros, sacos de areia,
bancos suecos, traves baixas, cordas no solo e etc, nos proporcionam, junto com a
variedade, os elementos de uma progressão quase ilimitado.
Se os exercícios estáticos, em particular os exercícios sobre um dos pés,o
pouco utilizados, pode-se torná-los mais atrativos se forem utilizados com a ajuda de
material ou após a realização de exercícios dinâmicos.
Os exercícios de levar objetos sobre a cabeça em equilíbrio, assim como os exer-
cícios dinâmicos,m a vantagem de agradar. Mas é importante usar no princípio,
objetos que se mantêm quase por si.
Portanto ao programar as experiências de movimentos, o professor deve levar em
conta os seguintes princípios de estabilidade:
1.
2.
Quanto maior a base de sustentação mais estável será a criança. Este princípio guar-
da relação com o seguinte.
Quanto mais baixo é o centro de gravidade, mais estável é a pessoa. Se se amplia o
tamanho da base mantendo constante a altura da pessoa, o centro de gravidade
desce. Pelo contrário, a redução da superfície da base eleva o centro de gravidade,
permanecendo constante os outros fatores.
3. Uma pessoa é mais estável quando o centro de gravidade está mais perto do centro
de base de sustentação.
4. Em igualdade de condições, há maior estabilidade quando o sujeito permanece
imóvel do que quando está em movimento.
0 professor deve levar em conta os quatro pontos da estabilidade para criar
situações que requeiram diferentes graus de capacidade para o equilíbrio.
Assim se obterão situações diferentes. E se induz a criança a realizar movimentos
ou assumir posições que modificam o tamanho da base, a situação do centro de gravi-
dade ou a quantidade de movimento necessário.
Com o objetivo de fazer uma progressão quanto à dificuldade, é conveniente
lembrar que toda posição que tem três pontos de apoio é menos estável que a que tem
quatro, que dois representam menos estabilidade que três e assim sucessivamente.
Assim sendo sugerimos os seguintes exercícios:
Consciência do equilíbrio corporal (várias posições):
Cabeça Tronco Corpo Inteiro.
Quem consegue caminhar na
ponte que eu fiz?
(Rodrigo — 6 anos)
Deslocamentos em equilíbrio
exercícios de equilíbrio em deslocamento ao nível do solo
exercícios de equilíbrio em deslocamento sobre superfície elevada
Vamos organizar os tacos de
madeira de maneiras diferentes,
para equilibrarmo-nos, enquanto
andamos?
Deixe que eu sei fazer de
um jeito diferente.
(Renato 5 anos)
0 equilíbrio pode ainda ser desenvolvido nas seguintes situações:
. Equilíbrio depois de uma ação
exercícios de equilíbrio depois de um deslocamento,
exercícios de equilíbrio depois de um salto, após deslocar-se por uma superfície
elevada.
. Equilíbrio transportando objetos
exercícios de equilíbrio sobre a superfície do solo transportando um objeto sobre
a cabeça,
exercícios de deslocamento em equilíbrio sobre superfície elevada e com objeto
sobre a cabeça.
COORDENAÇÃO
Segundo HOLLMANN e HETTINGER, deve-se entender por coordenação e atua-
ção conjunta do sistema nervoso central e da musculatura esquelética dentro de um
decurso objetivado de movimento.
A coordenação e
desenvolvimento através dos
movimentos dinâmicos e
diversificados. 0 correr e saltar
o excelentes formas.
KHIPHARD define coordenação, como a atuação conjunta harmônica e a mais
econômica possível de músculos, nervos e sentidos para realização de movimentos
exatos e equilibradamente seguros (motricidade voluntária) e reações rápidas adaptadas
a situações (motricidade reflexa).
Sendo compreendida como componente qualitativa da motricidade,
devem ser mencionadas como características de uma boa coordenação a
precisão de movimento, a economia e a fluência de movimento.
Necessita de uma perfeita harmonia de jogo muscular, em repouso e em movi-
mento; apresenta dois aspectos: a coordenação estática e a coordenação dinâmica, ou
seja, conforme esta coordenação se realiza em repouso ou em movimento.
A coordenação estática resulta do equilíbrio harmonioso entre a ação dos grupos
musculares antagonistas, estabelece-se em função do tônus e permite a conservação
voluntária das atitudes (controle da postura, da imobilidade).
Para manter-se equilibrado sobre um dos pés, se faz
necessário um bom controle do tônus.
A coordenação dinâmica é a colocação em ação harmoniosa, simultânea, de
grupos musculares diferentes com vistas à execução de movimentos voluntários (mar-
cha, corrida, salto).
Saltos sucessivos, além de
fortalecerem a musculatura
das pernas, estimulam o
desenvolvimento da coordenação
dinâmica.
De acordo com o tipo de movimento que se realiza, a coordenação dinâmica
será: geral, quando se refere a ações nas quais intervém somente membros inferiores ou
em simultaneidade com membros superiores (dissociação e combinação de movimen-
tos). E será do tipo manual quando se estabelece o jogo de movimento de ambas as
mãos, levando-se em conta a coordenação digital, a rapidez e a precisão da habilidade
manual.
OS EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO
MARCHA
Educa-se sistematicamente com os exercícios de equilíbrio. Está associada à
percepção da sucessão temporal, permitindo concretizá-la e associá-la ao espaço nos
exercícios de coordenação sensório-motora.
Os tacos colocados de formas
diferentes educam ao mesmo
tempo a coordenação dinâmica
e o equilíbrio.
. CORRIDA
É uma coordenação motora global e instintiva,o sendo necessário procurar
desenvolver esta coordenação dinâmica com a utilização de exercícios específicos:
melhorará paralelamente à equilibração geral e à confiança que a criança adquire em
si mesma.
É necessário considerar estes exercícios como a continuação normal da marcha.
. TREPAR E SUSPENDER
m um valor neuromotpr secundário, mas são, sem dúvida, um excelente meio
para lutar contra o medo. A progressão deve ser feita adequadamente à criança e se
algumas demonstrarem insegurança, éo obstante um exercício que lhes agrada.
. SALTO
É um exercício de coordenação dinâmica por excelência. Como o exercício ante-
rior de trepar este suscita também o interesse da criança. Assim mesmo está associado
a uma coordenação neuromotora precisa, uma luta contra o medo e uma educação do
querer ligado ao espaço.
Nos saltos a criança aprende
a controlar o seu corpo.
"A coordenação neuromotora é
bastante solicitada nos movimentos
utilizados na aula de Educação
Física para crianças".
Saltar imitando o "sapo" é uma
excelente forma de fortalecimento
muscular e desenvolvimento da
coordenação.
Vamos saltar sem cair! A turminha
saltando sobre os pneus.
A coordenação visomotora é desenvolvida praticamente em todas as atividades
que realizamos: seguir uma bola com os olhos, perseguir um alvo móvel de coordena-
ção do movimento com os olhos, acompanhar o movimento de um colega, receber uma
bola em movimento, etc. Entende-se como a "coordenação de movimentos queo
orientados pela visão" e observamos que a criança tem que ter a capacidade de coorde-
nar duas ou mais habilidades perceptuais quando efetua atividades tais como lançar e
pegar uma bola, chutar uma bola em movimento, rebater uma bola.
Lançar e pegar o "saco Plástico" ajuda a criança a
desenvolver a coordenação olho-mão.
Estes exemplos incluem a habilidade de diferenciar entre figura-fundo e coorde-
nar o objeto visualmente percebido com o movimento manipulativo de agarrar, e o
movimento não-locomotor de bater mantendo o equilíbrio mesmo se muda a base de
sustentação (levantando uma perna do solo no caso do chutar).
A coordenação visomotora apresenta duas subcategorias:
coordenação olho-mão, que se refere à capacidade da criança para eleger
um objeto do meio que a rodeia, coordenando a coisa visualmente perce-
bida com um movimento manipulativo.
coordenação olho-pé, que se refere à capacidade da criança para diferen-
ciar um objeto do meio que o rodeia, coordenando a coisa percebida
visualmente com movimentos das extremidades inferiores.
Estimule a criança a lançar objetos de vários tamanhos
e pesos à alvos. Isto estimula o desenvolvimeno da
coordenação visomotora.
Os exercícios de lançar e recebero para as crianças interessantíssimos, para
controle próprio e precisão, além de se constituírem como a base da coordenação
visomanual.
Os exercícios de recepçãoo exercícios típicos de adaptação sensóriomotora:
coordenação das sensações visuais, táteis, cinestésicas, etc, e coordenação dos tempos
de reação.
Os exercícios de lançaro ao mesmo tempo uma adaptação ao esforço muscular
e uma adaptação ideomotora, quer dizer, a representação mental dos gestos a fazer
para conseguir o ato desejado.
Por outro lado, os exercícios de recepção, lançamento, etc,o sempre exercí-
cios concretos e alguns dentre eles se prestam muito bem para a transcrição gráfica. A
dupla progressão do grande ao pequeno e do leve ao pesado permite uma variedade
infinita, indo desde os exercícios mais simples ao mais fino e difícil.
Uma atenção especial dever ser dada à coordenação olho-mão pois dela depende
a destreza manual indispensável para a aprendizagem de escrita.
SUGESTÃO DE SEQÜÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS DE
MOVIMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO
Os obstáculos ajudam bastante
no desenvolvimento da habilidade
de saltar.
As crianças descobrem as diversas
possibilidades.
Vamos colocar o maior depois o menor? Alexandre — 7 anos
Eu consigo, saltar o mais alto! Rodrigo — 6 anos
Vamos colocar mais, tem muito pouco Gabriel 6 anos
COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL
1. Adaptação da corrida a saltos em altura.
. exercícios de corrida e saltos sobre um obstáculo pequeno
. exercícios de corridas e saltos sobre vários obstáculos pequenos
2. Adaptação da corrida às distâncias
. exercícios de deslocamento em corrida e adequação dos apoios a pontos determi
nados
3. Saltos sobre obstáculos
. exercícios de salto sobre um obstáculo imóvel, com ambos oss
. exercícios de saltos sobre obstáculos imóveis, com ambos oss
Saltos sobre obstáculos em movimento
exercícios de saltos sobre um obstáculo em movimento
exercícios de deslocamentos e saltos sobre um obstáculo em movimento
"Júlia vamos pular de mãos dadas"? Silvinha 4 anos
Estimule a criança a saltar
vários obstáculos e de formas
diferentes.
5. Saltos de grandes obstáculos
. exercícios de saltos desde um ponto baixo a outro alto e desde este até o solo
. exercícios de saltos desde um ponto alto até o solo
. exercícios de saltos sobre circuito de aparelhos
COORDENAÇÃO VISOMOTORA
Eu consigo jogar e pegar
a argola.
Rodrigo 6 anos
Edu, consigo encher o plástico de ar. Puxa!
como ficou grande. (Juliana 6 anos)
- Veja como gira o meu arco!
(Gabriel - 6 anos)
1. Manipulação
. exercícios para adquirir habilidade manual
. exercícios de manejo e condução da bola com as mãos es
. exercícios de arremessar bolsinhas e pom-pons, com uma e duas mãos
. exercícios de arremessar para cima, com uma e duas mãos
2. Lançamentos de precisão
. exercícios de arremessar com direção determinada
. exercícios de arremessar com pontaria para alvos fixos de superfície plana
. exercícios de arremessar a distâncias progressivamente maiores
As crianças apreciam os jogos de lançar. Os sacos
plásticos servem para estas atividades.
Eu consigo acertar o cone.
(Rodrigo 6 anos)
Lançar e Receber
exercícios para aprender a receber a bola sem deslocamento
exercícios para aprender a quicar a bola
exercícios de aperfeiçoamento de quicar a bola com deslocamento com uma e
outrao
integrar as habilidades adquiridas em jogos.
Lançar e pegar requerem um bom
controle das mãos e visão. É
preciso dosar a força para
controlar a altura.
ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL
O espaço se estrutura através de
experiências de movimento
orientado de princípio em
referência ao próprio corpo.
Orientar-se no espaço é ver-se e ver as coisas no espaço em relação a si próprio, é
dirigir-se, é avaliar seus movimentos e adaptá-los ao espaço vivido e desta forma se
situar e agir correspondentemente.
oo essas noções exatas, mas elaboradas, construídas paulatinamente e pare-
cem formar-se sobre impressões prévias que confirmam o esquema corporal.
A criança muito antes de poder verbalizar, percebe o espaço que a rodeia. É a
partir dessa percepção que a criança vai organizando o espaço para então se orientar
e futuramente abstrair espacialmente. O desenvolvimento da orientação espacial está
intimamente ligado ao desenvolvimento motor e do esquema corporal. Esta se faz a
medida que a criança pode se movimentar mais livremente: mover a cabeça, estender
os braços para pegar objetos, andar, etc...
"O espaço se estrutura a princípio em referência ao próprio corpo e se organiza
através dos dados proporcionados pelo esquema corporal e pela experiência pessoal".
É a partir das tentativas malogradas para pegar objetos que entram no campo
visual da criança, e mesmo os acidentes pequenos como tropeçar no degrau etc, e
ainda de variedades de "peraltagens" típicas da criança de 1 aos 3 anos que ela vai
adquirindo as diferentes noções espaciais. Neste período, após ter aprendido a andar,
seu espaço vital se amplia consideravelmente. Vai aprendendo a mover-se em um
espaço, a perceber distâncias, direções e demais estruturas espaciais elementares, sem-
pre em relação ao seu próprio corpo e adquire as noções de: alto, baixo, perto, longe,
dentro, fora, em cima, em baixo.
As figuras desenhadas pelas
crianças servem de dados para a
orientação no espaço. O dentro,
fora, ao redoro percebidos
pelas crianças.
0 espaço humano é orientado no sentido Esquerda-Direita; por exemplo o caso
da escrita, da leitura, da numeração, etc... Se a criança é destra ou canhota é secundá-
rio, o importante é que esta lateralização seja espontânea eo contrariada. Se uma
criança tem dificuldade com seu espaço é porque em seu desenvolvimento psicomotor
algumas etapaso foram adequadamente desenvolvidas. Temos que identificá-las e
voltar a elas, partindo da base, que é o esquema corporal.
Em cima, dentro, ao redor
do pneu, correndo, saltando,o
formas de movimento estruturados
dentro de uma orientação
espacial.
As noções de agrupamento e
dispersão ajudam na estruturação
espacial.
OS EXERCÍCIOS DE ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL
1. Estruturação do espaço
. exercícios de aquisições das noções de agrupamento e dispersão
. exercícios de deslocamento em espaços livres sem esbarrar no colega.
. exercícios em espaços limitados sem esbarrar nos objetos
. exercícios de localização no espaço obedecendo ordens verbais
. exercícios que exigem memória com relação a dados espaciais
. exercícios de orientação em função do lugar de onde se produza os sons
. percorrer um espaço obedecendo a um número de passos
2. Apreciação de velocidade (associação espaço-tempo)
. exercícios de adaptação da própria velocidade a diferentes variações de ritmo.
O trabalho em pequenos grupos
ajudam a criança a desenvolver
a cooperação.
"Vamos saltar sem cair e soltar
as mãos, dentro do pneu e
em cima".
"Vamos passar embaixo da
ponte"
Exploração do espaço corporal.
"Vamos formar um grupo bem
grande e correr em redor."
- Eu gosto de ficar bem grande.
(Rodrigo — 3 anos)
"Os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento psicomotor
da criança, através de um verdadeiro diálogo corporal".
(Guiselini)
ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL
Correr ao redor das rodas e saltar,
até que pare. As crianças aprendem
a coordenar seus movimentos.
Orientar-se no tempo é situar o presente em relação a um antes e a um depois, é
avaliar o movimento no tempo, distinguir o rápido do lento, o sucessivo do simultâneo.
É saber situar os movimentos no tempo uns em relação aos outros.
Esta é uma noção que se forma juntamente com as noções espaciais e o esquema
corporal vai sendo adquirido paulatinamente.
A criançao só aprende as noções temporais do ponto de vista perceptivo,
como ao mesmo tempo vai adaptando seus movimentos a este ritmo. A percepção do
tempo é mais complexa que a do espaço e aparece mais tarde, na medida em que a
criança vai formando seus conceitos através de momentos concretos de experiência.
O movimento será tanto mais evoluído quanto melhor adaptado ao espaço e ao
tempo. Assim o andar, de início vacilante, evolui no sentido da aquisição do equilíbrio,
coordenação e de um ritmo pessoal. O mesmo se dá com a linguagem: por volta dos 3
anos, a criança passa normalmente por uma fase caracterizada pela falta de ritmo: é o
que os especialistas chamam de gagueira fisiológica. Inicialmente a criança adapta os
seus movimentos ao ritmo que lhe é próprio, para então se adaptar a um ritmo
diferente do seu.
A organização temporal é de vital importância para a alfabetização e a criança
com distúrbio nesta área terá grande dificuldade para perceber a sucessão de sons no
tempo. A dificuldade de orientação temporal será mais ligada ao saber ouvir enquanto
que a orientação espacial ao saber ver. Comumente aparece um prejuízo na linguagem
oral que posteriormente é transferido para a leitura e escrita.
Esta forma de percepção implica dois aspectos:
. um aspecto quantitativo: percepção do intervalo temporal, da duração (ritmo)
. um aspecto qualitativo: percepção da sucessão (do antes e depois)
Devemos caracterizar que a estruturação temporal se situa tanto ao nível percep-
tivo como ao nível da execução motora. "Ele é por excelência o apreciador de sucessão
do ritmo, do tempo".
As crianças aprendem bastante
cedo a seguir diferentes ritmos
respondendo com movimentos
alegres e expressivos.
OS EXERCÍCIOS DE ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL
. Noção de duração breve e longo
. Noção de intensidade forte e fraco
. Noção de tempo ritmo a 2 tempos
. Ritmos com inibição
. Deslocamentos rítmicos
A estruturação espaço temporal é um dado importante para uma adaptação
favorável da criança ao meio. Ela permite-lheo só movimentar-se e reconhecer-se
no espaço, mas também concatenar e dar seqüências aos seus gestos, localizar as
partes do seu corpo e situá-las no espaço, coordenar sua atividade e organizar sua vida
cotidiana.
Na Educação Física os momentoso apresentados de tal forma que a consciên-
cia do próprio corpo, do espaço, do tempo e do corpo em relação aos objetoso
enfatizados sistematicamente. Estes aspectos na prática, estão muito integrados. No
entanto o professor pode propor tarefas como vimos anteriormente, as quais enfatizam
um dos componentes do desenvolvimento psicomotor.
Além das funções psicomotoras citadas anteriormente para o adequado desen-
volvimento psicomotor da criança se faz necessário o desenvolvimento de outros com-
ponentes denominados de capacidades físicas que assimo caracterizados.
As capacidades físicaso essenciais para o funcionamento eficiente da criança
no domínio psicomotor. O funcionamento adequado dos distintos sistemas corporais,
permite que o aluno cumpra as exigências, as quais é submetido em seu meio.o em
realidade uma parte fundamental para a aprendizagem das habilidades motoras e se
o se desenvolvem de maneira adequada e global, pode ser fatores que limitam a
aprendizagem e desenvolvimento das habilidades motoras mais complexas.
Capacidades físicaso aquelas características funcionais do vigor orgânico que,
seo desenvolvidas, proporcionam à criança um instrumento (seu corpo) são, eficaz-
mente funcional para seu uso quando quiser que as habilidades motoras integrem seu
repertório motor.
A criança deve ser capaz de
sustentar o seu próprio peso
em posiçõeso habituais.
'Eu sei fazer o burrinho teimoso'
(Rodrigo 6 anos)
Oferecer situações de movimentos onde a criança realiza atividades que contri-
buem para um bom desenvolvimento bio-psico-social. Deve ser a preocupação do
professor na pré-escola, muitos jogos, brincadeiras e movimentos orientados, depen-
dem muitas vezes de um mínimo de desenvolvimento das capacidades físicas.
As crianças repetem tarefas
repetidas vezes. Elas correm,
param, correm novamente...
Assim exercitam a resistência.
Às crianças devem ser oferecidas atividades onde realizam esforços durante um
espaço de tempo alternando com intervalos de descanso. Esta forma de trabalho é o
próprio jogo infantil que se transforma em uma forma de estimular o desenvolvimento
da resistência.
Movimentos globais desenvolvem
a coragem além de fortalecer
as crianças.
Transportar objetos ajudam o
desenvolvimento da força
muscular.
FORÇA MUSCULAR DINÂMICA.
Força do músculo, cujo trabalho de contração se realiza sempre com
movimento.
Uma boa força muscular, principalmente dos grandes grupos musculares (braços,
tronco e pernas) e a resistênciao fundamentais para um bom desenvolvimento físico
e orgânico da criança.
A capacidade para dominar rápido e satisfatoriamente o corpo nas mudanças
de posição no espaço, assim é definido por Boa Ventura a Agilidade. Deve a criança
sistematicamente ser submetida a situações de movimento onde se evidencia esta
capacidade.
Uma criança na pré-escola deve desenvolver um
certo grau de agilidade que lhe permita participar
com êxito em várias atividades motoras.
Vamos fazer rapidamente o
burrinho teimoso apoiando
as mãos sobre a roda.
A integração das capacidades físicas e das funções Psicomotoras através de
movimentos bem orientados propicia um adequado desenvolvimento psicomotor e
físico da criança.
2
a
PARTE
- O PROGRAMA
. Objetivos da Educação Física na Pré-Escola
- O MOVIMENTO
. As experiências de movimento utilizados
. Orientação didática
. Equipamento de baixo custo
OBJETIVOS DO PROGRAMA
O termo programa se refere a todas as experiências ou oportunidades de aprendi-
zagem que a criança tem e queo oferecidas pela escola.
O programa de Educação Física na pré-escola se caracteriza pela continuidade de
experiências de movimento queo destinados a ajudar a criança a adquirir habilidades
motoras e conceitos que irão aumentar a sua capacidade de agir de forma alegre e
efetiva em todas as suas experiências de vida quer seja social, mental ou física.
Educação do Movimento Educação Física
A educação do movimento da criança é um longo processo de mudanças. Este
processo de aprendizagem do desenvolvimento motor, tem seu começo no ventre
materno e resulta de uma série de mudanças durante toda a vida. Tem portanto seu
início bem antes da criança entrar na escola.
Neste período ela tem oportunidade de vivenciar muitas experiências de movi-
mento em seu meio ambiente queo lhe ajudar a estruturar os movimentos básicos,
através da exploração, tentativa de acerto e erro, imitação e convivência com outras
pessoas.
Muitos movimentoso educados
naturalmente no lar.
O ambiente favorece naturalmente
educação do movimento
da criança.
A qualidade e quantidade dos padrões de movimento da criança, dependem das
oportunidades, liberdade e encorajamento dos movimentos.
Assim sendo, uma parte desta educação do movimento é de responsabilidade de
um programa orientado na escola, chamado de EDUCAÇÃO FÍSICA. No entanto é
conveniente lembrar que a Educação do Movimento,o começa nem termina na
educação formal da criança, pois muitos aspectos da educação da criança é resultado
de experiências obtidas fora da estrutura dos programas escolares.
"Nas atividades livres a criança
aprende a expressar seus
sentimentos e idéias".
Desta forma, em função desta Educação do Movimento, que a criança deve rece-
ber, através da estimulaçao de seus pais, antes da entrada na escola, assim sendo
quando chega a um programa instrucional de Educação Física, ela apresentará um
estágio de preferência, nivel de compreensão, aplicação e experiências nas tarefas
motoras.
No pré-escolar o enfoque do programa de Educação Física é na exploração e no
refinamento dos movimentos básicos e na compreensão e aplicação dos fatores ambien-
tais que afetam os movimentos. Hoje muitas pessoas chamam isto de Educação do
movimento.
É nesta fase do Programa de Educação Física que a criança adquire uma com-
preensão das estrutura do movimento, aumenta a sua habilidade e coordenação, atra-
s de várias experiências na medida queo amadurecendo fisicamente, socialmente
e emocionalmente.
O PROGRAMA DEVE ESTIMULAR O
DESENVOLVIMENTO SENSÓRIO PERCEPTIVO MOTOR
Vamos acertar o arco
no cone?
Com assistência e orientação eles aprendem a adaptar o movimento aos fatores
de espaço.
A noção de força é
desenvolvida em formas
simples de pular.
Diferentes tempos e velocidades, diferentes níveis; vários números de pessoas;
variação de força e intensidade; diferentes formas de pequenos e grandes obstáculos
e objetos vivos ou inanimados.
Vários objetos ajudam a criança estruturar o movimento.
- Vamos acertar o cone?
A Educação Física na pré-escola, está portanto, intimamente ligada a Educação
da criança no sentido holisto ou seja voltado para o desenvolvimento global, nos seus
aspectos cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor.
Como vimos anteriormente a Educação Física está estreitamente ligada a Educa-
ção do movimento da criança, uma vez que esta, utiliza o Movimento para alcançar
seus objetivos.
A Educação Física surge como um conjunto de atividades educativas que visam
criar o gosto e o hábito do exercício físico (SEED/MEC).
A Educação Física é aceita como uma parte integrante do caminho escolar.
Madelene Hunter enfatiza a importância da Educação Física na aprendizagem e
desenvolvimento da criança e assim caracteriza.
"Através do movimento as crianças podem aprender a diferença entre "mim"
e "não mim" o que é essencial para a capacidade de integração de forma. Percepção
de forma ou sua capacidade de entender o significado de forma, é baseado em sua
postura, lateralidade (mapa do espaço interior) e direção (mapa do espaço exterior).
Sua percepção de espaço ou noção das relações entre forma é sempre mais
obviamente desenvolvida pelo movimento. Seu comportamento motor é o primeiro
canal através do qual o comportamento cognitivo e afetivoo evidentes com os
outros.
Desta forma o comportamento motor possibilita a observação do produto da
aprendizagem.
As noções de espaçoo
adquiridos através do próprio
corpo.
Objetivo da Educação Física é estimular o desenvolvimento
Motor da Criança.
O desenvolvimento motor da criança é caracterizado pelo desenvolvimento das
suas capacidades queo essenciais para o movimento e subseqüente para a aquisição
de habilidades motoras. É entendido como um processo contínuo que começa no
estágio pré-natal e continua através da vida do adulto, evidenciando diferentes estados
de prontidão motora.
Em cada fase do desenvolvimento a criança apresenta um comportamento
motor característico que é aperfeiçoado pelas experiências motoras realizadas na aula
de Educação Física.
Caminhar sobre superfícies
estreitas ajudam a melhorar o
equilíbrio, que é fundamental
para um bom desenvolvimento
motor.
Os primeiros 6 anos de vida (período pré-escolar)o considerados como o
período durante o qual os padrões motores fundamentaiso sendo incorporados no
comportamento motor da criança.
Isto acontece a medida que a criança se defronta com problemas de locomoção
e manipulação de vários objetos encontrados em seu meio ambiente.
"Lançar é um movimento básico que adquire um bom padrão, pela exploração
de diferentes objetos."
A Educação Física Pré-Escolar estimula a aquisição de padrões de mo-
vimento.
O período pré-escolar tem se caracterizado mais como um período de refina-
mento de habilidade do que um período de novas aquisições.
Assim sendo a Educação Física neste período deve oferecer muitas experiências
de movimento, para que a criança melhore o seu comportamento motor.
O MOVIMENTO PADRÃO é uma série de movimentos organizados, em
uma seqüência de tempo e espaço. É também usado para se referir aos ele-
mentos comuns que aparecem em muitas habilidades motoras.
"0 refinamento do padrão de
movimento se faz pela repetição '.'
Estimule a criança a realizar
vários tipos de arremesso.
A Educação Física na Pré-Escola deve oferecer oportunidades para a
criança desenvolver a capacidade perceptiva para a melhoria do controle
motor.
, O comportamento motor da criança só se torna eficaz na medida em que ele é
controlado voluntariamente pela criança. Desta forma duas parteso evidenciadas sob
o ponto de vista de controle:
Uma parte que controla, ou seja o sistema nervoso central
Uma parte que é controlada, ou seja o sistema motor
- Quem consegue caminhar
sobre a barra de equilíbrio
sem cair?
"Diferentes situações de movimento contribuem para o efetivo controle do mo-
vimento por parte da criança".
O Programa de Educação Física deve colocar a criança em situações, onde deve
organizar e interpretar as informações e controlar as respostas motoras, assim sendo
deve, entre outras, proporcionar atividades destinadas a aumentar a percepção auditiva,
(capacidade de ouvir) aumentando o tempo de atenção da criança para materiais
sonoros e aumentar a vigilância (atividades) para direções verbais.
Quando o pandeiro parar de
bater faça uma estátua.
Quem consegue parar
rapidamente controlando
o movimento?
"Os estímulos auditivos (pandeiro) auxiliam a capacidade perceptiva da criança e
as respostas motoras controladas".
A visão tem um papel fundamental no controle dos
movimentos, queo orientados pelos olhos.
A antecipação do movimento é estimulada
de várias formas.
Proporcione à criança, através de movimentos diversificados, a opor-
tunidade de desenvolver a coordenação olho-mão.
As mãos unidas aos olhos, podem servir como um instrumento de
expressão.
O uso de material simples,
associados a movimentos manuais,
estimulam a coordenação olho-mão
eo oportunidade às crianças
de descobrirem muitas formas
diferentes.
A Educação Física na Pré-Escola deve desenvolver a capacidade de
resolução de problemas motores pela criança.
Vamos nos movimentar
em todas as direções?
De quantas maneiras você pode
usar o anel plástico?
Os processos de desenvolvimento do Programa de Educação Física deve ser de tal
forma, que permitam a criança descobrir, explorar e resolver os problemas motores e
inventar suas próprias experiências de movimento.
O Professor deve ter o cuidado, parao atrapalhar a criatividade da crian-
ça.
A Educação Física deve considerar e estimular a capacidade criativa da
criança.
- Vamos fazer uma estátua?
O que você pode fazer
com a corda?
- E uma figura?
A ação como resposta ao estímulo da criatividade, significa uma alteração do
conhecimento. Uma resposta significativa para a criança, com o surgimento de novas
formas, através da modificação do conhecimento anterior ou com combinação de
vários elementos.
s podemos verificar a capacidade criativa da criança em várias situações da
aula, mesmo quando realizam um exercício simples, livre ou mesmo quando estão no
recreio.
É importante que o professor dê um tempo para a experimentação livre, pois
desta maneira as crianças colocam em ação a sua capacidade criativa. Como ajudar:
Quem sabe andar diferente?
Quem sabe outras formas de saltar?
o excelentes formas de ajuda e estímulo à capacidade criativa.
De uma proposta, pode-se obter diferentes respostas, queo fruto da capaci-
dade criadora da criança.
Faça um desenho com
a corda no chão.
Salte de várias
maneiras.
O uso de diferentes equipamentos auxiliam o desenvolvimento da criatividade.
O MOVIMENTO
A Educação Física dirige seus esforços na aprendizagem motora, para dois obje-
tivos relacionados às habilidades: As habilidades básicas e as habilidades específicas.
No entanto estes conceitosm caracterizado a evolução da capacidade motora
humana ou na capacidade de dominar o corpo.
As experiências de movimento
na pré-escola, levam a criança
adquirir a capacidade de
dominar o corpo.
Dominar ou manejar o corpo envolve o corpo como um todo. Para aprender a
dominar o corpo, em primeiro lugar, a criança deve adquirir um bom domínio dos
movimentos globais (amplos).
A criança controla seu corpo em movimento, sem deslocamento ou em locais
fixos, em movimento de um lado para outro no solo, através do espaço ou quando
estão suspensos em aparelhos.
Para obter uma boa habilidade em manejar o corpo é necessário adquirir, ampliar
e integrar elementos de controle motor geral, através de amplas experiências de movi-
mento, baseados na exploração e criatividade.
"Trepar ajuda a criança a
dominar o corpo".
Os movimentos sem deslocamentos, em pontos fixos, ajudam a criança a domi-
nar o seu corpo em diferentes situações.
Estimule a criança a ficar sobre um dos pés.
A criança no período Pré-Escolar necessita aprender o que seu corpo pode fazer
e como ela pode manejá-la em várias situações de movimento.
O domínio do movimento está relacionado também com a capacidade da criança
de apresentar um bom padrão de postura e mecanismo corporal como componentes de
seu padrão de movimento.
Em adição a postura e mecânica corporal, uma outra consideração na habilidade
de manejar e controlar o corpo é a capacidade perceptiva-motora.
Os princípios e conceitos básicos de capacidade perceptivas-motora, tem uma
forte relação e aplicação na área de controle do corpo.
O bom controle motor requer um suficiente desenvolvimento e controle neuro-
lógico, os quais podem ser ajudados, enfatizando os componentes perceptivos motores
no desenvolvimento das atividades.
Os componentes perceptivos-motores que tem papel relevante na Educação Físi-
ca, na Pré-Escola, inclue todos aqueles movimentos queo atenção ao equilíbrio,
coordenação lateralidade, direcionalidade, noção de espaço e conhecimento do seu
próprio corpo e partes do corpo.
Como vimos acima, o mais importante da Educação Física para crianças em
idade Pré-Escolar é estudar os movimentos básicos e como estimular a percepção.
A percepção se faz através dos mecanismos sensoriais, no entantos devemos
proporcionar às crianças ricas experiências sensório-motoras em ambiente previamente
organizado.
O controle do movimento é estimulado
por atividades que envolvem a capacidade
perceptivo-motora.
Fique longe e acerte o saquinho de areia
ou pompom dentro do desenho.
As crianças fazem seus próprios desenhos.
Os professores de crianças, devem ter um conhecimento minucioso do conteúdo
da área curricular a qual é responsável.
O movimento tem sido estabelecido como o conteúdo básico dos programas de
Educação Física. Se o movimento é o conteúdo es temos que ensinar a criança a se
movimentar,s devemos saber como analisar, observar, descrever e ensinar movi-
mento.
Há muitas definições a respeito de movimento e cada qual dá a sua contribuição,
por exemplo alguns usam o sistema anatômico e enfatizam os aspectos anatômicos e
físicos das áreas do corpo, muito usado em cinesiologia, anatomia e outras áreas da
ciência do movimento.
Assim sendo vamos fazer uma análise do movimento, como conteúdo básico de
Educação Física na'pré-escola, utilizando o conceito básico citado.
MOVIMENTO: é a mudança na posição por qualquer segmento do corpo.
MOVIMENTO: resposta motora observável produzida por um estímulo.
Os movimentos básicos ocorrem no desenvolvimento motor da criança com a
maturação neuro muscular e através das experiências motoras das crianças.o estrutu-
radas sobre os movimentos reflexos, característica do comportamento motor da
criança nos primeiros anos de vida.
O aperfeiçoamento dos movimentos básicos servem de pré-requisito para habili-
dades mais complexas (habilidades básicas) e de alto nível.
o divididos em três categorias:
LOCOMOTORES: movimentos básicos que possibilitam o corpo se deslocar de
um lugar para outro no espaço.
NÃO LOCOMOTORES: movimentos básicos que podem ser executados em
espaço simples, sem movimento da base de apoio ou sem a intenção de se deslocar de
um lugar para outro no espaço.
MANIPULATIVOS: movimentos básicos que envolvem o manejo ou manuseio
de objetos.
O corpo humano, como o corpo dos outros primatase muitos mamíferos, pode
se movimentar em uma grande variedade de possibilidade.
As características de formação corporal (articulação, músculos) permitem ao
indivíduo realizar muitos movimentos, tecnicamente classificados como flexão, exten-
são, abdução, adução, circundação e rotação.
Nas aulas de Educação Física para crianças a classificação desses movimentoso
em três categorias:
Flexionar, Estender e Torcer. Podemos dizer que todas as outras atividades
envolvem estas três.
Flexão, extensão e rotaçãoo facilmente observadas em todas as formas do
comportamento motor humano. Por exemplo; no andar as pernas flexionam e esten-
dem, com um pouco de rotação, para manter a direção para frente enquanto a parte
superior do corpo gira em oposição.
MOVIMENTOS LOCOMOTORES
Possibilitam o corpo se deslocar no espaço.
- Vamos correr em todas
as direções?
Quem consegue pegar a
corda do companheiro?
Rolar 2 Quadrupediar 3 Bipediar
. Rolar para o lado . Salto do coelho Caminhar
. Rolar para frente . Rastejar . Correr
. Rolar para atrás . Trepar . Saltar
. Saltitar
. Galopar
Saltar de diferentes alturas, ajuda a criança a dominar o corpo e desenvolver a
coragem e auto-confiança.
MOVIMENTOSO LOCOMOTORES
Movimentos queo envolvem mudanças de um ponto para outro no espaço.
- Como vocês podem ficar
equilibrados?
4 - Equilibrar
5 - Movimentos Axiais 6 - Relaxamento ou Redução de Tensão
. Sentado
em pé
usando diferentes partes do corpo
. Flexionar
. Estender
. Torcer
. Balançar
. Axilar
. Chocalhar
. Girar
. Corpo todo
. Parte do corpo.
MOVIMENTOS MANIPULATIVOS
Movimentos que envolvem o manejo ou manuseio de objetos.
Quem consegue colocar ar dentro dó
saco plástico?
Veja como a criança domina as mãos.
Os movimentos manipulativos estimulam o desenvolvimento da precisão e rapi-
dez das mãos.
7 Manter Contato
. Carregar
. Chocalhar
. Balançar
. Levantar
. Empurrar
. Pular
. Equilibrar
. Apontar
AS EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTOS
o os movimentos que o Professor utiliza para alcançar os objetivos
propostos pelo programa.
8 Propulsão
. Bater
. Chutar
. Arremessar
. Rebater
9 Recepção
Pegar
corpo eo
. somente mãos
10 - Suspensão
. Pendurar com as mãos
. Pendurar com as mãos e joelhos
. Pendurar com os joelhos
As experiências de movimento devem ser organizadas de forma que as crianças
sejam estimuladas a se mover livre e independentemente, para explorar novos caminhos
de movimentos. Contribuindo assim para o seu desenvolvimento.
As crianças deverão ser
estimuladas a manejar a
corda de diferentes
maneiras.
Para as crianças em idade pré-escolar muitas experiências de movimentoo
exploradas naturalmente, nas brincadeiras em contato com outras crianças, nas ruas,
praças públicas e parques.
Quando estas experiências de movimentoo utilizadas na aula de Educação
Física, elas devem ser exploradas em todas as possibilidades possíveis pela criança, pois
quando salta para o lado, para frente, para atrás, alto e baixo, rápido e lento, no seu
próprio ritmo ou ao ritmo do pandeiro, a criança está explorando o movimento de
uma maneira bastante diversificada.
Saltar explorando o espaço
para frente, para atrás em
diferentes ritmos.
Quando a criança joga com
outras encontra novos caminhos.
EXPLORAÇÃO DO MOVIMENTO - É um termo relativo ao processo,
para desenvolver muitos padrões de movimento, habilidades e atividades
aprendidas em muitas e variadas situações.
As idéias de experiências de movimento apresentadas a seguir,o exemplos de
problemas que podem ser usados para ajudar a criança a realizar experiências com mui-
tas possibilidades motoras.
Para escolher movimentos adequados à criança, que serão utilizados na aula, o
professor deve considerar alguns pontos importantes:
NECESSIDADES e INTERESSES das crianças, pois temas repetidos causam
desinteresse e indisciplina.
A criança espera encontrar movimentos dinâmicos e alegres na
aula de Educação Física.
O professor deve selecionar aquelas experiências de movimento queo de
encontro ao desejo da criança de se movimentar e ao mesmo tempo possibilitar a par-
ticipação de todas simultaneamente.
A criança tem necessidade de movimento e espera encontrar muito movimento
na aula de Educação Física.
Vamos correr com
um rabo de corda?
Fuja que o professor
vai pegar o seu rabo.
É importante que o professor participe das experiências de movimento
estimulando a criança.
. O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
A quantidade de experiências motoras da criança devem ser de conhecimento do
professor. Assim procedendoo há perigo de exigir demais da criança ou mesmo sub-
estimar a sua capacidade de realização.
. AS CONDIÇÕES SÓCIO-CULTURAIS, devem ser levadas em consideração
pelo professor, pois crianças provenientes de diferentes ambientes familiares apresen-
tam comportamentos diversificados, tanto no aspecto cognitivo, afetivo como no
psico-motor.
. O EQUIPAMENTO E O ESPAÇO DISPONÍVEL, determinam a escolha das
atividades (o piso, suas medidas e o tipo de equipamento).
As crianças descobrem novas
maneiras de explorar e combinar
o equipamento.
Vamos fazer figuras
no chão e depois saltá-las.
No programa de Educação Física Pré-Escolar as experiências de movimento,o
fundamentalmente os movimentos básicos (conforme descrito no capítulo anterior) e
para tanto deve-se observar o princípio básico de variabilidade, assim entendido:
No programa o professor deve variar o tipo de movimento a ser usado na aula
(correr, saltar, lançar, rolar, flexionar e etc).
0 tipo de movimento utilizado deve ser explorado de forma diversificada, em
diferentes situações e com vários materiais.
Princípio de Variabilidade
da
Experiência de Movimento
VARIABILIDADE
Tipo de Movimento
. Locomoção, manipulação e Axial
Os Fatores
. Qualidade do movimento
. Espaço e relações
AS SUGESTÕES PRÁTICAS
DE EXPERIÊNCIAS DE MOVIMENTO
5 Atenção no pandeiro!
Você pode fazer o que ele
diz.
Quando ele bater você
anda.
Quando ele parar você faz
uma estátua.
A - Locomotoras
1 Vamos caminhar em todas as direções, sem
encostar no companheiro.
2 Agora vamos caminhar estirando todo o corpo.
Veja como vou ficar grande.
3 Vamos ficar pequeno?
Você sabe caminhar ficando bem encolhido?
4 Caminhar com passos bem grande. Veja como
seu passo é grande.
E pequeno, você sabe?
Quem é mais alto?
. Vamos caminhar fazendo barulho igual ao do pandeiro.
. Diferentes intensidade:
Caminhar suave, quando o pandeiro bater suave.
Caminhar forte, quando bater forte.
. Sacudir todo o corpo quando o pandeiro vibrar, (girar forte o pandeiro com a
mão).
6 Marque uma linha no chão.
Quem pode caminhar até aquela linha e voltar
de costas?
7 Vamos caminhar para frente e para trás?
Atenção quando o professor solicitar;
faça-o rápido.
8 Vocês sabem caminhar de maneira diferente? Como? Com as mãos e oss no
chão? então façam.
André Pareço um urso mole.
Rodrigo Eu sou um elefante.
9 Vamos caminhar rápido com as mãos e oss no chão.
Assim é difícil.
Marcelo 4 anos
10 Você consegue caminhar como caranguejo?
Experimentem, que eu vou observar.
11 - Vamos caminhar como caranguejo, para frente e para trás.
12 Vejam para os lados, é bem difícil.
Quem consegue?
Experimente: Caranguejo para frente, para trás e para os lados.
13 Risque linhas no solo ou aproveite as existentes,
se for o caso.
Vamos caminhar sobre as linhas para frente e
para trás?
Quando encontrar o ponto, dê um salto.
Vamos caminhar sobre a trave?
Sem cair.
Aproveite vários materiais que
podem ser utilizados para cami-
nhar em equilíbrio.
15 - Coloque cordas no solo. - Vamos caminhar sobre as cordas?
16 Rodas de Madeira. Caminhar sobre as rodas, sem cair.
17 Como você pode organizar os tacos?
Vamos caminhar sem cair?
18 Estimule as crianças a realizarem diferentes percursos, caminhando com os
olhos abertos e fechados.
19- Caminhar com as pernas
afastadas, sem pisar na ma-
deira.
Colocar equipamentos espalhados no solo auxiliam o desenvolvimen-
to da noção de espaço.
20 Espalhe vários tacos no solo.
Vamos caminhar ao redor dos tacos sem tocar.
A corrida estimula o desenvolvimento de noção de espaço, tempo e dire-
ção, além de ser uma excelente forma de melhorar a resistência infantil.
1 Vamos correr para frente? Vocês conseguem correr para trás?
2 - Experimente correr para o lado. Você deve cruzar as pernas, uma a frente da ou
tra. Vejam como eu façol
25 Quem sabe caminhar de um jeito diferente?
O companheiro deve fazer igual.
. Sentar um ao lado do outro
. Sentar de costas
. Sentar frente a frente.
24 - Atenção! Vamos fazer um jogo.
Caminhar 2 a 2, quando o professor bater palmas vocês devem rapidamente:
23 Vamos caminhar de mãos dadas com o companheiro.
Incentive a criança trabalhar com o companheiro. É uma boa forma de
estimular a integração social.
21 - Fique próximo de um taco. Você consegue ir caminhando, bem depressa até o
taco mais longe?
22 Vamos fazer um caminho estreito com os tacos.
Vocês conseguem passar pelo caminho?
Quem sabe caminhar de forma diferente?
Vamos fazer alguns jogos de correr!
Quem pode olhar no olho do Professor?
. 0 professor corre pelo espaço com as crianças.
As formas de apoio estimulam o fortalecimento muscular
dos membros superiores.
6 Vamos correr em todas as
direções.
Quem consegue fazer o bur-
rinho teimoso?
. Vamos correr em cima das figuras
. Vocês conseguem correr ao redor das figuras?
. E dentro? Vamos experimentar.
Além das figuras, desenhe outras formas (retas, zig-zag, curvas e etc). Estes
desenhos no solo, estimulam a capacidade perceptiva da criança.
5 Um grupo sentado dentro das figuras batendo palmas, as outras crianças correndo
ao redor das figuras. Vamos trocar de posição e tarefa.
4 Dê um pedaço de giz para cada criança.
Vamos fazer figuras bem grandes.
3 Quem pode sair rápido da posição?
. Em Pé
. Agachada
. Deitada em decúbito ventral
. Em quatro apoios
Vocês perguntam aos alunos - Que horaso Luis?
Quando alguém responder meio dia, todos devem fugir.
Quem for capturado ajuda o professor.
0 CHEFE DOS INDIOS
REFÚGIO
VARIAÇÃO
Fiquem dentro dos diversos refúgios.
Quando eu disser o nome, vocês devem trocar com os companheiros.
Ex.: todos que estão no parque devem trocar de lugar entre si.
Que horas são?
Quando parar as crianças deverão parar de maneira a estar enxergando o
olho do professor.
Fiquem de cócoras, deitados, sentados e etc.
As crianças correm em todas as direções.
Quem consegue olhar no olho do companheiro fazendo uma careta?
Vamos passear no ?
Marque no solo, refúgios com nomes conhecidos pelas crianças. Ex.: Um jar-
dim, um parque, uma piscina e etc.
Atenção crianças! Vamos correr ao redor dos refúgios? quando eu disser um
nome vocês entram rapidamente.
Vamos correr com um rabo
bem grande?
- Você consegue correr e pisar
no rabo do companheiro?
Vamos correr ao redor do chefe, quando eu parar de bater, voltem para as suas casas.
. Quem for pego, vira chefe.
Cada um pegue uma corda e faça um rabo.
- Fujam que eu vou
pegar o rabo de vocês.
As crianças gostam de serem desafiadas pelo professor.
Correr, combinando outros movimentos de braços e mãos
estimulam a coordenação motora da criança.
E agora outros jogos, usando alguns equipamentos para estimular a capacidade
perceptiva da criança.
Cada criança com uma roda de madeira na mão. As rodas podem ser coloridas, ou
ter números ou letras pintadas.
. Vamos correr em todas as direções, dirigindo o automóvel.
. Procure um companheiro que tem a roda da mesma cor que a sua.
. Procure um companheiro que tem um número igual ao seu.
. Vamos reunir a turma, que tem rodas da mesma cor.
. Vamos reunir a turma, que tem rodas do mesmo número.
Quem consegue formar uma coluna primeiro?
. Formem duplas. Vamos correr segurando as cordas.
. Agora vamos trocar. Quem estava atrás fique na frente. Corram em todas as direções.
. Coloquem as cordas no chão. Corram em todas as direções, ao meu sinal, voltem,
peguem as cordas e continuem correndo em duplas.
. Corram 2 a 2, segurando as cordas, acima da cabeça.
O cavaleiro conduz o
cavalinho para passear.
. Você consegue correr e girar a corda com as mãos, ao lado do corpo?
. E correr girando a corda acima da cabeça?
. Você consegue correr para trás, girando a corda?
Coloque objetos no solo. Peça para as crianças correr girando a corda em redor
dos obstáculos.
O número dito pelo professor deverá ser tocado pela criança o mais rápido
possível.
- VAMOS APRENDER A FORMAR CONJUNTO.
~ Aproveitando a posição das rodas do jogo anterior. As crianças correndo ao
redor das rodas.
Ao meu sinal, vamos formar conjuntos
. 2 números iguais
. 2 números iguais e 1 diferente
. 3 números diferentes
. Se os números forem pintados de cores diferentes, aproveite para usar nas combi-
nações.
- VAMOS DESENVOLVER A MEMÓRIA VISUAL
. As crianças correndo pelo espaço com uma argola de plástico.
Vamos colocar a argola no chão e correr em todas as direções. Ao sinal, volte
rapidamente e pegue a sua argola.
- CONTORNAR O NÚMERO
Espalhe pelo espaço várias rodas de madeira, numeradas de 0 a 9.
Divida a classe em grupos de 5 alunos e coloque-os, sentados em colunas.
Quando eu disser, saia correndo e coloque a roda em cima da linha. Quando
chegar de volta, vai o companheiro e coloca a roda em cima da primeira, e assim
sucessivamente.
Vamos ver qual a equipe, que termina a tarefa primeiro?
Variação:
As crianças estão com as rodas numeradas em seqüência.
O número que for chamado, deverá levantar, contornar o marco e voltar.
-CORRIDA DO VAI E VEM
Vamos formar grupos, seis crianças sentadas em cada coluna, ao lado com uma
roda.
Para desenvolver o salto é muito importante o equipamento a ser utilizado, pois
a existência dos mesmos, desafia a criança vencer obstáculos.
. Vamos saltar no lugar com oss unidos.
Quem salta bem rápido?
. Vocês conseguem saltar dando voltas?
"Girar ao redor de si"
. Experimente saltar no lugar com um doss e com os dois.
. Vamos saltar em todas as direções, com um dos pés. Agora salte com o outro.
O salto é um movimento básico, através do qual podemos observar o
desenvolvimento da coordenação dinâmica.
. Procure 2 companheiros e faça uma corrente de argolas e corra no lugar.
-JOGO DA CORRENTE
. Vamos correr rolando a argola no solo.
. Marque uma linha no solo. Coloque as crianças distantes desta linha.
Vamos saltar até a linha, sobre um dos pés?
Incentive a criança saltar para frente, para trás e para os lados. Com
um e dois pés.
VAMOS SALTAR OBSTÁCULOS
Os obstáculos ajudam a desenvolver a habilidade de
saltar
. Use vários tipos de obstáculos
. Comece pelos pequenos
CORDA NO SOLO
Você consegue saltar a corda de um lado para outro?
Salte e dê um giro, quando saltar sobre a corda.
Incentive, agora, a criança a descobrir novas maneiras de saltar.
Espalhe várias cordas no solo.
. Vamos correr e saltar as cordas, sem pisá-las.
. Salte cinco cordas diferentes, com um dos pés.
. Vamos saltar 5 cordas diferentes, com os dois pés?
. Fique agachado de frente para a corda.
Dê um salto para frente, passando por cima da corda.
Peça as crianças para fazerem diversas formas com a corda.
. Vamos saltar por cima da figura?
. Salte dentro e fora de sua figura.
. Use os doiss ou um doss para saltar.
VAMOS SALTAR AS RODAS
Espalhe várias rodas pelo espaço
. Vamos correr e saltar várias rodas?
. Quem consegue saltar as rodas vermelhas?
. Vamos saltar em cima da roda, sem cair.
. Experimente com um dos pés.
Distribua as rodas em colunas.
. As crianças deverão saltar com as pernas unidas e afastadas alternadamente.
Espalhe várias rodas pelo espaço.
. Vamos saltar de uma roda para outra, sem cair. Use um dos pés.
OBS.: Coloque mais rodas, do que crianças.
Incentive sempre a criança a descobrir novas maneiras de saltar.
. A metade da classe fica sentada com pernas unidades e estendidas.
As outras crianças deverão saltar sobre as pernas de vários companheiros. Trocar de
posição.
. Modifique as posições das crianças, para o salto. Sentadas, agachadas, deitadas e etc.
. Vamos saltar as diferentes alturas.
A cada 5 saltos troca-se de posição.
. Salte por cima do companheiro que muda de posição.'
agachado 4 apoio ajoelhado
Saltar sobre o companheiro que está deitado no solo (decúbito ventral).
. Vamos saltar 5 vezes e trocar de posição.
VAMOS SALTAR OBSTÁCULOS MAIORES
Vamos trabalhar com o companheiro.
. Experimente saltar por cima das pernas do companheiro, que está sentado, com as
pernas unidas. Agora com as pernas afastadas.
- E uma turminha, conseguem
saltar juntos?
Individual
VAMOS SALTAR 0 ELÁSTICO
Vamos experimentar 2 a 2.
- Quem consegue?
s conseguimos.
(Silvinhae Fernando)
OUTRAS SUGESTÕES COM O ELÁSTICO
. Vamos saltar por cima do elástico e depois passar por baixo.
. Quem consegue saltar de um lado para outro do elástico?
- Vamos saltar com
oss unidos?
. Vocês conseguem com um dos pés? Experimentem.
. Coloque 3 elásticos paralelos e a certa distância um do outro.
. Vamos correr e saltar os elásticos
. Salte o primeiro, o segundo e gire, depois salte sobre o último.
. Fique em cima do pneu.
Você consegue saltar sem cair?
. Girar e saltar
sobre o pneu
. Vamos saltar, dentro
e em cima do pneu
Forme um hexágono com os elásticos.
. Vamos saltar os lados da figura?
OS PNEUS USADOS, SERVEM DE OBSTÁCULOS PARA OS SALTOS.
. Sobre o pneu salte para frente, para trás e para os lados.
Coloque vários pneus no solo
. Corra e salte vários pneus
. Salte dentro e fora de vários pneus
. Fique em cima de um pneu.
Ao meu sinal, salte 5 pneus diferentes e volte para o seu.
Use várias alturas (pneu cortado)
SALTAR OS TACOS
. Correr e saltar os tacos que estão espalhados no solo
. Forme grupos de 5 crianças. Coloque os tacos em distâncias iguais, e estimule a crian-
ça a saltar de maneira diferente.
. Salte os arcos, colocados em fileiras.
Você consegue cair com oss afastados dentro dos dois últimos?
. Espalhe vários arcos no solo.
Vamos saltar 5 arcos diferentes com um dos pés.
. Saltar ora com o pé esquerdo, ora com o direito. Veja, se és capaz.
. Salte de frente
. de lado
. com um doss
. com os doiss
USE OS ARCOS
. Salte sobre os arcos, colocados em fileiras.
Apoiando um pé em cada arco.
Estimule a capacidade de saltar, através de várias situações.
Para desenvolver estes movimentos é importante a utilização de materiais ade-
quados à capacidade motora da criança, o que torna mais fácil a aprendizagem. Os
principais materiais utilizados são: bexiga, pompom de, saquinho de areia, bola de
meia, bola de borracha, bastão (pequeno), cone, argola, roda de madeira, arco.
Os principais movimentos manipulativos, utili-
zados no programa de Educação Física para as crian-
ças são: lançar, lançar e receber, quicar, rolar, bater e
rebater e chutar.
OS MANIPULATIVOS
Movimentos básicos que envolvem o manejo ou manuseio de objetos
(mãos e pés)
Faça um desenho de
sua preferência
Eu gosto de avião
(Rodrigo 6 anos)
ORIENTAÇÕES DE ORDEM PRATICA
A SEREM OBSERVADAS
. É importante que cada criança tenha seu próprio material e trabalhe individual-
mente.
. Os equipamentos grandes e leveso mais fáceis de serem manipulados, portanto de-
vem ser oferecidos primeiramente às crianças menores.
. Utilizar os exercícios em duplas, trios ou pequenos grupos, somente quando as crian-
ças tiverem dominio sobre o material e realizam movimentos propostos com segu-
rança.
. Dar um tempo para as crianças trabalharem livremente com o material, para que
possam conhecê-lo.
LANÇAR
Vários equipamentos podem ser utilizados para realizar o movimento de lançar.
É importante a escolha do alvo que será utilizado e a orientação para a criança no
sentido de explorar as várias formas de lançar.
. Com uma das mãos
. Com as duas mãos
. Acima da cabeça
. Abaixo da linha dos ombros
. Alvos grandes
. Alvos Pequenos.
- Vamos mudar o material.
- Pegue o saquinho de areia.
Tente acertar no seu desenho.
- Fique de costa para o desenho
e tente acertar.
- Fique um pouco mais longe.
Você ainda consegue?
- Qual a maior distância que você
consegue acertar o saquinho
no desenho?
Você consegue acertar o pompom dentro
do desenho, que você fez?
Fique um pouco mais longe. Será que
você consegue acertar?
Lance o pompom bem alto. Será que ele
ainda pode cair dentro do desenho?
. Vamos acertar o saco de papel com o pompom?
. Pegue a bola de jornal e tente fazê-lo passar por dentro do bambolê ou do pneu.
. Vamos derrubar a pilha de la-
tas, com a bola de jornal?
Organize grupos de 3 a 4 crianças.
Cada grupo faz sua pilha de latas para fazer um pequeno jogo.
. Quem derruba as latas primeiro?
. Pneus e bambolês,o bons alvos.
VAMOS FAZER OUTROS ALVOS
Coloque garrafas plásticas espalhadas pelo espaço.
. Quem consegue acertar a garrafa com a bola de jornal?
Eu acertei, mas derrubei o cone.
(Fernanda e Rodrigo)
. Quem conseguir, fique mais longe.
Use vários tipos de alvo, para a criança acertar. Pinte ou desenhe alvos na
parede ou no chão.
Divida a classe em 2 grupos.
Faça uma linha divisória, pode ser no solo a 1 metro de altura.
. Vamos lançar o pompom de, por cima da linha.
Use cone, pedaços de carpete, para fazer alvos.
Vamos acertar a argola no alvo?o vale derrubar.
Use bolas que pulam.
Vamos lançar a bola na caixa, mas antes tem que bater no chão.
Para acertar os alvos use o pompom de, o saquinho de areia ou a bola de
jornal.
Incentive a criança lançar de diferentes distâncias.
Para as crianças de 6 anos, deve-se desafiá-las a usar ao dominante.
Caixas de papelão de vários tamanhos, também podem ser usados como alvos.
Distribua no solo, caixas de vários tamanhos. Convide e estimule as crianças a acerta-
rem nas maiores e nas menores.
Alguns alvos que você pode pintar ou riscar com giz, no chão ou na
parede.
Os movimentos de lançar e pegar devem ser realizados com diferentes obje-
tos, individualmente e depois em dupla.
Vamos lançar e pegar a bola sem
deixar cair.
Use as duas mãos para lançar
e pegar.
. Lance o pompom bem alto e pegue bem próximo do solo. Você consegue?
. Descubra novas formas de lançar e pegar o pompom.
. Lance o pompom para o companheiro, com uma das mãos e pegue com as duas.
. Experimente fazer esta tarefa correndo.
Vamos lançar bem alto e pegar?
. com as duas mãos
. com uma das mãos
LANÇAR E PEGAR
Use as bexigas (balões de soprar)
. Lance o balão e pegue com as duas mãos.
Lance, bata palmas e pegue com as duas mãos.
. Lance o balão para bem longe, corra atrás e pegue sem deixar cair.
Use
pompom de.
Lance a argola para o alto e
tente acertar ao entre a
argola.
Em seguida pegue a argola e
gire no solo.
OUTROS MANIPULATIVOS
GIRAR, BATER, REBATER E CHUTAR
. Use a roda de madeira. Gire bem forte e bata palmas até parar.
Vamos todos girar as rodas ao mesmo tempo. Qual a roda que pára por último?
. Todos girando as rodas ao mesmo tempo e correndo ao redor.o deixem as rodas
pararem.
- COM O BALÃO
Distribuir um balão de soprar (bexiga) a cada criança.
. Vamos encher o balão. Agora solte o ar devagarinho, segurando o bico, com as pon-
tas dos dedos.
Você consegue fazer barulho?
. Experimente fazer barulho com o ar que sai.
Fique em pé e vá agachando. Continue fazendo barulho.
Use diversos objetos para lançar e pegar.
. Rolar para frente e mudar de direção.
MOVIMENTOS COM BOLAS DE BORRACHA
As bolas de borracha oferecem uma característica especial que é a possibilidade
de rebater ou seja quicar. Assim sendo alguns movimentos manipulativos só podem ser
realizados, com a bola de borracha e na medida do possível devem ser incluídos em
um programa de Educação Física na pré-escola. Pois servem de pré-requisito para a
aprendizagem de habilidades mais complexas.
Todas as experiências de movimento, citadas anteriormente, como lançar, lançar
e pegar, podem também ser realizadas com bolas. Assim sendo vamos sugerir atividades
diferentes das anteriores.
QUICAR, BATER E ROLAR
. Vamos rolar a bola com ajuda das mãos?
. Estimule a criança a usar outras partes do corpo, para manter o balão no ar. Ex.:
cabeça, joelho, ombro.
. Prestem atenção. Quando eu abrir ao façam barulho com o bico do balão e quan-
do eu fechar aoo façam barulho.
Vamos experimentar?
Com o balão amarrado.
. Batam nos balões, sem deixar cair.
Use as mãos, os braços e os pés.
. Role a bola e corra ao redor.
. Role a bola e salte por cima sem pisar.
. Role a bola e pare com a testa.
Quem consegue?
Cada criança com uma bola.
. Jogue bem forte contra o solo com as duas mãos, bata palmas enquanto a bola
sobe.
. Bater a bola no lugar e em todas direções com uma das mãos.
Quem consegue saltar no lugar e bater bola?
Coloque obstáculos no espaço,
(pneus, garrafas de plástico, tacos e etc.)
. As crianças devem bater a bola, contornando os obstáculos.
. Peça para as crianças fazerem pequenos círculos no chão ou use os arcos de borra-
cha (feitos de pneus).
. Bater bola dentro do arco, bem rápido.
Quem consegue?
- Coloque 2 tacos distantes um do outro, 30 a 40 cm.
. Vamos ver quem consegue rolar a bola passando entre os tacos?
. Quem é capaz de bater 5 vezes com ao direita e 5 vezes com a esquerda.
. Ao sinal do professor, troque de arco com o companheiro, sem parar de bater a
bola.
- Marque uma linha no solo.
Vamos ver quem sabe bater a bola bem rápido até o ponto marcado?
- Coloque vários tacos ou garrafas plásticas no solo.
. As crianças devem rolar a bola, passando entre os tacos sem derrubá-los.
. Use os cabos de vassoura, para as crianças oaterem na bola.
Quem consegue acertar na bola parada?
. Você é capaz de correr batendo na bola com o bastão?
. Descubra na classe quem sabe bater bem forte.
. Peça para um companheiro rolar a bola para o outro acertar.
Cada aluno, deverá rolar 5 vezes, depois trocar com o companheiro.
OUTROS EXERCÍCIOS DE MOVIMENTOS
Vamos fortalecer os membros superiores e inferiores.
O puxar, apoiar, balançar,o movimentos agradáveis e que as crianças gostam
de realizar.
Agoras vamos puxar!
Coloque o cabo de guerra no chão.
Mãos na cabeça. E atenção!
Quando eu disser "já", quero ver
quem pega o cabo de guerra
primeiro.
Pronto!
!
Parabéns Vocês estão
bastante ágeis.
Agora vamos puxar.
Fiquem sentados e vamos puxar
com uma das mãos e depois
com a outra.
Vejam como a Silvinha e a
Fernanda conseguem puxar
com as pernas.
Vocês conseguem?
Quem consegue girar a corda bem forte?
Use um braço depois o outro.
Vamos fortalecer os braços.
Apoie as mãos no solo e suba na
parede com as pernas.
Agora experimente subir mas
fique em apoio dorsal. É mais
difícil.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Na aplicação prática das Experiências de Movimento, além do conhecimento dos
diferentes tipos de movimento, é importante que o professor conheça alguns proce-
dimentos didáticos que auxiliam de maneira efetiva o bom desenvolvimento do
programa.
Observar se todas as crianças estão participando ativamente na atividade
proposta e se estão tendo oportunidade suficiente.
Colocar as crianças mais novas o mais rápido possível na atividade.
Envolver todas as crianças no programa, inclusive as com dificuldade de
execução, as acima do peso e as que estão atrasadas. Dar atenção especial
para que possam superar suas dificuldades.
Alguns jogos de Eliminar tende a colocar de fora os mais vagarosos ou menos
habilidosos. Use métodos, pelos quais as crianças colocadas fora, possam
retornar o mais breve possível.
Dar à criança oportunidade para criar novas formas de movimento. Ela neces-
sita de oportunidade para tentar sua própria idéia (as vezes melhor que a do
Professor), resolver problema com o seu próprio movimento.
Se a criança surge como líder, dar oportunidade para liderar, dar responsabi-
lidades que possa assumir.
A formação de grupos é um modo efetivo para o trabalho e oportunidade
para o surgimento de liderança. Ambos a composição de grupo e o líder po-
dem ser mudados freqüentemente, dando a criança a oportunidade para lide-
rar sempre que possível.
Na seleção de grupos usar métodos os quaiso deixem crianças sem grupo.
Ensinar as crianças a cuidar do material. Tenha um sistema para retirar e
guardar, pois elas deverão fazer isto sempre que possível.
Ensine as crianças esperar pelas instruções antes de usar os equipamentos e
materiais.
Em algumas tarefas a ser realizadas pelos alunos, o professor deve explicar,
sem contudo demonstrá-la, para que a criança encontre a maneira de realizá-
la com seu próprio estilo de movimento.
A motivação pode ser conseguida através do método.
Quem é capaz? e o Professor deve aproveitar os melhores executantes como
exemplo.
Quando se faz necessária a correção de algum exercício perante a classe o Pro-
fessor deve:
a) Colocar as crianças sentadas de forma que todas consigam enxergar o exe-
cutante.
b) Mostrar a maneira correta de executar o exercício.
c) Pedir que, após a demonstração, todos experimentem realizar o exercício
corretamente.
O trabalho em pequenos grupos é muito importante pois dá a criança a opor-
tunidade de ajudar o companheiro, observar o seu trabalho e as vezes corrigir.
Circular entre as crianças que estão executando as experiências de movimen-
to, desta forma o professor pode verificar os que estão com dificuldades e
ajudá-los individualmente.
Quando for aplicar testes, explicar o porque e a importância do teste para o
desenvolvimento do trabalho.
Estabelecer um sinal de parada para a classe ter atenção. Normalmente a ele-
vação do braço acompanhado de um apito ou a voz é uma maneira efetiva.
EQUIPAMENTOS
DE
BAIXO CUSTO
EQUIPAMENTOS DE BAIXO CUSTO
Em muitas escolas o tamanho da classe e a ausência de instalações e equipamen-
tos, freqüentemente causam problemas para o efetivo ensino, das experiências de movi-
mento para as crianças, principalmente na pré-escola.
Nas classes muito grande, as crianças ficam muito tempo parado, pois a quanti-
dade de peçasoo suficiente e elas tem que ficar esperando para trabalhar. Nas
classes onde existem somente uma ou duas peças, freqüentemente encontramos crian-
ças agitadas, desorganizadas e muitas vezes desmotivadas.
Perdem um tempo precioso, que poderia ser aproveitado para o desenvolvimen-
to do equilíbrio, locomoção e padrões manipulativos, através de jogos e atividades
rítmicas.
Com a intenção de solucionar os problemas acima citados, os professores e pais
devem ser estimulados a construir e desenvolver equipamentos "caseiros" de Educação
F ísica.
Esta é a proposta deste capítulo, de introduzir idéias de aquisição e construção
de equipamentos de baixo custo, bem como sugerir algumas atividades que podem ser
praticadas pelas crianças em idade de pré-escolar e escolar.
OS EQUIPAMENTOS
Os "equipamentos" improvisados devem ser adaptados para ser usado por todas
as crianças. As mudanças no tamanho, peso, forma e etc, das peças específicas dos
equipamentos feitos, podem ser usados pelas crianças, mais jovens e mais velhos,
maiores ou menores.
Os materiais "comprados", muitas vezesoo usados in natura. No entanto
os equipamentos improvisados, podem ser especialmente adaptados para o uso das
crianças com mais dificuldade. Por exemplo o pompom de lã pode ser usado pelas
crianças que tem problemas de coordenação olho-mão e encontra dificuldade para
lançar e pegar uma bola de borracha.
O USO DOS EQUIPAMENTOS
Os equipamentos adaptadoso especialmente utilizados para as situações de
movimento durante a pré-escola e os primeiros anos escolares.
As crianças devem ser encorajadas a explorar as várias qualidades do movimento
ou seja, espaço, força, tempo e níveis, assim como nas experiências de locomoção,
manipulação e ginástica.
Podem ser adaptados para usar nos jogos de revezamento, jogos pré-desportivos
(se usados para crianças maiores) e outras experiências dos movimentos, isto contudo
o quer dizer que estamos eliminando a importância do equipamento regular de
Educação Física.
A combinação dos equipamentos improvisados e dos manufaturados é importan-
te para a qualidade do programa de Educação Física na pré-escola.
A CONSTRUÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Muitos dos itens sugeridos para os equipamentos improvisados de Educação Físi-
ca, podem ser encontrados em casa.
Os professores devem solicitar às crianças que construam alguns deles, ou mesmo
que consigam em suas casas.
Algumas peças simples podem ser construídas pelas crianças sozinhos ou em con-
junto, com as outras áreas da escola, ou seja ciências, artes, música e professores de
Educação Física.
Em caso das escolas Industriais, muitos equipamentos podem ser construídos
pela própria oficina das escolas, com ajuda da comunidade ou das Associações de Pais
e Mestres.
Na construção dos equipamentos o professor deve solicitar e envolver a ajuda
de todos.
- BOLAS
. Material necessário
Pedaços de, fitas adesivas, meias, pedaços de pano, podem ser usados para
fazer vários tipos de bola, para atividades manipulativas que ajudam a criança a domi-
nar as habilidades manuais com a bola.
- CONSTRUÇÃO
1) Os rolos de linhao melhores, quandoo construídas de lã enrugada. Para a sua
construção use 2 círculos de cartolina de 10 a 15 cm de diâmetro, com um furo de
2 a 3 cm no meio de cada um. Ponha os dois círculos de cartolina juntos e passe a
lã por dentro do furo e por fora, até completar totalmente. Corte a lã entre as duas
cartolinas e amarre bem firme entre os dois círculos, retire as cartolinas. Está pron-
to o seu pompom de.
2) Bolas de jornalo feitas utilizando folhas de jornal amassados ou de revista. Amas-
se bem, de acordo com tamanho desejado (vários tamanhos) e enrole bem firme uti-
lizando fitas adesivas.
3) Bolas de meiao feitas utilizando pedaços de pano, de nylon ou algodão dentro
de meias velhas, até atingir o tamanho desejado. Coloque o suficiente para que a
bola fique bem firme. Costure o final da meia.
MANGUEIRA DE JARDIM
Material necessário:
Pedaços de mangueira de jardim ou adquiridos em lojas de ferragens. Um pedaço
de madeira pequeno ou outro material que sirva para emendar as extremidades, mesmo
fita adesiva ou esparadrapo.
CONSTRUÇÃO
1) Empunhaduras para cordas de salto, podem ser feitas de mangueiras, usando peda-
ços de 10a 12 cm. Dê um nó acerca de 15 cm do fim da corda, e introduza a man-
gueira nas extremidades e dê o segundo nó no fim da corda, de tal forma que fique
bem firme.
2) Anéis de arremesso podem ser construídos cortando pedaços de mangueira com
50 a 60 cm. Uma das extremidades introduzindo na mangueira, material de união
(madeira, por exemplo) em seguida passe fita adesiva no ponto de união.
3) Cabo de guerra para duplas, podem ser construídos usando mangueiras para a em-
punhadura, nas cordas de sisal ou nylon. Para as cordas individuais, use 3,50 m de
corda, introduzindo cerca de 30 a 40 cm de mangueira na extremidade e dê um
nó para ficar bem firme.
OBJETIVOS
Desenvolver vários aspectos das condições físicas, tais como: flexibilidade,
agilidade e força.
Desenvolver a coordenação olho-mão e olho-pé.
Desenvolver vários ritmos e as noções de espaço e tempo.
OBJETIVOS
- Desenvolver a coordenação olho-mão e olho-pé em variabilidade de lançar,
pegar e saltar.
- Desenvolver a força dinâmica de braços, tronco e pernas.
- Desenvolver a agilidade e o tempo de reação.
- Desenvolver a cooperação, em duplas ou equipe.
CABOS DE VASSOURA
Adquirir:
Os cabos de vassouras quebradas ou os esfregões, podem ser coletados em casas,
escolas, indústrias, eo usados para várias atividades de Educação Física.
CONSTRUÇÃO
1) Para atividades de bater, deixe a vassoura intacta e use a cabeça como local de ba-
tida.
2) Para atividades com bastões, corte a cabeça da vassoura ou do esfregão, deixando-a
com 1,00 a 1,20 m de comprimento.
3) Para atividades com os bastões manuais, corte o cabo de vassoura deixando de 20 a
30 cm de comprimento.
PNEUS DE AUTOMÓVEL
Adquirir:
Pneus velhos, podem ser obtidos em qualquer borracharia ou lojas de pneus.
CONSTRUÇÃO
1) O pneu pode ser usado na sua forma original, como pode ser pintado de várias cores.
2) Obstáculos de pneus, podem ser construídos cortando o pneu pela metade, obten-
do, desta forma duas barreiras ou alvos. Ainda pode ser cortado em 3 ou 4 partes.
3) Arcos de borracha, podem ser obtidos, cortando o aro interno do pneu. Obtêm-se
dois arcos de borracha de cada pneu.
OBJETIVOS
Ajuda a criança a desenvolver a noção de espaço e coordenação dinâmica.
Ajuda a criança a desenvolver o equilíbrio.
Desenvolver a coordenação olho-mão.
Desenvolver as habilidades manipulativas.
AMOSTRAS DE CARPETES
Adquirir:
Pedaços de carpetes, podem ser em lojas que vendem o referido material.
CONSTRUÇÃO
Os pedaços de carpetes, podem ser usados para construir quadrados ou retângu-
los de 30 a 40 cm, dependendo do tamanho da peça obtida.
OBJETIVOS:
Ajuda a criança a desenvolver a força de braços e ombros (força de apoio).
Ajuda a criança a desenvolver o equilíbrio.
Ajuda a criança a desenvolver a coordenação.
BLOCOS DE MADEIRA:
Adquirir:
Os blocos de madeira de vários tamanhos, podem ser adquiridos em depósitos
de madeiras, construções e serrarias.
CONSTRUÇÃO:
Os blocos de madeira devem ter aproximadamente 30 x 10 cm ou 35 x 10 cm.
Eles podem ser pintados em várias cores.
OBJETIVOS:
Desenvolvem o equilíbrio.
Desenvolvem a percepção de espaço.
Desenvolvem habilidades de locomoção.
RODAS
Adquirir:
Pedaços de madeiras, duratex e papelão, podem ser usados para fazer vários tipos
de rodas para as atividades manipulativas e de locomoção.
CONSTRUÇÃO:
1) As rodas de madeiras ou duratex, podem ser construídas com 30 cm de diâmetro
aproximadamente. Podem ser pintadas de várias cores, como também com números
e letras.
2) O papelão também pode ser usado para construção de rodas. Recorte, rodas de 30
cm de diâmetro e cole 2 peças firmemente, (um sobre a outra) fazendo assim uma
roda, bastante resistente. Pinte de várias cores ou com números e letras.
As rodas numeradas e com letras ajudam as crianças
a distinguirem os números e as letras.
Vamos saltar as rodas que tem o nº 7.
- Sente na roda mais próxima.
SAQUINHO
Adquirir:
Use pedaços velhos de pano grosso, feltro, couro e algodão cru. É importante
que o material utilizado seja bastante resistente.
CONSTRUÇÃO:
Corte o material em forma de letra, numero quadrado, retângulo e etc. Costure os
lados e introduza areia ou outro tipo de grão. Construa os saquinhos de várias cores.
O elásticoo oferece perigo às
crianças.
Vamos, saltem as cordas.
o há construção especial envolvida na confecção da "corda elástica" uma vez
que utilizamos o elástico. Nas suas extremidades faça uma empunhadura dobrando
cerca de 20 cm e dando um nó bem firme. Corte o elástico cerca de 4 metros.
OBJETIVOS:
Desenvolver a agilidade, coordenação muscular e resistência.
Desenvolver a coordenação olho-mão e olho-pé.
Desenvolver a percepção do ritmo e a melhoria do ajuste motor na criança.
Estimular a criatividade usando a corda através da formação da figura, letras
e números.
As cordas podem ser manipula-
das de várias maneiras.
CORDAS
Adquirir:
As cordas elásticas podem ser adquiridas em lojas de esporte. A corda individual
feita de sisal, nylon ou algodão, podem ser encontradas em lojas de ferragens.
Adquira elástico de 2 cm de largura.
CONSTRUÇÃO
1) Corda de saltar pequena de sisal, deve ter em média 2 m de comprimento. Envolva
as duas extremidades com fita adesiva para evitar que desfie.
ÁREAS MARCADAS NO SOLO OU PAREDES
Adquirir:
As substâncias usadas para marcar o solo ou paredes podem ser obtidas nas lojas
de ferragens, tintas ou mercados. O tipo de solo e o tempo de permanência vai deter-
minar o material usado.
CONSTRUÇÃO:
Os seguintes materiais, podem ser usados para marcar o solo ou as paredes.
. Tinta
. Fita adesiva
. Giz.
GARRAFAS PLÁSTICAS
Material necessário:
Garrafas plásticas de vários tamanhos e formas podem ser utilizados na aula de
Educação Física de várias formas. Garrafas de 1/4 de litro, meio litro, galão podem
ser adquiridos em casa ou em outros locais.
CONSTRUÇÃO:
As garrafas de plástico podem ser usadas em várias situações e a sua constru-
ção sendo simples, faremos uma breve descrição do processo que será apresentado
pelas ilustrações.
Alvos de pontaria, marcas de gool, ou marcas de obstáculos podem ser feitos,
colocando cerca de 2 xícaras de areia dentro das garrafas, (desde que feche bem a boca
da garrafa) então pinte vários números ou diferentes símbolos para diferentes ativi-
dades.
As garrafas de plástico, também podem ser usadas como "pino de boliche".
Os números podem ser pintados ou desenhados em papel e colados.
Cones de arremesso, podem ser feitos cortando o fim e/ou uma parte do lado
das garrafas de plástico ou garrafão.
OBJETIVOS:
Propiciar a exercitação da coordenação olho-mão e olho-pé.
Propiciar a exercitação da coordenação grossa e agilidade.
Propiciar a exercitação da coordenação fina.
Material necessário:
Latas usadas, de vários tamanhos e formas, de casa ou outros locais, podem ser
usadas para muitas experiências de movimentos na Educação Física.
CONSTRUÇÃO:
1) Quando usada para revezamento ou alvos empilhados,o há necessidade de cons-
trução especial, exceto tampar, como medida de segurança, as ranhuras existentes
ao redor da boca. Isto pode ser feito utilizando fita adesiva. Para efeitos decorativos
as latas podem ser pintadas de várias cores.
2) As pernas de latas, podem ser construídas utilizando latas de 1/2 ou 1 litro. Faça 2
furos e passe um arame ou barbante forte; amarrando as pontas no interior. Provi-
dencie 2 latas para cada criança.
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Buenos Aires: Editora Kapeluz, 1975.
DADOS DO AUTOR
NOME: Mauro Antônio Guiselini
. Formado em Educação Física pela Universidade deo Paulo
. Estágio na Arizona State University
. Mestrado em Educação Física na Universidade deo Paulo
. Professor de Educação Física Infantil da Escola de Educação Física da Universidade
deo Paulo.
. Professor de Educação Física Infantil da Faculdade Integrada de Educação Física e
Técnicas Desportivas de
.
Livros Grátis
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