NEPP-UNICAMP
• Quanto às condições de conservação dos livros no ato de recebimento, a grande maioria das escolas
(78,7%) declarou que os livros chegaram às escolas em boas condições e em embalagem de
plástico.
• 19% do total dos livros recebidos chegaram embalados em papel. Tal situação foi preponderante na
região Sudeste (42,5%), onde o Programa tem execução descentralizada nos estados de Minas
Gerais e São Paulo.
3.2.4. Grau de satisfação dos beneficiários/usuários
a) Procedimentos de rotina de implementação
• Quanto ao prazo de entrega dos livros pelo Programa - aspecto tradicionalmente apontado como
ponto problemático do PNLD - 70,7% dos diretores consideraram bom o desempenho do
Programa, no ano de 1999.
• Em comparação ao prazo executado pelo PNLD em 1998, houve uma melhora significativa: para
76,6% das escolas o prazo "melhorou", enquanto que para 19,2% delas ele se manteve. Apenas
1,8% das respostas indicam que o prazo "piorou", em comparação ao ano anterior.
• A forma de distribuição dos livros, em relação à ocorrida em 1998, foi considerada "boa" por
74,1% das escolas urbanas, "regular" por 18,8% e "ruim" por 3,3% delas.
• processo de escolha dos livros é apontado como "bom" por 67,2% das escolas pesquisadas, e como
"regular" por 26,5% delas. Quanto ao atendimento e respeito às solicitações dos livros feitas pelos
professores, 56,7% das escolas indicaram como "bom" o atendimento, enquanto 33,6%, apenas
"regular", e 5,8%, como "ruim".
b) Qualidade dos livros didáticos
• A qualidade dos livros distribuídos pelo PNLD em 1999, melhorou para 63,5% das escolas, e
manteve-se boa para 27,7% delas. Para apenas 2% das respostas obtidas, o Programa "piorou"
quanto à qualidade dos livros.
c) Satisfação dos alunos e contribuição dos livros didáticos
• Em relação à contribuição dos livros recebidos para a aprendizagem dos alunos, a classificação
"bom" foi assinalada por 70,8% dos diretores das escolas.
• 93,5% dos diretores opinaram que, os alunos "gostam de utilizar", e aprovam os livros didáticos
adotados.
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