Impossível se faz qualquer mudança onde não houver a oportu-
nidade da criação de um clima favorável à mesma que assegure a auto-
confiança do professor e preserve a percepção de seu valor profissional.
Só a participação do professor no processo de mudança, participação
esta que não se constitui apenas num aperfeiçoamento metodológico,
mas também, e sobretudo na compreensão da época em que vive, no en-
tendimento das reações individuais diante dos conflitos e ambiguidades
próprios da dinâmica institucional, no conhecimento dos fenômenos
característicos dos pequenos grupos e no treino em lidar com eles, pode-
rá assegurar a efetividade de propostas de inovação, baseadas num traba-
lho conjunto em torno de programas educacionais.
0 Orientador Educacional terá, no trabalho com grupos de pro-
fessores, o meio mais eficiente para inovar programas de estudo. Orga-
nizará e coordenará grupos com o objetivo de auxiliar os professores a
viverem os fenómenos das inovações; melhor ainda, utilizar-se-á das
reuniões já institucionalmente previstas, para enfatizar as tarefas que
dizem respeito às funções internas da escola, como as funções de apren-
dizagem, as funções afetivo-inclusivas. as funções criadoras e as fun-
ções prospectivas. Nessas reuniões, os Professores, Supervisores Escola-
res, Orientadores, Diretores, enfim, todos os que formam a equipe de
educadores terão a oportunidade de desenvolver:
"a habilidade de relacionamento interpessoal, cujo objetivo princi-
pal é diagnosticar e trabalhar seus próprios problemas nas áreas interpes-
soal e organizacional" (19).
Um dos problemas a serem enfrentados na escola moderna é a
superposição de funções — geradora de ansiedade e conflitos. 0 que é
preciso considerar é que, em dados momentos ou em dadas situações,
caberá a um ou a outro especialista em educação atuando na escola,
mobilizar os outros, para determinada linha de ação.
Na pesquisa do INEP-MEC, coordenada por Lais Loffredi
( 1977), nota-se que na realidade da escola brasileira, parece ser o Orien-
tador Educacional o que está "mais livre" para assumir o papel de facili-
tador de mudanças, uma vez que é aceita a sua não participação na
equipe administrativa, ao mesmo tempo que é visto pela administração
como não pertencendo à equipe de professores.
(19) Vieira, op. cit - pág 55