1. a SEB/MEC terá melhorado, nos diferentes níveis da administração educativa, o planejamento e
a gerência dos sistemas de educação básica, enfatizando a formulação, execução, acompanhamento e
avaliação dos planos e projetos educacionais orientados para a eliminação dos pontos de
estrangulamento que afetam este nível de ensino.
2. terá sido fortalecida a descentralização da administração da educação básica e estimulada a
participação da comunidade na adequação da resposta educacional às necessidades do meio ambiente.
3. terão sido implantados sistemas e instrumentos que facilitem a tomada de decisões, nos dife-
rentes níveis de planejamento técnico-pedagógico, gerência, desenvolvimento de recursos humanos,
assim como a utilização racional das fontes de financiamento, orientadas para a educação básica.
II - Fundamentos do Desenvolvimento do Projeto
A estruturação e ordenamento das ações que são consideradas pelo Projeto inspiram-se em:
A — Políticas educativas: nas orientações e decisões adotadas no I PND da Nova República,
bem como nas definições políticas e prioridades adotadas, progressivamente, pelas autoridades educa-
tivas, nos diferentes níveis da administração.
B - Programação de ensino básico: nos resultados definidos no Programa Monhangara e, de
forma rnais geral, nas metas de desenvolvimento deste nível de ensino estabelecidas no Plano Federal e
de cada uma das Unidades da Federação abrangidas pelo Projeto.
C - Concentração de sua atuação: na gestão do ensino básico, através da elevação da capacida-
de técnica dos responsáveis pela sua condução e a implantação de processos modernizados, metodo-
logias e técnicas que facilitem o alcance dos objetivos da política educacional.
D - Elaboração de Conteúdos: na adoção de certos fundamentos metodológicos e instrumentos,
objeto de um documento técnico do Projeto, que orienta a produção de conteúdos específicos de
capacitação e melhoria do gerenciamento do sistema educacional, a partir das mesmas atividades de
capacitação e com a participação ativa das pessoas a serem capacitadas e dos animadores de tais
atividades, É um trabalho progressivo de leitura de cada realidade (situação, problemas, estrutura,
proposta de mudanças...), de reflexão teórico-prática sobre a mesma e de proposta de ação para o
aperfeiçoamento e/ou mudanças exigidas.
Estrategicamente, considera-se que a educação se inscreve como uma dimensão da política social
e dentro dela, a ação governamental ganha altíssima prioridade. Significa, ao mesmo tempo, que seus
problemas e respostas às exigências da sociedade não poderão ser alcançados de forma isolada
(manejo setorial) e sem uma participação real e ativa da população de cada comunidade.
Do exposto, os conteúdos a serem desenvolvidos pelo Projeto procurarão atender aos seguintes
desafios:
t preparar agentes de mudança, animadores e mobilizadores da sociedade;
• fortalecer a "capacidade de liderança" dos responsáveis pela gestão da educação de forma que
possam perceber, com clareza, as diferentes situações nas quais devem atuar, procurar opções
de soluções, desenhar respostas específicas, facilitar sua adoção e gestão;
• estimular o "potencial inovador", visando a troca de mentalidade da população na confi-
guração e estruturação de uma nova estratégia social;
• aprofundar o "conhecimento e manejo de técnicas, instrumentos e metodologias dirigidas a
uma melhor orientação da educação num contexto social amplo;