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DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
INSTITUTO DE PESQUIZAS
EDUCACIONAIS
DIRETOR
CARLOS DELGADO
DE
CARVALHO
1934
OFICINA GRAFICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
ENCARREGADA DO INQUÉRITO: PROFESSORA CECÍLIA MEIRELLES
DIRETOR GERAL ANÍSIO SPINOLA TEIXEIRA
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CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
O INQUÉRITO
O inquérito pedagógico realizado em novembro-dezembro de 1931 e cujas conclu-
sões aqui se apresentam, visava conhecer a situação dos nossos escolares tanto no seu
cabedal de leituras como nas suas preferencias individuais.
Compôs-se de doze perguntas, dispostas em ordem crescente, pela sua dificuldade
relativa. O quadro n.º 1 apresenta uma folha do questionário tal como foi entregue ás
crianças.
Foram recolhidas 1387 folhas, respondidas por 933 meninas e 454 meninos. Seria,
talvez, de maior conveniência, um numero ainda mais elevado de respostas. Mas, proje-
tado em outubro de 1931, e devendo ser imediatamente iniciado,o foi possível percor-
rer mais escolas além das que constam do quadro n.° 2, em numero de vinte e quatro,
representando dezenove distritos escolares. O mesmo quadro mostra a porcentagem com
que contribuíram esses distritos, bem como as escolas, separadamente.
Ainda a respeito do numero de respostas obtidas, convém lembrar que, destinan-
do-se o inquérito aos 3.º, 4.º e 5.º anos primários, muitas visitas ás escolas ficaram pre-
judicadas poro coincidirem com o turno em que havia essas classes; a esse prejuízo,
acrescentem-se os decorrentes da situação topográfica das escolas, impedindo uma
ação mais rápida e a inconveniência de se continuar o inquérito no ano letivo seguinte,
visto as modificações que se operaram nas escolas, com a presente administração terem
, provavelmente, influído na situação anterior dos alunos, podendo, assim, dar como
resultado uma desigualdade de condições nociva ao inquérito.
o é inoportuno, por exemplo, chamar a atenção para a facilidade com que, logo
no começo desse ano, se generalizaram pelas escolas novas técnicas favoráveis aos tra-
balhos de investigação pedagógica: por ocasião do inquérito, menos generalizadas essas
pesquisas, e numa época muito especial da nossa vida política, a simples palavra inqué-
rito dificultava bastante o trabalho de quem a empregasse e, mais do que isso, o pre-
tendesse realizar.
Da ausência dessa atitude cientifica, por vezes sentida em alguns recintos esco-
lares, podem resultar muitos contratempos para o invesitgador pedagógico: um deles
é o entranhado interesse, por parte dos professores, para que os seus alunos respondam
certo. Vicio decorrente das antigas provas, desejo der brilhar o talento e a aplicação
de sua classe, um certo temor de se verem mal representados mediante os acasos que
a podem atingir, — seja como fôr, aí está um ponto importante para o valor de um inquérito desta
natureza, sobre o qual os professores refletirão com proveito.
Estas rápidas observações á margem de algumas dificuldades encontradas na rea-
lização deste inquéritoo pretendem valorizar o esforço de as ter tentado vencer; des-
tinam-se, simplesmente, a ambientar este trabalho nos limites justos das possibilidades
que se lhe ofereceram, afim de que os dados aqui recolhidos sejam interpretados sem o
rigorismo que pode merecer documentação obtida com mais segurança e exatidão, como
hoje em dia, certamente, mesmo entres já se pode conseguir.
Mas a dificuldade que mais aqui se acusa é a falta da especialização técnica da
pessoa encarregada do inquérito. E o fato de ser ela a única responsável pela sua reali-
zação material, desde a apresentação dos questionários ás crianças até a apuração, pas-
sando pelo próprio trabalho datilográfico, se, por um lado, empresta, ao menos, uma
personalidade coerente a todos os seus erros, por outro, mostra a vantagem dos traba-
lhos feitos de colaboração, onde, dentro de um plano geral, cada um pode contribuir com
plenitude no estudo de uma das suas partes, obtendo-se rendimento superior e uma obra
total de melhor qualidade.
As sucessivas revisões, correções e modificações que tiveram de ser feitas na apu-
ração deste inquérito exigiram grande dispendio de tempo, compensado apenas pela am-
bição constante de melhorar, tornando realmente utilizável, este longo e complexo inquérito.
QUADRO N.º 1
Escola
Classe
Nome
idade
QUESTIONÁRIO
Você gosta de ler ?
Quantos livros, mais ou menos, já leu ?
Pode dizer o nome de alguns ?
De que livros gostou mais ? Por que ?
De que livroso gostou ? Por que ?
Tem vontade de ler algum livro ? De que ?
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
Acha que vale a pena ler ? Por que ?
Onde prefere ler: em casa ou na escola ? Por que ?
Prefere livros em prosa ou em verso?
Quaiso os livros que você acha mais interessantes: os de historias, de viagens, de ciên-
cias, de aventuras, romances ou fábulas ?
De que autor você gosta mais ?
Dos autores nacionais, qual é o que mais lhe agrada ?
QUADRO N.º 2
Júlio de Castilhos (1.º distrito)
Basilio da Gama (2.º distrito)
Rodrigues Alves (3.° distrito)
José de Alencar (3.° distrito)
Deodoro (3.° distrito)
Tiradentes (4.º distrito)
Benjamin Constant (4.° distrito)
Republica da Colômbia (5.° distrito)
José Bonifácio (5.º distrito)
José Pedro Varela (6.° distrito)
Francisco Cabrita (7.° distrito)
Epitacio pessoa (8.º distrito)
Nilo Peçanha (9.º distrito)
Uruguai (9.° distrito)
Republica do Equador (10.º distrito)
Argentina (11.° distrito)
Paraná (12.° distrito)
Republica do Peru (13.° distrito)
João Koepke (14.° distrito)
Azevedo Júnior (15.° distrito)
Baia (16.º distrito)
Piauí (18.° distrito)
Padre Manoel da Nobrega (19.º distrito)
1.ª escola mista do 23.° distrito
Escolas que contribuíram com alunos
Mas.
%
Mos.
%
Total %
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
BIBLIOTECAS
Quanto ás bibliotecas encontradas nas escolas percorridas, obtiveram-se, sempre
que foi possível, os respectivos catálogos, quasi idênticos, como se poder no volume
anexo. Doc. n. 1.
Sempre que as escolas, possuindo também bibliotecas para professores, puderam
fornecer o catalogo respectivo, foi este incorporado aos das bibliotecas infantis, afim de,
ampliando-se um pouco a orbita do inquérito, conhecer-se, de um modo geral, o estado
das bibliotecas escolares.
AS CRIANÇAS
O quadro n.° 3 mostra-nos a classificação das crianças que responderam ao ques-
tionário:
a) segundo o sexo e a idade;
b) segundo a classe a que pertenciam.
QUADRO N.° 3
7 anos
8 anos
9 anos
10 anos
11 anos
12 anos
13 anos
14 anos
15 anos
16 anos
17 anos
Nota: Deixaram de indicar a idade...
T O T A L
Crianças que responderam ao questionário:
Classificação pela idade
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Crianças que responderam ao questionário:
distribuição pelas classes
Terceiro ano
(deixaram de indicar a idade 3 meninas)
e 2 meninos)
(deixou de indicar a idade 1 menina)
TOTAL
Mas.
299
336
298
933
%
32,04
36,01
31,9
Mos.
188
169
97
454
/o
41,4
37,2
21,3
Total
487
505
395
1387
Io
35,1
36,3
28,4
Verifica-se por esse quadro terem respondido 1387 crianças, das quais 933 meni-
nas e 454 meninos 67,2 % e 32,7 %, respectivamente, sobre o total.
Dessa grande quantidade de crianças, apenas 6 (4 meninas e 2 meninos) deixa-
ram de indicar a idade.
Pelas idades indicadas, conforme se vê no mesmo quadro n." 3, o inquérito abran-
geu de crianças de 7 anos a jovens de 17, estando, porém, a média representativa com-
preendida entre 11 e 14 anos, inclusive.
Concentrando os valores dessa média, obter-se-ia o seguinte quadro explicativo:
Como se, essa média representa 81,75% das respostas, equilibradamente dis-
tribuída pelos dois sexos, na porcentagem 81,7 para as meninas e 82,1 para os meninos.
11 anos
12 anos
13 anos
14 anos
T O T A L
IDADES
Mas.
Io
Mos.
%
Total
%
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
Igual equilíbrio se nota quanto ás classes representadas no inquérito:
Classes Porcentagem de alunos Total
3.º ano 32,04 os. 41,4 as 35,1 %
4.º ano 36,01 os. 37,2 as 36,3 %
5.º ano 31,9 os. 21,3 as 28,4 %
O quadro n.° 4 descrimina o numero de alunos com que cada classe de cada
escola figura no questionário, vendo-se ai em detalhe o resumo apresentado na parte
inferior do quadro n.° 3.
A ausência de algumas classes em algumas escolas significao estarem presentes
no momento do inquérito por existirem no outro turno, ou estarem ocupadas em provas
de qualquer outro trabalho queo se julgou conveniente interromper.
MÉTODO SEGUIDO NA APURAÇÃO
A apuração de trabalhoo longo e complexoo podia ser feita com o manuseio
constante das folhas recolhidas.
Assim, foi necessário isolar cada pergunta, afim de estudá-la á parte nas respos-
tas dadas.
Como operação preliminar, numeraram-se todas as provas recolhidas, no alto, á
direita, pela ordem das classes e distritos escolares, conforme se vê no Doc. nº 2, anexo,
que encerra as provas como foram recolhidas, ou no quadro n.º 5, onde se encontram,
ao mesmo tempo: as escolas, as classes e os sexos, separados, respectivamente por linhas
horizontais, por linhas verticais, e pelas cores vermelha e azul, adotadas em todo o tra-
balho para distinguir meninas de meninos. A esse quadro se pôde recorrer para qualquer
consulta de um caso individual, subentendendo-se que ai estão indicados os extremos de
cada classe.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
QUADRO N.° 4
Júlio de Castilhos
Basilio da Gama
Rodrigues Alves
Deodoro
José de Alencar
Tiradentes
Benjamin Constant
José Pedro Varela
Colômbia
José Bonifácio
Francisco Cabrita
Epitacio pessoa
Nilo Peçanha
Argentina
Uruguai
Equador
Paraná
Peru
Azevedo Júnior
João Koepke
Baia
Piauí
Pe. Manoel da Nobrega
1 .ª mixta do 23.º distrito
TOTAL de meninas e meninos em cada
classe de cada escola
Uma vez numeradas as provas, foram, com a referencia do numero, transcritas,
separadamente, as respostas a cada pergunta, cujo texto foi sempre rigorosamente res-
peitado, assinalando-se, apenas, os erros e os absurdos pela inversão dar empregada:
assim, nas provas das meninas, transcritas com tinta azul, os erros aparecem em ver-
melho; com os meninos, sendo as transcrições em vermelho, os erroso registados
em azul.
Desse modo se constituíram os doze volumes de respostas que formam os Docs.
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12, anexos a este relatório com a referencia geral de
Doc. n.º 3.
Foram, então, estudadas as respostas a cada pergunta, e separadas em grupos,
segundo a sua identidade.
ESCOLAS
5.° ano
Mas. Mos. Tot.
ano
Mas. Mos, Tot.
3.° ano
Mas. Mos.
Tot.
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
As respostas consideradas inaproveitaveiso as que ouo respondem á per-
gunta feita, ou respondem por um absurdo ou frase ininteligível.
As respostas queo puderam ser incluídas em nenhum grupo, por serem únicas,
figuram assim mesmo, na parte final dos quadros respectivos. Para as conclusões só fo-
ram aproveitadas as respostas que reuniam um minimo de 10 opiniões, num dos sexos.
QUADRO N." 5
Escolas
Numeração dos alunos
Júlio de Castillios..
Basilio da Gama..
Rodrigues Alves ..
Deodoro
José de Alencar...
Tiradentes
Benjamin Constant.
José Pedro Varela.
Colômbia
José Bonifácio ...
Francisco Cabrita .
Epitacio pessoa ...
Nilo Peçanha
Argentina
Uruguai
Equador
Paraná
Peru
Azevedo Júnior . . .
João Koepke
Baia
Piauí
P. Mel. da Nobrega
1.ª mixta do 23.º d.
ano
4'.' ano
Números dados ás provas, pela ordem dos distritos e das classes, afim de facilitar as
referências feitas a cada uma.
Sempre que o total das respostas excede o numero de alunos é porque houve res-
postas encerrando mais de uma informação ou preferencia.
Os quadros que se seguem apresentam um resumo fácil de percorrer, sobre cada
pergunta, e só alguns esclarecimentos mais, julgados imprescindíveis, acompanham as
observações a cada uma, servindo assim este trabalho de base para as interpretações
psico-pedagogicas que os especialistas no assunto possam posteriormente fazer.
5? ano
OBSERVAÇÕES RELATIVAS A 1ª PERGUNTA
OBSERVAÇÕES RELATIVAS A 1.° PERGUNTA
O quadro n.º 6 resume as respostas á 1ª pergunta:
V. gosta de lêr?
Só um menino declarouo gostar de lêr.
Subtraídas essa e duas respostas inaproveitaveis, obtem-se, num total de 1387
crianças, 1384 afirmações de interesse pela leitura, o que representa uma porcentagem
de 99,7 %.
Algumas gradações de entusiasmo pouco não faço muita questão é pro-
vável que sim — e certas restrições livros de historias conforme o livro Atravéz
do Brasil Tesouro da Juventudeo chegam a perturbar as cinco primeiras res-
postas da serie: gosto muito sim imensamente muitíssimo.
Note-se a generosidade de expressão de que se servem as meninas comparada
com a formula sucinta de que se servem os meninos.
QUADRO N.º 6
1.ª pergunta: V. gosta de lêr?
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
Io
I. P. 2.
Gosto
Muito
Sim
Imensamente
Muitíssimo
Livros de historias '.
A TRANSPORTAR
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
TRANSPORTE
Pouco
Bastante
Exageradamente
o faço muita questão
E' provável que sim
Amo a leitura
Demasiadamente
Conforme o livro
A leitura é o meu maior desejo
Atravez do Brasil
Tesouro da juventude
o
Inaproveitaveis
TOTAL
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
Total
%
(*) Aluno 302.
RESPOSTAS
Mas.
°/
'o
Mos. %
Total
%
Afirmativamente (incluindo as respostas
hesitantes ou com restrições)
Negativamente
Inaproveitaveis
TOTAL
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 2
a
PERGUNTA
OBSERVAÇÕES RELATIVAS A 2.ª PERGUNTA
Nesta, como um algumas outras perguntas, houve tal variedade de respostas que
o se conseguiu reunir um grupo com porcentagem mais elevada que 9,3 %.
A' questão
Quantos livros, mais ou menos, já leu?
respondeu-se desde nenhum até mil passando pelos muitos não tem
conta etc, e os algarismos respeitáveis de alguns 100 a 200 500 a 700 400 a
500 possíveis, talvez, dada a voracidade de algumas crianças pela leitura, e o re-
gisto minucioso de outros 384-95 quem sabe se conservando de memória pela lei-
tura metódica de alguma biblioteca devidamente catalogada.
Da apuração geral, trabalhosissima, para concentrar tamanha diversidade, resultou
o quadro n." 7, resumido ainda no quadro n." 7-a, nos seguintes grupos (em ordem
decrescente):
1 até 10;
2 até 20;
3 de 20 a 50;
4 dai para cima, sem chegar a 500;
5 aproximadamente 500;
6 1000;
7 respostas vagas;
8 ausência de resposta e respostas inaproveitaveis.
As porcentagens mais significativaso até um máximo de 50 livros, concordando
sempre nos dois sexos:
NUMERO DE LIVROS
Mas.%
Mos.
%
Total
Ia
Deixaram de responder a esta pergunta 17 crianças, sendo 10 meninas e 7 meninos.
Ao todo houve 16 respostas do grupo das inaproveitaveis: 13 das meninas e 3
dos meninos.
Até 10
Até 20
De 20 a 50
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
QUADRO N.º 7
2." pergunta:
Quantos livros, mais ou menos, leu?
De 20 a 50
De 7 a 14
10
20
3
5
50
4
15
Muitos
o tem conta
30
2
6
40
Vários
o me lembro
De 16 a 20
De 100 a 200
Sem resposta
100
200
1
De 500 a 700
Poucos
o sei
Mais de 1
Nenhum
De 400 a 500
384
95
Mais de 3
Mais ou menos 1000
Inaproveitaveis
T O T A L
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
QUADRO N." 7-A
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Mas.
'7o
Mos.
%
Total
%
De 20 a 50
Mas.
85
58
36
27
206
%
22,07
Mos.
44
31
23
7
105
23,1
Total
129
89
59
34
311
%
22,4
Mas.
'0
Mos.
'o
Total
%
95, 100, 200, de 100 a 200 e 384
Até 20
Até 10
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Mas.
%
Mos.
Total
%
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Vários
o me lembro
Poucos
o sei
Mais de 1
Mais de 3
1
Nenhum
Sem resposta
Inaproveitaveis
T O T A L
Muitos eo tem conta
De 400 a 500 e de 500 a 700....
Mas.
(0
Mos.
%
Total
%
OBSERVAÇÕES RELATIVAS À' PERGUNTA
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 3.ª PERGUNTA
A' 3." pergunta:
Pode dizer o nome de alguns?
foi respondida com a citação de 628 titulos de livros, por parte das meninas e 366 pela
dos meninos.
De modo que, a 1387 consultas, correspondem 3989 citações (incluindo as repeti-
ções de um mesmo livro), sendo 2865 das meninas e 1124 dos meninos.
Desse total de citações, 1694 dispersaram-se em números inferiores a 10. Apro-
veitadas as que excederam a esta ultima cifra, obteve-se o quadro n." 8, em que figuram
75 titulos diferentes, ocupando o 1.º logar, na ordem das citações, os livros de Erasmo
Braga (reunidos sob esse titulo tomos diversos da série).
Para maior facilidade de exame, agruparam-se os livros citados em três grandes
grupos: livros escolares (de leitura, compêndios, enciclopédias); livros de fantasia (com-
preendendo historietas, fábulas, etc.) e livros com a rubrica literatura, por se tratar de
obras de cunho especial neste caso, romances brasileiros, e traduções noutros,
como se verá para deante, poesias etc. sem a característica das fições infantis do 2.º
grupo.
Esse é o quadro n.° 8-A, que nos mostra, em sintese:
LIVROS
Mas.%
Mos.
%
Total %
Observe-se que a porcentagem mais elevada, nos livros de fantasia é alcançada
pelas meninas; a dos livros escolares, pelos meninos.
As meninas cabe também a porcentagem maior na citação de livros da 3." ca-
tegoria.
Fantasia
Escolares
Literatura
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Emborao se trate, ainda, de definir preferências, a simples informação forne-
cida, revelando lembranças de leituras feitas, é um indicio já sobre o gosto literário
de cada sexo.
Merece referência o fato de figurarem, na categoria de livros escolares, principal-
mente os que versam sobre Historia, e particularmente Historia do Brasil. Quasi se é
levado á sugestão de ser essa preferência decorrente ainda do gosto pelas coisas de
imaginação e de aventura, correspondendo assim, no sexo masculino, á imaginação sen-
timental acusada pelas meninas no seu interesse pelos livros de fantasia.
Levam a rubrica de livros de ciência os compêndios das varias matéria:;.
Levam a rubrica livros de leitura vários os livros dessa espécie cujos
autoreso foram mencionados.
Finalmente, no quadro n.° 8-B, vêm-se as respostas prejudicadas.
No numero das inaproveitaveis estão 10 de meninas e 13 de meninos.
Deixaram de responder 5 crianças de cada sexo.
QUADRO N.º 8
3." pergunta:
Pode dizer o nome de alguns?
RESPOSTAS
Livros de Erasmo Braga
Contos da Carochinha
Atravez do Brasil
Paginas cariocas
Livros de leitura (vários)
Corações de crianças
Tesouro da juventude
O Guarani
Paginas brasileiras
Iracema
Livros de Ma. Rosa Moreira Ri-
beiro
Nossa pátria
Historias da avósinha
A moreninha
As 3 cabeças de ouro
A gata borralheira
Historia do Brasil
Robinson Crusoé
Pinocchio
Mil e uma noites
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
INQUÉRITO PEDAGÓGICO 29
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
Total
A filha da íloresta
A serpente negra
Arco da velha
Contos pátrios
O isqueiro encantado
Magali
O gato de botas
Livros de Proença
Historias da baratinha
Contos de fadas
O patinho feio
Primeiros passos
Branca de neve
Memórias de um burro
O soldadinho de chumbo
A galinha dos ovos de ouro..
Fábulas
O sargento verde
Coração
Arvore de Natal
Historias maravilhosas
Bem-te-vi feiticeiro
Livros de ciências
Cartilha
Ali-Babá
Leituras escolares
Anita
A rosa mágica
Os 3 príncipes coroados
Escrava ou rainha
Leitura preparatória
Pétala de rosa
As 4 raparigas
As meninas exemplares
Férias
Chapéozinho vermelho
Odete
Aladino
O lago das pedras preciosas....
Entre duas almas
Exilada
Desastres de Sofia
%
%
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
QUADRO N.º 8-A
Livros de Erasmo Braga
Atravez do Brasil
Paginas cariocas
Livros de leitura (vários) ....'.....
Corações de crianças
Tesouro da Juventude
Paginas brasileiras
Livros de Ma. Rosa Moreira Ribeiro.
Nossa pátria
Historia do Brasil
Contos pátrios
Livros de Proença
Primeiros passos
Coração
Livros de ciências
Cartilha
Leituras escolares
Leitura preparatória
Minha terra e minha gente
Céo, terra e mar
TOTAL
A flor encarnada
Os cisnes selvagens
Tronco de ipê
A borboleta amarela .
Minha terra e minha gente
Reino encantado
Freirinha
Alma
Céo, terra e mar
Inocência
O que a velha paineira contou. .
O sapato de Nata!
O cestinho de flores
ESCOLARES
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
QUADRO N.° 8-A
Contos da carochinha
Historias da avósinha
As 3 cabeças de ouro
A gata borralheira
Robinson Crusoé
Pinocchio
Mil e uma noites
A filha da floresta
A serpente negra
O arco da velha
O isqueiro encantado
O gato de botas
Historia da baratinha
Contos de fadas
O patinho feio
Branca de neve
Memórias de um burro
O soldadinho de chumbo
A galinha dos ovos de ouro
Fábulas
O sargento verde
Arvore de natal
Historias maravilhosas
Bem-te-vi feiticeiro
Ali-babá
A rosa mágica
Os 3 príncipes coroados
Pétala de rosa
As quatro raparigas
As meninas exemplares
Férias
Chapéozinho vermelho
Aladino
O lago das pedras preciosas
Desastres de Sofia
A flor encarnada
Cisnes selvagens
A borboleta amarella
Reino encantado
O que a velha paineira contou
Sapato de natal
O cestinho de flores
TOTAL
63
39
31
26
19
21
22
29
21
21
15
18
24
23
23
20
15
18
20
14
14
15
20
10
13
15
13
12
15
15
14
13
10
11
11
10
10
12
11
11
11
10
768
6,7
4,1
3,3
2,7
2,03
2,2
2,3
3,1
2,2
2,2
1,6
1,9
2,5
2,4
2,4
2,1
1,6
1,9
2,1
1,5
1,5
1,6
2,1
1,07
1,3
1,6
1,3
1,2
1,6
1,6
1,5
1,3
1,07
1,1
1,1
1,07
1,07
1,2
1,1
1,1
1,1
1,07
82,3
29
8
11
12
15
12
10
1
8
8
13
9
2
3
3
5
9
5
3
9
9
7
1
11
7
3
5
5
1
1
2
3
5
2
2
3
3
1
241
6,3
1,7
2,4
2,6
3,3
2,6
2,2
0,2
1,7
1,7
2,8
1,9
0,4
0,6
0,6
1,1
1,9
1,1
0,6
1,9
1,9
1,5
0,2
2,4
1,5
0,6
1,1
1,1
0,2
0,2
0,4
0,6
1,1
0,4
0,4
0,6
0,6
0,2
53,08
92
47
42
38
34
33
32
30
29
29
28
27
26
26
26,
25
24
23
23
23
23
22
21
21
20
18
18
17
16
16
16
16
15
13
13
13
13
12
12
11
11
10
1009
6,6
3,3
3,02
2,7
2,4
2,7
2,3
2,1
2,09
2,09
2,01
1,9
1,8
1,8
1,8
1,8
1,7
1,6
1,6
1,6
1,6
1,5
1,5
1,5
1,4
1,2
1,2
1,2
1,1
1,1
1,1
1,1
1,08
0,9
0,9
0,9
0,9
0,8
0,8
0,7
0,7
0,7
72,7
FANTASIA
Mas.
%
Mos.
% '
Total
%
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
QUADRO N.º 8-A
LITERATURA
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
QUADRO N.° 8-B
RESPOSTAS PREJUDICADAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
(*) Duas revistas com esses nomes.
O guarani
Iracema
A moreninha
Magali
Annita
Escrava ou rainha
Odette
Entre duas almas
Exilada
Tronco de ipê
Freirinha
Alma
Inocência
TOTAL
Improveitaveis (por absurdas)
Sem resposta
"Não"
"Não me lembro"
"Muitos"
"Sim"
"Para todos" e "Primeira" (*) ...
OBSERVAÇÕES RELATIVAS À 4.
a
PERGUNTA
I. P. 3
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 4.ª PERGUNTA
De acordo com o critério estabelecido, á pergunta:
De que livro gostou mais? Por que?
só se reuniram no quadro n. 9 as respostas em que coincidiram, no mínimo, dez
crianças.
Dezoito livros alcançaram essa situação, figurando novamente em 1.º logar os de
Erasmo Braga, mais o "Atravez do Brasil", com porcentagens iguais, embora as
meninas preferissem o primeiro autor, e os meninos este livro.
Nesse mesmo quadro se encontra a separação dos livros citados, nos três grupos
anteriormente estabelecidos.
O grupo de livros escolares abrange 10 obras; o de livros de fantasia 6, e o
de literatura, 2.
As porcentagens são, respectivamente, em cada grupo e sexo:
LIVROS
Mas. % Mos. % Total %
Como se, embora prevalecesse a categoria de livros escolares, proporcional-
mente, dentro d'essa categoria predominam os meninos.
Os livros de fantasia e os de literatura continuam a merecer a preferência
embora vencidos pelos escolares por parte das meninas.
O quadro n.° 9-a, trata da segunda parte da pergunta.
Foi tal a dispersão das respostas que,o grado todos os esforços,o se con-
seguiu concentração maior de motivos do que essa que ai se, separada em três
grupos.
Escolares
Fantasia
Literatura
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
No primeiro, figuram as respostas que reúnem mais de 10 opiniões, num dos
sexos.
No segundo, duas respostas de sentido próximo, maso inteiramente idênticas.
No terceiro, finalmente, encontram-se razões esparsas, na sua maioria individuais,
que merecem, no entanto, ser focalizadas, ao menos como revelação de variedade de
aspectos que pôde oferecer um livro á criança, e das casualidades que podem atingir
e perturbar o seu interesse pela leitura.
Explanadas no quadro n.° 9-a essas respostas ao Por que? da 4.° pergunta, dei-
xaram de ser isolados os motivos centrais d'essa preferência por se tratar, neste caso,
de preferência relativa aos livros citados, e, parece que difícil de generalizar.
Além de que, na pergunta numero 7, d'este inquérito, é mais diretamente inda-
gado e respondido esse motivo da preferência pela leitura.
Houve 9 respostas inaproveitaveis á 4º pergunta; 4 de meninas e 5 de meninos.
Sob a rubrica razões de utilidade nesta e noutras perguntas, figuram as
respostas que se prendem ao aproveitamento da leitura; instrue, aprende-se, ensina,
pode-se arranjar emprego e outras com a mesma inspiração.
QUADRO N.° 9
4.ª pergunta:
De que livros gostou mais? Por que?
Livros de Erasmo Braga
Atravez do Brasil
Tesouro da Juventude
Paginas cariocas
Nossa Pátria
Paginas brasileiras
Historia do Brasil
O guarani
Robinson Crusoé
Iracema
Contos (ou historias) da carochinha
As 3 cabeças de ouro
Corações de crianças
Livros de Ma. Rosa Moreira Ribeiro.
Historias (ou contos) da avósinha \
A gata borralheira
Contos pátrios
A filha da floresta
RESPOSTAS
Mas. %
Mos.
%
Total
%
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
Livros de Erasmo Braga
Atravez do Brasil
Tesouro da Juventude
Paginas cariocas
Nossa pátria
Paginas brasileiras
Historia do Brasil
Corações de crianças
Livros de Ma. Rosa Moreira Ribeiro
Contos pátrios
Total de citações de 1 esc. .
FANTASIA
Mas.
%
Mos.
%
Total
%;
LITERATURA
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
O guarani
Iracema
Total de cit de livros de lit.
Robinson Crusoé
Contos da Carochinha
As 3 cabeças de ouro
Historias da avósinha
A gata borralheira
A filha da floresta
Total de citações de 1. de fant.
ESCOLARES
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
QUADRO N.° 9-A
Instrutivo e outras razões de
utilidade
Bonito
Interessante
Divertido (engraçado, etc)
Razões morais (bondade, carida-
de, etc.)
Por ser de historias (príncipes, bi-
chos, etc.)
Bom
Triste, sentimental
Por ser da Historia do Brasil
Aventuras
Interesses por assuntos nacionais . .
Por ter poesias (ou ser poético) ..
Por ser verdadeiro
Por ser agradável
Por ser bem escrito
Interesse por coisas antigas
Interesse por coisas históricas
Por serem fáceis ou infantis
Heroísmo, bravura
Viagens
Porque dá interesse
Mimoso
Porqueo contos
Por ter figuras
Por ser adeantado ou dificil
Por ser a historia de dois meninos ..
Por ser romance
Porque é uma historia só
Por ser de autores preferidos
Por ser preferido por inúmeras
pessoas
Por ser original
Seu enredo é baseado no amor de
Deus e da pátria
Por falar da vida de N. S. J. C.
Por ser um livro simples e pequeno.
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
Porque fiquei conhecendo o romance
do meu nome
Porque gosto da vida dos campos .
Por ser de crime
Por ser em prosa
Por ser de José de Alencar
Porque os autoreso homens ilus-
tres
Porque fala bem de D. João VI
Porque traz coisas sobre o governo .
Porque tinha mais coisas para ler .,
Porque tive grandes sensações
Porque foi o que mais me impres-
sionou ,
Porque traz revoluções
Em virtude de ser escrito pelo autor João Ribeiro ,
Pelos seus autores
Respostas inaproveitaveis -
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
OBSERVAÇÕES RELATIVAS A 5ª PERGUNTA
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 5.ª PERGUNTA
O quadro nº 10 apresenta as respostas á pergunta:
De que livros não gostou? Por que?
Na apuração d'essa 5º pergunta do inquérito seguiu-se o mesmo critério de
isolar as respostas dadas por mais de dez crianças.
Apenas 11 livros estavam nessas condições. E ainda d'esta vez ocupam o pri-
meiro logar os livros de Erasmo Braga...
Poder-se-ia fazer uma aproximação entre este quadro e o da pergunta anterior,
que lhe corresponde, afim der as posições que podem ocupar os mesmos livros
no gosto das crianças. Ter-se-ia, então:
LIVROS
Gost
mas.
aram
mos.
o gc
mas.
staram
mos.
Tc
sim
tal
o
No mesmo quadro 10 estão separados os livros nas categorias estabelecidas. Assim
pode ser resumido o desinteresse manifestado em cada uma:
Erasmo Braga
Contos da Carochinha
Corações de crianças
Cartilha ,
Pinocchio
Maria Rosa M. Ribeiro
Fábulas
Contos de gênios e fadas
Iracema ....,
Contos da avósinha
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
LIVROS
Mas. %
Mos. %
Total %
O quadro nº 10-a apresenta a segunda parte das respostas, encontrando-se no
grupo da parte superior as que significam a opinião de mais de 10 crianças.
Nesse grupo, e no seguinte, se revelam as inúmeras nuanças da personalidade
infantil: motivoso variados e até contraditórios que podem servir de desamor á
leitura; detalhes de sentimento, de inteligência, um pouco de preconceito, ás vezes,
indícios de personalidade em formação, e até observações sobre a feitura material do
livro, grande ou pequeno demais, com letras maiores ou menores, com ou sem
figuras, etc.
QUADRO N.° 10
5º pergunta:
De que livros não gostou? Por que?
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Erasmo Braga
Contos da carochinha
Corações de crianças
Cartilha
Pinocchio
Livros de Maria R. Moreira Ribeiro .
Fábulas
Contos de gênios e de fadas
Iracema
O patinho feio
Contos da avósinha
TOTAL
Escolares
Fantasia
Literatura
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
Erasmo Braga
Corações de crianças
Cartilha
Livros de Maria R. Moreira Ribeiro.
TOTAL
FANTASIA
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
LITERATURA
Mas.
%
Mos.
7c
Total
%
ESCOLARES
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Contos da carochinha ,
Pinocchio
Fábulas
Contos de gênios e de fadas
O patinho feio
Contos da avósinha
TOTAL
Iracema
TOTAL
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
QUADRO Nº 10-A
5.* pergunta
Por que?
o tem graça, monótono, etc
o é interessante, agradável, ade-
quado
Feio
Triste, sentimental
Difícil, incompreensível, etc
o é instrutivo, útil, etc
Bobo, futil
Fácil, infantil, atrazado
Impressionante
Inverosimil
Por ser romance
Por ser pequeno
Porque é ruim
Por ter versos
Poro ter historias
Porque as liçõesoo boas ....
Por ser sobre amor
Por falar em fadas
Poro ter versos (ou poesias) ..
Por ser grande
Por causa do autor
Por ser cômico
Por ser de caça
Por só falar em digestão, circulação.
Por ser indecente
Por falar em bichos
Porqueo tinha figuras
Porque é coisa de roubo, ensina a
roubar
Porque é de anões
Porque os meninos nas ferias mata-
vam pássaros
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Porque as lições eram de João de
Barro
Porque as letraso pequenas ....
Porque nos leva ao caminho da per-
versidade
Por ser conto africano
Poro ter fábulas
Porque o menino era travesso
Porque uma velha maltratava sua
filha
Porqueo historias
Porque tem muitas contas
Por só falar da vida alheia
Por ser muito exótico
Por ser instrutivo
OBSERVAÇÕES RELATIVAS À 6.
a
PERGUNTA
L.P. -
- 4
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 6.° PERGUNTA
Tem vontade de lêr algum livro? De que?
E' o momento de se definirem as preferências.
o importante pareceu essa investigação do gosto infantil que se registraram no
quadro n.° 11 todas as respostas aproveitáveis.
Concentrando-as depois no quadro n.° 11-a, obtem-se os seguintes grupos e
porcentagens:
LIVROS
Fantasia
Escolares
Literatura
Religião .
Mas. %
53,5
19,9
14,8
0,1
Mos. %
61,01
22,9
6,3
0,2
Total %
56,01
20,9
12,1
0,4
Convém notar que, se a porcentagem total dispõe as preferências na seguinte
ordem:
MENINAS:
MENINOS:
Historias
Romances
Aventuras
Estudos
Leitura
Historia do Brasil
Historias
Romances
Leitura
Estudos
Historia do Brasil
Aventuras
Historias
Aventuras
Estudos
Leitura
Historia do Brasil
Viagens (*)
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Poesia
Viagens
Fábulas
Historia sagrada
De guerra
Anedotas
MENINAS:
Poesia
Viagens
Fábulas
Historia sagrada
Anedotas
MENINOS:
Romances
Poesia
Fábulas
De guerra
Historia Sagrada
a ordem seguida de acordo com os interesses de cada sexo é á das colunas á
direita.
Nessas colunas figuram apenas os principais grupos em que foram distribuídos
os assuntos. O asterisco da 3º coluna é para ser explicado que, na preferência
dos meninos, viagens e romances alcançaram igual porcentagem. Se tivesse, sido,
porém frustada essa casualidade, provavelmente esses dois assuntos teriam a colocação
que nessa coluna lhe foi dada.
No grupo Literatura separaram-se as referências a obras em prosa e em verso,
A apuração é a seguinte:
L V R 0 S
Mas. %
Mos. %
Total %
QUADRO N.° 11
6.ª pergunta:
Tem vontade de lêr algum livro? De que?
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Prosa
Verso
Historias
Romances
Aventuras
Estudos
Leitura
"Tenho"
Historia do Brasil
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
Poesia
Viagens
Fábulas
"Tenho muita"
"Tesouro da Juventude"
Historia sagrada
De guerra
De Coelho Netto
Anedotas
"A biografia de Olavo Bilac"
Conforme seja
A "Vida dos homens ilustres"
De coisas familiares
"O fim do mundo e o caminho do céo"
"O caminho do inferno", porque traz
coisas muito bonitas
De Bilac, Casimiro, etc
Em prosa
QUADRO N.° 11-A
6.ª pergunta:
De que?
Fantasia
Historias
Aventuras
Viagens
Fábulas
De guerra
Anedotas
"O fim do mundo e o caminho doo
"O caminho do inferno"
TOTAL
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos. %
Total %
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
% Total
%
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
ESCOLARES
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
LITERATURA
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
RELIGIÃO
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Historia sagrada
Indefinidas
Tenho
Tenho muita
Conforme seja
De coisas familiares
TOTAL
Romance
Obras de Coelho Netto
Em prosa
.Prosa
Poesia
Obras de Bilac, Casimiro, etc
Verso
TOTAL
Estudo
Leitura
Historia do Brasil
"A biografia de Bilac"
A "Vida dos homens ilustres"
O "Tesouro da Juventude"
TOTAL
OBSERVAÇÕES RELATIVAS À 7
a
PERGUNTA
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 7º PERGUNTA
Esta pergunta:
Acha que vale a pena lêr? Por que?
foi resolvida, na sua primeira parte, por uma afirmativa unanime. Todas as crianças
acharam que valia a pena lêr. Todas? Não. Sete rebeldes 4 meninas e 3 meninos
manifestaram-se contra.
Houve 27 respostas inaproveitaveis, de 12 meninas e 15 meninos: e 25 crianças
12 meninas e 13 meninos deixaram de responder.
Do total das respostas, 102 limitaram-se á primeira parte da pergunta;o infor-
maram sobre o por que?o de 72 meninas e 30 meninos. Setenta e sete apresentaram
motivos diversos, queo foi possível concentrar em nenhum grupo.
O quadro ri. 12 apresenta as principais razões encontradas pelas crianças para
justificarem seu interesse pela leitura.
Essas razões podem ser divididas em dois grupos, conforme se vê na parte inferior
do mesmo quadro, figurando, de um lado, interesses de utilidade, de aplicação da lei-
tura a um dado fim, ou com um certo intuito, e, do outro, razões que foram deno-
minadas de prazer porque, envolvendo, embora, interesseo profundamente efetivo e
útil como as anteriores, se revestiram, no entanto, d'essa aparência de gratuidade
que nitidamente as distingue das outras.
Resta o motivo expresso na resposta "Porque é bom", que pode ser interpretado
como pertencente a qualquer d'essas duas categorias, conforme se trate de um bom
útil ou um bom agradável, um bom de resultados práticos, ou um bom significativo
de fruição indefinida e subjetiva. Vae, por isso, isolada essa resposta, embora incor-
porada a qualquer dos gruposo lhes alterasse a posição.
Prevalecem, pois, as razões de utilidade sobre as de prazer, como se poder
sinteticamente:
(Deixa de ser incluída nesta sintese a resposta "Porque é bom", a que se refere
o parágrafo acima).
,
Mas. %
Mos. %
Total %
Razões de utilidade 60,6 59,9 60,4
Razões de prazer 19,2 16,07 18,2
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
QUADRO N.° 12
7.ª' pergunta:
Acha que vale a pena ler? Por que?
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Sem resposta
Inaproveitaveis
TOTAL
o acho
TOTAL
Porque instrue (ensina, aprende, des-
envolve)
Porque é divertido (agradável, en-
graçado)
Porque é bonito
Porque é bom
Porque ensina a ler
Porque ensina a escrever
Porque gosto
Porque é interessante
Porque ensina a falar
Por causa do português
E' necessário
Acho (sem porque)
Motivos diversos
TOTAL
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Porque é bom 56 6 27 5,9 83 5,9
TOTAL 56 6 27 5,9 83 5,9
RAZÕES DE PRAZER
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Porque é divertido
Porque é bonito
Porque gosto
Porque é interessante
TOTAL
RAZÕES DE UTILIDADE
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Porque instrue
Porque ensina a ler
Porque ensina a escrever
Porque ensina a falar
Por causa do português
E' necessário
TOTAL
OBSERVAÇÕES RELATIVAS A 8.
a
PERGUNTA
OBSERVAÇÕES RELATIVAS A 8.° PERGUNTA
Foi preferida a leitura em casa, por uma porcentagem de 68,7 sobre a de 25,8
para a leitura na escola, conforme se verifica no quadro n.° 13, que responde á pergunta:
Onde prefere lêr: em casa ou na escola? Por que?
Deixaram de responder 4 meninas e 2 meninos. Outros seis meninos apresentaram
respostas inaproveitaveis.
Quanto á segunda parte da pergunta, convém fazer as seguintes observações:
foram registadas com a rubrica razões de preconceito ou de ordem aquelas que defi-
niram a leitura com uma utilidade própria do lar, declarando ser a escola um logar
de estudo, onder é uma distração mais ou menos inútil e condenável. Podem ser
razões de ordem (ou disciplina), se quizerem significar uma distribuição mais harmo-
niosa das ocupações escolares, atendendo-se ás precárias instalações das bibliotecas,
por ocasião d'este inquérito, e aos prováveis inconvenientes da leitura livre feita nas
salas de aula comuns. Podem, também, ser simples preconceitos, se repetirem opiniões
mais ou menos tradicionais, enraizadas em adultos, pães e professores.
As vantagens de liberdade que servem de rubrica a outras respostas significam o
desejo explicito de algumas crianças de lerem perfeitamente á vontade, instaladas a
seu gosto, inteiramente livres das praxes dos ambientes oficiais.
As respostas que se referem a silencio, calma, socego, tempo, etco dadas,
ora pelos que preferem a leitura em casa, ora pelos que a preferem na escola. Sucede,
numa constante relatividade, que, para algumas crianças a escola é um paraíso de
silencio e conforto.o raro aludem a trabalhos domésticos, encargos com os irmãos
menores etc. Outras, ao contrario, acham o ambiente escolar dispersivo e tumultuoso.
Mundos diferentes, a que correspondem diferentes necessidades e aspirações.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
QUADRO N.° 13
8.° pergunta:
Onde prefere ler: em casa ou na escola? Porque?
Em casa .
Na escola
Em casa e na escola
Ondeo haja barulho
Deixaram de responder
Respostas inaproveitaveis
Por ler com mais calma, socego,
atenção
Por ter mais tempo
Razões de preconceito ou de ordem.
Pela possibilidade de explicações, au-
xilio
Vantagens de liberdade (estar á von-
tade)
Por causa do silencio
Por ser mais agradável
Por ganhar nota
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
OBSERVAÇÕES RELATIVAS A 9ª PERGUNTA
I. P. - 5
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 9.ª PERGUNTA
Prefere livros em prosa ou em verso?
O quadro n.° 14 mostra, finalmente, a preferência das crianças pela prosa con-
firmando os indícios observados já indiretamente em respostas anteriores.
Assim é que 62,7% das respostas, perfeitamente equilibrados entre meninas e
meninos, defrontam com 30,8 %, em iguais condições de equilíbrio.
Três meninas e três meninos tiveram a coragem de hostilizar ao mesmo tempo
prosa e verso.
Deixaram de responder 12 meninas e 15 meninos.
QUADRO N.° 14
9.* pergunta:
Prefere livros em prosa ou em verso?
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Em prosa
Em verso
Em prosa e em verso
TOTAL
o gosto
Nem em prosa nem em verso
TOTAL
Deixaram de responder
TOTAL
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 10.
a
PERGUNTA
OBSERVAÇÕES RELATIVAS A 10.° PERGUNTA
As respostas á 10º pergunta:
Quais são os livros que V. acha mais interessantes: os de historias, de via-
gens, de ciências, de aventuras, romances ou fábulas?
acham-se dispostas no quadro n.° 15 pela ordem decrescente das porcentagens veri-
ficadas em relação ao total.
Para melhor se considerar o interesse particular de cada sexo convém fazer a
seguinte alteração, segundo a ordem com que, isoladamente, se apresentam:
MENINAS
Historias
Aventuras
Romances
Ciências
Fábulas
Viagens
MENINOS
Aventuras
Historias
Ciências
Viagens
Fábulas
Romances
Deixaram de responder a esta pergunta 10 meninas e 11 meninos
Houve 9 respostas inaproveitaveis: de 4 meninas e 5 meninos.
10.* pergunta:
QUADRO Nº 15
Quais são os livros que V. acha mais interessantes: os de historias, de via-
gens, de ciências, de aventuras, romances ou fábulas?
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Historias
Aventuras
Ciências
Romances
Fábulas
Viagens
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Todos
Versos
Todos, menos romances
Todos, menos fábulas
Prefiro os livros descritivos
Em prosa
Deixaram de responder
Respostas inaproveitaveis
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 11ª PERGUNTA
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 11ª PERGUNTA
A 11º pergunta do inquérito, indagava:
De que autor V. gosta mais?
Vê-se pelo quadro n.° 16 que, de 87 nomes citados pelas meninas e 57 pelos
meninos só conseguiram reunir mais de 10 citações os 14 nomes que figuram na parte
superior do quadroo se levando em conta a do editor Francisco Alves, registado,
embora á parte, em virtude da colocação que por engano mereceu.
Esla pergunta, bem como a seguinte, apresenta visivel dificuldade, comparada com
as anteriores. D'ahi, o grande numero de respostas prejudicadas, num total de 279,
178 de meninas, 101 de meninos, compreendendo respostas em branco, respostas ina-
proveitaveis, respostas inadequadas, e as que diziam "não sei responder", "não conheço
nenhum" todas reveladoras de grande dificuldade por parte das crianças.
Os autores aproveitados, segundo o critério minimo indispensável de votação, fo-
ram repartiddos em dois grupos: o de autores literários e o de autores didáticos.
Mereceram preferencia os literatos 56,3% contra 6,9% e, dentro do seu
grupo, prevaleceram os poetas, pela primeira vez, graças á votação excepcional alcan-
çada per Bilac. Situação singular, porque Bilac, para as crianças, podeo ser o
poeta que os adultos vêm, principalmente, mas também o prosador, ou o autor mais
didático que literário de antologias e poesias infantis.
Quanto aos autores didáticos, Erasmo Braga sustenta sua posição anterior.
QUADRO N.° 16
11º pergunta:
De que autor V. gosta mais?
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
Olavo Bilac
José de Alencar
Coelho Netto
Delly
Júlio Verne
Gonçalves Dias
Erasmo Braga
Casimiro de Abreu
Rocha Pombo
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Monteiro Lobato
Nelson Costa
Arthur Joviano
Gaspar de Freitas
Arnaldo Barreto
Francisco Alves
autores literários
Olavo Bilac
José de Alencar
Delly
Coelho Netto
Júlio Verne
Gonçalves Dias
Casimiro de Abreu
Monteiro Lobato
TOTAL
autores didáticos
Erasmo Braga
Rocha Pombo
Nelson Costa
Arthur Joviano
Gaspar de Freitas
Arnaldo Barreto
TOTAL
Dos autores literários:
Poetas
Prosadores
Foram citados, incluindo os autores acima
Deixaram de responder
Respostas inaproveitaveis
"Não sei responder"
"Não conheço nenhum"
Respostas inadequadas
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
OBSERVAÇÕES RELATIVAS A 12ª: PERGUNTA
OBSERVAÇÕES RELATIVAS Á 12.ª PERGUNTA
Finalmente, o quadro nº 17 apresenta as respostas á ultima pergunta do inquérito:
Dos autores nacionais, qual o que mais lhe agrada?
Houve 51 nomes citados pelas meninas e 45 pelos meninos. Mas apenas 10 puderam
ser selecionados para apuração.
A dificuldade da pergunta evidencia-se no numero de respostas prejudicadas, num
total de 269, 175 de meninas e 94 de meninos, compreendendo: ausência de resposta,
respostas inaproveitaveis e inadequadas, citação de autores estrangeiros, e respostas
assim redigidas: "esqueci o nome do autor"; "não sei";"de todos"; "não me agrada
nenhum"; "não conheço"; "nunca li de autores nacionais".
Dos 10 autores selecionados, convém dizer que quatroo figuram nas citações
dos meninos em condições de serem aproveitados. São: Gonçalves Dias, Erasmo Braga,
Francisco Vianna e Monteiro Lobato.
A ordem de preferência de um e outro sexo tambémo é a mesma que apre-
senta o quadro, de acordo com as porcentagens totais, mas a seguinte:
MENINAS MENINOS
Olavo Bilac Olavo Bilac
José de Alencar José de Alencar
Coelho Netto Coelho Netto
Gonçalves Dias Nelson Costa
Casimiro de Abreu Rocha Pombo
Nelson Costa Casimiro de Abreu
Erasmo Braga
Rocha Pombo
Francisco Vianna
Monteiro Lobato
Reunidos esses nomes, como na pergunta anterior, em dois grupos: o de autores
literários e o de autores didáticos, prevaleceram mais uma vez os primeiros; e, distin-
guindo, nesse grupo, poetas e prosadores, elevou-se a porcentagem em favor dos
poetas, ainda em virtude da situação privilegiada de Bilac, dentro dele.
Terminando estas observações a cada pergunta, que servirão para esclarecer os
quadros traçados sobre cada uma, impõe-se registar uma nota que, embora alheia ao
interesse direto do inquérito, merece, contudo, ser-lhe acrescentada ao menos como
curiosidade marginal.
Como se depreende das duas ultimas respostas a este inquérito, Olavo Bilac é o
detentor da admiração da maioria das crianças por ele consultadas.
Como grafam as crianças o nome do poeta que atingiu o primeiro logar na sua
preferência?
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
O inquérito apresenta as seguintes originalidades ortográficas:
Mas.
Mos
Total
Olavio Bilac
Olavo Bilak ,
Olave Bilaque
Olavo Bilaque
Olavo Billak
Olavo Bilax
Olav Bilac
Olavo Bilaq
Olavo Billac
Olavo Bilacc ,
Olavo Bilq
Olavo Bilaqc
Olavo Bilack
Olavo Bylaque
Olavo Bilhac
Ollavo Bilac
Olavo Bilach
Olavo Blak
Olavo Bilalk
Olavio Bilaque
Olav
Olavio Bilak
Olavio Bilax
Olavio Bulacq
Olavio Bilc
Holavo Bilac
Olabo Bilac
Olab Bilac
Olavo Billack
Olov Bilack
Olivro Bilax
Álvaro Bilac
TOTAL
Tratando-se de alunos de 3.°, 4º e 5º anos, e dada a divulgação do nome do
poeta, e o fato de aparecer aqui citado justamente como uma demonstração de pre-
ferencia que se supõe espontânea, essa diversidade grafica poderia dar margem a
reflexões talvez importantes para a pedagogia.
QUADRO N.° 17
12.* pergunta:
Dos autores nacionais, qual o que mais lhe agrada?
Olavo Bilac
José de Alencar
Coelho Netto
Casimiro de Abreu
Nelson Costa
Gonçalves Dias
Rocha Pombo
Erasmo Braga
Francisco Vianna
Monteiro Lobato
autores Literários
Olavo Bilac
José de Alencar
Coelho Netto
Casimiro de Abreu
Gonçalves Dias
Monteiro Lobato
TOTAL
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
INQUÉRITO PEDAGÓGICO
RESPOSTAS
Mas. % Mos. |
%
Total
%
autores didáticos
Nelson Costa
Erasmo Braga
Rocha Pombo
Francisco Vianna
TOTAL
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Dos autores literários:
Poetas
Prosadores ,
Foram citados, inclusive os autores
acima
Deixaram de responder
Respostas inaproveitaveis
"Esqueci o nome do autor"
"Não sei"
"De todos"
autores estrangeiros citados
Respostas inadequadas
"Não me agrada nenhum"
"Não conheço"
"Nunca li os autores nacionais" . .
RESPOSTAS
Mas.
%
Mos.
%
Total
%
CONCLUSÕES SUGERIDAS PELO PRESENTE INQUÉRITO
CONCLUSÕES SUGERIDAS PELO PRESENTE INQUÉRITO
Até ser confrontado com trabalhos congêneres mais definitivos, e interpretado pela
proficiência dos especialistas, este inquérito sugere as seguintes conclusões:
1º pergunta: V. gosta de ler?
Resposta: Sim.
2.* pergunta: Quantos livros, mais ou menos, já leu?
Resposta: No máximo, 50.
3º pergunta: Pode dizer o nome de alguns?
Resposta: Livros de Erasmo Braga, Contos da Carochinha, Atravez do Brasil (ci-
tações principais).
4º pergunta: De que livros gostou mais? Por que?
Resposta: Livros de Erasmo Braga, Atravez do Brasil, Tesouro da Juventude
ou, para citar o primeiro de cada categoria estabelecida no plano de apuração:
Livros escolares os de Erasmo Braga.
Livros de fantasia Robinson Crusoé.
Literatura O guarani.
Razões de preferência: Instrutivo. Bonito. Interessante.
5º pergunta: De que livros não gostou? Por que?
Resposta: Livros de Erasmo Braga, Contos da carochinha, Corações de crianças
(citações principais).
ou, tomando o primeiro de cada categoria estabelecida:
Livros escolares Os de Erasmo Braga.
Livros jantasia Contos da carochinha.
Literatura Iracema.
Razões da antipatia: Monotonia, falta de graça, desagradáveis, inadequados, des-
interessantes, feios.
6.* pergunta: Tem vontade de ler algum livro? De que?
Resposta: Historias. Romances. Aventuras.
(Neste caso, a citação da mais alta porcentagem de cada grupo (livros escolares,
fantasia, literatura) parece inexpressiva.
7.* pergunta: Acha que vale a pena ler? Por que?
Resposta: Sim.
Razões: Porque instrue razão principal. Porque é divertido (agradável, engra-
çado), e porque é bonito.
8º pergunta: Onde prefere ler: em casa ou na escola? Por que?
Resposta: Em casa.
Razões: Calma, socego, atenção razões principais. Por haver mais tempo dis-
ponível. Por ser mais próprio.
9.* pergunta: Prefere livros em prosa ou em verso?
Resposta: Em prosa.
10.* pergunta: Quais são os livros que V. acha mais interessantes: os de historias.
de viagens, de ciências, demaventuras, romances ou fábulas?
Resposta:
Historias. Aventuras. Ciências. conclusão geral.
Historias. Aventuras. Romances. sexo feminino.
Aventuras. Historias. Ciência. sexo masculino.
11.* pergunta: De que autor V. gosta mais?
Resposta: Olavo Bilac.
12.* pergunta: Dos autores nacionais, qual o que mais lhe agrada.
Resposta: Olavo Bilac.
Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 1933.
A encarregada do inquérito.
CECÍLIA MEIRELLES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
ÍNDICE
Pags.
Distritos e escolas 8
Bibliotecas 9
As crianças 9
Método seguido 11
Observações á 1ª pergunta 17
Observações á 2.ª pergunta 21
Observações á 3ª pergunta 27
Observações á 4ª pergunta 35
Observações á 5.ª pergunta 43
Observações á 6ª pergunta 51
Observações á 7ª pergunta 57
Observações á 8º pergunta 63
Observações á 9.ª pergunta 67
Observações á 10ª pergunta 71
Observações á 11ª pergunta 75
Observações á 12.* pergunta 79
Conclusões sugeridas 85
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