EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL - AVANÇOS E DESAFIOS
Gestão
Financiamento
Valorização do Magistério da Educação Básica
Em dez anos, informatizar progressivamente
todas as Secretarias Municipais de Educação,
atendendo, em cinco anos, pelo menos à
metade dos Municípios com mais de 20.000
habitantes
Nos Estados, estabelecer o ensino médio como
prioridade para aplicação dos 10% dos recursos
vinculados a MDE não reservados ao ensino
fundamental
Em dez anos, assegurar habilitação superior, cm
licenciaturas plenas, a todos os professores do
ensino médio, inclusive nas modalidades de
educação especial e de jovens e adultos
Em dez anos, informatizar gradativamente, com
auxílio da União, a administração de todas as
escolas com mais de 100 alunos, conectando-as
em rede com as Secretarias de Educação
Estabelecer a utilização prioritária para a
educação de jovens e adultos de 15% dos
recursos destinados ao ensino fundamental que
não integrem o FUNDEF
Ampliar, cm colaboração da União, Estados e
Municípios, a oferta de programas de
formação em serviço, de forma a assegurar a
todos os professores a habilitação exigida pela
LDB, inclusive por meio e programas de
educação a distância
Estabelecer programa nacional de apoio
financeiro
e recnico-administrativo da União
para oferta, preferencialmente nos Municípios
mais pobres, de educação de jovens e adultos
para a população de 15 anos ou mais, no ensino
fundamental
Em três anos, colocar em execução programas
de formação cm serviço para atualização dos
profissionais da educação infantil e formação de
pessoal auxiliar
Em cinco anos, assegurar a 50% dos diretores e,
em dez anos, a todos formação específica em
nível superior, preferencialmente com cursos de
especialização
Ampliar os recursos destinados à educação
especial a fim de atingir, em dez anos, o
mínimo equivalente a 5% dos recursos
vinculados a MDE, contando, para isso, com
parcerias com as áreas de saúde, assistência,
trabalho e previdência social
Em cinco anos, oferecer cursos sobre
atendimento básico a educandos especiais para
os professores cm exercício na educação infantil
e no ensino fundamental
Estabelecer políticas e critérios de alocação de
recursos federais, estaduais e municipais de
forma a reduzir desigualdades regionais e
internas aos sistemas de ensino
Realizar estudos sobre custo da educação
infantil com base cm parâmetros de qualidade
Incluir, nos cursos de formação profissional de
nível médio e superior, conhecimentos sobre
a educação das pessoas portadoras de
necessidades especiais
Consolidar e aperfeiçoar o
SAEB
e o
censo
escolar
Assegurar, para oferta da educação infantil, o
exercício da ação supletiva da União e dos
Estados para os Municípios com maiores
necessidades técnicas e
financeiras
Em um ano, assegurar, por iniciativa de Estados
e Municípios, programas de formação
continuada para alfabetizadores e, cm três anos,
programas de formação continuada para todo o
magistério