para isso, ou seja, a partir de elementos adquiridos e assimilados
anteriormente.
Portanto, as operações lógicas formais só se estruturam a partir de
operações idênticas no plano concreto; fazer adições está condicionado à
assimilação anterior, no plano concreto, do ato de acrescentar; dividir
pressupõe a ação de separar.
Educar é, antes de tudo, ajudar a criança a desenvolver suas poten-
cialidades, a fim de integrá-la na comunidade da maneira rnais completa
possível.
Para que a professora atinja esse objetivo é fundamental que leve cada
aluno a descobrir por si mesmo as diferentes realidades (lingüísticas,
matemáticas, históricas e geográficas), através de processos de educação
ativa — observação direta, exercícios práticos, discussão em grupo,
desenhos, excursões, visitas, jogos, pesquisa pessoal, experiências em
grupo.
Aproximar o ensino da vida — eis a premissa da educação moderna. Não
somente através de ensino verbal, mas, principalmente e acima de tudo,
procurando guiar, orientar, estimular, descobrir e canalizar os interesses
dos alunos. Com este objetivo utilizará, principalmente, material colhido
pelas crianças (plantas, animais, rochas, cartões-postais, cubos, encaixes,
fotografias etc), dedicando a maior parte do tempo de aula a exercícios
práticos e a pesquisas em grupo.
Como a tarefa da professora não é a de pensar e falar por seus alunos,
mas fazê-los falar e pensar por si próprios, é natural encontrar-se a
professora moderna no meio de seus alunos, sentada ao lado deles,
orientando um e outro grupo de trabalho, ao invés de conservar-se à sua
mesa, afastada das crianças.
O ensino apenas verbal está completamente desligado da realidade da
vida.
A criança não é uma simples "tabula rasa" onde se pode gravar. A
professora moderna sabe que, durante uma explanação verbal, grande
parte do que diz será logo esquecido e, em muitos casos, nem é ouvido,
em virtude das flutuações de atenção dos alunos, além de cansar
rapidamente a criança. Ela aprende melhor fazendo do que ouvindo.
Enquanto a professora tradicional faz somente uso da palavra, limitando-
se a falar e a perguntar, a professora moderna pode ser comparada a um
jardineiro que está preocupado em fazer crescer as suas plantas, dando-
lhes condições e elementos necessários ao seu desenvolvimento.