MEC/SEPS - "CONTROVÉRSIAS NA HISTÓRIA DO BRASIL"
FASCÍCULO
GABARITO - QUESTIONÁRIO N? 1
1 — As GRAVURAS n° 1 e 2. apesar de serem do mesmo Autor e da mesma épo-
ca, são bem diferentes. A GRAVURA nº 1 mostra um cenário do interior do
Brasil, em que um grupo de indígenas está sendo catequizado por um missio-
nário. Observe a presença da civilização dos brancos: as construções, as ferra-
mentas, as roupas, o próprio missionário e os trabalhadores negros no fundo.
O importante é que o índio está em liberdade. Já a GRAVURA nº 2 apresen-
ta uma cena da vida urbana, um castigo em praça pública do Rio de Janeiro.
A atenção se volta para a condição dos negros escravos, submetidos aos cas-
tigos, cercado pelos edifícios, meios de transporte e tipos sociais da cidade. A
escravidão é o tema principal deste cenário.
2—0 castigo era freqüentemente aplicado aos escravos que fugiam do cativeiro
ou praticavam alguma irregularidade (roubo, por exemplo). A gravura não dá
o motivo, que aliás podia ser o simples capricho do senhor, mas evidencia o
seu lado aviltante, desumano, o sentido de um espetáculo de advertência, que
atrai muitas pessoas.
Na GRAVURA nº 2. pelo contrário, o índio está numa situação bem melhor,
protegido pelo missionário. Vive em contacto com a natureza, conserva alguns
de seus costumes (enfeites e o trabalho em comum, por exemplo) e não exer-
ce uma atividade importante para os donos das terras. Veja, no segundo pla-
no, que os trabalhos são executados por negros.
3 - Sim. Na GRAVURA nº 1, nota-se a presença do missionário branco e, ao fun-
do homens e mulheres de cor negra trabalhando.
Na GRAVURA nº 2. lui uma variedade de tipos sociais da paisagem urbana no
início do Século XIX (no Rio de Janeiro): padres, militares, funcionários pú-
blicos, aristocratas (na carruagem). São facilmente identificados pela sua cor
(brancos), suas roupas c atitudes. E há outras figuras deles na condição de es-
cravos, e outros livres, como o feitor que está aplicando o castigo.