APRESENTAÇÃO
Este trabalho é resultado de onze anos de experiência profissional na observação
orientação e prática com crianças em idade pré-escolar em pleno desenvolvimento
psicomotor e físico, assim como aquelas que apresentam dificuldades neste desenvolvi
mento e em sua aprendizagem.
Pretende entregar aos Professores de Educação Física, Jardineiras demais
pessoas envolvidas na Educação Pré-Escolar elementos de estímulo de certas funções
básicas da motricidade global e fina, boa postura e relaxamento tônico que constituem
a base de um adequado desenvolvimento psicomotor da criança.
Os exercícios recomendados são de caracter simples e prático, não não necessitando
para a sua aplicação equipamentos e instalações sofisticadas. Estão voltados para a
prevenção de possíveis problemas de desenvolvimento psicomotor, físico e organico.
da criança. Entre estes podemos citar inúmeros casos de deformações físicas derivadas
da má postura e da falta de estímulo motor, como os casos de escoliose,cifose ou
dorso redondo, lordose, pés planos, bem como os casos de diminuição da resistencia.
cardiovascular e insuficiência respiratória. Podemos caracterizar ainda as alterações
no ritmo normal de aprendizagem da leitura e escrita que podem ter origem na má
estruturação das noções espaço temporais, em um esquema corporal alterado na falta
de força muscular, na torpeza motora fina, etc. Ainda os exercícios especificos de
relaxamento permitem prevenir os inúmeros problemas físicos e de conduta derivados
de estado de tensão excessivos.
Os exercícios realizados nos primeiros anos de vida da criança estimulam o
desenvolvimento integral, favorecendo um enriquecimento nos campos cognitivo e
afetivo além de prevenir possíveis alterações no seu desenvolvimento.
Na idade pré-escolar, as capacidades que são estimuladas por este programa estão
em pleno desenvolvimento, dai a importância de sua exercitação. Porem ´´e de maior
importância que a criança tenha a maior quantidade de experiências de movimento
de forma diversificada, que lhe sejam oferecidas as mais variadas formas de jogo o que
levará a criança à um desempenho mais eficiente.
O programa de Educação Física proposto se baseia, em grande parte de experien-
*cias realizadas em 10 (dez) Escolas de Educação Pré-Escolar, 4 (quatro) Escolas de
Educação Infantil da Prefeitura Municipal de São Paulo, 2 (dois) Clubes Esportivos
2 (duas) Creches, 1 (um) Orfanato, 1 (um) Hospital e através da observação de aproxi-
madamente 800 (oitocentas) crianças que participaram das aulas de Educação Fisica
Infantil durante os anos 1974-1981 na Escola de Educação Física da Universidade de
Sao Paulo.
Constam neste programa conteúdos teóricos gerais a respeito do desenvolvimento
.
da criança e técnicas de prevenção e estímulo em Educação Física: caracteristicas
físicas da criança e de seu desenvolvimento psicomotor, conceitos de esquema corpo
ral, coordenação dinâmica geral e manual, estruturação espaço-temporal. Os conteudos
práticos caracterizam os métodos para estimular a coordenação dinâmica geral e ma-
nual, além de exercícios e jogos para estimular o desenvolvimento da força muscular e
da resistência geral bem como para o desenvolvimento das noções espaço-temporal e
ritmo.
Assim sendo acreditamos que o Professor que trabalha com crianças alem de
conhecer as atividades que são oferecidas durante as aulas, deve saber como motivar as
crianças a usarem as suas habilidades e o potencial de movimento que possuem pois
através dos exercícios, jogos e dança, ela aprende a respeito de si própria o que é
capaz de fazer, a controlar o seu corpo, a comunicar os seus sentimentos e ideias
adaptar-se e conhecer o mundo ao seu redor além de aprender novas habilidades
PROF. MAURO ANTÔNIO GUlSELINI