rais, etc, indissoluvelmente ligados ã experiên
cia dos alunos e às realidades sociais mais am
pias. A escola, assim, deve ser um instrumento
para "situar o cidadão no âmbito da sua atualida
de. E, ao fazer isto, possibilita aos indivíduos
desenvolver habilidades, que lhes permitem o de
sempenho de atividades, capazes de garantir con
dições de sobrevivência a si, ã sua família e ao
grupo social ao qual pertencem".14
Para a transmissão dos conhecimentos
indispensáveis ã sobrevivência material e espiri
tual do homem, a escola conta, entre outras cci
sas, com professores, grades curriculares, seria.
ção, disciplinas que são pré-requisitos para ou
tras, e assim por diante. Essas características
são, num primeiro momento, suficientes para dis_
tinguir a educação escolar (educação sistemática)
de outras formas de educação (educação assistemá-
tica) que ocorrem em outras esferas do social,
ou seja, em todas as situações em que a intera
ção humana se faça presente. Isso é suficiente
também para mostrar que o trabalho escolar não
pode ser confundido com aquilo que a família a
igreja, a fábrica, o sindicato, os partidos polí-
ticos e outras instituições sociais realizam. Co