VII - LINHAS DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
curriculares, tais como questões provocativas, uso de analogias, des-
coberta por meio do acaso, expressão intuitiva e várias outras.
Outra metodologia utilizada é a proposta de W. Rathes, liga-
da ao ensinar a pensar, abrangendo também todas as áreas de ensino
e enfatizando meios e resoluções de problemas e o sentido de obser-
vação durante todo o percurso escolar, fazendo ponte constante en-
tre os diversos conteúdos curriculares. As experiências do método
de De Bono, aprender a pensar, desenvolvem as denominadas "fer-
ramentas para pensar", que favorecem a organização lógica e flexí-
vel do pensamento, denominado por ele de "lateral", correspondendo
ao pensamento criativo dos demais autores, e explorando muito o
senso de humor. Dentre o vasto elenco de atividades disponíveis,
destacam-se aquelas que desenvolvem as diversas linguagens (ver-
bal, plástica e corporal), a imaginação e a expressão emocional dos
alunos, seja por meio de jogos, de atividades lúdicas ou do lazer.
Dentre as recomendações para melhorar a qualidade do pro-
cesso ensino-aprendizagem para tais alunos, destacam-se o aprimo-
ramento de ações educacionais a fim de reorientar e adaptar o currí-
culo à realidade do aluno, valorizando, ao mesmo tempo, a
instrumentalização das equipes técnicas. Além disso, recomenda-se
estimular a modernização da sistemática pedagógica, incentivando
o intercâmbio entre instituições em nível federal, estadual e munici-
pal.
É necessário repensar a educação no que diz respeito ao con-
teúdo e à forma com a qual o processo ensino-aprendizagem vem
sendo trabalhado (muito voltados para a memorização e a reprodu-
ção). Sabe-se hoje que não basta o conhecimento: de fundamental
importância é o exercício da capacidade de pensar, imaginar e criar.
É preciso ampliar o leque das habilidades a serem estimuladas e
acentuar a satisfação e o prazer de aprender e criar. É preciso tam-
bém reformular a imagem do aluno ideal, em que a obediência, a
passividade e o conformismo ocupam lugar central, para incluir o
compromisso, a dedicação, o entusiasmo, a iniciativa, a persistên-
cia, a capacidade de aprender com os próprios erros e a curiosidade,
traços que contribuem de forma significativa para a busca de novas