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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS -
UNICAMP
NÚCLEO DE ESTUDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS -
NEPP
MARÇO DE 2000
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AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DA REDE DE PROTEÇÃO
SOCIAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO:
PROGRAMA "DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA" - PDDE;
PROGRAMA "NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO" - PNLD;
PROGRAMA "NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR"-
PNAE.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP
NÚCLEO DE ESTUDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS - NEPP
MEC - FECAMP/UNICAMP/NEPP
MARÇO DE 2000
AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL DO MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO:
PROGRAMA "DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA" - PDDE; PROGRAMA "NACIONAL DO
LIVRO DIDÁTICO" - PNLD; PROGRAMA "NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR"
-PNAE.
EQUIPE TÉCNICA
Coordenador do Projeto
Prof. Dr. Pedro Luiz Barros Silva
Coordenador Técnico Científico
Prof. Dr. José Roberto Rus Perez
Consultores
Profa. Dra. Sônia Miriam Draibe
Profa. Dra. Marta Teresa da Silva Arretche
Profa. Dra. Édina Miazaki (Estatística)
Prof. Dr. Jorge Abrahão de Castro
Pesquisadoras
Profa. Dra. Ana Maria Canesqui
Cibele Yahn de Andrade
Profa. Dra. Eloisa de Mattos Hofling
Maria Evelyna Pompeo do Nascimento
Equipe de Campo
Agesilau Almada
Ana Paula Franco Viejar
Celso Pinheiro de Moraes
Cristina Frutuoso Teixeira
Daniela Almeida Raposo
Eduardo L. G. Rios-Neto
Elisabeth Christmann Ramos
Luciano Nakagawa
Luíza de Marilac de Souza
Mareio de Oliveira
Maria Lilia Imbiriba Souza Colares
Mariane Campeio Koslinsk
Paula Miranda Ribeiro
Tereza Mizue Nakagawa
Valentina C. C. Letelier Pimstein
Coordenadora Executiva
Nádia Maria Zákia Lian
Estatística, Programação e
Processamento de Dados
André Blazko
Neale Ahmed El-Dash
Sérgio da Hora Rodrigues
Stella Maria Barberá da Silva Telles
Estagiários
Bernardo Carvalho Lustosa
Daniel Serra
Danyelle Andrade de Moraes Oyakawa
Edson Niimi Cruz
Jane Marchi Madureira
José Vilton Costa
Júlia de Carvalho Broide
Mariu Eliseo Alves Monteiro
Apoio Gerencial e Administrativo
Elizabeth de Morais Ferrari
Karina Aparecida Charupa
Maria Elvira Salles Mazzucchelli
Maria Leonor Carvalho Toledo Duduch
Ortencia Loureiro Martins Freitas
Patrícia Alves de Oliveira Costa
Rosângela dos Santos Miranda
NEPP-UNICAMP
1. O DESENHO DA INVESTIGAÇÃO: OBJETIVOS E DIMENSÕES
1.1. Objetivos da Pesquisa de Avaliação
Conhecer, de modo sistemático, as características dos processos de implementação dos três
Programas da Rede de Proteção Social do MEC no ano de 1999;
Conhecer, de modo sistemático, a execução orçamentária e financeira do Programa Nacional do
Livro Didático, do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Programa Dinheiro Direto na
Escola em 1999;
Identificar e sistematizar os fatores institucionais que condicionam positiva ou negativamente o
processo de implementação e a eficácia dos três Programas, principalmente com relação ao repasse
dos recursos;
Avaliar comparativamente os processos e modalidades de descentralização dos Programas levando
em conta as variações regionais, estaduais e municipais e, ainda, dos estabelecimentos de ensino;
1.2. Natureza e Desenho da Investigação
A pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa, voltada para a avaliação da eficácia do processo de
implementação. A pesquisa objetivou aferir em que extensão as metas dos três Programas foram
alcançadas, avaliando seus resultados imediatos (outcomes), bem como se os meios e a metodologia de
implementação foram empregados de acordo com as estratégias previamente definidas. Avaliou ainda
o grau de satisfação dos beneficiários em relação aos Programas.
A pesquisa avaliou a eficácia dos três Programas da Rede de Proteção Social a partir de duas
dimensões distintas e complementares:
NEPP-UNICAMP
i) Avaliação do desempenho orçamentário e financeiro dos programas;
Módulo 1 - Avaliação da Execução Orçamentária e Financeira do Programa Nacional de Alimentação
Escolar -PNAE e Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE e do Programa Nacional do
Livro Didático - PNLD
Neste módulo, os três Programas foram avaliados do ponto de vista de sua execução orçamentária e
financeira. Analisou-se a especificidade dos gastos realizados nos programas, durante o ano de 1999, a
distribuição dos gastos entre os estados e os municípios e os gastos realizados com a previsão orçamentária.
ii) Análise através de métodos quantitativos;
Módulo 2 - Pesquisa junto aos diretores de escolas rurais e urbanas, selecionadas por amostragem
segundo a dependência administrativa e o porte do estabelecimento e dos municípios
Este módulo tem como unidade de análise os estabelecimentos de ensino escolares municipais e estaduais do
ensino fundamental. Seu objetivo central é a coleta de informações sobre as características do processo de
implementação dos três Programas da Rede de Proteção Social do MEC. Essa pesquisa foi realizada em
11.072 escolas (5.871 Rurais e 5.201 Urbanas), amostra representativa, por UF, da rede escolar. A taxa de
retorno dos questionários enviados foi de 44,1% para Escolas Rurais e de 44,5% para Escolas Urbanas. Os
dados coletados permitiram o exame de: i) o destino e as formas de uso dos recursos transferidos; ii) as
características e avaliações dos agentes institucionais envolvidos em sua implementação; iii) as características
temporais do recebimento, uso e prestação de contas; iv) as características dos sistemas de informação e
capacitação; v) as condições sob as quais os agentes implementadores executam suas funções; vi) os tipos de
estabelecimentos que se encarregam da execução das funções descentralizadas.
Apresentam-se a seguir os principais resultados da avaliação.
2. AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DO PROGRAMA NACIONAL
DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR-PNAE, DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA-
PDDE E DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO-PNLD
• A dotação orçamentária autorizada destinada aos diversos projetos e atividades do FNDE foi de cerca de
R$2,74 bilhões, excluindo-se os valores da cota parte estadual do Salário-educação (destaque no valor de
R$1,45 bilhões) uma vez que estes recursos apenas transitam pelo FNDE sendo repassados automaticamente
aos estados e DF.
2
NEPP-UNICAMP
• Os três programas focalizados receberam a maioria da dotação do órgão, 45,8%, e um montante
expressivo de recursos orçamentários, R$1,25 bilhões, conforme dados apresentados na Tabela 1.
Tabela 1
Demonstrativo dos gastos realizados pelo FNDE nos programas protegidos
Fonte: FNDE/DIRAE
Observações: (1) Não inclui os recursos da Cota Estuadual do Salário-educação
(2) Não inclui a dotação e os empenhos emitidos e liquidados na Fonte: (292) Saldo de Exercícios Anteriores.
O PNAE concentrou 32,9% da dotação orçamentária autorizada (R$ 903,0 milhões), enquanto os
outros dois (PNLD e PDDE) absorveram 10,9% da dotação (R$382 milhões).
Para o conjunto dos programas protegidos foram empenhados R$1,22 bilhões, que representaram
97,6% da dotação prevista. Deste valor R$1,21 bilhões foram pagos até março de 2000 (96,7% da
dotação prevista).
Observa-se que os programas protegidos - PDDE, PNLD e PNAE - apresentaram porcentuais mais
elevados de execução financeira do que a média dos outros programas sob responsabilidade do
FNDE: enquanto nos outros programas foram emitidos empenhos de até 81,3% da dotação do
órgão, nos programas protegidos os empenhos emitidos alocaram 97% da dotação dos três
programas.
• O mesmo comportamento ocorreu no que diz respeito aos empenhos liquidados; enquanto nos
outros programas foram liquidados empenhos na valor de 62,4% da dotação orçamentaria prevista
para o ano de 1999, no PDDE foram liquidados 96,7% da dotação prevista, no PNAE 96,5% e no
PNLD, 98,9%).
Estes resultados da gestão orçamentária e financeira do FNDE, no ano de 1999, indicam que os
programas protegidos tiveram prioridade na destinação de recursos financeiros para cumprir a
execução da dotação orçamentaria autorizada para o órgão.
NEPP-UNICAMP
Com relação à merenda, verifica-se que foram repassados recursos financeiros para a distribuição
de merenda durante 200 dias letivos.
No PDDE houve uma execução financeira total ainda que tenha ocorrido atraso no processo de
repasse, que se iniciou apenas em agosto de 1999.
3. PRINCIPAIS RESULTADOS DO SURVEYNACIONAL
• Os três Programas apresentaram taxas de coberturas nacional elevadas tanto nas escolas urbanas
quanto rurais (Gráfico 1).
Gráfico 1
Cobertura do PDDE, PNLD e PNAE por escolas urbanas e rurais.
Brasil - 1999
• A análise regional também revela o bom desempenho dos Programas, conforme pode ser
observado nos Gráficos 2 e 3.
NEPP-UNICAMP
Gráfico 2
Cobertura do PDDE, PNLD e PNAE por escolas urbanas.
Brasil, Regiões - 1999
Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul
PDDE PNLD PNAE
Fonte: NEPP/UNICAMP, 1999.
Nota: Para o PDDE, os dados referem-se ao ano de 1998.
Gráfico 3
Cobertura do PDDE, PNLD e PNAE por escolas rurais. Brasil,
Regiões - 1999
Fonte: 0NEPP/UNICAMP, 1999.
Nota: Para o PDDE, os dados referem-se ao ano de 1998.
NEPP-UNICAMP
Análise Comparativa 1996/1999
• A análise comparativa dos indicadores de cobertura das escolas urbanas revelam que o PDDE
apresentou um desempenho muito positivo, ampliando a cobertura em 13%'. Os maiores aumentos
ocorreram nas regiões Norte e Nordeste, reduzindo significativamente as diferenças regionais
(Gráfico 4).
Gráfico 4 - Cobertura do PDDE: por escolas urbanas avaliação comparativa
Brasil e regiões-1996/1998
SudesteNordeste Centro-OesteBrasil
Norte
1996
1998
Fonte: NEPP/UNICAMP. 1997, 1999.
• Também ampliou significativamente o número de escolas receberam os recursos através da
Unidade Executora. Vale destacar o expressivo crescimento nas regiões Norte e Nordeste (Gráfico
5).
Ver tabelas em Anexo.
NEPP-UN1CAMP
Gráfico 5 - PDDE. Escolas urbanas que receberam os recurso através da UEx: avaliação comparativa
Brasil, Regiões - 1996/1998
Fonte: NEPP/UNICAMP, 1997, 1999.
O PNAE já apresentava um alto percentual de cobertura das escolas urbanas em 1996, que
ampliou-se em 1999 (Gráfico 6).
Gráfico 6 - Cobertura do PNAE. Por escolas urbanas Avaliação comparativa
Brasil, regiões - 1996/1999
Fonte: NEPP/UNICAMP, 1997, 1999.
NEPP-UNICAMP
• No que se refere à forma de gerenciamento do PNAE, a forma predominante nos dois períodos
analisados é a aquisição de gêneros alimentícios pelas secretarias, municipais ou estaduais
2
. No
entanto, ampliou-se o número de escolas que passaram a receber os recursos financeiros para
adquirir os gêneros (Gráfico 7).
Gráfico 7 - PNAE. Unidades Escolares urbanas que receberam recursos financeiros para aquisição dos gêneros
alimentícios: avaliação comparativa. Brasil, Regiões - 1996/1999
Brasil Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul
Fonte: NEPP/UNICAMP, 1997, 1999.
A seguir, apresentam-se as principais informações referentes aos três programas para o ano de 1999.
3.1. Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE
3
3.1.1. Cobertura
Em 1998 - 4
o
ano de sua implementação - o Programa apresentou uma alta cobertura das escolas
urbanas públicas de ensino fundamental (88%).
As diferenças regionais de cobertura praticamente desapareceram em 1998.
As escolas da rede municipal foram menos atingidas pelo programa do que as da rede estadual, em
todas as regiões do país.
2
Ver tabelas em Anexo.
3
Os dados referem-se à execução do Programa no ano de 1998.
8
NEPP-UNICAMP
Do universo de escolas rurais, 71% participaram do PDDE em 1998. Dentre elas, foram as escolas
pequenas da rede municipal, aquelas que menos se beneficiaram do programa.
3.1.2. Existência de Unidade Executora
Entre as escolas urbanas que participaram do Programa, a grande maioria, foi atendida através da
UEx (90%). Entre as escolas urbanas com mais de 100 alunos que participaram do programa
apenas 7% ainda-não possuíam unidade executora constituída
4
.
Durante os quatro anos de existência do Programa o percentual de escolas que constituíram suas
UEx, passando a participar do Programa de forma autônoma, ampliou-se significativamente.
Ampliou-se de forma mais acentuada nas regiões Norte e Nordeste resultando em uma
homogeneização das regiões.
As escolas urbanas que ainda não possuíam Uex, em 1.998, participaram do Programa recebendo
equipamentos, materiais e serviços (63%) ou os recursos financeiros (37%) repassados pela
Prefeitura Municipal ou Secretaria Estadual.
70% das escolas rurais que participaram do Programa não possuíam UEx.
75% das escolas rurais que não possuíam UEx receberam equipamentos/materiais e serviços
repassados pela Prefeitura ou Secretaria Estadual de Educação.
Dentre o universo de escolas rurais com mais de 100 alunos, 38% não constituíram UEx.
3.1.3. Execução dos Recursos
Para 94,2% das escolas a execução do Programa não foi difícil e 82,9% afirmaram que depois das
primeiras experiências a execução ficou mais fácil.
Dentre as principais dificuldades encontradas destacam-se problemas na compra de material ou na
contratação de serviços (36%) e problemas com relação à existência ou identificação da agência
bancária no município (21%).
3.1.4. Prestação de Contas
92,6% dos diretores declararam ter entregue a prestação de contas no prazo estipulado. Somente
0,6% afirmaram não ter realizado a prestação de contas e 6% a realizaram fora do prazo estipulado.
4
A legislação do Programa estabelece a obrigatoriedade da UEx somente para as escolas com mais de 100 alunos.
NEPP-UNICAMP
75% das escolas declararam não ter enfrentado qualquer dificuldade para sua realização.
Expressivo percentual de diretores (33,5%) afirmou que o prazo para a prestação de contas foi muito
curto.
5,7% dos diretores tiveram prazos realmente exíguos (menos de 15 dias).
37,4% dos diretores informaram que o prazo para a prestação de contas foi de 15 a 30 dias.
32,8% informaram que o prazo foi de 31 a 60 dias
e, finalmente, 18,5% das escolas tiveram mais de 60 dias para apresentar a prestação de contas. Ver
Gráfico 8.
Gráfico 8
PDDE: Prazo para prestação de contas
Brasil e Regiões - 1999
100,0%
Fonte: NEPP/UNICAMP. Avaliação dos Programas da Rede de Proteção Social do Ministério da Educação
3.1.5. Perfil do gasto
• As escolas basicamente investiram os recursos do programa em material de Consumo, incluindo:
material de secretaria, material para alunos, material de limpeza, (84%); em Mobiliário e
Equipamento (78%); seguido de Manutenção do Prédio Escolar (64%) e Material Didático (63%).
Despesas com Capacitação dos Professores e Atividades Educacionais, foram indicadas por apenas
11% das escolas.
NEPP-UNICAMP
• A análise regional não aponta diferença significativa quanto ao perfil do gasto realizado pelas
escolas.
A rede municipal dispendeu uma quantidade menor de recursos com Manutenção do Prédio se
comparada à rede estadual.
Entre as escolas pequenas também é menor o percentual das que gastam recursos com Manutenção
do Prédio, Mobiliário/Equipamento e Capacitação/Atividades Pedagógicas, em comparação às
escolas médias e grandes.
3.1.6. Participação da Comunidade Escolar
84% dos diretores declararam que os membros da UEx de suas escolas participaram de fato da
execução do Programa.
13,2% dos diretores consideraram a existência de UEx uma mera formalidade.
74% dos diretores afirmaram que a administração autônoma dos recursos pela escola estimula a
participação dos pais e (79,1%) não se consideraram sobrecarregados com as atividades do
Programa
87,7% não consideraram que a unidade escolar, como um todo, tenha ficado sobrecarregada com
estas novas atividades.
22,3% afirmaram que a execução do programa acarreta excessiva responsabilidade para o diretor e
para a UEx.
3.1.7. Grau de Satisfação dos Beneficiários e Usuários
A grande maioria dos diretores (95,7%) demonstrou-se satisfeita com o PDDE.
93,8% avaliaram que a existência do PDDE e a autonomia da escola/unidade executora para
administrar os recursos possibilitam um melhor atendimento de necessidades das escolas.
92% dos diretores consideraram que a escola necessita do Programa porque ele permite atender às
necessidades mais urgentes da escola.
74% concordaram que a administração dos recursos financeiros do Programa está estimulando a
participação dos pais dos alunos na gestão da escola.
NEPP-UNICAMP
81,3% dos diretores atribuíram notas altas ao Programa considerando-o bom.
3.2. Programa Nacional do Livro Didático
3.2.1. Cobertura de Escolas
95,7% das escolas públicas urbanas de ensino fundamental receberam livros didáticos para o ano
letivo de 1999.
A análise regional revela que todas as regiões apresentaram indicadores próximos à média
nacional, para as escolas urbanas à exceção da Sudeste, com um índice um pouco superior (96,9%),
e do Centro-Oeste, com um percentual levemente abaixo à média (92,6%). Ver gráfico 9.
Na rede estadual a cobertura do programa é um pouco superior (97%) do que na rede municipal
(94,3%).
Gráfico 9
PNLD: Escolas urbanas que receberam o livro didático
Brasil e Regiões - 1999
100,0% i
Fonte: NEPP/UNICAMP. Avaliação dos Programas da Rede de Proteção Social do Ministério da Educação
• Os dados relativos às escolas rurais indicam uma boa cobertura do PNLD: 94,5% das escolas
receberam os livros do Programa para o ano de 1999. Com exceção da região Norte, nas demais
NEPP-UNICAMP
regiões os índices de escolas que não receberam livros não ultrapassaram o percentual de 5,7% (região
Centro Oeste).
Quanto à esfera administrativa da rede escolar, a municipal acusou maior recebimento (95,1%) em
contraposição à estadual (88,7%).
3.2.2. Cobertura de Alunos
O desenho do Programa, ao contemplar que o livro didático deve ser reutilizado por um período de
três anos, estabelece que o atendimento dos alunos varia segundo um cronograma de distribuição
que contempla envio de livros novos, reposição e complementação. Isto significa que num
determinado ano serão distribuídos livros novos para todos os alunos apenas de algumas séries e
disciplinas; ou livros somente para reposição. Considerando estas características do PNLD e o fato
de que em 1999 foram distribuídos livros novos para todos os alunos da primeira série e reposição
de livros para as demais séries, os dados da pesquisa revelam que:
76% das escolas urbanas receberam livros para mais da metade deles ou para todos os alunos.
Apenas 12,5%, para menos da metade dos alunos matriculados.
A cobertura foi maior, abrangendo mais da metade dos alunos, nas regiões Sudeste, Sul e Centro-
Oeste, na rede estadual e nas escolas grandes.
As regiões Norte e Nordeste, as escolas municipais e as escolas pequenas apresentaram os piores
indicadores de cobertura.
3.2.3. Período e forma de chegada dos livros
A maior parte das escolas recebeu os livros no prazo considerado desejável, ou seja, no início do
ano letivo: 51,2% das escolas receberam todos os livros até fevereiro.
22,6% receberam parte dos livros até fevereiro e parte depois de iniciado o ano letivo. Apenas
7,8% das escolas informaram que os livros chegaram depois do mês de fevereiro.
Dentre as regiões, é a Sudeste que apresenta o melhor desempenho e a região Norte, a pior devido
às dificuldades conhecidas de distribuição decorrentes das características geográficas e problemas
de comunicação.
NEPP-UNICAMP
Quanto às condições de conservação dos livros no ato de recebimento, a grande maioria das escolas
(78,7%) declarou que os livros chegaram às escolas em boas condições e em embalagem de
plástico.
19% do total dos livros recebidos chegaram embalados em papel. Tal situação foi preponderante na
região Sudeste (42,5%), onde o Programa tem execução descentralizada nos estados de Minas
Gerais e São Paulo.
3.2.4. Grau de satisfação dos beneficiários/usuários
a) Procedimentos de rotina de implementação
Quanto ao prazo de entrega dos livros pelo Programa - aspecto tradicionalmente apontado como
ponto problemático do PNLD - 70,7% dos diretores consideraram bom o desempenho do
Programa, no ano de 1999.
Em comparação ao prazo executado pelo PNLD em 1998, houve uma melhora significativa: para
76,6% das escolas o prazo "melhorou", enquanto que para 19,2% delas ele se manteve. Apenas
1,8% das respostas indicam que o prazo "piorou", em comparação ao ano anterior.
A forma de distribuição dos livros, em relação à ocorrida em 1998, foi considerada "boa" por
74,1% das escolas urbanas, "regular" por 18,8% e "ruim" por 3,3% delas.
processo de escolha dos livros é apontado como "bom" por 67,2% das escolas pesquisadas, e como
"regular" por 26,5% delas. Quanto ao atendimento e respeito às solicitações dos livros feitas pelos
professores, 56,7% das escolas indicaram como "bom" o atendimento, enquanto 33,6%, apenas
"regular", e 5,8%, como "ruim".
b) Qualidade dos livros didáticos
A qualidade dos livros distribuídos pelo PNLD em 1999, melhorou para 63,5% das escolas, e
manteve-se boa para 27,7% delas. Para apenas 2% das respostas obtidas, o Programa "piorou"
quanto à qualidade dos livros.
c) Satisfação dos alunos e contribuição dos livros didáticos
Em relação à contribuição dos livros recebidos para a aprendizagem dos alunos, a classificação
"bom" foi assinalada por 70,8% dos diretores das escolas.
93,5% dos diretores opinaram que, os alunos "gostam de utilizar", e aprovam os livros didáticos
adotados.
14
NEPP-UNICAMP
3.3. Programa Nacional de Alimentação Escolar
3.3.1. Cobertura
O Programa Nacional de Alimentação Escolar tem cobertura praticamente universalizada, uma vez
que ele está implementado em 96,7% das unidades escolares públicas urbanas distribuídas pelo
território nacional. (Gráfico 10).
As escolas que se encontram sob responsabilidade da esfera estadual têm maior cobertura (97,9%)
do que as municipais (95,4%).
Gráfico 10
PNAE: Escolas urbanas que receberam merenda
Brasil, regiões - 1999
Fonte: NEPP/UNICAMP. Avaliação dos Programas da Rede de Proteção Social do Ministério da Educação
• 98,1% das escolas públicas rurais participaram do PNAE.
NEPP-UNICAMP
3.3.2. A regularidade no oferecimento da merenda
5
• Em 66% do conjunto das escolas urbanas públicas não houve interrupção no oferecimento da
merenda.
Destaca-se a regularidade do oferecimento nas regiões Sudeste (81,1%) e Sul (79,5%).
Nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, é muito baixo o percentual de escolas que
apresentaram regularidade no oferecimento da merenda (39%, 50% e 52% respectivamente).
Não há grandes diferenças de regularidade na oferta de merenda entre as redes municipal (64%) e
estadual (67%).
No período das férias regulares apenas 8% das unidades escolares forneceram merenda para os
alunos, destacando-se as escolas da região Nordeste, com um percentual de 12%.
3.3.3. Existência de Reforço Alimentar
A inclusão de alimentos que não foram anteriormente planejados é uma característica que se
verifica nacionalmente: em 57% das escolas urbanas de ensino fundamental a merenda é reforçada.
O reforço alimentar é mais presente na região Sul (73,5%) e ocorre com menor intensidade no
Nordeste (42,2%) e no Norte (48,2%).
3.3.4. Formas de operacionalização do Programa
O recebimento de gêneros alimentícios pelas escolas urbanas ainda é o formato mais freqüente
(67%), independentemente da localização das unidades escolares. Destacam-se a região Sul com o
mais expressivo percentual, atingindo 90% e a Centro-Oeste com o mais baixo, 47%. Quanto à
esfera administrativa, 82% das escolas municipais receberam gêneros alimentícios e 54% das
estaduais.
O recebimento de recursos financeiros pelas escolas urbanas já é o segundo formato mais utilizado,
atingindo atualmente cerca de um terço das escolas urbanas. Ela é mais presente na esfera estadual.
Apenas 4% das escolas receberam a merenda pronta. Esse formato está mais presente no Sudeste
(7,0%).
5
A pesquisa aferiu a regularidade do programa durante os meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 1999.
NEPP-UNICAMP
• Os casos em que a merenda é fornecida por empresa contratada não têm expressão nacional, sendo
que sua maior ocorrência acontece na região Sul (2,3%), (Gráfico 11).
Gráfico 11
PNAE: Por escolas urbanas formas de Operacionalização
Brasil e Regiões - 1999
100,0%
Fonte: NEPP/UNICAMP. Avaliação dos Programas da Rede de Proteção Social do Ministério da Educação
3.3.5. A atuação do Conselho de Alimentação Escolar
47% das escolas públicas urbanas de Ensino Fundamental estão submetidas ao acompanhamento de
um Conselho de Alimentação.
Em 8% delas, os Conselhos não são atuantes pois "existem só no papel".
29% dos diretores não souberam informar sobre a existência ou não do órgão.
13% das escolas informaram que não estão submetidas à fiscalização do Conselho dado à sua
inexistência.
3.3.6. Supervisão do programa
79% das escolas urbanas estiveram submetidas à supervisão.
Em 86% delas essa supervisão foi realizada por meio de visitas.
NEPP-UN1CAMP
3.3.7. Grau de satisfação dos beneficiários/usuários
89% dos diretores das escolas urbanas consideraram que os alunos gostam da merenda servida.
75% dos diretores das escolas rurais e 61%, das urbanas, acreditam que a maioria dos alunos da
escola têm a merenda escolar como a principal refeição do dia.
84% dos diretores das escolas urbanas avaliaram como boa a qualidade da merenda servida.
ANEXO
Tabela 1
PDDE- Distribuição das escolas urbanas por modalidade de recebimento, segundo as regiões
Brasil, 1996 e 1998
Tabela 2
PDDE: Distribuição das escolas urbanas por modalidade de recebimento. segundo dependência administrativa e porte da escala.
Tabela 3
PDDE: Distribuição das escolas urbanas por modalidade de recebimento, segundo porte do município.
Tabela 4
PDDE: Distribuição das escolas urbanas que receberam o dinheiro diretamente na conta da UEx. segundo dependência administrativa e porte da escola.
Tabela 5
PDDE: Distribuição das escolas urbanas que receberam o dinheiro diretamente na conta da UEx. segundo dependência administrativa e porte da escola.
Brasil. 1996 e 1998
Tabela 6
PDDE: Distribuição das escolas urbanas que receberam o dinheiro diretamente na conta da UEx. segundo porte do município,
Brasil, 1996 c 1998_________________
Tabela 7
PNAE. Cobertura do Programa: percentuais das escola urbanas, segundo as regioes
Brasil, 1996e 1999___________________________________________________
Tabela 8
PNAE Cobertura do Programa: percentuais das escola urbanas, segundo dependência administrativa e porte da escola.
Brasil. 1996e 1999
Tabela 9
PNAE. Cobertura do Programa: percentuais das escola urbanas, segundo porte do município.
Brasil. 1996 e 1999
_____________________________________________________
Tabela 10
PNAE: Distribuição das escolas urbanas participantes por forma de recebimenio. segundo as regiões.
Brasil. 1996 e 1999
Tabela 11
PNAE: Distribuição das escolas urbanas participantes por forma de recebimento, segundo dependência administrativa e porte da escola,
Brasil, 1996 e 1999
Tabela 12
PNAE: Distribuição das escolas urbanas participantes por forma de recebimento, segundo porte do município.
Brasil, 1996 e 1999
UNICAMP
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
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NÚCLEO DE ESTUDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
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