que irão instruir, daí por diante, todas as propostas reformistas e as manifes-
tações multitudinárias da corporação universitária: descentralização ad-
ministrativa e de gestão; padrão único de universidade; plano de
carreira uniforme; política salarial isonômica; universalismo de cri-
térios e de procedimentos; eleição direta e paritária; decisões cole-
tivas, colegiadas, plebiscitárias ou ratificadas em assembleias; univer-
sidade popular, das classes trabalhadoras, a serviço das camadas
dominadas...
Estes e outros postulados - recolhidos em documentos difundidos
pelas Associações, sobretudo nas propostas encaminhadas ao Ministério
pela ANDES e pela UNE para subsidiar os estudos de reformulação do en-
sino superior no limiar do atual Governo - vão constituindo a montagem
simbólica de um ideário no qual se pretende assentar as bases de legitima-
ção de uma nova ordem educacional, matizada pelos princípios de: estati-
zação, desprivatização, proletarização, universalização, equaliza-
ção, deshierarquização, uniformização, padronização, homogenei-
zação, politização, democratização, descentralização, coletivização,
funcionarização, estabilização, assalarização. Conceitos que, inega-
velmente, e assim pinçados de seu contexto, se opõem aos de privatiza-
ção, elitização, especificação, segmentalização, hierarquização, di-
versificação, diferenciação, tecnificação, individualização, raciona-
lização, competitividade, produtividade - os quais, no entender dessas
Entidades, vêm desvirtuando a política da educação superior, com maior in-
cidência no decorrer desta década, pela sua acepção marcadamente eco-
nômico-tecnicista.
Esse modo de enfocar o aspecto finalístico da educação superior, e,
em consequência, da instituição universitária, enfatizando-se seu total ali-
nhamento aos interesses populares e coletivos, implica, naturalmente, na
defesa do caráter exclusivamente público do serviço educacional como de-
ver inalienável do Estado. Pressupõe, também, a valorização da função ex-
tensionista da Universidade que tanto se concretiza em ações diretas
com a comunidade - que podem tomar a forma da prestação de serviços,
da mobilização popular, da complementação assistencial a obrigações do
Estado - como se arvora em política que trata de elevar o padrão cultural
das classes populares, seja abrindo suas portas ao maior número de indiví-
duos, independentemente das necessidades de profissionais qualificados
num desenvolvimento planejado, seja fazendo uso de tecnologias não con-