cuia de cada centro. Pareceu-nos que 4.000 seria este número,
acima do qual não seria possivel a manipuiação administrativa.
Fixada, assim, a popuiação escola a ser atendida em ca.
da centro, localizamos quatro pavilhões, corno este, para as es
coias que chamamos de escoias-ciasse, isto é, escoias de ens_i
no de letras e ciências, e um conjunto de edifícios centrais que
designamos de escola-parque, onde se distribuiriam as outras
funções do centro, isto e, as atividades sociais e artisticas, as
atividades de trabalhp e as atividades de educação física. A escç>
ia-ciasse aqui esta: e um conjunto de 12 saias de aula, pianejadas
para o funcionamento melhor que fôr possível do ensino de letras
e ciências, com disposições para administração e áreas de estar.
E uma escola parcial e para funcionar em turnos. Mas vira inte.
gra-ia a escola-parque. A criança fará um turno na escola-cias_
se e um segundo turno na escola-parque. Nesta escola, além de
locais para suas funções especificas, temos mais a biblioteca in
fantil, os dormitórios para 200 das 4.000 crianças atendidas pe.
Io Centro e os serviços gerais e de alimentação. Alem da j~efor
ma da escola, temos o acréscimo deste serviço de assistência,
que se impõe, dadas as condições sociais. A criança, pois, ^tera
um regime de semi-internato, recebendo educação e assistência
alimentar. Cinco por cento dentre eias recebera mais o interna
to. Serão as crianças chamadas propriamente de abandonadas,
sem pai nem mae, que passarão a ser não as hospedes infelizes
de tristes orfanatos, mas as residentes da escola-parque, às
quais competira a honra de hospedar as suas colegas bem como
a alegria de freqüentar, com eias, as escoias-ciasse.
não poderei entrar aqui em detalhes do funcionamento,um
tanto complexo, do centro nem das dificuldades naturais da cons_
tituiçao do seu numeroso e variado corpo docente. Consintam-me
entretanto, uma observação. A maior dificuldade da educação
primaria, que, por sua natureza,^ e uma educação universal, e
a de se obter um professor primário que possa atender todos os
requisitos de cultura e aptidão para um ensino tao vasto e tao ql
versificado. A organização do ensino primário em um centro des_
ta complexidade vem, de certo modo, facilitar a tarefa jsobremo.
do aumentada da escola elementar. Teremos os professores pri,
marios comuns para as escoias-ciasse e, para a escola-parque,
os professores primários especializados de musica, de dança, de
atividades dramáticas, de artes industriais, de desenho, de b_i
blioteca, deseducação física, .recreação e jogos^. Em vez de um
pequenino gênio gara tudo isto, muitos professores diferenciados
em dotes e aptidões para a realização da tarefa sem duvida t re
menda de formar e educar a infância, nos seus aspectos funda
mentais de cultura intelectual, social artística e vocacional.
' A escola primária terá, em seu conjunto, algo que lem
bra uma pequenina universidade infantil. Mas, de nada menos, re.
pito, precisamos em nossa época, para ficarmos à altura das im
posições que o progresso técnico e científico nos esta a impor.