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PRESIDENTE DA REPUBLICA
Fernando Collor
MINISTRO DA EDUCAÇÃO
Carlos Chiarelli
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INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS
ÍNDICE DO VOLUME 71 (n. 167-168-169)
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Brasília
1991
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E
PESQUISAS EDUCACIONAIS
DIRETOR-GERAL
João Ferreira
COORDENADOR DE DIVULGAÇÃO E
INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS EM
EDUCAÇÃO Wânia de Aragão Costa
Rigueira
SERVIÇO DE DIVULGAÇÃO DE ESTUDOS
E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
Maria Francisca Teresa F. Oliveira França
ELABORAÇÃO
Maria Ângela Torres Costa e Silva
REVISÃO
Tânia Maria Castro
DATILOGRAFIA
Celi Rosalia Soares de Melo
Mirian Santos Vieira
DISTRIBUIÇÃO E DIVULGAÇÃO
Sueli Macedo Silveira
ENDEREÇO
INEP — Campus da UnB— Acesso Sul
Asa Norte
70910 —Brasília-DF
Caixa Postal 08866
70312 —Brasília-DF
CDU 655.535. 7 (05)
1. índice. 2. Periódico. I. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educa-
cionais
índice do v. 71 (n. 167-168-169): Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. —
Brasília: INEP, 1991 17p.
SUMARIO
APRESENTAÇAO........................................... 5
ÍNDICE DE AUTORES........................................ 7
ÍNDICE DE ASSUNTOS....................................... 9
APRESENTAÇÃO
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais-INEP, ao em-
preender um real esforço para recuperar os prazos de periodicidade da Revista
Brasileira de Estudos Pedagógicos, optou pelo lançamento do Volume 71,
composto dos números 167,168 e 169, no Encontro Internacional sobre Alfabe-
tização e Cidadania, realizado em Brasília, no período de 3 a 5 de maio de
1991.
Esta opção implicou outra, qual seja a de editar, em separado, o índice
remissivo referente a este volume, que o INEP divulga agora nesta Separata.
Esta edição estabeleceu alguns critérios, a seguir relacionados, para
compor sua estrutura.
Quanto ao índice de autores:
• arrolados pelo último sobrenome;
• os colaboradores fazem remissiva para o autor principal;
os livros resenhados têm entrada pelo autor da resenha, com remissiva
do autor do livro para o autor da resenha.
Quanto ao índice de assuntos:
• rotação das palavras significativas do título;
os termos em maiúsculas — extraídos do Thesaurus Brasileiro de Educa-
ção — BRASED — indicam assuntos não constantes do título.
Quanto á ordenação:
• adotou-se a alfabetação de letra por letra, considerando a ordenação
até o primeiro ponto.
ÍNDICE DE AUTORES
ALMEIDA, José Ricardo Pires de ver NU-
NES, Clarice /Resenha/
AMORIM, Maria das Dores Daros ver
SCHEIBE, Leda.
BAZZO, Vera Lúcia ver SCHEIBE, Leda.
BERBARY, Edson Elias Andrade ver FI-
GUEIREDO, Odinéia Telles.
BUARQUE, Lair Levi. Estilos de desem-
penho de professoras da primeira série
e seus efeitos sobre a aprendizagem
da leitura. RBEP, v.71, n.167,
p.32-50, jan./abr. 1990.
BUFFA, Ester /Resenha/ MANACOR-
DA, Mario Alighiero. História da edu-
cação: da antigüidade aos nossos dias.
RBEP, v.71, n.168, p.189-191, maio/
ago. 1990.
CAMPOS, Maria M. Malta. A questão da
creche: história de sua construção na
cidade de São Paulo. RBEP, v.71,
n.169, p.212-231, set./dez. 1990.
CAMPOS, Marlusi Barros de ver FIGUEI-
REDO, Odinéia Telles.
CAMPOS, Tânia Maria Mendonça,
D'AMBROSIO, Beatriz. PROEM —
Programas de Estudos e Pesquisas no
Ensino da Matemática — o papel da
pesquisa na formação do futuro profes-
sor. RBEP, v.71, n.167, p.93-97, jan./
abr. 1990. /seção: Notas de pesquisa/
COUTINHO, Laura Maria ver MENDON-
ÇA, Erasto Fortes.
D'AMBROSIO, Beatriz ver CAMPOS,
Tânia Maria Mendonça.
DEMO, Pedro ver GEORGEN, Pedro
/Resenha/
ECO, Umberto. Mídia constrói perfil da
universidade hoje. RBEP, v.71, n.
169, p.263-265, set./dez. 1990. / seção:
Segunda edição/
ESPOSITO, Yara Lúcia ver SILVA, Rose
Neubauer.
FIGUEIREDO, Odinéia Telles, BERBA-
RY, Edson Elias Andrade, SILVA,
Maria de Nazaré Gomes da, CAM-
POS, Marlusi Barros de. A escola pú-
blica: desestímulo ou desafio (um estu-
do do cotidiano escolar e da represen-
tação dos docentes). RBEP, v.71,
n.168, p. 184-188, maio/ago. 1990. /se-
ção: Notas de pesquisa/
GEORGEN, Pedro /Resenha/ DEMO, Pe-
dro. Pesquisa, princípio científico e
educativo. RBEP, v.71, n.169,
p.271-276, set./dez. 1990.
GREGORIM, Clóvis O. A educação lin-
güística nos anos finais do 1? grau: pro-
posta alternativa. RBEP, v.71, n.168,
p. 125-140, maio/ago. 1990.
HENRIQUE , Cinira Maria Nóbrega ver
MENDONÇA, Erasto Fortes.
KOCH, Zenir Maria ver SCHEIBE, Leda.
MANACORDA, Mario Alighiero ver
BUFFA, Ester /Resenha/
MENDONÇA. Erasto Fortes, SANTA-
NA, Arão Paranaguá de, HENRI-
QUE, Cinira Maria Nóbrega, PEREI-
RA, Eva Waisros, COUTINHO, Lau-
ra Maria. Curso Normal do DF — pro-
cesso de mudança. RBEP, v.71, n.167,
p.98-101, jan./abr. 1990./ seção: Notas
de pesquisa/
MOREIRA, João Roberto. Educação, so-
ciedade e ideais educacionais. RBEP,
v. 71, n.168, p.163-179, maio/ago.
1990. /seção: Segunda edição/
MUSSOL Olga CD ver SCHEIBE, Leda.
NUNES, Clarice. Guia preliminar de fontes
para a história da educação brasileira:
reconstituição de uma experiência.
RBEP, v.71, n.167, p.7-31, jan./abr.
1990.
NUNES, Clarice /Resenha/ ALMEIDA,
José Ricardo Pires de. História da ins-
trução pública no Brasil (1500-1889):
história e legislação. RBEP, v.71,
n.167, p.103-104, jan./abr. 1990.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de.
Formação de educadores para traba-
lhar com crianças de zero a seis anos
de idade em creches e escolas de edu-
cação infantil — proposta fundamen-
tada em uma concepção sócio-intera-
cionista do desenvolvimento humano.
RBEP, v.71, n.169, p.267-268, set./
dez. 1990. /seção: Notas de pesquisa/
PEREIRA, Eva Waisros ver MENDON-
ÇA, Erasto Fortes.
REIMERS, Fernando. Deuda externa y
desarrollo: implicaciones para el
financiamiento de là educación en
América Latina. RBEP, v.71, n. 169,
p.232-261, set./dez. 1990.
REIS, Ronaldo Rosas ver SILVEIRA, Ma-
ria Helena.
SANTANA, Arão Paranaguá de ver MEN-
DONÇA, Erasto Fortes.
SCHEIBE, Leda, BAZZO, Vera Lúcia,
AMORIM, Maria das Dores Daros,
KOCH, Zenir Maria, MUSSOI, Olga
C. D. O ensino de 2". grau noturno
— um estudo sobre seu principal prota-
gonista: o aluno. RBEP, v. 71, n. 169,
p.269-270, set./dez. 1990. /seção: No-
tas de pesquisa/
SILVA, Maria de Nazaré Gomes da ver
FIGUEIREDO, Odinéia Telles.
SILVA, Rose Neubauer da, ESPOSITO,
Yara Lúcia. Alfabetização e educação
básica: ainda um desafio. RBEP, v.71,
n.169, p.197-211, set./dez. 1990.
SILVA, Zélia Maria M. Higino da. A crian-
ça e a escrita numérica. RBEP, v.71,
n.168, p. 141-162, maio/ago. 1990.
SILVEIRA, Maria Helena, REIS, Ronal-
do Rosas. Questões da educação esté-
tica. RBEP, v.71, n.168, p.109-124,
maio/ago. 1990.
SOARES, Carmen Lúcia. Fundamentos da
educação física escolar. RBEP, v.71,
n.167, p.51-68, jan./abr. 1990.
TEIXEIRA, Anísio. A escola pública, uni-
versal e gratuita. RBEP, v.71, n.167,
p.69-92, jan./abr. 1990. /seção: Segun-
da edição/
ZIBBAS, Dagmar M.L. O perfil sócio-cul-
tural de alunos trabalhadores do ensi-
no noturno de 2° grau através da aná-
lise de seu cotidiano. RBEP, v.71,
n.168, p.181-183, maio/ago. 1990. /se-
ção: Notas de pesquisa/
ÍNDICE DE ASSUNTOS
ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
RBEP, v.71, n.168, p.193-194, maio/
ago. 1990.
Administração do Desenvolvimento da
Educação. /Congresso Internacional
sobre Planejamento e. RBEP, v.71,
n.168, p.193-194, maio/ago. 1990. /se-
ção: Comunicações e informações/
ainda um desafio./ Alfabetização e educação
básica:. RBEP, v. 71, n.169, p.l97-
211,set./dez. 1990.
ALFABETIZAÇÃO. RBEP, v.71, n.167,
p.32-50, jan./abr. 1990.
Alfabetização e educação básica: ainda um
desa f i o . RBEP, v.71, n.169, p. 197-
211, set./dez. 1990.
alternativa. /A educação lingüística nos anos
finais do 1° grau: proposta. RBEP, v.71,
n.168, p.125-140, maio/ ago. 1990.
aluno./ O ensino de 2'.' grau noturno — um
estudo sobre seu principal protagonista:
o. RBEP, v.71, n.169, p.269-270,
set./dez. 1990. /seção: Notas de pes-
quisa/
alunos trabalhadores do ensino noturno de 2°.
grau através da análise de seu cotidiano.
/O perfil sócio-cultural de. RBEP, v.71,
n.168, p.181-183, maio/ ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
ALUNO TRABALHADOR. RBEP, v.71,
n.168, p.181-183, maio/ago. 1990.
América Latina. /Deuda externa y desarrollo:
implicaciones para el financiamiento de
là educación en. RBEP, v.71, n.169,
p.232-261, set./dez. 1990.
ANALFABETISMO. RBEP, v.71, n.169,
p.197-211, set./dez. 1990.
análise de seu cotidiano. /O perfil sócio-
cultural de alunos trabalhadores do en-
sino noturno de 2". grau através da.
RBEP, v.71, n.168, p.181-183, maio./
ago. 1990. /seção: Notas de pesquisa
anos finais do 1° grau: proposta alternativa.
/A educação lingüística nos. RBEP.
v.71, n.168, p.125-140. maio/ago.
1990.
antigüidade aos nossos dias. História da
educação: da. RBEP. v.71. n.168. p.184-
188. maio/ago. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
aprendizagem da leitura. Estilos de desem-
penho de professoras da primeira série e
seus efeitos sobre a. RBEP. v.71. n.167,
p.32-50. jan./abr. 1990.
ARTE-EDUCAÇÃO. RBEP. v.71. n.168. p.
109-124. maio./ago. 1990.
através da análise de seu cotidiano. O perfil
sócio-cultural de alunos trabalhadores do
ensino noturno de 2". grau. RBEP. v.71,
n.168, p.181-183. maio/ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM.
RBEP. v.71. n.167. p.32-50. jan.'abr.
1990.
AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO. RBEP.
v.71. n.167. p.51-68. jan./abr. 1990.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. RBEP.
v.71. n.167. p.32-50, jan./abr. 1990.
AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDI-
ZAGEM. RBEP, v.71. n.167, p.32-50,
jan./abr. 1990.
Brasil (1500-1889): história e legislação.
/História da instrução pública no. RBEP,
v.71, n.167, p.103-104. jan./ abr. 1990.
/seção: Resenhas críticas/
brasileira: reconstituição de uma experiência.
/Guia preliminar de fontes para a história
da educação. RBEP, v.71, n.167, p.7-31,
jan./abr. 1990.
cidade de São Paulo. /A questão da creche:
história de sua construção na. RBEP.
v.71. n.169, p.212-231, set./dez. 1990.
científico e educativo. /Pesquisa, princípios.
RBEP, v.71, n.169, p.271-276, set./dez.
1990. /seção: Resenhas críticas/
CONCEITO DE NÚMERO. RBEP, v.ll,
n.168, p. 141-162, maio/ago. 1990.
concepção sócio-interacionista do desen-
volvimento humano. /Formação de
educadores para trabalhar com crianças
de zero a seis anos de idade em creches e
escolas de educação infantil — proposta
fundamentada em uma. RBEP, v.71,
n.169, p.267-268, set./ dez. 1990. /seção:
Notas de pesquisa/
Conferência Mundial sobre Educação para
Todos. RBEP, v.71, n.167, p.105, jan.
/abr. 1990. /seção: Comunicações e in-
formações/
Congresso Internacional sobre Planejamento e
Administração do Desenvolvimento da
Educação. RBEP, v.71, n.168, p.193-
194, maio/ago. 1990. /seção:
Comunicações e informações/
constrói perfil da universidade hoje. /Mídia.
RBEP, v.71, n.169, p.263-265, set./ dez.
1990./ seção: Segunda edição/
construção na cidade de São Paulo. /A ques-
tão da creche: história de sua. RBEP,
v.71, n.169, p. 212-231, set./dez. 1990.
CONTEÚDO DE ENSINO. RBEP, v.71,
n.167, p.51-68, jan./abr. 1990.
Convenção sobre os Direitos da Criança.
RBEP, v.71, n.169, p.277, set./dez.
1990. /seção: Comunicaçõese informa-
ções/
cotidiano. /O perfil sócio-cultural de alunos
trabalhadores do ensino noturno de 2".
grau através da análise de seu. RBEP,
v.71, n.168, p.181-183. maio/ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
cotidiano escolar e da representação dos
docentes). /A escola pública: desestí-
mulo ou desafio (um estudo do. RBEP,
v.71, n.168, p.184-188, maio/ ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
creche: história de sua construção na cidade
de São Paulo. /A questão da. RBEP,
v.71, n.169, p.212-231, set./dez. 1990.
creches e escolas de educação infantil —
proposta fundamentada em uma con-
cepção sócio-interacionista do desen-
volvimento humano. /Formação de
educadores para trabalhar com crianças
de zero a seis anos de idade em. RBEP,
v.71, n.169, p.267-268, set./ dez. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
Criança. /Convenção sobre os Direitos da.
RBEP, v.71, n.169, p.277, set./dez.
1990. /seção: Comunicações e informa-
ções/
criança e a escrita numérica. /A. RBEP. v.71,
n.168, p.141-162, maio/ago. 1990.
crianças de zero a seis anos de idade em
creches e escolas de educação infantil —
proposta fundamentada em uma
concepção sócio-interacionista do de-
senvolvimento humano. /Formação de
educadores para trab alhar com.
RBEP, v.71. n.169, p.267-268, set./ dez.
1990. /seção: Notas de pesquisa/
CRISE DA EDUCAÇÃO. RBEP, v.71. n.169,
p.271-276, set./dez. 1990. /seção:
Resenhas críticas/
Curso normal do DF — processo de mudança.
RBEP, v.71, n.167, p.98-101, jan./abr.
1990. /seção: Notas de pesquisa/
desafio. /Alfabetização e educação básica:
ai n d a um. RBEP, v.71, n.169, p. 197-
211, set./dez. 1990.
desafio (um estudo do cotidiano escolar e da
representação dos docentes). /A escola
pública: desestímulo ou. RBEP. v.71,
n.168, p.184-188. maio/ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
desarrollo: implicaciones para el financia-
miento de là educación en América La-
tina. /Deuda externa y. RBEP, v.71,
n.169, p.232-261, set./dez. 1990.
desempenho de professoras da primeira série
e seus efeitos sobre a aprendizagem da
leitura. /Estilos de. RBEP, v.71, n.167,
p.32-50, jan./abr. 1990.
DESEMPENHO DO PROFESSOR. RBEP.
v.71, n.167, p.32-50, jan./abr. 1990.
Desenvolvimento da Educação. /Congresso
Internacional sobre Planejamento e
Administração do. RBEP, v.71, n.168,
p. 193-194, maio/ago. 1990. /seção: Co-
municações e informações/
desenvolvimento humano. /Formação de
educadores para trabalhar com crianças
de zero a seis anos de idade em creches e
escolas de educação infantil — proposta
fundamentada em uma concepção sócio-
interacionista do. RBEP, v.71, n.169,
p.267-268, set./ dez. 1990. /seção: Notas
de pesquisa/
desestímulo ou desafio (um estudo do coti-
diano escolar da representação dos do-
centes). /A escola pública:. RBEP, v.71,
n.168, p.184-188, maio/ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
Deuda externa y desarrollo: implicaciones
para el financiamiento de là educación
en América Latina. RBEP, v.71. n.169,
p.232-261, set./dez. 1990.
DF — processo de mudança. /Curso normal
do. RBEP, v.71, n.167, p.98-101, jan./
abr. 1990. /seção: Notas de pesquisa/
dias. /História da educação: da antigüidade
aos nossos. RBEP, v.71, n.168, p. 184-
188, maio/ago. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
Direitos da Criança. /Convenção sobre os.
RBEP, v.71, n.169, p.277, set./dez.
1990. /seção: Comunicações e informa-
ções/
docentes. /A escola pública: desestímulo ou
desafio (um estudo do cotidiano escolar
e da representação dos. RBEP, v.71,
n.167, p.184-188, maio/ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
Educação. /Congresso Internacional sobre
Planejamento e Administração do De-
senvolvimento da. RBEP, v.71, n.168, p.
193-194, maio/ago. 1990. /seção: Co-
municações e informações/
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. RBEP, v.71,
n.168, p. 109-124, maio/ago. 1990.
educação básica: ainda um desafio. /Alfabe-
tização e. RBEP, v.71, n.169, p. 197-
211, set./dez. 1990.
educação brasileira: reconstituição de uma
experiência. /Guia preliminar de fontes
para a história da. RBEP, v.71. n.167,
p.7-31, jan./abr. 1990.
educação: da antigüidade aos nossos dias.
/História da. RBEP, v.71, n.168,
p.184-188, maio/ago. 1990. /seção: Resenhas
críticas/ EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.
RBEP,
v.71, n.168, p.163-179, maio/ago.
1990. educação estética. /Questões da.
RBEP,
v.71, n.168, p.109-124, maio/ago.
1990. EDUCAÇÃO E TRABALHO.
RBEP,
v.71. n.168, p.181-183, maio/ago.
1990. EDUCAÇÃO E TRABALHO.
RBEP,
v.71, n.168, p.184-188, maio/ago. 1990.
EDUCAÇÃO FÍSICA. RBEP, v.71, n.167,
p.51-68, jan./abr. 1990.
educação física escolar. /Fundamentos da.
RBEP, v.71, n.167, p.51-68, jan./abr.
1990.
educação infantil — proposta fundamentada
em uma concepção sócio-interacionista
do desenvolvimento humano. /Formação
de educadores para trabalhar com
crianças de zero a seis anos de idade em
creches e escolas de. RBEP, v.71, n.169,
p.267-268, set./ dez. 1990. /seção: Notas
de pesquisa/
educação lingüística nos anos finais do 1°.
grau: proposta alternativa. /A. RBEP,
v.71, n.168, p.125-140, maio/ago. 1990.
Educação para Todos. /Conferência Mundial
sobre. RBEP, v.71, n.167, p.105,
jan./abr. 1990. /seção: Comunicações e
informações/
Educação, sociedade e ideais educacionais.
RBEP, v.71, n.168, p.163-179, maio/
ago. 1990. /seção: Segunda edição/
educacionais. /Educação, sociedade e ideais.
RBEP, v.71, n.168, p.163-179,
maio/ago. 1990. /seção: Segunda edição/
educación en América Latina. /Deuda externa
y desarrollo: implicaciones para el
financiamiento de là. RBEP, v.71, n.169,
p.232-261, set./dez. 1990.
educadores para trabalhar com crianças de
zero a seis anos de idade em creches e
escolas de educação infantil — proposta
fundamentada em uma concepção sócio-
interacionista do desenvolvimento
humano. /Formação de.
RBEP, v.71, n.169, p.267-268, set./ dez.
1990. /seção: Notas de pesquisa/
educativo. /Pesquisa, princípio científico e.
RBEP, v.71, n.169, p.271-276. set./ dez.
1990. /seção: Resenhas críticas/
efeitos sobre a aprendizagem da leitura.
/Estilos de desempenho de professoras
da primeira série e seus. RBEP, v.71,
n.167, p.32-50, jan./abr. 1990.
Ensino da Matemática — o papel da pesquisa
na formação do futuro professor.
/PROEM — Programas de Estudos e
Pesquisa no. RBEP. v.71, n.169, p.93-
97, jan./abr. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
ENSINO DE 2". GRAU. RBEP, v.71. n.168.
p. 181-183, maio/ago. 1990.
ensino de 2'.' grau noturno — um estudo
sobre seu principal protagonista: o alu-
no. IO. RBEP, v.71, n. 169, p.269-270,
set./dez. 1990. /seção: Notas de pes-
quisa/
ENSINO GRATUITO. RBEP, v.71, n.167,
p.69-92, jan./abr. 1990.
ENSINO NOTURNO. RBEP, v.71, n. 169.
p.269-270, set./dez. 1990.
ensino noturno de 2". grau através da análise
de seu cotidiano. /O perfil sócio-cultural
de alunos trabalhadores do. RBEP, v.71,
n.168, p.181-183, maio/ ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
ENSINO PRIMÁRIO. RBEP, v.71, n. 167.
p.69-92, jan./abr. 1990.
ENSINO PÚBLICO. RBEP, v.71. n.167, p.
69-92, jan./abr. 1990.
ESCOLA NORMAL. RBEP, v.71, n.167,
p.98-101, jan./abr. 1990.
ESCOLA PARA FORMAÇÃO DE PRO-
FESSORES. RBEP, v.71, n.167, p.98-
101, jan./abr. 1990.
escola pública: desestímulo ou desafio (um
estudo do cotidiano escolar e da repre-
sentação dos docentes). IA. RBEP, v.71,
n.168, p.184-188, maio/ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
escola pública, universal e gratuita. /A.
RBEP, v.71, n.167, p.69-92, jan./abr.
1990. /seção: Segunda edição/
escolar. /Fundamentos da educação física.
RBEP, v.71, n.167, p.51-68, jan./abr.
1990.
escolar e da representação dos docentes). /A
escola pública: desestímulo ou desafio
(um estudo do cotidiano. RBEP, v.71,
n.168, p.184-188, maio/ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
escolas de educação infantil — proposta
fundamentada em uma concepção só-
cio-interacionista do desenvolvimento
humano. /Formação de educadores para
trabalhar com crianças de zero a seis
anos de idade em creches e. RBEP, v.71,
n.169, p.267-268, set./ dez. 1990. /seção:
Notas de pesquisa/
escrita numérica. /A criança e a. RBEP, v.71.
n.168, p.141-162. maio/ago. 1990.
estética. /Questões da educação. RBEP, v.71,
n.168, p.109-124, maio/ago. 1990.
Estilos de desempenho de professoras da
primeira série e seus efeitos sobre a
aprendizagem da leitura. RBEP, v.71,
n.167, p.32-50, jan./abr. 1990.
estudo do cotidiano escolar e da representação
dos docentes). /A escola pública:
desestímulo ou desafio — (um. RBEP,
v.71, n.168, p.184-188, maio/ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
Estudos e Pesquisas no Ensino da Matemática
— o papel da pesquisa na formação do
futuro professor. /PROEM
Programas de. RBEP, v.71. n.167,
p.93-97, jan./abr. 1990. /seção: Notas
de pesquisa/
estudo sobre seu principal protagonista: o
aluno. /O ensino de 2" grau noturno
um. RBEP. v.71, n.169, p.269-270,
set./dez. 1990. /seção: Notas de pes
quisa/
experiência. /Guia preliminar de fontes para a
história da educação brasileira:
reconstituição de uma. RBEP, v.71,
n.167, p.7-31, jan./abr. 1990.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. RBEP, v.71,
n.168, p.163-179, maio/ago. 1990.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. RBEP, v.71,
n.168, p.184-188, maio/ago. 1990.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO.
RBEP, v.71, n.169, p.232-261, set./ dez.
1990.
financiamiento de là educación en América
Latina. /Deuda externa y desarrollo:
implicaciones para el. RBEP. v.71,
n.169, p.232-261, set./dez. 1990.
FINS DA EDUCAÇÃO. RBEP, v.71, n.168,
p. 163-179, maio/ago. 1990.
física escolar. /Fundamentos da educação.
RBEP, v.71. n.167. p.51-68, jan./abr.
1990.
fontes para a história da educação brasileira:
reconstituição de uma experiência. /Guia
preliminar de. RBEP, v.71, n.l67,p.7-31,
jan./abr. 1990.
Formação de educadores para trabalhar com
crianças de zero a seis anos de idade em
creches e escolas de educação infantil —
proposta fundamentada em uma
concepção sócio-interacionista do
desenvolvimento humano. RBEP, v.71,
n.169, p.267-268, set./dez. 1990. /seção:
Notas de pesquisa/
FORMAÇÃO DE PROFESSORES. RBEP,
v.71, n.167, p.193-197, jan./ abr. 1990.
formação do futuro professor. /PROEM —
Programas de Estudos e Pesquisas no
Ensino da Matemática — o papel da
pesquisa na. RBEP, v.71, n.167, p.93-
97, jan./abr. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
fundamentada em uma concepção sócio-in-
teracionista do desenvolvimento hu-
mano. /Formação de educadores para
trabalhar com crianças de zero a seis
anos de idade em creches e escolas de
educação infantil —proposta. RBEP.
v.71, n.169, p.267-268, set./dez. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
Fundamentos da educação física escolar.
RBEP, v.71, n.167, p.51-68, jan./abr.
1990.
futuro professor. /PROEM — Programas de
Estudos e Pesquisas no Ensino da
Matemática — o papel da pesquisa na
formação do. RBEP, v.71, n.167, p.93-
97, jan./abr. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
gratuita. /A escola pública, universal e.
RBEP, v.71, n.167, p.69-92, jan./abr.
1990. /seção: Segunda edição/
Guia preliminar de fontes para a história da
educação brasileira: reconstituição de
uma experiência. RBEP, v.71, n.167,
p.7-31, jan./abr. 1990.
HABILITAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO.
RBEP, v.71. n.167, p.98-101, jan./abr.
1990.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. RBEP, v.71.
n.169. p.212-231, set./dez. 1990.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
RBEP, v.71, n.167, p.7-31, jan./abr.
1990.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASI-
L E I R A . RBEP, v.71, n.167, p. 103-
104, jan./abr. 1990.
história da educação brasileira: reconstituição
de uma experiência. /Guia preliminar de
fontes para a. RBEP, v.71, n.167, p.7-31,
jan./abr. 1990.
História da educação: da antigüidade aos
nossos dias. RBEP, v.71, n.168, p. 184-
188, maio/ago. 1990. /seção: Resenhas
críticas/
História da instrução pública no Brasil (1500-
1889): história e legislação. RBEP, v.71,
n.167, p.103-104, jan./ abr. 1990. /seção:
Resenhas críticas/
história de sua construção na cidade de São
Paulo. /A questão da creche:. RBEP,
v.71, n.169, p.212-231, set./dez. 1990.
história e legislação. /História da instrução
pública no Brasil (1500-1889):. RBEP,
v.71, n.167, p. 103-104, jan./abr. 1990.
/seção: Resenhas críticas/
hoje. /Mídia constrói perfil da universidade.
RBEP, v.71, n.169. p.263-265, set./ dez.
1990. /seção: Segunda edição/
idade em creches e escolas de educação in-
fantil — proposta fundamentada em uma
concepção sócio-interacionista do
desenvolvimento humano. /Formação de
educadores para trabalhar com crianças
de zero a seis anos de. RBEP, v.71,
n.169, p.267-268, set./dez. 1990. /seção:
Notas de pesquisa/
ideais educacionais. /Educação, sociedade e.
RBEP, v.71, n.168, p.163-179,
maio/ago. 1990. /seção: Segunda edição/
implicaciones para el financiamiento de là
educación en América Latina. /Deuda
externa y desarrollo:. RBEP, v.71,
n.169. p.232-261, set./dez. 1990.
infantil — proposta fundamentada em uma
concepção sócio-interacionista do de-
senvolvimento humano. /Formação de
educadores para trabalhar com crianças
de zero a seis anos de idade em creches e
escolas de educação. RBEP, v.71, n.169,
p.267-268, set./dez. 1990. /seção: Notas
de pesquisa/
INICIAÇÃO À LEITURA. RBEP, v.71,
n.167, p.32-50, jan./abr. 1990.
instrução pública no Brasil (1500-1889): his-
tória e legislação. /História da. RBEP,
v.71, n.167, p. 103-104, jan./abr. 1990.
/seção: Resenhas críticas/
Internacional sobre Planejamento e Admi-
nistração do Desenvolvimento da Edu-
cação. /Congresso. RBEP, v.71, n.168,
p. 193-194, maio/ago. 1990. /seção:
Comunicações e informações/
legislação. /História da instrução pública no
Brasil (1500-1889): história e legislação.
RBEP, v.71, n.167. p.103-104, jan./abr.
1990. /seção: Resenhas críticas/
leitura. /Estilos de desempenho de professores
da primeira série e seus efeitos sobre a
aprendizagem da. RBEP, v.71, n.167,
p.32-50, jan./abr. 1990.
LEITURA. RBEP, v.71, n.167, p.32-50,
jan./abr. 1990.
LÍNGUA PORTUGUESA. RBEP, v.71,
n.168, p. 125-140, maio/ago. 1990.
LINGUAGEM. RBEP, v.71, n.168, p. 125-
140, maio/ago. 1990.
LINGÜÍSTICA. RBEP, v.71, n.168, p.125-
140, maio/ago. 1990.
lingüística nos anos finais do 1° grau: pro-
posta alternativa. /A educação.
RBEP, v.71, n.168, p.125-140, maio/
ago. 1990.
(1500-1889): história e legislação. /História
da instrução pública no Brasil. RBEP,
v.71, n.167, p.103-104, jan./abr. 1990.
/seção: Resenhas críticas/
Matemática — o papel da pesquisa na for-
mação do futuro professor./ PROEM
Programas de Estudos e Pesquisas
no Ensino da. RBEP, v.71, n.167, p.93-
97, jan./abr. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA.
RBEP, v.71, n.169, p.263-265, set./dez.
1990.
Mídia constrói perfil da universidade hoje.
RBEP, v.71, n.169, p.263-265, set./ dez.
1990. /seção: Segunda edição/
MOVIMENTOS SOCIAIS. RBEP, v.71,
n.169, p.212-231, set./dez. 1990.
mudança. /Curso normal do DF — processo
de. RBEP, v.71, n.167, p.98-101, jan./
abr. 1990. /seção: Notas de pesquisa/
Mundial sobre Educação para Todos. /Con-
ferência. RBEP, v.71, n.167, p.105,
jan./abr. 1990. /seção: Comunicações e
informações/
normal do DF — processo de mudança.
/Curso. RBEP, v.71, n.167, p.98-101,
jan./abr. 1990. /seção: Notas de pesquisa/
nossos dias. /História da educação: da anti-
güidade aos. RBEP, v.71, n.168, p. 184-
188, maio/ago. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
noturno de 2°. grau através da análise de seu
cotidiano. /O perfil sócio-cultural de
alunos trabalhadores do ensino. RBEP,
v.71, n.168, p.181-183, maio/ ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
noturno — um estudo sobre seu principal
protagonista: o aluno. /O ensino de 2°.
grau. RBEP, v.71, n.169, p.269-270,
set./dez. 1990. /seção: Notas de pes-
quisa/
numérica. /A criança e a escrita. RBEP, v.71,
n.168, p.141-162, maio/ago. 1990.
1°. grau: proposta alternativa. /A educação
lingüística nos anos finais do. RBEP,
v.71, n.168, p.125-140, maio/ago. 1990.
papel da pesquisa na formação do futuro
professor. /PROEM — Programas de
Estudos e Pesquisas no Ensino da Ma-
temática — o. RBEP, v.71, n.167, p.93-
97, jan./abr. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
para todos. /Conferência Mundial sobre
Educação. RBEP, v.71, n.167, p.105,
jan./abr. 1990. /seção: Comunicações e
informações/
perfil da universidade hoje. /Mídia constrói.
RBEP, v.71, n.169, p.263-265, set./ dez.
1990. /seção: Segunda edição/
perfil sócio-cultural de alunos trabalhadores
do ensino noturno de 2°. grau através da
análise de seu cotidiano. /O. RBEP, v.71,
n.168, p.181-183, maio/ ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
PESQUISA EDUCACIONAL. RBEP, v.71,
n.167, p.93-97, jan./abr. 1990.
pesquisa na formação do futuro professor.
/PROEM — Programas de Estudos e
Pesquisas no Ensino da Matemática — o
papel da. RBEP, v.71. n.167, p.93-97,
jan./abr. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
Pesquisa, princípio científico e educativo.
RBEP, v.71, n.169, p.271-276, set./ dez.
1990. /seção: Resenhas críticas/
Pesquisas no Ensino da Matemática — o
papel da pesquisa na formação do futuro
professor. /Programas de Estudos e.
RBEP, v.71, n.167, p.93-97, jan./ abr.
1990. /seção: Notas de pesquisa/
PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO.
RBEP, v.71, n.168, p.193-194, maio/
ago. 1990.
PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO.
RBEP, v.71, n.169, p.197-211, set./ dez.
1990.
PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO.
RBEP, v.71, n.169, p.232-261, set./ dez.
1990.
Planejamento e Administração do Desen-
volvimento da Educação. /Congresso
Internacional sobre. RBEP, v.71, n.168.
p.193-194, maio/ago. 1990. /seção:
Comunicações e informações/
POLÍTICA EDUCACIONAL. RBEP, v.71,
n.167, p.69-92, jan./abr. 1990
POLÍTICA EDUCACIONAL. RBEP, v.71,
n.169, p.197-211, set./dez. 1990.
preliminar de fontes para a história da edu-
cação brasileira: reconstituição de uma
experiência. /Guia. RBEP, v.71, n.167,
p.7-31, jan./abr. 1990.
primeira série e seus efeitos sobre a aprendi-
zagem da leitura. /Estilos de desem-
penho de professoras da. RBEP, v.71,
n.167, p.32-50, jan./abr. 1990.
princípio científico e educativo. /Pesquisa,.
RBEP, v.71, n.169, p.271-276, set./ dez.
1990. /seção: Resenhas críticas/
processo de mudança. /Curso normal do DF
—. RBEP, v.71, n.167, p.98-101, jan./
abr. 1990. /seção: Notas de pesquisa/
PROEM — Programas de Estudos e Pes-
quisas no Ensino da Matemática — o
papel da pesquisa na formação do futuro
professor. RBEP, v.71, n.167, p.93-97.
jan./abr. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
professor. /PROEM — Programas de Estudos
e Pesquisas no Ensino da Matemática —
o papel da pesquisa na formação do
futuro. RBEP, v.71, n.167, p. 193-197,
jan./abr. 1990. /seção: Notas de
pesquisa/
professoras da primeira série e seus efeitos
sobre a aprendizagem da leitura. /Estilos
de desempenho de. RBEP. v.71, n.167,
p.32-50, jan./abr. 1990.
Programas de Estudos e Pesquisas no Ensino
da Matemática — o papel da pesquisa na
formação do futuro professor. /PROEM
—. RBEP, v.71, n.167, p.93-97, jan./abr.
1990. /seção: Notas de pesquisa/
PROJETO DE ACELERAÇÃO DA ES-
COLARIDADE PARA A QUALI-
FICAÇÃO PROFISSIONAL. RBEP,
v.71, n.168, p. 109-124, maio/ ago.
1990.
PROJETO MARÉ. RBEP, v.71, n.168, p.109-
124, maio/ago. 1990.
proposta alternativa. /A educação lingüística
nos anos finais do 1° grau:. RBEP, v.71,
n.168, p.125-140, maio/ago. 1990.
proposta fundamentada em uma concepção
sócio-interacionista do desenvolvimento
humano. /Formação de educadores para
trabalhar com crianças de zero a seis
anos de idade em creches e escolas de
educação infantil —. RBEP, v.71, n.169,
p.267-268, set./ dez. 1990. /seção: Notas
de pesquisa/
protagonista: o aluno. /O ensino de 2? grau
noturno — um estudo sobre seu princi-
pai. RBEP, v.71, n.169, p.269-270,
set./dez. 1990. /seção: Notas de pes-
quisa/
pública: desestímulo ou desafio (um estudo
do cotidiano escolar e da representação
dos docentes). /A escola. RBEP, v.71,
n.168, p.184-188, maio/ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
pública no Brasil (1500-1889): história e le-
gislação. /História da instrução. RBEP,
v.71, n.167, p.103-104, jan./ abr. 1990.
/seção: Resenhas críticas/
pública, universal e gratuita. /A escola.
RBEP, v.71, n.167, p.69-92. jan./abr.
1990. /seção: Segunda edição/
questão da creche: história de sua construção
na cidade de São Paulo. /A. RBEP, v.71,
n.169, p.212-231, set./ dez. 1990.
Questões da educação estética. RBEP, v.71,
n.168, p.109-124, maio/ago. 1990.
reconstituição de uma experiência. /Guia
preliminar de fontes para a história da
educação brasileira:. RBEP, v.71, n.167,
p.7-31, jan./abr. 1990.
RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE.
RBEP, v.71, n.168, p.184-188, maio/
ago. 1990.
RELAÇÃO PROFESSOR-ESCOLA. RBEP,
v.71, n.168, p.184-188, maio/ ago. 1990.
representação dos docentes). /A escola pú-
blica: desestímulo ou desafio (um estudo
cotidiano escolar e da. RBEP, v.71,
n.168, p.184-188, maio/ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
2°. grau através da análise de seu cotidiano.
/O perfil sócio-cultural de alunos tra-
balhadores do ensino noturno de. RBEP,
v.71, n.168, p.181-183, maio/ ago. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
2°. grau noturno — um estudo sobre seu
principal protagonista: o aluno. /O en-
sino de. RBEP, v.71, n. 169, p.269-270,
set./dez. 1990. /seção: Notas de pes-
quisa/
São Paulo. /A questão da creche: história de
sua construção na cidade de. RBEP,
v.71, n.169, p.212-231, set./ dez. 1990.
seis anos de idade em creches e escolas de
educação infantil — proposta funda-
mentada em uma concepção sócio-in-
teracionista do desenvolvimento hu-
mano. /Formação de educadores para
trabalhar com crianças de zero a. RBEP,
v.71, n.169, p.267-268, set./ dez. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
SISTEMA DE ENSINO. RBEP, v.71, n.167,
p.69-92, jan./abr. 1990.
sobre a aprendizagem da leitura. /Estilos de
desempenho de professoras da primeira
série e seus efeitos. RBEP, v.71, n.167,
p.32-50, jan./abr. 1990.
sobre Educação para Todos. /Conferência
Mundial. RBEP, v.71, n.167, p.105,
jan./abr. 1990. /seção: Comunicações e
informações/
sobre seu principal protagonista: o aluno. /O
ensino de 2" grau noturno — um estudo.
RBEP, v.71, n.169, p.269-270, set./dez.
1990. /seção: Notas de pesquisa/
sociedade e ideais educacionais. /Educação,.
RBEP, v.71, n.168, p.163-179 maio/ago.
1990 /seção: Segunda edição/
sócio-cultural de alunos trabalhadores do
ensino noturno de 2°. grau através da
análise de seu cotidiano. /O perfil.
RBEP, v.71, n.168, p.181-183, maio/
ago. 1990. /seção: Notas de pesquisa/
sócio-interacionista do desenvolvimento
humano. /Formação de educadores para
trabalhar com crianças de zero a seis
anos de idade em creches e escolas de
educação infantil — proposta fun-
damentada em uma concepção. RBEP,
v.71, n.169, p.267-268, set./ dez. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. RBEP,
v.71, n.168, p. 163-179, maio/ ago.
1990.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. RBEP,
v.71, n.168, p.184-188, maio/ ago. 1990.
Todos. /Conferência Mundial sobre Educação
para. RBEP, v.71, n.167, jan./abr. 1990.
/seção: Comunicações e informações/
trabalhadores do ensino noturno de 2°. grau
através da análise de seu cotidiano. /O
perfil sócio-cultural de alunos. RBEP,
v.71, n.168, p.181-183, maio/ago.
1990. /seção:'Notas de pesquisa/
trabalhar com crianças de zero a seis anos
de idade em creches e escolas de edu-
cação infantil — proposta fundamen-
tada em uma concepção sócio-intera-
cionista do desenvolvimento humano.
/Formação de educadores para.
RBEP, v.71, n.169, p.267-268, set./
dez. 1990. /seção: Notas de pesquisa/
universal e gratuita. /A escola pública,.
RBEP, v.71, n.167, p.69-92, jan./abr.
1990. /seção: Segunda edição/
UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCA-
ÇÃO. RBEP, v.71, n.167, p.69-92,
jan./abr. 1990.
UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCA-
ÇÃO. RBEP, v.71, n.167, p.105, jan./
abr. 1990.
universidade hoje. /Mídia constrói perfil da.
RBEP, v.71, n.169, p.263-265, set./
dez. 1990. /seção: Segunda edição/
zero a seis anos de idade em creches e esco-
las de educação infantil — proposta
fundamentada em uma concepção só-
cio-interacionista do desenvolvimento
humano. /Formação de educadores pa-
ra trabalhar com crianças de. RBEP,
v.71, n.169, p.267-268, set./dez. 1990.
/seção: Notas de pesquisa/
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