juristas, professores, altos funcionários, encarregando-se as Grandes
Ecoles, do treinamento dos engenheiros e demais técnicos de nível supe-
rior.
Contudo nesse mesmo século XIX, a industrialização e o nas-
cimento de uma civilização do homem comum, nos Estados Unidos determi-
nam o primeiro impacto na idéia clássica e aristocrática de universida-
de, própria a tradição européia. Em 1862, o Morri11 Act, ao instituir
os Land Grant Golleges, lança as bases da universidade moderna de mas-
sas, destinada também ao treinamento de agricultores, mecânicos, comer
ciantes que constituem, na linguagem da lei, as classes industriais,en-
fim, toda uma gama variada de técnicos exigidos pelo rápido desenvolvi
mento industrial. Era a primeira tentativa de se dar formação univer-
sitária aos mais diversos tipos de profissões. Ao mesmo tempo fundava
se a Universidade de Johns Hophins que transplantava para o ambiente a
mericano a Faculdade de Filosofia germânica sob a forma de Graduate
School, cúpula dos altos estudos na universidade. Surgia, assim, a
idéia americana de universidade integrando diferentes tradições - edu-
cação liberal do College inglês, orientação pragmática de treinamento
técnico-profissional dos land grant colleges e o puro ideal cientifico
da universidade alemã - numa instituição extremamente complexa e diver
sificada que se propõe igualmente a atender à massa de estudantes que
procuram uma habilitação profissional e aos que são capazes de se devo
tarem as mais altas formas da investigação.cientifica.
Desde então, apesar das resistências acadêmicas, o desenvol-
vimento industrial e conseqüente democratização crescente da sociedade
vem impondo transformações mais ou menos profundas as universidades, o
brigando-as a ampliar os seus quadros, a incorporar novos setores téc-
nico—profissionaiÈ, inclusive aqueles que se podem chamar "intermediá-
rios de nível superior e a tomar-se um centro de indústria de novos
conhecimentos.