• atendimento ao maior número
possível de entidades, a par de
maior abrangência em termos de
unidades federadas;
• nível técnico dos projetos apre-
sentados e custos propostos;
• disponibilidade de recursos do
INEP em face da conjugação dos
demais critérios estabelecidos para
a seleção dos projetos.
Como participantes da programa-
ção do INEP em 1975 e 1976, in-
cluem-se as entidades seguintes: Se-
cretarias de Educação da Bahia,
Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio
de Janeiro, Rio G. do Norte, São
10 Paulo e Território Federal de Ro-
raima; Universidades: Fundação
Universidade do Maranhão, Uni-
versidades Federais de Brasília,
Ceará, Minas Gerais, Pernambuco,
Rio de Janeiro, Rio G. do Sul, San-
ta Catarina, São Carlos/SP; Univer-
sidade de São Paulo, Universidade
Estadual de Campinas, PUC/RJ,
PUC/RS, PUC/SP, Universidade
de Passo Fundo/RS, Universidade
Gama Filho/RJ; Faculdades: de
Filosofia, Ciências e Letras de Ara-
raquara/SP, Rio Claro/ SP, Jahu/
SP, Faculdade Olindense de Forma-
ção de Professores de 1.° Grau /PE,
Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Paranavaí/PR, Faculdade
Católica de Ciências Humanas/BsB,
além de entidades diversas: Associa-
ção de Pesquisa Histórica e Arqui-
vística/RJ, Associação Catarinen-
se das Fundações Educacionais
(ACAFE), Centro Educacional de
Realengo/RJ, Centro de Educação
Técnica do Nordeste/RN, Centro
de Ensino Unificado/BsB, Centro
de Estatística Religiosa e Investiga-
ções Sociais (CERIS) /RJ; Centro
de Estudos, Pesquisas e Planeja-
mento Educacional do Paraná,
Centro de Integração Empresa/
Escola (CIEE) /RJ, Centro Nacio-
nal de Aperfeiçoamento de Pessoal
para a Formação Profissional
(CENAFOR) /SP, Centro Nacional
de Educação Especial (CENESP) /
MEC, Centro de Treinamento para
Professores de Ciências Exatas e
Naturais de São Paulo (CECISP) /
MEC/DEF, Fundação Carlos Cha-
gas/SP, Fundação de Educação pa-
ra o Trabalho, de Minas Gerais
(UTRAMIG), Fundação Estadual
de Educação Rural Helena Anti-
poff/MG, Fundação Educacional
Padre Landell de Moura/RS, Fun-
dação Getúlio Vargas (CETRHU,
IESAE, ISOP), Fundação Brasileira
para o Desenvolvimento do Ensino
de Ciências (FUNBEC) /SP, Grupo
de Estudos sobre o Ensino de Ma-
temática (GEEMPA) /RS, Instituto
de Educação de Minas Gerais, Ins-
tituto Euvaldo Lodi/RJ, Instituto
Izabela Hendrix/MG, Instituto Me-
todista de Ensino Superior/SP, Ins-
tituto Joaquim Nabuco de Pesqui-
sas Sociais/PE, Prefeitura Munici-
pal de Belo Horizonte, Serviço Na-
cional de Aprendizagem Comercial
(SENAC) /SP, Sociedade Brasileira
de Educação Através da Arte
(SOBREART) /RJ e Sociedade
Pestalozzi do Brasil/RJ.
Ainda nessa programação externa
do INEP, com referência à prepara-
ção de recursos humanos, 180 pro-
fissionais da área de educação, fo-
ram formados e/ou aperfeiçoados,
em 1975, no campo da pesquisa,
prevendo-se que, em 1976, sejam
atingidos 549 elementos.
A efetivação da programação plane-
jada propiciará a consecução, entre
outros, dos seguintes objetivos:
• obtenção de subsídios indispensá-
veis para a avaliação dos currículos
de 1° grau;