distância, e que isto pode ser fundamental para o sucesso ou fracasso de um programa de
EAD. O Respondente 6, por exemplo, afirma:
[...] Outro problema [...] é a má atuação dos professores; os tutores acham que eles,
estando ali sentados, esperando que você tenha uma dúvida, para conversar com
alguém, é suficiente. E não é isso, o tutor tem que manter a bola no ar, então motiva,
faz muita coisa. Então, é um problema que se soluciona muito mais fácil com uma
melhor capacitação, acho que [é um dos problemas] mais importantes.
Já o Respondente 7 também destaca que o reflexo da má preparação dos
professores, de uma forma geral, se amplifica na educação a distância:
Obviamente, é chover no molhado [...] que a gente tem maus professores
presenciais, e que a gente faz educação muito intuitivamente. O professor dá aula,
[...] não porque ele tem uma reflexão do que se deve dar na aula [...]. O problema
disso é que quando se vai para um ambiente novo, que é o caso da educação a
distância na internet, certos vícios acabam aumentando exponencialmente,
aumentam muito mais. As dificuldades que aparecem fazem com que os professores
queiram se livrar dos problemas que tem de interatividade, da quantidade enorme de
solicitações que os alunos fazem. Ele começa a querer fazer via instrução
programada, tutorial, alguma coisa assim que resolva aquilo ali, que lhe dê
condições. Isso é um dos problemas que a gente encontra, um dos problemas
maiores que a gente tem [...].
E continua em outro momento:
[...] dá para dizer que nenhum de nós tem formação ou vivência em educação a
distância pra valer. Porque [na educação a distância] tu tens outros meios de
comunicação, outras formas de fazer, então até uma explicação expositiva que em
sala de aula tu faz de um jeito, se vai fazer com videoconferência, ela tem que ser
diferente. A linguagem tem que ser outra, embora a gente até agüente ficar uma aula
inteira ouvindo um professor, assistir o professor [a distância] durante uma hora, a
gente não agüenta. Aqui tem um pessoal da engenharia que tem um jornalista
trabalhando com eles, eles vão fazer isso tudo em CDs, coisas pequenas, pequenas
falas do professor. O professor vai lá, dá sua aula, aquele pedacinho de aula que vai
ser colocado no CD. E eles, depois, fazem o professor assistir, e ele olha e diz:
"Nossa que coisa horrível". O professor se dá conta que a linguagem é outra, mas
não é só essa questão da linguagem, de ser uma linguagem difícil ou coisa assim, [...]
é outro modo de comunicação, então tem que partir para uma dinâmica diferente,
isso mexe muito, [...] então essa, digamos, reciclagem dos professores, de todos
aqueles que vão atuar dentro de educação a distância (RESPONENTE 7).
c) Definir e agilizar serviços da equipe de suporte
Significa definir uma equipe específica de suporte aos alunos de um curso, e
também processos para agilizar o atendimento dos estudantes, de forma que estes tenham
apoio rápido e eficaz em caso de dúvidas ou problemas. O Respondente 5 coloca que a
equipe de suporte serve
[...] desde para a pessoa que não sabe porque é que tem o mouse no computador
dele, até aquela que sai com uma pergunta que o conteúdo não consegue suprir,
com aplicações específicas. E aí o que acontece, tem que ter um expert, uma pessoa
de referência para poder responder, então o suporte você pode entender como uma
questão de tutoria do curso, especificamente do conteúdo e também um help.., como
é chamado o suporte ao usuário em termos de equipamento ou de funcionamento
simples do sistema [...] (RESPONDENTE 5).
Além destas três variáveis, também se identificou a importância da capacitação da
equipe de desenvolvimento de material, destacada pelo Respondente 7, que enfatiza a