pontos
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de proficiência. A distância da média em relação à média mínima
na 8
a
série é maior do que na 4
a
série, evidenciando os déficits de
aprendizagem acumulados durante o ensino fundamental.
Os resultados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão acima
da média nacional; as Regiões Norte e Nordeste têm médias abaixo. Este
padrão de desigualdade não foi alterado de forma significativa ao longo
dos anos, em se tratando do resultado da aprendizagem medida pela
proficiência. Como exemplo, basta citar que, entre o Sul e o Nordeste, a
diferença de proficiência era de 27 pontos em 2001 e em 2003.
As desigualdades convivem com um baixo desempenho em todas
as regiões do País. Observando a distância da média pontual diante da
média mínima satisfatória, constata-se a variação de 42 a 70 pontos de
hiato. Esse aspecto é tão relevante quanto o da desigualdade. Os resultados
de todas as regiões seguem, ainda, um padrão parecido de tendência com
quedas de 1995 a 2001 e estabilidade da última avaliação diante da
penúltima. Uma melhoria geral da educação no Brasil, que seja consistente,
deve observar a necessidade de que isso ocorra em todas as regiões visando
diminuir as desigualdades.
Para concluir a apresentação dos resultados de proficiência pela
análise das médias, são apresentados os resultados do ensino médio. De
início, cabe explicitar que a média apontada como satisfatória para os
concluintes deste nível de ensino é de 375 pontos.
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A distância entre a
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Os alunos com proficiência satisfatória (300 pontos) para a 8ª série do ensino fundamental
reconhecem um quadrado fora da posição usual e identificam elementos de figuras
tridimensionais. Avaliam distâncias horizontais e verticais em um croqui, usando uma escala
gráfica dada por uma malha quadriculada, e reconhecem o paralelismo de retas. São capazes
de contar blocos em um empilhamento representado graficamente e sabem que. em figuras
obtidas por ampliação ou redução, os ângulos não se alteram. Reconhecem, ainda, o
significado da palavra perímetro e fazem estimativas baseados em informações contidas em
figuras. Efetuam operações com horas e minutos, fazendo a redução de minutos em horas.
Ordenam e comparam números decimais com diferentes casas decimais. Calculam o resultado
de uma adição de números decimais com diferentes números de casas decimais. Calculam
o resultado de operações com números inteiros positivos e negativos, inclusive potenciação.
Ordenam e comparam números inteiros negativos e localizam números decimais negativos
com o apoio da reta numérica. Conseguem transformar fração em porcentagem e vice-versa
e reconhecem frações equivalentes. Ainda, resolvem problemas envolvendo variação
proporcional direta e problemas que requerem a comparação de dois gráficos de colunas.
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Nesse nível, o aluno revela conhecimento das diversas representações dos números
racionais, reconhecendo o valor posicionai dos algarismos em um número decimal e
demonstrando saber operar com frações e representá-las na reta. É também neste nível em
que se demonstra o conhecimento a respeito de alguns tópicos importantes do final do
ensino fundamental e do ensino médio. Os alunos sabem calcular áreas de figuras simples
(triângulo, por exemplo), utilizar semelhança de triângulos, aplicar as razões trigonométricas
na resolução de problemas, demonstrar familiaridade com o plano cartesiano, além de
achar o ponto de interseção de duas retas. Consegue encontrar a lei que relaciona as duas
colunas de uma tabela e sabe resolver problemas envolvendo funções afins ou exponenciais.
O aluno, ainda, é capaz de resolver problemas combinatórios, utilizando o princípio
multiplicativo, permutações ou arranjos e de calcular a probabilidade de um evento simples.