O município de Florianópolis foi classificado, no grupo
5, ou seja, possui capacidade física instalada suficiente para
atender à demanda, porém não o faz, indicando necessidade de uma
campanha de sensibilização. Entretanto, seus distritos foram
classificados em diversos grupos.
- 0 distrito de Ratones foi classificado no grupo 1
revelando a necessidade de aumento da capacidade física da
promoção de uma campanha de sensibilização.
- Os distritos de Lagoa e Cachoeira do Bom Jesus foram
classificados no grupo 3, revelando que a capacidade física
instalada atende ben; à matrícula, mas não é suficiente para
atender à demanda pontencial. Nota-se, entretanto, que em Lagoa a
diferença entre a demanda e a capacidade é de 5 pessoas, ou seja,
a capacidade deve ser aumentada de maneira a absorver mais 5
alunos. Dada a pequena diferença, basta que se aumente um pouco,
o numero de alunos, por turma, não se fazendo necessário a
construção de novas salas de aulas. Já em Cachoeira do Bom Jesus,
como a diferença entre demanda e capacidade é de 192 pessoas,
evidencia-se a necessidade de aumentar a capacidade através do
aumento do numero de salas de aula ou do aumento do numero de
turnos.
- Os distritos de Florianópolis, Ribeirão da Ilha, Santo
Antonio de Lisboa, Pântano do Sul e São João do Rio Vermelho foram
classificados no grupo 5, revelando que a capacidade é
suficiente para atender a toda demanda potencial embora a
matrícula lhe seja inferior, fazendo-se necessária uma campanha
de sensibilização.
- Os distritos de Ingleses do Rio Vermelho e
Canasvieiras foram classificados no grupo 6, verificando-se que a
capacidade é maior que a matrícula que, por sua vez, é maior que a
demanda potencial, o que indica que o distrito está atendendo à
demanda de outro(s) distrito(s).
0 Brasil como um todo possui uma demanda potencial
maior do que a matrícula, verificando-se a existência de um
deficit escolar da ordem de 5.200 mil. No entanto a capacidade
física instalada é maior que a demanda, revelando que se houvesse
uma distribuição adequada das escolas, não seria necessário
construir novas escolas e nem novas salas de aula para viabilizar
o atendimento de toda a demanda potencial.
Os resultados para todos os municipios e distritos de
cada unidade da Federação encontram-se à disposição no Serviço de
Estatística da Educação e Cultura.