a incorporação das atividades rítmicas e
expressivas às aulas de Educação Físi-
ca, os meninos poderão também desen-
volver novas competências.
6.1.2 Objetivos
Espera-se que ao final do primeiro
ciclo os alunos sejam capazes de:
• participar de diferentes atividades cor-
porais, procurando adorar uma atitude
cooperativa e solidária, sem discriminar
os colegas pelo desempenho ou por ra-
zões sociais, físicas, sexuais ou cultu-
rais;
• conhecer algumas de suas possibilida-
des e limitações corporais de forma a po-
der estabelecer algumas metas pessoais
(qualitativas e quantitativas);
• conhecer, valorizar, apreciar e desfru-
tar de algumas das diferentes manifes-
tações de cultura corporal presentes no
cotídiano;
• organizar autonomamente alguns jo-
gos, brincadeiras ou outras atividades
corporais simples.
6.1.3 Conteúdos
No primeiro ciclo, em função da tran-
sição que se processa entre as brinca-
deiras de caráter simbólico e individual
para as brincadeiras sociais e regradas,
os jogos e as brincadeiras privilegiados
serão aqueles cujas regras forem mais
simples. Jogos do tipo màe-da-rua, es-
conde-esconde, pique-bandeira, entre
muitos outros, permitem que a criança
vivencie uma série de movimentos den-
tro de certas delimitações. Um compro-
misso com as regras inclui a aprendiza-
gem de movimentos como, por exem-
plo, frear antes de uma linha, desviar
de obstáculos ou arremessar uma bola a
uma determinada distância.
É característica marcante desse ciclo
a diferenciação das experiências e com-
petências de movimento de meninos e
meninas. Os conteúdos devem contem-
plar, portanto, atividades que evidenci-
em essas competências de forma a pro-
mover uma troca entre os dois grupos.
Atividades lúdicas e competitivas, nas
quais os meninos têm mais desenvoltu-
ra, como, por exemplo, os jogos com
bola, de corrida, força e agilidade, de-
vem ser mescladas de forma equilibra-
da com atividades lúdicas e expressivas
nas quais as meninas, genericamente,
têm uma experiência maior; por exem-
plo, lengalengas, pequenas coreografi-
as, jogos e brincadeiras que envolvam
equilíbrio, ritmo e coordenação.
Os jogos e atividades de ocupação
de espaço devem ter lugar de destaque
nos conteúdos, pois permitem que se
ampliem as possibilidades de se
posicionar melhor e de compreender os
próprios deslocamentos, construindo re-
presentações mentais mais acuradas do
espaço. Também nesse aspecto, a refe-
rência é o próprio corpo da criança e
os desafios devem levar em conta essa
característica, apresentando situações
que possam ser resolvidas individual-
mente, mesmo em atividades em gru-
po.
No plano especificamente motor, os
conteúdos devem abordar a maior di-
versidade possível de possibilidades, ou
seja, correr, saltar, arremessar, receber,
equilibrar objetos, equilibrar-se, desequi-
librasse, pendurar-se, arrastar, rolar, es-
calar, quicar bolas, bater e rebater com
diversas partes do corpo e com objetos
nas mais diferentes situações.
Cabe ainda ressaltar que essas explora-
ções e experiências devem ocorrer até mes-
mo individualmente. Equivale a dizer que,
no primeiro ciclo, é necessário que o aluno
tenha acesso aos objetos como bolas, cor-
das, elásticos, bastões, colchões, alvos, em
situações não competitivas que garantam
espaço e tempo para o trabalho individual.
A inclusão de atividades em circuitos de
obstáculos c favorável ao desenvolvimento
de capacidades e habilidades individuais.
Ao longo do primeiro ciclo será aborda-
da uma série de conteúdos, nas dimensões
conceituais, procedimentais e atitudinais. Tais
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projetos Modelo / Vestiários