O INQUÉRITO
O inquérito pedagógico realizado em novembro-dezembro de 1931 e cujas conclu-
sões aqui se apresentam, visava conhecer a situação dos nossos escolares tanto no seu
cabedal de leituras como nas suas preferencias individuais.
Compôs-se de doze perguntas, dispostas em ordem crescente, pela sua dificuldade
relativa. O quadro n.º 1 apresenta uma folha do questionário tal como foi entregue ás
crianças.
Foram recolhidas 1387 folhas, respondidas por 933 meninas e 454 meninos. Seria,
talvez, de maior conveniência, um numero ainda mais elevado de respostas. Mas, proje-
tado em outubro de 1931, e devendo ser imediatamente iniciado, não foi possível percor-
rer mais escolas além das que constam do quadro n.° 2, em numero de vinte e quatro,
representando dezenove distritos escolares. O mesmo quadro mostra a porcentagem com
que contribuíram esses distritos, bem como as escolas, separadamente.
Ainda a respeito do numero de respostas obtidas, convém lembrar que, destinan-
do-se o inquérito aos 3.º, 4.º e 5.º anos primários, muitas visitas ás escolas ficaram pre-
judicadas por não coincidirem com o turno em que havia essas classes; a esse prejuízo,
acrescentem-se os decorrentes da situação topográfica das escolas, impedindo uma
ação mais rápida e a inconveniência de se continuar o inquérito no ano letivo seguinte,
visto as modificações que se operaram nas escolas, com a presente administração terem
já, provavelmente, influído na situação anterior dos alunos, podendo, assim, dar como
resultado uma desigualdade de condições nociva ao inquérito.
Não é inoportuno, por exemplo, chamar a atenção para a facilidade com que, logo
no começo desse ano, se generalizaram pelas escolas novas técnicas favoráveis aos tra-
balhos de investigação pedagógica: por ocasião do inquérito, menos generalizadas essas
pesquisas, e numa época muito especial da nossa vida política, a simples palavra inqué-
rito dificultava bastante o trabalho de quem a empregasse e, mais do que isso, o pre-
tendesse realizar.
Da ausência dessa atitude cientifica, por vezes sentida em alguns recintos esco-
lares, podem resultar muitos contratempos para o invesitgador pedagógico: um deles
é o entranhado interesse, por parte dos professores, para que os seus alunos respondam
certo. Vicio decorrente das antigas provas, desejo de vêr brilhar o talento e a aplicação