especialmente literários, com a finalidade de divertir, refletir, comover, aprender mais,
contribuir de alguma forma para a ampliação do horizonte cultural ou para o simples prazer
de compartilhar uma boa história. É importante que os professores descubram que ler ou
ouvir a leitura de bons textos é algo que não tem hora nem idade. Explicitar para eles
as razões pelas quais um determinado texto foi escolhido, comentar seu conteúdo antes
da leitura, falar sobre o autor, ler com entusiasmo são procedimentos que contribuem
para o envolvimento com a leitura. A leitura em voz alta exige preparação, ensaio e
conhecimento minucioso do texto a ser lido. A adequação do tom de voz, o ritmo da
leitura, a pronúncia das palavras e o envolvimento com o texto merecem atenção especial
do leitor e, por isso, é necessária a preparação pelo formador com antecedência.
Eventualmente, o formador pode propor que a leitura seja feita por um dos participantes
do gupo que, nesse caso, deverá prepará-la com antecedência.
Rede de Idéias — Esta é uma atividade presente em quase todas as Unidades. O objetivo
é socializar as interpretações e idéias desencadeadas a partir das atividades indicadas
para o Trabalho Pessoal proposto no Encontro anterior, e retomar os respectivos con-
teúdos, de forma a recuperar o entendimento que o grupo teve sobre o que foi tratado.
Trabalho Pessoal — Em cada unidade há uma proposta de Trabalho Pessoal que deve
ser desenvolvida fora do período de trabalho no grupo: para essa finalidade, está prevista
uma hora semanal na carga horária do Curso. As atividades indicadas como Trabalho Pessoal
não são optativas, são parte integrante do estudo proposto na Unidade, e como tal, fazem
parte do processo de avaliação dos professores. A maioria das atividades será retomada
no Encontro seguinte, no momento da Rede de Idéias. As poucas atividades de Trabalho
Pessoal que não são retomadas geralmente possuem um caráter reflexivo, pessoal, mas
deverão constar do Caderno de Registro.
Outras Atividades —As demais atividades variam em quantidade, a depender das Unidades,
e estão organizadas em seqüência cujo formato, de modo geral, compreende: levantamento dos
conhecimentos prévios dos professores sobre o tema em pauta; atividades que têm como
objetivo a ampliação de conhecimentos, em que geralmente são utilizados programas de vídeo
e textos; atividades de "aplicação" de conhecimentos, ou seja, que demandam uso dos saberes
adquiridos; e atividades voltadas para a síntese dos assuntos estudados. Em cada Unidade são
indicados os materiais que serão necessários ao seu desenvolvimento (textos, transparências,
programas de vídeo etc.) e os encaminhamentos propostos, além de orientações para o formador,
contidos em Anexos chamados de Apontamentos. Alguns procedimentos que são comuns a várias
Unidades (por exemplo, como orientar os registros escritos) estão mais explicados no início
do Módulo e depois passam a ser menos detalhados. A organização das atividades tem como
propósito que os professores possam colocar em jogo tudo que sabem e pensam sobre os
conteúdos, que tenham problemas a resolver e decisões a tomar em torno das tarefas propostas,
e que possam interagir com os pares e trocar informações, uma vez que se aprende melhor num
contexto de colaboração, com parceiros que dominam diferentes níveis de conhecimento sobre
os conteúdos aprendidos.
Propostas de encaminhamento - São explicações detalhadas sobre como deve/pode ser
desenvolvida uma seqüência de atividade. São vários os procedimentos recomendados ao formador,
como por exemplo: propor tarefas, explicar determinados assuntos, colocar questões em discussão,
perguntar, apresentar materiais, exibir programas de vídeo, conforme as pausas sugeridas, fazer
anotações junto com o grupo, documentar o resultado das discussões, organizar e sistematizar
as informações trabalhadas etc.
Mais informações sobre a proposta de Leitura Compartilhada devem ser obtidas no "Guia de Orientações Metodológicas Gerais."