Série Deficiência Auditiva - Fascículo 3
8
o
mês:
- Entre as horas de alimentação:
. como você nao pode passar todo o tempo com a criança e ela
precisa também se entreter sozinha, separe numa caixa as coisas
que lhe servem de brinquedo. Não precisam ser, necessariamente,
brinquedos. Alguns objetos têm a mesma utilidade: latas, caixas,
potes de plástico, roupas, objetos que provocam ruídos diferentes,
objetos de cores diferentes (vermelho, verde, amarelo, azul), obje-
tos de vários materiais (leves, ásperos, duros, moles, peludos), etc;
. dê ao bebê objetos que possa colocar uns dentro dos outros (não
dê objetos que a criança possa engolir);
. faça alguns furos em uma caixa de sapatos. Feche a caixa. A criança
poderá colocar vários objetos dentro da caixa através dos furos;
. leve a criança para passear por outros ambientes, como por exem-
plo, cozinha, pátio, etc, assim ela terá oportunidade de ver outras
pessoas, coisas novas, ouvir ruídos diferentes, tomar ar fresco, sen-
tir odores, etc;
. cante para ela, acompanhando a canção com gestos que possa imi-
tar, bater palmas, levantar as mãos, dar adeus, etc
- Enquanto troca a fralda ou dá banho no bebê:
. repita os exercícios anteriores;
. faz bem à criança ficar nua ou com pouca roupa, de 3 a 5 minutos,
para poder se movimentar, bater com as pernas, rolar em cima da
cama, sentar, deitar, dar voltas por seus próprios meios, etc;
. diga sempre o nome das partes do corpo as quais vai tocando.
Quando tocar a mão, diga, "mão", quando tocar o pé, diga "pé", e
assim por diante;
. coloque alguns objetos na água do banho para que a criança brin-
que com eles (potes de plástico, rolhas, tampas, esponjas, etc).