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DADOS PRELIMINARES DO SAEB/95
SUMARIO
Introdução
I - Síntese da amostra
II - Análise dos resultados
III - Considerações finais
Anexos
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DADOS PRELIMINARES DO SAEB/95
INTRODUÇÃO
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB é
resultado de um processo que se iniciou por volta de 1987 e consolidou-se em
1990, realizando, a partir daí três ciclos de levantamento de dados (1990, 1993 e
1995).
Em 1995, pela primeira vez, as 27 (vinte e sete) Unidades da
Federação aderiram voluntariamente ao SAEB que contou também com o apoio da
Confederação Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino - CONFENEN,
possibilitando a participação de alunos de escolas da rede particular, o que
demonstrou o crescimento de uma cultura de avaliação em todo o país.
O Projeto SAEB vem alcançando junto à comunidade educacional
grande legitimidade, o que reforça o desejo comum do Poder Público e da
sociedade de buscar a qualidade, eficiência e eqüidade da educação brasileira.
A terceira avaliação do SAEB ocorreu em novembro de 1995, quando
foram introduzidas novas metodologias de elaboração de testes e técnicas
estatísticas de análise e interpretação de resultados, o que foi possível pelo
estabelecimento de parcerias entre o MEC, as Secretarias Estaduais de Educação e
as Fundações Carlos Chagas - FCC e CESGRANRIO.
Com os resultados dessa avaliação é possível:
- detectar os pontos de maior dificuldade em áreas de conteúdo específico das
disciplinas avaliadas, Língua Portuguesa (Habilidade de Leitura) e Matemática;
- estabelecer os níveis de desempenho dos estudantes;
- realizar estudos futuros de variações do desempenho dos alunos através do
tempo;
- comparar o desempenho dos alunos e do sistema educacional brasileiro com os
de outros países.
I - SÍNTESE DA AMOSTRA DO SAEB
Quadro 1
4
a
SERIE/1
0
GRAU
8
a
SERIE/1
0
GRAU
2
a
SÉRIE/2
0
GRAU
3
a
SERIE/2
0
GRAU
TOTAL
ESCOLAS
897
880
546
560
2.883
TURMAS
1.017
1.094
714
715
3.540
ALUNOS
30.749
39.482
28.207
26.432
124.870
Quadro 2
ESTADOS
REGIÕES METROPOLITANAS
MUNICÍPIOS
ESCOLAS PUBLICAS
ESCOLAS PARTICULARES
DIRETORES
PROFESSORES
APLICADORES
AUXILIARES DE PESQUISA
27
9
639
2.333
550
2.800
7.000
1879
27
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB testou
as 4
a
e 8
a
séries do Ensino Fundamental e 2
a
e 3
a
séries do Ensino Médio num total
de 124.870 alunos, de 2.883 escolas, que responderam a 1.236 itens diferentes.
Os testes foram aplicados no período de 6 a 10 de novembro de 1995,
simultaneamente nas 27 Unidades da Federação, 639 municípios, 2.333 escolas
publicas e 550 escolas particulares. Tal quadro nos fornece uma visão da dimensão
e da abrangência do SAEB.
Durante o trabalho de campo a pesquisa envolveu 2.800 diretores,
7.000 professores, e contou com a participação de 1879 aplicadores e 27 auxiliares
de pesquisa.
Tabela 1
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SÉRIE/GRAU E PROCESSO COGNITIVO
LÍNGUA PORTUGUESA (HABILIDADE DE LEITURA)
BRASIL
1995
SÉRIE/
GRAU
4ªS/1°G
8
a
S/1°G
S / 2
o
G
S / 2
o
G
ESTABELECIMENTO DE
SIGNIFICADO OU
COMPREENSÃO INICIAL
E DESENVOLVIMENTO
DE INTERPRETAÇÃO
53,20
63,21
45,30
70,88
PERCENTUAIS DE ACERTO
EXTENSÃO DE
SIGNIFICADO OU
REFLEXÕES E
RESPOSTAS PESSOAIS
44,20
63,53
42,40
51,08
EXAME DE
SIGNIFICADO OU
DEMONSTRAÇÃO DE
ATITUDE CRÍTICA
45,90
57,97
39,50
41,78
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1*G e2'S/2°G")
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1°G e 3*S/2°G")
O exame da Tabela 1 demonstra que há um decréscimo no percentual
de acerto à medida queo exigidas habilidades mais complexas no trato dos
conteúdos curriculares, em todas as séries.
Uma primeira análise dos resultados nos leva a supor que os aspectos
exame e extensão do significado podemo estar sendo devidamente explorados
pelos professores ou podem apenas estar sendo tratados com base no pressuposto
de que o lado crítico dos discursoso tem a importância que habitualmente
educadores lhes atribuem.
Tabela 2
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SÉRIE/GRAU E POR PROCESSO COGNITIVO
MATEMÁTICA
BRASIL
1995
SÉRIE /GRAU
S/1°G
S/1°G
S / 2
o
G
S / 2
o
G
COMPREENSÃO DE
CONCEITOS
43,00
47,84
28,00
36,91
PERCENTUAIS DE ACERTO
CONHECIMENTO DE
PROCEDIMENTOS
33,00
39,95
21,00
34,08
APLICAÇÃO OU
RESOLUÇÃO DE
PROBLEMAS
30,00
33,92
21.00
30,78
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1ºG e2ªS/2°G")
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1 ºG e 3ªS/2ªG")
Da mesma maneira, em Matemática, as maiores dificuldades foram
encontradas em questões relacionadas à aplicação ou resolução de problemas.
Observa-se também, em todas as séries, percentuais de acerto em
Matemática inferiores aos de Língua Portuguesa. Essa situação confirma uma
tendência mundial, onde, na maioria dos países,o encontrados resultados
inferiores em Matemática quando comparados com os de Língua.
Tabela 3
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SÉRIE/GRAU, PROCESSO COGNITIVO E POR ÁREA DE
CONTEÚDO
MATEMÁTICA
BRASIL
1995
ÁREA DE
CONTEÚDO
NÚMEROS E
OPERAÇÕES
MEDIDAS
GEOMETRIA
ANÁLISE DE
DADOS, EST.
E PROB.
ÁLGEBRA E
FUNÇÕES
SÉRIE /GRAU
4ªS/1ºG
S /
1
o
G
S / 2
o
G
S / 2
o
G
S/1°G
8ªS/1°G
S / 2
o
G
S / 2
o
G
4
a
S/1°G
8ªS/1°G
S / 2
o
G
S / 2
o
G
4ªS/1°G
S /
1
o
G
S / 2
o
G
S / 2
o
G
4ªS/1°G
S /
1
o
G
S / 2
o
G
S / 2
o
G
PERCENTUAIS DE ACERTO
COMPREENSÃO
DE
CONCEITOS
41,00
41,39
22,00
36,33
51,00
58,73
10,00
52,42
48,00
40,18
24,00
31,04
59,72
70,00
49,01
48,49
28,00
23,18
CONHECIMENTO
DE
PROCEDIMENTOS
31,00
46,82
25,00
45,95
43,00
34,47
35,09
41,00
31,31
22,00
26,89
41,86
18,00
33,49
34,97
20,00
29,25
APLICAÇÃO OU
RESOLUÇÃO
DE PROBLEMAS
31,00
38,58
18,00
39,05
30,00
29,05
22,00
34,13
23,00
22,68
21,00
27,90
42,53
21,00
33,01
28,14
27,00
22,06
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1ºG e2ªS/2°G")
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1°G e 3ªS/2ºG")
Em todas as áreas de conteúdo da Matemática, à exceção da área de
números e operações, verifica-se a mesma tendência apontada nas tabelas
anteriores, ou seja, à medida que aumenta a complexidade do processo cognitivo,
diminui o percentual de acerto, indicando, em uma primeira análise, que o nível de
dificuldade é maior.
Observa-se que a dimensão conhecimento de procedimentos
(envolvendo cálculos, reformulações, construções, etc), por sua natureza mais
objetiva, parece facilitar o domínio de conhecimentos na área de números e
operações.
III - CONSIDERAÇÕES FINAIS
As ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação e do Desporto na
área da avaliação refletem o reconhecimento da importância da avaliação enquanto
instrumento decisivo para formulação de políticas, estratégias e ações destinadas a
melhorar a qualidade da educação brasileira.
Um sistema nacional de avaliação deve oferecer às administrações
públicas educacionais informações técnicas e gerenciais que lhes permitam
formular e avaliar programas de melhoria da qualidade do ensino, possibilitando a
(re)definição de padrões dos serviços educacionais no que se refere à mensuração
do quanto e do como estes padrõeso alcançados.
Nesse sentido, os resultados do SAEB/95 apresentam informações
imprescindíveis no momento em que o Ministério propicia um amplo debate nacional
sobre a definição de parâmetros curriculares, redefine sua política do livro didático e
implementa novas estratégias de capacitação de professores, principalmente por
meio da TV-Escola.
Com a finalidade de dar continuidade as atividades da área de
avaliação, o MEC promoverá encontros, seminários e reuniões técnicas para
administradores, gestores, e especialistas da área educacional com o objetivo de
discutir os produtos do SAEB. Por isso, informamos, a seguir, o planejamento das
atividades a serem desenvolvidas pelo SAEB em 1996.
AÇÃO
1. Disseminação dos resultados
do SAEB
2. Aplicação do SAEB/96 -
testagem de cerca de 200 mil
alunos das 4
a
e 8* série do
ensino fundamental e das 2ª e
3
a
série do ensino médio, nas
disciplinas Ciências e Língua
Portuguesa (habilidade de
escrita)
3. Capacitação de recursos
humanos em Avaliação
4. Articulação com instituições
e organismos nacionais e
internacionais
ATIVIDADES
1.1 Publicação, edição e distribuição
de relatórios
1.2 VI Encontro Nacional do SAEB
2.1 Chamada de propostas, analise e
definição do projeto
2.2 Preparação da pesquisa
2.3 Treinamento de equipes estaduais
2.4 Aplicação dos testes
2.5 Divulgação dos primeiros
resultados
3.1 Implantação de curso de pos-
graduação em avaliação
4.1 Realização do "Seminário Latino-
americano sobre Medição e Padrões
Educacionais
PERÍODO
1
a
quinzena de julho
2
a
quinzena de julho
Junho
Julho a setembro
1
a
quinzena de outubro
2
a
quinzena de outubro
Dezembro
2° semestre
Maio
A cada ciclo de aplicação do SAEB evidencia-se que a avaliação é
uma questão prioritária e que a implantação de um sistema anual e de caráter
permanente impõe-se como condição para que se formulem políticas públicas que
elevem o padrão de qualidade, eqüidade e eficência da educação brasileira.
ANEXO - TABELAS E GRÁFICOS
REGIÕES
E
BRASIL
Tabela 4
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SÉRIE
MATEMÁTICA
BRASIL E REGIÕES
1995
SÉRIE
4ª/1
o
GRAU
8ª/1
o
GRAU
2ª /2° GRAU
3ª /2° GRAU
N
32,90
34,77
20,20
28,61
NE
35,00
33,37
20,70
28,24
REGIAO
SE
40,80
44,47
22,80
35,68
S
38,30
43,09
23,00
35,77
CO
38,50
41,10
21,70
35,30
BRASIL
38,30
41,16
22.20
33,76
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1ºG e2ªS/2ºG")
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1ºG e 3ªS/2ºG")
Tabela 5
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SÉRIE
COMPREENSÃO DE LEITURA
BRASIL E REGIÕES
1995
SÉRIE
4ª/1
o
GRAU
8ª /1
o
GRAU
2ª /2° GRAU
3ª /2° GRAU
N
45,50
58,07
38,00
56,55
NE
47,30
54,56
38,60
53,68
REGIÃO
SE
52,50
67,74
45,40
64,35
S
51,80
66,23
45,50
63,57
CO
51,80
64,31
42,90
63,24
BRASIL
50,60
63,04
43,40
61,28
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1ºG e2ªS/2°G")
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1ºG e 3ªS/2°G")
Gráfico 1
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SERIE
MATEMÁTICA
BRASIL E REGIÕES
1995
Gráfico 2
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SÉRIE
MATEMÁTICA
BRASIL E REGIÕES
1995
Gráfico 3
Gráfico 4
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SÉRIE
MATEMÁTICA
BRASIL E REGIÕES
1995
Gráfico 5
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SERIE
COMPREENSÃO DE LEITURA
BRASIL E REGIÕES
1995
Gráfico 6
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SÉRIE
COMPREENSÃO DE LEITURA
BRASIL E REGIÕES
1995
Gráfico 7
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SERIE
COMPREENSÃO DE LEITURA
BRASIL E REGIÕES
1995
Gráfico 8
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SÉRIE
COMPREENSÃO DE LEITURA
BRASIL E REGIÕES
1995
Tabela 6
PERCENTUAIS DE ACERTO POR SÉRIE E ÁREA DE CONTEÚDO
MATEMÁTICA
BRASIL E REGIÕES
1995
SÉRIE
4ª/1
o
GRAU
8ª/1
o
GRAU
2ª /2
o
GRAU
3ª/2° GRAU
ÁREA DE CONTEÚDO
NÚMEROS E OPERAÇÕES
MEDIDAS
GEOMETRIA
ANÁLISE DE DADOS
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
NÚMEROS E OPERAÇÕES
MEDIDAS
GEOMETRIA
ANÁLISE DE DADOS
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
NÚMEROS E OPERAÇÕES
MEDIDAS
GEOMETRIA
ANÁLISE DE DADOS
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
NÚMEROS E OPERAÇÕES
MEDIDAS
GEOMETRIA
ANÁLISE DE DADOS
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
REGlÃO
N
31,50
40,10
40.90
37,57
35,30
24,26
43,83
31,95
21,80
17,50
20.20
19,10
20,30
35,45
36,96
23,44
32.00
23,74
NE
33,40
42,00
46,10
36,25
34,14
24.52
39,99
30,04
22,40
14,70
20,70
19,70
20,60
35,30
34,62
23,63
30,42
23,90
SE
39,50
46,90
47,40
47,61
43,03
35.00
54,04
40,83
24,30
16,10
22,60
21,80
23,10
45,93
45,96
29,18
38,91
28,91
S
37,30
43,50
43,40
46,11
43,31
31,78
54,82
39,01
24,10
17,80
22,60
23.40
22,90
46,56
45,12
28,96
39,10
29,02
CO
37,10
45,60
45.70
44,50
41,00
30,60
49,50
37,30
23,40
18,20
21,70
19,80
22,00
44,40
42,50
29,20
39,50
29,40
BRASIL
36,90
44,60
45,90
44,23
40,65
31,37
50,38
37,54
23,70
16,30
22,00
21,40
22,30
43,16
42,80
27,70
36,87
27,65
FONTE : MEC/SEOIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1°G e2ªS/2°G")
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1ºG e 3ªS/2°G")
Tabela 7
PERCENTUAIS DE ACERTO POR ÁREA DE CONTEÚDO E HABILIDADE
MATEMÁTICA - 4» SÉRIE
BRASIL E REGIÕES
1995
AREA DE CONTEÚDO
NÚMEROS E
OPERAÇÕES
MEDIDAS
GEOMETRIA
ANÁLISE DE DADOS,
ESTATÍSTICA E
PROBABILIDADE
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
HABILIDADES
1
2
3
1
2
3
1
2
3
1
2
3
1
2
3
N
34,00
27,00
27,00
45,00
38,00
32,00
41,00
34,00
25,00
-
-
NE
37,00
28,00
27,00
48,00
37,00
30,00
46,00
37,00
24,00
-
-
REGIAO
SE
45,00
33,00
33,00
53,00
47,00
31,00
50,00
44,00
23,00
-
-
S
41,00
31,00
33,00
52,00
45,00
25,00
47,00
41,00
25,00
-
-
CO
42,00
31,00
30,00
52,00
43,00
30,00
49,00
40,00
22,00
-
-
BRASIL
41,00
31,00
31,00
51,00
43,00
30,00
48,00
41,00
23,00
-
-
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1ºG e2ªS/2°G")
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1 °G e 3ªS/2ºG")
Nota 1 : Habilidades
1 = Compreensão de Conceitos
2 = Conhecimento de Procedimentos
3
- Aplicação ou Resolução de Problemas
Tabela 8
PERCENTUAIS DE ACERTO POR ÁREA DE CONTEÚDO E HABILIDADE
MATEMÁTICA 8
a
SÉRIE
BRASIL E REGIÕES
1995
ÁREA DE CONTEÚDO
NÚMEROS E
OPERAÇÕES
MEDIDAS
GEOMETRIA
ANALISE DE DADOS,
ESTATÍSTICA E
PROBABILIDADE
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
HABILIDADES
1
2
3
1
2
3
1
2
3
1
2
3
1
2
3
REGIÃO
N
34,19
39,87
34,08
53,99
28,80
22,09
29,38
23,84
20,11
51,01
35,55
39,51
41,77
29,83
19,69
NE
33,26
38,66
31,63
50,32
28,11
25,21
30,03
23,64
21,11
47,65
31,33
35,22
38,89
28,15
18,50
SE
45,33
50,23
40,88
61,71
36,94
30,14
45,91
34,94
24,23
64,10
46,12
44,32
52,51
38,20
32,38
S
42,85
48,63
41,52
61,27
37,03
32,19
40,14
32,68
21,22
64,68
44,70
47,68
50,87
36,18
29,83
CO
39,90
47,86
39,15
60,13
34,04
29,74
38,62
30,79
22,25
59,12
40,87
41,27
48,36
34,70
28,78
BRASIL
41,39
46,82
38,58
58,73
34,47
29,05
40,18
31,31
22,68
59,72
41,86
42,53
48,49
34,97
28,14
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1ºG e2ªS/2°G")
Fundação Cesgranrío ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1°G e 3ªS/2°G")
Nota 1 : Habilidades
1 = Compreensão de Conceitos
2 = Conhecimento de Procedimentos
3 = Aplicação ou Resolução de Problemas
Tabela 9
PERCENTUAIS DE ACERTO POR ÁREA DE CONTEÚDO E HABILIDADE
MATEMÁTICA - 2ª SÉRIE
BRASIL E REGIÕES
1995
ÁREA DE CONTEÚDO
NÚMEROS E
OPERAÇÕES
MEDIDAS
GEOMETRIA
ANALISE DE DADOS,
ESTATÍSTICA E
PROBABILIDADE
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
HABILIDADES
1
2
3
1
2
3
1
2
3
1
2
3
1
2
3
N
26,00
22,00
16,00
8,00
26,00
20,00
20,00
19,00
59,00
16,00
19,00
24,00
19,00
23,00
NE
24,00
23,00
17,00
7,00
23,00
23,00
20,00
18,00
60,00
17,00
19,00
26,00
19,00
23,00
REGIAO
SE
22,00
26,00
18,00
12,00
19,00
24,00
23,00
21,00
74,00
19,00
21,00
30,00
21,00
28,00
S
19,00
27,00
18,00
8,00
27,00
26,00
21,00
22,00
77,00
19,00
22,00
27,00
21,00
29,00
CO
24,00
25,00
19,00
10,00
26,00
24,00
21,00
21,00
65,00
17,00
20,00
29,00
20,00
25,00
BRASIL
22,00
25,00
18,00
10,00
22,00
24,00
22,00
21,00
70,00
18,00
21,00
28,00
20,00
27,00
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1ºG e2ªS/2°G")
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1°G e 3ªS/2ºG")
Nota 1 : Habilidades
1 = Compreensão de Conceitos
2 = Conhecimento de Procedimentos
3 = Aplicação ou Resolução de Problemas
Tabela 10
PERCENTUAIS DE ACERTO POR ÁREA DE CONTEÚDO E HABILIDADE
MATEMÁTICA 3
a
SÉRIE
BRASIL E REGIÕES
1995
ÁREA DE CONTEÚDO
NÚMEROS E
OPERAÇÕES
MEDIDAS
GEOMETRIA
ANALISE DE DADOS,
ESTATÍSTICA E
PROBABILIDADE
ÁLGEBRA E FUNÇÕES
HABILIDADES
1
2
3
1
2
3
1
2
3
1
2
3
1
2
3
N
27,70
38,06
32,76
46,71
28,37
29,71
26,28
23,27
23,25
44,20
28,62
28,09
20,60
24,91
19,06
NE
27,29
37,96
32,65
44,71
27,60
23,44
24,57
23,31
23,73
44,10
25,62
27,50
20,34
25,05
21,47
REGIAO
SE
39,19
48,89
41,18
55,29
38,25
38,05
32,78
28,38
29,34
50,33
36,14
34,70
23,66
30,71
23,58
S
41,82
18,79
42,69
55,19
36,27
37,63
35,04
27,06
29,61
51,40
35,67
35,20
25,71
30,60
18,52
CO
37,06
47,64
38,95
52,35
35,59
31,60
32,66
28,61
29,21
52,74
35,60
35,54
25,12
31,07
21,03
BRASIL
36,33
45,95
39,05
52,42
35,09
34,13
31,04
26,89
27,90
49,01
33,49
33,01
23,18
29,25
22,06
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1ºG e2ªS/2°G"')
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1°G e 3ªS/2ºG")
Nota 1 : Habilidades
1 = Compreensão de Conceitos
2 = Conhecimento de Procedimentos
3 = Aplicação ou Resolução de Problemas
Tabela 11
PERCENTUAIS DE ACERTO POR HABILIDADE E SÉRIE
MATEMÁTICA
BRASIL E REGIÕES
1995
SÉRIE
4ª/1
o
GRAU
8ª/1
o
GRAU
2ª/2° GRAU
3V 2
o
GRAU
HABILIDADES
1
2
3
1
2
3
1
2
3
1
2
3
REGIAO
N
36,00
29,00
28,00
40,30
33,56
29,61
24,00
19,00
19,00
31,97
28,74
25,90
NE
40,00
29,00
27,00
38,49
32,29
28,42
26,00
20,00
20,00
31,26
28,36
25,81
SE
46,00
36,00
32,00
51,98
43,23
35,87
29,00
22,00
22,00
38,56
36,16
32,52
S
43,00
33,00
32,00
50,02
41,67
36,23
29,00
22,00
23,00
40,14
35,72
32,71
CO
44,00
33,00
30,00
47,10
40,20
33,90
28,00
21,00
21,00
38,50
35,80
31,70
BRASIL
43,00
33,00
30,00
47,84
39,95
33,92
28,00
21.00
21,00
36,91
34,08
30,78
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1°G e2ªS/2°G")
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1°G e 3ªS/2ºG")
Nota 1 : Habilidades
1 = Compreensão de Conceitos
2 = Conhecimento de Procedimentos
3 = Aplicação ou Resolução de Problemas
Tabela 12
PERCENTUAIS DE ACERTO POR HABILIDADE E SÉRIE
COMPREENSÃO DE LEITURA
BRASIL E REGIÕES
1995
ÁREA DE
CONTEÚDO
4ª/1
o
GRAU
8ª/1
o
GRAU
2ª /2
o
GRAU
3V 2
o
GRAU
HABILIDADES
1
2
3
1
2
3
1
2
3
1
2
3
REGIÃO
N
47,80
40,30
40,30
58,39
58,10
52,50
39,40
37,50
34,80
66,12
46,22
37,92
NE
49,50
41,90
43,80
54,49
55,80
50,10
40,10
37,80
35,40
62,65
44,16
35,45
SE
55,30
45,70
47,30
68,30
67,02
61,57
47,20
44,50
41,40
74,08
54,18
43,81
S
54,70
44,20
48,00
67,04
64,86
58,75
48,40
43,40
40,10
72,78
53,92
44,14
CO
54,50
45,30
46,20
65,02
62,99
58,34
44,50
42,20
39,30
72,92
52,98
43,38
BRASIL
53,20
44,20
45,90
63,21
63,53
57,97
45,30
42,40
39,50
70,88
51,08
41,78
FONTE : MEC/SEDIAE/SAEB - Consolidação dos Relatórios preliminares da Avaliação do SAEB/1995
Fundação Carlos Chagas ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 4aS/1°G e2ªS/2ºG")
Fundação Cesgranrio ("Relatório Preliminar da Avaliação do SAEB/1995, 8aS/1 °G e 3ªS/2ºG")
Nota 1 : Habilidades
1 = Estabelecimento de Significado ou Compreensão Inicial e Desenvolvimento de
Interpretação
2 = Extensão de Significado ou Reflexões e Respostas Pessoais
3 = Exame de Significado ou Demonstração de Atitude Critica
TABELA 13
PORCENTAGEM MÉDIA DE ACERTOS EM CCMPRENSÃO
DE LEITURA SEGUNDO ESTRATO E SÉRIE
(Observações ponderadas para representar a Matricula Efetiva)
1995
UF
AC
AM
AP
PA
RO
RR
TO
AL
BA
CE
MA
PB
PE
PI
RN
SE
ES
MG
RJ
SP
PR
SC
RS
DF
GO
MS
MT
ENS. FUNDAMENTAL
SÉRIE
45,20
47,30
43,80
47,97
46,01
47,80
45,
10
47,
40
50,13
48,68
43,80
48,90
47,92
51,50
48,70
49,00
48,50
58,
12
51,69
53,93
56,53
52,60
52,73
56,50
53,90
51,70
46,00
8* SERIE
55,80
58,90
59,00
63,96
59,10
59,
10
55,30
54,90
58,02
59,64
54,50
60,20
57,44
55,50
59,30
59,60
63,
10
66,63
66,
88
67,30
65,38
64,80
67,72
69,20
63,90
63,00
62,00
ENSINO
2ª SÉRIE
42,00
39,60
41,10
38,36
38,50
43,10
32,80
37,
10
•40,66
40,49
32,80
41,30
40,02
36,30
37,90
38,30
43,50
48,
18
41,07
45,34
45,37
47,10
46,40
48,30
42,70
42,60
39,50
MÉDIO
3ª SERIE
54,90
59,20
58,30
56,23
61,70
56,40
55,20
59,
30
58,57
57,
18
52,70
56,60
53,99
54,80
56,30
61,60
60,70
63,57
61,52
65,16
61,85
64,20
64,95
69,30
64,70
60,80
59,30
FONTE : MEC/SEDIAE - Relatório Preliminar do SAEB/95
GRAFICO 10
PORCENTAGEM MÉDIA DE ACERTOS SEGUNDO ESTRATO
(OBSERVAÇÕES PONDERADAS PARA REPRESENTAR A MATRÍCULA EFETIVA)
ENSINO FUNDAMENTAL
1995
Fonte : MEC/SEDIAE - Relatório Preliminar do SAEB/95
GRAFICO 11
PORCENTAGEM MÉDIA DE ACERTOS SEGUNDO ESTRATO
(OBSERVAÇÕES PONDERADAS PARA REPRESENTAR A MATRÍCULA EFETIVA)
ENSINO MÉDIO
1995
Fonte : MEC/SEDIAE - Relatório Preliminar do SAEB/95
TABELA 14
PORCENTAGEM MEDIA DE ACERTOS EM MATEMÁTICA
SEGUNDO ESTRATO E SÉRIE
(Observações ponderadas para representar a Matricula. Efetiva.)
1995
UF
AC
AM
AP
PA
RO
RR
TO
AL
BA
CE
MA
PB
PE
PI
RN
SE
ES
MG
RJ
SP
PR
SC
RS
DE
GO
MS
MT
ENSINO FUNDAMENTAL
4* SERIE
33,30
36,20
32,90
35,76
35,60
35,30
35,40
36,60
35,57
37,44
34,90
38,00
37,62
40,40
37,50
37,20
37,10
44,68
41,35
42,23
42,39
40,60
38,75
42,60
41,70
40,20
36,40
8* SERIE
33,40
38,50
35,20
41,55
37,90
37,90
35,90
35,40
38,21
40,17
34,30
40,50
38,66
36,30
38,90
40,00
43,50
47,61
45,13
45,92
45,16
44,10
47,67
51,40
43,00
41,20
41,40
ENSINO
2" SERIE
25,70
22,30
22,70
22,12
22,00
23,40
20,60
23,10
24,75
24,42
21,00
23,10
24,32
22,60
23,20
21,00
25,40
27,90
22,29
25,27
27,23
25,70
25,56
27,10
24,90
22,90
24,40
MÉDIO
3ª SERIE
30,30
32,80
31,20
29,95
32,70
30,40
33,30
36,10
34,72
35,45
30,00
31,90
30,35
31,50
31,20
40,40
34,40
38,77
36,02
37,48
37,25
37,10
41,53
49,90
38,80
33,60
31,20
FONTE : MEC/SEDIAE - Relatório Preliminar do SAEB/95
GRAFICO 13
PORCENTAGEM MÉDIA DE ACERTOS SEGUNDO ESTRATO
(OBSERVAÇÕES PONDERADAS PARA REPRESENTAR A MATRÍCULA EFETIVA)
ENSINO FUNDAMENTAL
1995
Fonte : MEC/SEDIAE - Relatório Preliminar do SAEB/95
GRAFICO 14
PORCENTAGEM MÉDIA DE ACERTOS SEGUNDO ESTRATO
(OBSERVAÇÕES PONDERADAS PARA REPRESENTAR A MATRICULA EFETIVA)
ENSINO MÉDIO
1995
Fonte : MEC/SEDIAE - Relatório Preliminar do SAEB/95
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