CATEGORIA: ASPECTOS SOCIOLÓGICOS Indicador:
Participação no modelo da videoconferência
Professor Titular Tutor de docência
(sobre a formação para atuar na
VC)
... comentaram prá gente falar
pausadamente, tentar buscar a
participação dos alunos, alguma
coisa nesse sentido também tem,
se não me engano...
(sobre a formação para atuar na VC) Foi
mais de acompanhar, não teve um curso
específico prá... né?... 0 que houve foi
uma introdução de como usar os
equipamentos, eu acompanhei algumas
aulas pela VC não atuando como
professor, mas acompanhando
realmente e foi dessa maneira...
Eu acredito que hoje não exista uma
metodologia ainda pronta, existe uma
busca por uma... Eu acredito que vai ser
bem difícil ter um modelo porque cada
turma você se comporta de uma maneira
diferente, a turma do CNPq foi diferente
da turma da Uneb e assim vai né?
Então a gente conduzia a aula como se
estivesse numa aula normal, usando dos
dispositivos que a gente tinha em mãos
prá trabalhar com a VC. A gente acabou até
melhorando um pouco a dinâmica da aula
prá direcionar mais prá esse veículo de
comunicação.
(sobre a relação professor-aluno) 0 que
tem são tips, dicas, prá você facilitar a
sua interação: quando vê que o pessoal tá
lá dormindo você solta uma piadinha, mas
isso tem no presencial também, então não
tem mudança.
(sobre a relação professor-aluno) Então a
gente procurou trabalhar com o que a gente
tinha na aula presencial, no PPGEP,
portando esse material prá VC.
Eu acho que a didática advém do
presencial e ela é feita, são pequenos
ajustes prá adequar a esse novo
ambiente em que você não consegue
visualizar todos...
A gente teve que adaptar um pouco o
material de aula. Em sala de aula
presencial a gente provoca um pouco mais
as discussões, a gente anda pela sala, a
gente estimula a discussão, cutuca o aluno
prá ele falar, esse tipo de coisa...
É muito parecido com o presencial, não
tem uma metodologia... existe na
verdade uma busca por aquilo que possa
facilitar, mas na verdade são os mesmos
mecanismos utilizados no presencial.
Quando você vê que tem algo que não
estimula, você fala alguma coisa ou joga
uma piada, busca todo mundo e volta para
a aula, são estratégias que já são
usadas...
A gente sabe que tem muitos alunos que
tem a capacidade de raciocínio focada em
figuras em movimento, então vc não tem
como andar em sala de aula prá focar o
movimento dele então vc tem que trazer
este aluno prá dentro da aula e aí vc
começa a falar com as mãos (... não tá
aparecendo aqui., .risos...) e brinca com o
computador, coloca uma imagem diferente,
tira a imagem, fala você, depois coloca a
imagem de volta, tira a imagem de novo,
então é esse tipo de recurso que a gente
usa no dia a dia.
Quadro 6 - Entrevistas dos professores: aspectos sociológicos