II -ANÁLISE DOS RESULTADOS
Apresentamos, a seguir, além dos resultados preliminares, breves
esclarecimentos sobre a taxonomia utilizada na elaboração dos itens dos testes de
modo a permitir uma melhor compreensão dos resultados obtidos.
Em todas as séries, a habilidade de leitura foi avaliada em três
aspectos:
- estabelecimento de significado ou compreensão inicial e desenvolvimento de
interpretação (sentido denotativo);
- extensão de significado ou reflexão e respostas pessoais (sentido conotativo); e
- exame de significado ou demonstração de atitude crítica (estabelecimento de
relações).
Exemplificando a taxonomia utilizada, nada obriga que um fragmento
de granito se chame pedra, mas, a partir do momento que as pessoas passem a
referir-se ao fragmento como pedra, o significado da palavra terá sido estabelecido.
Nas orações Aquele homem tem um coração de pedra e Ela foi operada de pedra
no rim, a palavra pedra está sendo usada com uma ampliação do seu sentido
original. Na primeira oração, a palavra assume sentido figurado para comunicar a
idéia de dureza de sentimentos; na segunda, a palavra constitui um empréstimo
feito pela Medicina para dar a entender que em algum ponto do rim formou-se um
aglomerado sólido, estranho ao organismo, e por isso nocivo. Em resumo, o
estabelecimento de significado corresponde a uma denotação; a extensão de
significado, a uma conotação. Já o exame de significado corresponde a um
exercício de crítica, ou seja, um exercício em que a coerência do aluno é convocada
para a construção de um juízo. Trata-se, em última análise, da dimensão mais
importante da educação para a leitura, no sentido de que idéias só deveriam ser
aceitas depois do exame de seu significado.
Em Matemática, os testes abrangeram as seguintes áreas de
conteúdo: Números e Operações, Medidas, Geometria, Análise de Dados,
Estatística, Probabilidade, Álgebra e Funções. As habilidades avaliadas foram:
compreensão de conceitos, conhecimento de procedimentos e resolução de
problemas ou aplicação.
Os primeiros resultados da avaliação dos alunos são os percentuais
de acerto por item, agrupados segundo a área de conteúdo avaliada e a habilidade
exigida para resolver as questões dos testes. Estes resultados indicam as áreas em
que os alunos apresentam maior ou menor dificuldade, não sendo possível o
estabelecimento de índice de desempenho individual de nenhum aluno, isto porque
cada aluno só respondeu a cerca de 30 (trinta) questões, durante 1 (uma) hora de
prova. Portanto, estes resultados não permitem, ainda, nenhuma inferência ou
conclusão a respeito dos níveis de desempenho dos alunos brasileiros.